Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Investimento, títulos públicos, fundo imobiliário, etc...


MatheuB

Posts Recomendados

Investimentos: Quais os tipos possíveis e como comprar?

 

- Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

 

- Letra de Crédito Agrário (LCA)

 

- Tesouro direto

  • Nível: Fácil, investimento prático e de retorno quase 100% garantido
  • Como Funciona? O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA.
     
  • Consulta: - Prefixados: Rentabilidade definida no momento da compra.

    LTN: Possui fluxo de pagamento simples, ou seja, o investidor faz a aplicação e recebe o valor de face (valor investido somado à rentabilidade), na data de vencimento do título.

    NTN-F: As Notas do Tesouro Nacional – Série F são da categoria de títulos de renda fixa pré-fixados, com pagamentos de cupons intermediários (semestrais). Seu valor na data de vencimento é sempre R$ 1.000,00 e dos cupons semestrais é de R$ 48,80885 (correspondente a um cupom de 10,00% ao ano, pagos semestralmente), sendo seu rendimento para o investidor definido pelo preço de compra, ou seja, pelo desconto sobre cada um desses valores.

    Vantagens:

    NTN-B Principal: As Notas do Tesouro Nacional – Série B são da categoria de títulos de renda fixa pós-fixado, cujos rendimentos são atrelados a índices de preços. A NTN-B tem atualização pela variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo – calculado e divulgado pelo IBGE, o mesmo que pauta as metas de inflação do governo. Estes títulos pagam cupom de juros semestralmente.

    Vantagens:


    Proporciona rentabilidade real, pois o título paga juros sobre a variação do IPCA, que é a taxa de inflação utilizada pelo Governo para definir as metas do Banco Central; e fazer investimentos de médio/longo prazos.
     

    Riscos:
     

    O preço do título varia em função da expectativa das taxas de juros e da inflação pelos agentes financeiros. O investidor que não conseguir manter em sua carteira o título até o vencimento e necessitar vender o título de volta para o Tesouro pode ter rentabilidade maior ou menor do que a inicialmente esperada.

- Ações

  • Uma ação representa uma “fração” do capital de uma determinada empresa. A compra de ações transforma o investidor titular em sócio da companhia, mesmo que numa proporção pequena em relação ao controlador, o chamado sócio majoritário.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 79
  • Criado
  • Última resposta

É válido buscar uma corretora pra quem tá querendo começar a entrar nesse ''mundo'' ou vale mais a pena focar só em estudar e depois dá uma volta com as pernas? Tenho muito interesse nessa parada. Bjs.

Que eu saiba, pra entrar no mercado de capitais, ter uma "corretora" (pro tal do "home broker") é necessário..

Quanto a comprar Títulos Públicos, é só você se cadastrar lá no site específico...

Sugiro uma leitura minuciosa do site do Tesouro (caso já não o tenha feito):

https://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu invisto em letra de crédito imobiliario e estou bem satisfeito. Baixo risco, rendimento superior ao de poupança e CDB, sem cobrança de imposto de renda. Recomendo bastante para quem é mais conservador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso falar um pouco da minha experiencia mas estou bêbado demais e sm conseguir organizar minhas ideias. Amanha eu escrevo por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É válido buscar uma corretora pra quem tá querendo começar a entrar nesse ''mundo'' ou vale mais a pena focar só em estudar e depois dá uma volta com as pernas? Tenho muito interesse nessa parada. Bjs.

Pra quem tá querendo a começar a entrar nesse mundo, buscar uma corretora é mandatório.

Contribuindo com o que o Branquelo disse, outros ativos para quem busca investimentos conservadores com essas características, pode buscar CRI, CRA, LCI e LCA.

Quem tá começando e quer aprender recomendo o seguinte livro: http://www.portaldoinvestidor.gov.br/portaldoinvestidor/export/sites/portaldoinvestidor/publicacao/Livro/LivroTOP-CVM.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba, pra entrar no mercado de capitais, ter uma "corretora" (pro tal do "home broker") é necessário..

Quanto a comprar Títulos Públicos, é só você se cadastrar lá no site específico...

Sugiro uma leitura minuciosa do site do Tesouro (caso já não o tenha feito):

https://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

Antes de vc escrever isso eu li em algum lugar isso SHUAHSHUSAHUSA. Sobre o tesouro direto, já li sim e queria me aprofundar mais, além dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estudei muito, participo de um forum muito bom e comecei com minhas próprias pernas. Até hoje tive altos e baixos...mas posso dizer que aumentei em 1 ano e meio 120% do capital investido. Mas isso é um caso em 1000, o cara começar e dar certo...se vc não tem muita paciencia de parar e ler muito, além de analisar os ativos, é melhor trabalhar em conjunto com o corretor do banco, eu só uso o home broker do banco mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estudei muito, participo de um forum muito bom e comecei com minhas próprias pernas. Até hoje tive altos e baixos...mas posso dizer que aumentei em 1 ano e meio 120% do capital investido. Mas isso é um caso em 1000, o cara começar e dar certo...se vc não tem muita paciencia de parar e ler muito, além de analisar os ativos, é melhor trabalhar em conjunto com o corretor do banco, eu só uso o home broker do banco mesmo.

Caralho man. Mais que dobrar em um ano e meio e muito acima de qualquer expectativa. Eu tenho muito receio de assumir altos riscos em acoes tendonek vista os prejuizos que a imprensa divulga, muita gente se fodeu junto com o Eike Batista. Hoje com o LCI eu atingo no maximo 8% ao ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É válido buscar uma corretora pra quem tá querendo começar a entrar nesse ''mundo'' ou vale mais a pena focar só em estudar e depois dá uma volta com as pernas? Tenho muito interesse nessa parada. Bjs.

Vamos lá cara!

Olha, quanto mais cedo você começar, melhor. É bom você ir estudando ao mesmo tempo em que vai aplicando o seu dinheiro.

Para começar, sempre é bom o Tesouro Direto mesmo. Na própria internet tem vários artigos mostrando como funciona cada título público. É sempre bom ter em mente um objetivo para o título que você vai comprar. Por exemplo, você pretende ter a sua casa própria daqui 10 anos. O que você faz? Investe em um título público com aproximadamente esta duração e vai comprando todos os meses um pouco. Quando ele vencer, já te trará uma boa rentabilidade que você economizou todos estes anos.

Com os títulos públicos, é recomendado sempre resgatá-lo só no vencimento. É aí que seu dinheiro com toda certeza lhe trará o lucro desejado. É aquele dinheiro que você tem certeza de que não vai precisar tirar antes. Tirar sempre uma parte do seu salário para isso e ter paciência. Quando menos esperar, em pouco tempo, você já ficará feliz em ver aqueles números verdinhos e crescendo todo mês.

Quanto a ações, recomendo você começar depois de estar seguro e já pacientemente escaldado com o "treinamento" que você recebeu do Tesouro Direto. Ler alguns livros e acompanhar alguns sites com dicas também é muito bom. Eu sempre faço um aporte mensal do meu salário todo mês no Tesouro Direto e pretendo no final de 2015, já com uma boa quantia para não ficar restrito ao mercado fracionário, entrar de cabeça na Bolsa. Nesse meio tempo, também vou acompanhando as ações, as suas lógicas, números divulgados pelas empresas e o histórico de cada uma. Assim já vou tendo uma noção de como tudo funciona, daquelas que estão tomando prejuízo atrás do outro daquelas outras que só tiveram quedas e depois algumas ascensões e daquelas que crescem com boas perspectivas. É assim como o Tesouro Direto, um lugar onde paciência deve estar em dia (embora a paciência aqui deva ser muito maior).

A imprensa e os filmes botam muito medo em cima da Bolsa de Valores, mas você pode usá-lo de maneira tão segura quanto a renda fixa. O básico de todos é sempre variar para não jogar os ovos todos em uma mesma cesta (tanto para o Tesouro Direto quanto para ações) e comprar algumas ações e títulos diferentes mesmo com a possibilidade de ter um lucro menor do que se esperaria, mas ao menos lhe garante que este lucro pode te compensar caso haja algum prejuízo grande em outro investimento. Com a Bolsa, eu recomendaria começar com pelos menos uns 5 mil reais e dividir isso em duas ou três empresas sólidas. Depois com os lucros realizados, ir diversificando. Com uns 50 mil reais dá para se dividir em umas 4 ou 5 empresas. Com 100 mil em umas 6 ou 7 e se ficar milionário, até umas 8 empresas diferentes. Particularmente, acho 8 empresas o número máximo de empresas diferentes que eu investiria justamente para não fragmentar muito o dinheiro e já buscando a possibilidade de aumentar mais o capital principalmente pelos dividendos.

E você vai aprendendo mais acertando e errando. Nunca colocar todo o seu capital em uma coisa só e ir vendo os resultados e aprendendo com eles. É o tipo de coisa que se lida vivenciando mais do que lendo. O importante é saber os termos técnicos e todas as funções disponibilizadas em seu home broker e aí começar aos poucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Por exemplo, se eu compro o NTNB 150820 pagando 100% (seria 2.521,41(?)) e daqui 6 anos eu lucraria 5,8% em cima desse valor? Ou ele só é a taxa que estou pagando pela compra e a da venda seria definida mais para frente?

EDIT: Depois vi que esse NTN-B não são prefixados, vai variar de acordo com o IPCA, pelo o que eu entendi.

Agora os prefixados, LTN010117 e LTN010118 eu investiria 756 + 674 e teria um retorno de 1000 nos dois, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo, se eu compro o NTNB 150820 pagando 100% (seria 2.521,41(?)) e daqui 6 anos eu lucraria 5,8% em cima desse valor? Ou ele só é a taxa que estou pagando pela compra e a da venda seria definida mais para frente?

EDIT: Depois vi que esse NTN-B não são prefixados, vai variar de acordo com o IPCA, pelo o que eu entendi.

Agora os prefixados, LTN010117 e LTN010118 eu investiria 756 + 674 e teria um retorno de 1000 nos dois, certo?

Você lucraria 5,8% por ano, não apenas no final do título. Obviamente que como a característica dele é utilizar o IPCA (que é basicamente a inflação no período). Ou seja, seria um juro composto de 5,8% ao ano de acordo com os valores que você fosse comprando nesse meio tempo protegidos da inflação.

Sim, as LTNs te dão 1000 reais no final do investimento. Como não protegem da inflação, as taxas de juros dela são mais altas. Você precisa torcer para a inflação sempre estar em queda para valer a pena investir em LTN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você lucraria 5,8% por ano, não apenas no final do título. Obviamente que como a característica dele é utilizar o IPCA (que é basicamente a inflação no período). Ou seja, seria um juro composto de 5,8% ao ano de acordo com os valores que você fosse comprando nesse meio tempo protegidos da inflação.

Sim, as LTNs te dão 1000 reais no final do investimento. Como não protegem da inflação, as taxas de juros dela são mais altas. Você precisa torcer para a inflação sempre estar em queda para valer a pena investir em LTN.

Obrigado!!

Sem dúvida para entrar no tesouro direto tem que ter um planejamento traçado, planilha e sorte haha. Pelo o que eu andei fazendo as contas aqui, o cara tem que ter grana pra ter um rendimento bom no Tesouro, hein kkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LCI e LCA no livro que o Gustavo deixou no tópico dá uma visão massa, também... tô terminando de ler ainda. Essa análise mais ''rápida'' porém direta tbm acrescenta bastante. Massa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!!

Sem dúvida para entrar no tesouro direto tem que ter um planejamento traçado, planilha e sorte haha. Pelo o que eu andei fazendo as contas aqui, o cara tem que ter grana pra ter um rendimento bom no Tesouro, hein kkkkkk.

Sim, é renda fixa então não dá para esperar lucros exorbitantes hoje. Mas é o investimento mais simples e mais barato para iniciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LCI e LCA no livro que o Gustavo deixou no tópico dá uma visão massa, também... tô terminando de ler ainda. Essa análise mais ''rápida'' porém direta tbm acrescenta bastante. Massa!

Que bom que ajudou cara, se tiver interesse em mais material é só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho man. Mais que dobrar em um ano e meio e muito acima de qualquer expectativa. Eu tenho muito receio de assumir altos riscos em acoes tendonek vista os prejuizos que a imprensa divulga, muita gente se fodeu junto com o Eike Batista. Hoje com o LCI eu atingo no maximo 8% ao ano.

Eu acho que dei bastante sorte também. Eu comecei logo quando a EZTEC(EZTC3) estava começaaando a subir, e a BBSE3(Seguridade do Bando do Brasil) iria ser lançada no mercado...eu tenho um amigo que trabalhava la e falou para eu confiar. De 18 reais a ação chegou a 31, mas vendi aos 27.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, se não for incômodo, quero sim!!

Esse link aqui é pra uma apostila de preparação para Certificação Profissional ANBIMA. Apesar de ser um material preparado para "profissionais" da área, a linguagem e os conceitos são simples, qualquer um pode pegar. E não é um conhecimento tão específico assim. Foca nos capítulos introdutórios aos produtos de investimentos que vc já vai pegar uma puta base. Quando eu comecei a trabalhar no mercado, foi essa apostila que me deu um norte pra eu começar a me aprofundar.

http://edgarabreu.com.br/wp-content/uploads/2012/08/CPA20_.pdf

Qualquer dúvida, ou se tiver interesse por algum ponto específico que quiser se aprofundar, me avisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Trabalho para uma empresa chamada Partners Brazil, que, além de outros serviços, oferece também a plataforma Euroclear para viabilização da venda de títulos (certificamos o título para venda).

Nosso serviço, em relação à plataforma Euroclear, inclui:

- Certificação digital

- NCDC (contrato internacional)

- Monetização

- Câmbio

- Outros contratos internacionais (subcontratos)

- Plataforma (programa\software)

- Hardware

- Open account (abertura de conta no Euroclear)

- BIC swift bancário (código de correspondência)

- Forms (formulários de preenchimento)

- EDT (Eletronic Document Transmission)

O preço do serviço é 50 mil euros. Já temos experiência neste ramo. Se o título for aprovado pelo banco, o prazo limite para que esteja na tela é de 25 dias. O banco selecionado irá depender, temos uma lista com cerca de 30 opções.

Colocamos também no ISIN (Bovespa) => 50 mil reais.

Também fazemos o calculo para atualização de valores de títulos.

att,

Leonardo Carvalho

Captador na Partners Brazil

(61) 8192-0448 (TIM)

plataformaeuroclear@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que já comentei aqui. Estou começando aos poucos, no Tesouro Direto mesmo. E me informando sobre a Bolsa, lendo...A intenção é ano que vem, com a vida mais organizada, entrar de cabeça nesse mundo.

Semestre passado eu fiz a matéria "Mercado Financeiros e de Capitais" na faculdade. Foi bem legal porque o meu professor foi um cara que não é só enfiado no meio acadêmico não, tem experiência no mercado e quis dar aula na faculdade aqui mais por causa da família. Passou umas dicas muito legais para nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que já comentei aqui. Estou começando aos poucos, no Tesouro Direto mesmo. E me informando sobre a Bolsa, lendo...A intenção é ano que vem, com a vida mais organizada, entrar de cabeça nesse mundo.

Semestre passado eu fiz a matéria "Mercado Financeiros e de Capitais" na faculdade. Foi bem legal porque o meu professor foi um cara que não é só enfiado no meio acadêmico não, tem experiência no mercado e quis dar aula na faculdade aqui mais por causa da família. Passou umas dicas muito legais para nós.

Começou investindo quanto no tesouro direto? vence quando? pré, prós, qual o esquema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe como lavar dinheiro de apostas pra não cair na malha fina do ano que vem? Acho q já movimentei mais de 21k neste ano e n posso me lascar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NeO, foi mal, esqueci de te responder. Depois eu te dou alguns detalhes, não vou dar tudo pq não é dinheiro só meu nisso.

Alguém sabe como lavar dinheiro de apostas pra não cair na malha fina do ano que vem? Acho q já movimentei mais de 21k neste ano e n posso me lascar

Por essa mixaria vc quer lavar dinheiro? Larga isso pra lá, não vale o mínimo risco e encheção de saco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu comprei alguns milhares de dólares ano passado, por 2,19 (dólar turismo, em casa de câmbio, com IOF certinho, etc)...

Hoje o comercial já abriu a 2,72 (nas casas de câmbio, o turismo a 2,86).

Na expectativa pra ele bater lá na casa do 3,50 até meio do ano que vem...

Haha


Alguém sabe como lavar dinheiro de apostas pra não cair na malha fina do ano que vem? Acho q já movimentei mais de 21k neste ano e n posso me lascar

Abra uma igreja.

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Expectativas e realidades de clubes de futebol em termos de orçamento   Sábado, 12/12/2020 - 01:45
      por Rodrigo Capelo (@rodrigocapelo)
      Mostramos no #RedaçãoSporTV um quadro com expectativas e realidades de clubes de futebol em termos de orçamento. Para você que não assistiu ao programa ou não conseguiu prestar atenção nos detalhes, aqui está. Vou aproveitar para recapitular algumas coisas em um fio rápido. 👇🏻

      Fases/posições foram orçadas pelos departamentos financeiros dos clubes, ok? Não por mim. Como tivemos acesso? Em alguns orçamentos, elas estão explícitas. Nos que não estavam, procurei cada diretor/gerente para confirmar quais eram as projeções para cumprir as metas estipuladas.

      Só pra lembrar: orçamento é aquela projeção que se faz antes de a temporada começar – de preferência, né? – sobre receitas e despesas. Quanto vai arrecadar, quanto vai gastar. Essas projeções esportivas são necessárias porque as receitas hoje são todas variáveis. Meritocráticas.

      O orçamento é uma lista de pretensões? Não é. Dirigentes de cada um desses clubes adorariam ser campeões de tudo. É importante lembrar disso para não interpretar equivocadamente o quadro ou criticá-los à toa. As projeções mostram necessidades e frustrações em termos financeiros.

      Cada torcedor vai identificar a realidade de seu clube, então, para encurtar, vou me concentrar aqui em dois exemplos antagônicos. Grêmio e Internacional. Associações tão parecidas em suas características, ao mesmo tempo tão diferentes nas práticas administrativas e financeiras.

      O que o Grêmio fez? Orçou para 2020 apenas fases em que já estaria de qualquer jeito. Fase de grupos da Libertadores, oitavas de final da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, será difícil ficar abaixo do 8º lugar. A diretoria de Romildo Bolzan Júnior foi muito conservadora.

      É difícil montar um orçamento conservador porque clube de futebol sofre pressão de torcida e mídia por reforços, investimentos, gastos elevados. A direção do Grêmio teve coragem. Qual é a vantagem agora? Ao superar projeções, "sobra" dinheiro em relação àquilo que era aguardado.

      O Internacional fez diferente. Marcelo Medeiros – que elevou gastos até mesmo na Série B, podemos lembrar – queria de qualquer jeito manter despesas elevadas. Então a diretoria dele projetou que chegaria em semifinal de Copa do Brasil, quartas de Libertadores, 4º no Brasileiro.

      Agora que a realidade bateu à porta, com eliminações em fases anteriores às esperadas, faltará grana para arcar com despesas. Ou vende jogador, ou procura crédito, tipo empréstimo em banco. Provavelmente, as duas coisas. Sem contar que o contexto da pandemia complica ainda mais.

      Alguns clubes assumiram riscos e têm recursos ao alcance. Especialmente aqueles com elencos qualificados, categorias de base com "produção" confiável de bons atletas e tal. Outros não têm solução fácil. Que seria legal ter um futebol brasileiro mais consciente, não tenho dúvida.

      Fonte: Twitter do jornalista Rodrigo Capelo/Sportv
    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Confira o relatório completo sobre a evolução das receitas no futebol brasileiro em nosso site: www.pluriconsultoria.com.br  
    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      A título de curiosidade pra quem se interessar, as folhas salariais dos times da primeira divisão dos cinco principais campeonatos europeus. Eu pessoalmente gosto muito de números e de ficar fazendo comparações com eles. hehe
       

       

       

       

       

    • Leho.
      Por Leho.
      Caralho, Hernanes TOP5 de maiores salários? Confesso que achava que seus vencimentos ficavam na casa dos 700~800 mil, sinceramente. Que merda de custo x benefício então, beeeeenzaDeus.
×
×
  • Criar Novo...