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ANÁLISE

TROPICO 5

El Presidente regressa para comandar os seus fiéis súbitos, mas existe muito para o comandante fazer no novo jogo de Tropico

por Tobias Garsten

publicado no dia 30 de Maio de 2014, às 19h

Então mas... já perdemos? Com duas horas de jogo? Num Tropico? É verdade. Ainda na primeira ilha, quando estávamos prestes a livrarmo-nos da opressão - boom! Um "You Lose", seguido de um bilhete só de ida para o menu principal. Isto é algo de completamente novo - a hipótese de falhanço nunca tinha entrado na equação enquanto jogávamos Tropico.

No entanto, ali estávamos nós, humilhados e confusos, mas acima de tudo, impressionados. O nosso falhanço, por humilhante que tenha sido, representa a nova filosofia de design da Hamemimont Games. Mais jogabilidade, menos alarido e mais desafio. Os antecessores, especialmente Tropico 4, pareceram quase uma espécie de férias virtuais, em vez de expressarem os problemas de uma república das bananas enfiada entre nações poderosas. Tropico 5 é completamente diferente.

tropico5_1165804_650x.png

À primeira vista tudo será muito familiar para os jogadores mais experientes. Uma ilha, um presidente, uma população para explorar ou mimar, fações que exigem influência e algumas super-potências esquizofrénicas. Ou seja, tudo o que precisam para viverem felizes como um ditador das Caraíbas. Mas, como a história nos tem mostrado vezes sem conta, a coisa não costuma acabar bem para o pobre ditador. Através das várias eras (a adição mais importante ao jogo), vão encontrar desafios para o El Presidente resolver.

O primeiro, e o que acabou por nos envergonhar, está relacionado com a fundação da própria nação. O país do Tropico só se torna uma realidade depois de se livrarem do comando britânico. A primeira hora de jogo é um equilíbrio precário entre agradar o monarca de forma a manter o mandato e angariar apoios entre a revolução. Quando conseguirem fundar o país Tropico, acaba a era colonial e começa a era da guerra mundial.

tropico5_1165834_650x.png

Isto não só torna o jogo mais dinâmico como oferece ao jogador objetivos claros que deve tentar cumprir em cada era, algo de que os anteriores precisavam desesperadamente. As eras apresentaram também a oportunidade perfeita para a equipa redesenhar o sistema de avatares. Em vez de controlar um único ditador, o jogador vai agora assumir uma dinastia inteira. Os membros da dinastia podem ser moldados de forma semelhante ao passado, cada um pode ter uma especialidade e vão receber várias tarefas que se ajustam às suas habilidades.

Para aumentar ainda mais as opções de personalização da dinastia, podem recorrer à conta secreta no banco suíço, uma função que já existe desde Tropico 3 mas que agora tem uma função real. Enquanto no passado servia sobretudo como do que um sistema de pontos glorificado, em Tropico 5 permite "comprar" atualizações para os membros da dinastia e melhorar as suas relações com a sociedade.

tropico5_1165844_650x.png

A construção de estruturas está essencialmente inalterada desde o anterior, contando apenas com algumas adições e optimizações. Também a economia funciona da mesma forma; à semelhança da felicidade dos súbitos. Ocasionalmente surgem pequenas missões que podem cumprir, mas as maiores receitas resultam da agricultura, indústria, turismo e comércio. É mais simples que a maioria dos outros jogos do género, mas enquadra-se bem na abordagem mais descontraída de Tropico.

A filosofia de design de melhorar e reforçar a jogabilidade resultou num jogo mais estável e interessante, mas também causou alguma perca de personalidade, que tem sido um dos pontos fortes da série. As alternativas algo limitadas na criação dos membros da dinastia, juntamente com um traço bastante genérico do seu caráter reduziu o nosso interesse nos membros da família.

Nem os habitantes escaparam a essa perca de personalidade, agora mais próximos de um símbolo da estrutura que governa o jogo do que exatamente a fonte de entretenimento que foram nos antecessores. Os habitantes em Tropico 5 parecem androídes sem personalidade comparando com o que vimos no passado.

INFORMAÇÃO DO JOGO

Fonte

E ae fellas, lançado mês passado, tá fresquinho nas lojas de torresmo por aí.

Queria dicas do pessoal que já joga a série há mais tempo (Estevão, se pronuncie!), porque eu parei lá no 1o e não lembro mais dos "macetes" pra se dar bem hahahaha! Macetes no sentido de dicas né, onde investir na agricultura, onde construir fábricas e etc, etc.

Beigos.

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  • Vice-Presidente

Espero que tenham mantido o humor, para mim o diferencial da série é que é divertido de você jogar. Sempre tem piadinhas com regimes totalitários e os estereótipos das pessoas.

Tenho o 3 e o 4 aqui, mas esperarei uma grande promoção em junho/julho para adquirir.

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Se alguém puder, dá uma resumida no jogo? É algo parecido com SimCity, mais complexo?

Falo isso porque achei o SimCity 5 muito limitado e achei o Cities XL bem chato, então tô procurando outro jogo do gênero.

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Recomendo o pessoal que quer saber mais procurar uns gameplays do jogo, pois fica muito mais fácil entender do que eu falando aqui.
Pra dicas de como começar também é mais fácil ir vendo através dos gameplays; tem várias séries já de pessoas jogando e indo longe.

Minha primeira ilha tá caminhando e tal, mas a organização do espaço ficou uma merda. hahahahah
Tentar ir mais a frente um pouco até as últimas eras e depois começar outra planejando mesmo cada espaço e tal.

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Joguei o primeiro só, vou pegar com os piratas e se rodar tranquilo no PC eu compro quando estiver em promoção hahaha

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Tenho o 3 e 4 aqui, joguei só o 3 mas tem muito tempo, dizem que não há muitas diferenças de um pro outro e do 4 pro 5 também.

Este vídeo do TB é uma boa apresentação pra quem não conhece o jogo. É basicamente uma mistura de Anno com Sim City, mas tem suas peculiaridades e características próprias, tente pra um tom mais satirizante e tal.

Let's Play tem vários, particularmente eu curto os do quill18, se não me engano ele já começou uma série pro Tropico 5.

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  • Vice-Presidente

Se alguém puder, dá uma resumida no jogo? É algo parecido com SimCity, mais complexo?

Falo isso porque achei o SimCity 5 muito limitado e achei o Cities XL bem chato, então tô procurando outro jogo do gênero.

É um SimCity caribenho bem mais simples.

Tu tem lá sua ilhota, tem as missões para cumprir na ilha, enquanto isso vai desenvolvendo a economia da maneira que der. E basicamente, tudo gira em torno das economias do trópico, exportação de minérios, petróleo e produtos agrícolas e obviamente, Turismo. Se tu articular uma mineração eficiente com uma linha industrial que se aproveite dessa abundância de matéria-prima, o céu é o limite.

Mas o bacana do Tropico é o clima mesmo. Aquela sensação de que tu tá de férias na praia mesmo, ouvindo bobagem no Radio e dando risada dos estereótipos tropicais, europeus e da grande América.

A linha de história do jogo sempre gira em torno de uma conspiração das grandes potências para tomar Tropico de El Presidente.

O 3 é muito similar ao 4, e provavelmente o 5 deve ser. Provavelmente melhoraram algo aqui e adicionaram coisas ali para parecer que é diferente, mas a essência, se for a mesma, tem um jogo bacana ali, mas que não vale os 70 reais pedidos. É divertido, simples, e o melhor, não é complexo demais, é muito simples entender o que a população quer e como fazê-la feliz ao mesmo tempo que sua economia primária voa.

Eu sempre fazia ilhas bagunçadas, daí fui aprendendo e fazendo o polo turístico num canto, o polo industrial ligado ao polo mineral e as plantações afastadas da grande cidade. O jogo vai mais pela diversão e de saber o que aguarda El Presidente do que sua cidade mesmo.

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  • Diretor Geral

Ontem joguei por umas 2h e não consegui a independência... na 1a vez, eu mt burro não fortaleci meu exército, criei apenas um forte militar e duas torres. Resultado? Fui massacrado pelas tropas da coroa. Aí comecei tudo de novo, consegui desenvolver mt mais a economia e a cidade do que da 1a vez, mas aí não alcançava os 50% de apoio popular antes do fim do mandato. PQP!

Já reiniciei umas 3 vezes, mas tá foda. Mesmo assim tô me divertindo, como o Henrique mesmo falou a atmosfera do jogo é demais, e capricharam pra caralho nos gráficos também. Fui ver o gameplay do 4 e os gráficos estão absurdamente melhores.

[...] O 3 é muito similar ao 4, e provavelmente o 5 deve ser. Provavelmente melhoraram algo aqui e adicionaram coisas ali para parecer que é diferente, mas a essência, se for a mesma, tem um jogo bacana ali, mas que não vale os 70 reais pedidos. [...]

Uma das grandes diferenças do 5 pros anteriores é que neste você precisa primeiro conseguir se livrar do status de Colônia -- declarando independência e vencendo a batalha --, o que pode dar uma dorzinha de cabeça pra alguns no início (tipo eu, hahahaha!).

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Ontem joguei por umas 2h e não consegui a independência... na 1a vez, eu mt burro não fortaleci meu exército, criei apenas um forte militar e duas torres. Resultado? Fui massacrado pelas tropas da coroa. Aí comecei tudo de novo, consegui desenvolver mt mais a economia e a cidade do que da 1a vez, mas aí não alcançava os 50% de apoio popular antes do fim do mandato. PQP!

Já reiniciei umas 3 vezes, mas tá foda. Mesmo assim tô me divertindo, como o Henrique mesmo falou a atmosfera do jogo é demais, e capricharam pra caralho nos gráficos também. Fui ver o gameplay do 4 e os gráficos estão absurdamente melhores.

Pô Léozin, bem sussa a Independência pô. Tanto que mais da metade das extenções oferecidas eu troquei por $.

Tu tem que ver pelo Almanaque com o que a população tá infeliz e ir desenvolvendo aquilo. Não esquecer também dos upgrades em fazendas e coisa do tipo.

E no lugar de ir pro pau pela Independência, tu tendo boa relação com a Coroa paga $10k e vai direto, sem dor de cabeça.

Recomendo ver uns vídeos de pessoal jogando pra ver na Independência deles como estava a Ilha e comparar com a tua, pra ver o que tá faltando e tal.

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Rodou meio agarrado aqui mas foi, joguei um pouco só e to mais perdido que cego em tiroteio tempos que não jogo algo do gênero, preciso de um mouse também hahahaha, mas pareceu bem legal, depois jogo mais pra ir aprendendo e pegando o jeito.

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Rodou meio agarrado aqui mas foi, joguei um pouco só e to mais perdido que cego em tiroteio tempos que não jogo algo do gênero, preciso de um mouse também hahahaha, mas pareceu bem legal, depois jogo mais pra ir aprendendo e pegando o jeito.

Qual tua configuração? Pra eu saber se roda aqui.

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  • Diretor Geral

Pô Léozin, bem sussa a Independência pô. Tanto que mais da metade das extenções oferecidas eu troquei por $.

Tu tem que ver pelo Almanaque com o que a população tá infeliz e ir desenvolvendo aquilo. Não esquecer também dos upgrades em fazendas e coisa do tipo.

E no lugar de ir pro pau pela Independência, tu tendo boa relação com a Coroa paga $10k e vai direto, sem dor de cabeça.

Recomendo ver uns vídeos de pessoal jogando pra ver na Independência deles como estava a Ilha e comparar com a tua, pra ver o que tá faltando e tal.

Então cara, eu geralmente aceito a grana que a Coroa oferece nos "presentes", mas mesmo assim é foda. E pagar pela Independência é tenso, aqui eles sugeriram 20k, sem condições né. Isso porque eu caguei e andei pra eles, oaiuehiuohaeoiuha!

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Qual tua configuração? Pra eu saber se roda aqui.

Processador AMD A-6 1,5 ghz, 4 gb de ram e a placa de vídeo eu não sei qual é... Cara, acho que pode baixar de boa, aqui ta rodando sussa in game, só no começo do jogo (selecionar nome e as características do personagem que fica dando uns lag), já no jogo tá bem tranquilo, to jogando na qualidade média, depois testo na high e dou um feedback aqui, rolou até um tornado e a animação e tudo rodou bem suave haha.

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Processador AMD A-6 1,5 ghz, 4 gb de ram e a placa de vídeo eu não sei qual é... Cara, acho que pode baixar de boa, aqui ta rodando sussa in game, só no começo do jogo (selecionar nome e as características do personagem que fica dando uns lag), já no jogo tá bem tranquilo, to jogando na qualidade média, depois testo na high e dou um feedback aqui, rolou até um tornado e a animação e tudo rodou bem suave haha.

Só me confirma sua placa de vídeo que eu baixo, hahaha. É que aqui é Intel HD Graphics 4000, hahahha. Apesar de ser guerreira pra caralho (estar rodando BF3, Skyrim, FIFA, LA Noire) eu ainda fico meio pé atrás de rodar. Geralmente procuro vídeos no youtube de alguém rodando o jogo, mas pro Tropico não achei.

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Aqui não rodou o 5, Lohan, mas o 4 pegou de boa, e achei massa o jogo.

Mesma placa que a sua.

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Toma no cu, ganhei a Independência na arma, tava com uma Ilha legal, ai aparecem os Rebels e meus Fortes e Barracks todos vazios porque precisam de pessoas com alto ensino e na minha ilha não tem :( vou ter que começar outro jogo agora

Como fazer quando é assim? construiu duas escolas mas nada..

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  • Vice-Presidente

Toma no cu, ganhei a Independência na arma, tava com uma Ilha legal, ai aparecem os Rebels e meus Fortes e Barracks todos vazios porque precisam de pessoas com alto ensino e na minha ilha não tem :( vou ter que começar outro jogo agora

Como fazer quando é assim? construiu duas escolas mas nada..

Eu contrato mão de obra estrangeira quando precisa.

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Toma no cu, ganhei a Independência na arma, tava com uma Ilha legal, ai aparecem os Rebels e meus Fortes e Barracks todos vazios porque precisam de pessoas com alto ensino e na minha ilha não tem :( vou ter que começar outro jogo agora

Como fazer quando é assim? construiu duas escolas mas nada..

Tu colocou na Constituição pros soldados terem "High School"? Se for, tá aí a merda.

Se não, tenta além de colocar escolas e deixar a galera feliz pra não se rebelarem aumenta o "Budget" dos edificios militares pra atrair a galera, além de colocar umas torres de proteção pela ilha.

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