Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Kemel Demir: Entre Dois Mundos - de 2013/14 a 2027/28


GG.

Posts Recomendados

  • Respostas 831
  • Criado
  • Última resposta

banner-E2M.png



Temporada 2013/14
Táticas: comparar para definir

Futebol é antes de tudo um jogo de aproveitamento dos espaços. Durante a partida as duas equipes em campo procurarão usá-los para marcar gols e impedir que o adversário marque gols. Por isso, eu gosto de saber como meus adversários se distribuirão em campo e sempre confiro a formação tática dos adversários da liga no início de temporada e antes de definir as três formações táticas que usarei.

Na 3ª divisão turca, chamada de 2.Lig, as formações táticas são as seguintes:

  • 4-4-2 inglês ou em linha: oito equipes
  • 4-4-1-1: em vez de dois atacantes, um meia-atacante e um atacante: cinco equipes
  • 4-2-3-1 com dois volantes: duas equipes
  • 4-2-3-1 com dois meias centrais: uma equipe
  • 4-1-3-1-1 com três meias centralizados: uma equipe

Algumas posições são mais frequentes nas equipes que disputarão a liga, como o uso de quatro defensores (17 equipes), um atacante (17), dois meias centralizados (15), dois meias pelo lado do campo (13) e um meia-atacante (9 equipes), além do goleiro, é claro.


4-3-3: a formação principal

Diante dos jogadores de que disponho no elenco e das formações táticas adversárias e do que há em comum nelas, optei como formação tática principal o 4-3-3, com um meio-campo em um triângulo de base alta (um volante e dois meias centrais) e um ataque com dois pontas e um atacante.

Dessa forma terei uma equivalência para maioria das formações táticas dos meus adversários. Dois zagueiros para enfrentar o atacante adversário, dois laterais para enfrentar os meias pelo lado, terei um volante para combater o meia-atacante, dois meias centrais para enfrentar os dois meias centrais adversários e terei dois pontas para cuidar dos laterais adversários.


4-3-3.png


4-4-2: “inventando” moda

Queria para 2ª tática o 4-4-2 inglês, a formação mais comum da 2.Lig. No entanto, pela qualidade do meu elenco, acho que o Çankiri seria uma presa fácil se enfrentasse o 4-4-2 inglês dos adversários com o mesmo 4-4-2. Sendo assim, resolvi inventar moda. Em vez do 4-4-2 inglês, desfiz o meio-campo, mantendo um meia-central, mas recuando o outro meia para a posição de volante.


4-4-2.png


3-4-3: a experiência

Por último, a 3ª tática. Essa é mais uma experiência do que qualquer outra coisa. É um 3-4-3, com três zagueiros, dois alas, dois meias centrais, dois pontas e um atacante. Ela deveria dar conta do 4-4-2 inglês se eu quiser uma formação tática diferente, mas como eu disse será uma experiência.


3-4-3.png


O "Princípio 323"

Além das táticas há a distribuição de tarefas dos jogadores pela equipe nas três formações táticas escolhidas. Desde do FM09, eu adoto um padrão que foi exposto no Tactical
Theorems 
and Frameworks ’09 (TT&F09) e com o qual eu me sinto confortável para jogar.

Segundo o princípio exposto no TT&F09, toda equipe deve ter pelo menos três jogadores com tarefas defensivas, dois com tarefas de apoio e três com tarefas de ataque. Isso é o mínimo para uma equipe se tornar equilibrada. Se não contarmos o goleiro, temos ainda outros três jogadores que precisam ter suas tarefas distribuídas entre ataque, apoio e defesa.

A partir desse princípio, que gosto de chamar de “Princípio 323”, os desdobramentos são lógicos. Se adotarmos uma tática com mentalidade ofensiva precisaremos de mais jogadores com tarefas ofensivas e se adotarmos uma tática com mentalidade defensiva precisaremos de mais jogadores com tarefas defensivas. Sendo assim, se tivéssemos uma tática defensiva, uma normal (neutra) e uma ofensiva teríamos a seguinte distribuição de tarefas entre os 10 jogadores de campo:

  • Mentalidade defensiva: cinco defendem, dois apoiam e três atacam;
  • Mentalidade normal: três defendem, quatro apoiam e três atacam;
  • Mentalidade ofensiva: três defendem, dois apoiam e cinco atacam.

Se alguém se der ao trabalho de olhar os desenhos das três táticas que usarei inicialmente no save verá que as tarefas estão distribuídas em três que defendem, quatro que apoiam e três que atacam, considerando que uma tática de contra-ataque é uma tática normal e não uma defensiva.



Você sabia?

O Çankirispor é da cidade de Çankiri, capital da província de mesmo nome e tem uma população de pouco mais de 84 mil habitantes. Çankiri fica a quase 100 Km da capital da Turquia, Ankara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso bastante desse principio de distribuição de tarefas do TT&F tambem, mas nos ultimos FMs cheguei a testar um 4231 com 6 atacando e 4 defendendo, e deu certo. Pelo que percebi isso depende da qualidade da equipe que você tem em mãos, mas tambem da filosofia que você adota, o fluido por exemplo, casa bem com essa distribuição. Quando eu joguei em equipes semi profissionais do FM, eu sempre jogava com laterais defendendo, isso chama a equipe adversária pra marcar adiantado, dando maior espaço pros pontas e o atacante receberem bolas nas costas. Quero ver como vai se sair o seu Falso 9, até agora não testei muito as novas funçoes(Enganche, Falso 9, Atacante Sombra..), mas não tive muito sucesso quando as utilizei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso bastante desse principio de distribuição de tarefas do TT&F tambem, mas nos ultimos FMs cheguei a testar um 4231 com 6 atacando e 4 defendendo, e deu certo. Pelo que percebi isso depende da qualidade da equipe que você tem em mãos, mas tambem da filosofia que você adota, o fluido por exemplo, casa bem com essa distribuição. Quando eu joguei em equipes semi profissionais do FM, eu sempre jogava com laterais defendendo, isso chama a equipe adversária pra marcar adiantado, dando maior espaço pros pontas e o atacante receberem bolas nas costas. Quero ver como vai se sair o seu Falso 9, até agora não testei muito as novas funçoes(Enganche, Falso 9, Atacante Sombra..), mas não tive muito sucesso quando as utilizei.

Interessante o que você fez no 4-2-3-1.

Eu também quero ver esse Falso 9. Sinceramente, não sei ele funcionará, talvez falte jogadores chegando à frente para surpreender. Vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal expor essa abordagem tática. Não só conta a história como abre a mente dos que não sabem jogar ou estão começando. Eu lembro desse "Guia", mas não lembrava desse teorema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal expor essa abordagem tática. Não só conta a história como abre a mente dos que não sabem jogar ou estão começando. Eu lembro desse "Guia", mas não lembrava desse teorema.

Que bom que você achou interessante. Realmente essa informação tem pouco destaque no TT&F09, não passa de uma página.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png

Temporada 2013/14

Pouca posse de bola, poucos arremates

Antes de tudo, quero agradecer ao Jirimias. Ontem, conversamos sobre a questão do pouco tempo para jogar e postar e ele me deu boas dicas sobre como administrar essa questão e resolvi testá-las. Por isso vou tentar levar o save adiante. Jiri, valeu pelas dicas! Obrigado.

Amistosos: coisa feia

Minha primeira série de amistosos do save não foi nada boa. Quando enfrentamos equipes das divisões acima sempre fomos derrotados e quando enfrentamos duas equipes das divisões inferiores, conseguimos derrotar apenas uma, o Çorumspor.

amistosos.png

Além do futebol ruim, o que mais me chamou a atenção foi a falta de condicionamento físico de minha equipe. Em outros FMs, quando os amistosos de pré-temporada terminavam, todo o elenco estava com o condicionamento em dia, dessa vez, apenas 10 dos 23 jogadores estavam prontos para jogar. Seria uma novidade do FM14, ou a baixa qualidade da minha comissão técnica, ou uma escolha equivocada que fiz dos treinos de pré-temporada? Eu não tenho resposta.

Geralmente, não levo muito a sério os resultados de pré-temporada, mas dessa vez, resolvi tomar mais cuidado diante da fragilidade de minha equipe e do baixo condicionamento físico.

Setembro: não podemos reclamar

Em todas as partidas do primeiro mês da temporada não tivemos posse de bola maior que o adversário, nem quando enfrentamos uma equipe das divisões inferiores pela Copa da Turquia. Além disso, em todas as partidas da liga arrematamos menos do que os adversários, exceto na eliminatória da Copa da Turquia, igualamos os arremates: 10 contra 10.

Nessas cinco partidas de setembro usei o 3-4-3 contra o Kirklarelispor e Tokatspor e o 4-3-3 nas demais partidas. Tenho pouco a dizer de positivo sobre o desempenho do Çakirispor em campo, mas no que diz respeito aos resultados, perdemos apenas uma partida na 4ª rodada para Aydinspor e não posso reclamar desse começo.

aydinpor-01.png

tabela-4.png

O ponto mais importante desse primeiro mês foi a partida pela 2ª fase de qualificação da Copa da Turquia (Türkiye Kupasi) contra o Arsinspor. Ela não foi da melhores, mas a vitória por 2 a 0 na prorrogação sobre uma equipe das divisões inferiores da Turquia valeu mais por termos alcançado a 3ª fase de qualificação, objetivo estabelecido pela diretoria.

arsinspor.png

4-partidas.png

Você sabia?

A 2.Lig (3ª divisão turca) é formada por 36 equipes, divididas em dois grupos: o vermelho (Kirmizi Grup) e o branco (Beyaz Grup). O campeão da cada grupo é promovido. Além deles a equipe vencedora de um play-off entre as equipes colocadas entre o 2º e o 5º lugares de ambos os grupos também é promovida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o baixo condicionamento fisico é devido a baixa qualidade da comissão técnica, nos saves que joguei com clubes maiores com bons preparadores, eu nem treinava condicionamento na pre temporada e os jogadores chegavam preparador pros jogos oficiais. Eu dou importancia ao amistosos pra conhecer o elenco e ajustar a tatica, os resultados não me incomodam muito desde que eu encontre as deficiencias do time e onde estão falhando. Esse começo irregular determina que a equipe pode tanto surpreender quanto regredir, mas apesar de ter um elenco fraco, foi um bom começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho problemas com preparação física na pré-temporada no FM14.

Meu método sempre foi:

  • 2 semanas de condicionamento (muito Alta);Treino de jogo somente Tática.
  • 2 semanas de coesão (muito alta); Treino de jogo somente Tática.

Os jogadores só ficam 100% mesmo ao passar dos jogos, levando em consideração a rotação do elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos aí para isso, meu caro. Bom poder ver o save de volta e o Çankinspor melhor do que na pré-temporada. De quebra já conseguiu atender as expectativas da diretoria pára a Taça. Jogo apertado, vencidona prorrogação, onde parece que a equipe fintou bem a questão do condicionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time começou meio instavel com empates , mas logo se acertou ali.... vou acompanhar certo esse save na turquia.... país que ao meu ver tem uma cultura muito interessante !!!

Boa vitória na copa , deve ter deixado os torcedores , e os diretores felizes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom te ver de volta aqui Gilson, estava fazendo falta. Uma pena essa falta de tempo, mas pelo visto o Jiri te ajudou bastante. Espero que consiga levar o save adiante.

Os amistosos não foram bons, mas o time iniciou melhor na liga. Boa vitória na Taça, ao menos já atingiu as expectativas da diretoria.

Em relação ao baixo condicionamento físico, acredito que seja a junção da comissão técnica de pouca qualidade e o próprio FM, que ao meu ver, modificou um pouco nessa parte, realmente está mais complicado alcançar a plenitude física.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o baixo condicionamento fisico é devido a baixa qualidade da comissão técnica, nos saves que joguei com clubes maiores com bons preparadores, eu nem treinava condicionamento na pre temporada e os jogadores chegavam preparador pros jogos oficiais. Eu dou importancia ao amistosos pra conhecer o elenco e ajustar a tatica, os resultados não me incomodam muito desde que eu encontre as deficiencias do time e onde estão falhando. Esse começo irregular determina que a equipe pode tanto surpreender quanto regredir, mas apesar de ter um elenco fraco, foi um bom começo.

Levando sua experiência com o FM14 em conta é bastante interessante que seja assim, pois impede que um time com uma comissão técnica ruim, entre voando no campeonato da mesma forma que equipes grandes, que possuem um staff mais qualificado. Estou com um pé atrás, apesar de pressionado por um bom resultado no campeonato.

Também tenho problemas com preparação física na pré-temporada no FM14.

Meu método sempre foi:

  • 2 semanas de condicionamento (muito Alta);Treino de jogo somente Tática.
  • 2 semanas de coesão (muito alta); Treino de jogo somente Tática.
Os jogadores só ficam 100% mesmo ao passar dos jogos, levando em consideração a rotação do elenco.

Obrigado por essa informação do que está acontecendo com você.

Estamos aí para isso, meu caro. Bom poder ver o save de volta e o Çankinspor melhor do que na pré-temporada. De quebra já conseguiu atender as expectativas da diretoria pára a Taça. Jogo apertado, vencidona prorrogação, onde parece que a equipe fintou bem a questão do condicionamento.

:yest: Apesar dos pesares com o time, gostei do início.

O time começou meio instavel com empates , mas logo se acertou ali.... vou acompanhar certo esse save na turquia.... país que ao meu ver tem uma cultura muito interessante !!!

Boa vitória na copa , deve ter deixado os torcedores , e os diretores felizes.

Vamos ver como esse time segue adiante.

Valeu pela força.

Bom te ver de volta aqui Gilson, estava fazendo falta. Uma pena essa falta de tempo, mas pelo visto o Jiri te ajudou bastante. Espero que consiga levar o save adiante.

Os amistosos não foram bons, mas o time iniciou melhor na liga. Boa vitória na Taça, ao menos já atingiu as expectativas da diretoria.

Em relação ao baixo condicionamento físico, acredito que seja a junção da comissão técnica de pouca qualidade e o próprio FM, que ao meu ver, modificou um pouco nessa parte, realmente está mais complicado alcançar a plenitude física.

Valeu, Stay.

O Jiri me deu uma dicas e vou tentar me enquadrar nelas e também espero seguir adiante.

Acho que minha abordagem mais conservadora na Liga acabou sendo a mais adequada e alguns pontos foram conquistados.

Sim, parece que modificou essa questão mesmo. Interessante, isso para quem joga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que voltou atrás. Começo apertado e médias de público baixíssimas, né? Não tá dando nem 1/5 da capacidade. As finanças vão ser duras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que voltou, é sempre um aprendizado acompanhar um save teu. Vou seguir a tua "escola" e torcer para que não consiga a promoção nessa primeira temporada. :heh:

Início difícil bastante compreensível já que o time é ruim demais mesmo, e mais ainda com esse agravante que tu relatou agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que voltou, é sempre um aprendizado acompanhar um save teu. Vou seguir a tua "escola" e torcer para que não consiga a promoção nessa primeira temporada. :heh:

Início difícil bastante compreensível já que o time é ruim demais mesmo, e mais ainda com esse agravante que tu relatou agora.

Obrigado pelo elogio, gq.

Conto com sua torcida negativa. :lol:

O time é ruim mesmo e não vai dar para pedir muito.

Que bom que voltou atrás. Começo apertado e médias de público baixíssimas, né? Não tá dando nem 1/5 da capacidade. As finanças vão ser duras.

O Jiri deu uma ajuda e resolvi apostar novamente no save. Muito baixas. As perspectivas não são boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que fim de mundo você se meteu, hein, Gilson? Desafio bem a sua cara.

Acho que na próxima temporada você consegue o acesso, a equipe me parece muito fraca para uma disputa de promoção nesta temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou mal, mas dá para recuperar nesse time ai de nome tenso ( de lei na Turquia haha), Boa Sorte e vamos time Turco da 3 divisão!

OBS: Que bom que está voltando, vc e Jiri são os que mais gosto de ver sagas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que fim de mundo você se meteu, hein, Gilson? Desafio bem a sua cara.

Acho que na próxima temporada você consegue o acesso, a equipe me parece muito fraca para uma disputa de promoção nesta temporada.

Achei legal ir para um lugar diferente de onde eu iria.

Tá apressado, hein? Já apostando na próxima.

Começou mal, mas dá para recuperar nesse time ai de nome tenso ( de lei na Turquia haha), Boa Sorte e vamos time Turco da 3 divisão!

OBS: Que bom que está voltando, vc e Jiri são os que mais gosto de ver sagas!

Não acho que tenha começado mal. O time é um dos piores da liga (veja o 2º posto do save) e está no meio da tabela. Você pode achar ruim, eu tenho obrigação de não achar. :)

Os nomes são terríveis. Nunca consigo escrevê-los sem dar mais de uma olhada neles.

Valeu pelo apoio, Kaike.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png

Temporada 2013/14

Consolidando-se no meio da tabela

Outubro: eliminados da Copa da Turquia

Outubro começou com uma partida contra o líder e favorito ao título da 2.Lig, o Göztepe. Eles tiveram um jogador expulso aos 6 minutos, quando o último homem da defesa fez uma falta em um jogador de minha equipe em clara situação de gol. Mesmo com a expulsão não tivemos vida fácil, mas conquistamos os primeiros três pontos em casa.

goztepe-01.png

Nesse mês, o padrão de arrematar menos que o adversário se repetiu, mas pela primeira vez tivemos mais posse de bola em algumas partidas (Malatyaspor, Dardanelspor e Turgutluspor). Isso não significou muito pontos na tabela, mas seguimos no meio dela, o que é bom.

Na Copa da Turquia, enfrentamos uma equipe da 1.Lig (2ª divisão), o 1461 Trabzon. Apesar do massacre ofensivo do adversário, estivemos vencendo por 2 a 0, mas eles empataram e a partida foi para a prorrogação. Quase levamos a partida até as penalidades, mas um gol contra nosso colocou tudo a perder e saímos derrotados por 4 a 2 com outro gol nos acréscimos da prorrogação .

1461trabzon.png

Novembro: continuamos no meio da tabela

No penúltimo mês de 2013 conquistamos metade dos pontos disponíveis. Com duas vitórias em casa e duas derrotas fora, o que nos manteve em 10º lugar ao final de novembro. Os arremates e a posse de bola continuaram sendo um problema. Apenas contra o Giresunspor, uma das piores equipes da liga, conseguimos arrematar mais, mas em todas as demais partidas do mês, fizemos menos arremates e tivemos menos posse de bola que os adversários.

giresunspor-01.png

tabela-14.png

14-partidas.png

3-4-3: o fim de um experiência

Aos poucos, algumas convicções vão se formando em minha mente com relação ao atual estágio do Çankirispor. O 3-4-3 que pensei que poderia dar certo deixará de ser utilizado e o 4-3-3 parece confirmar minha impressão de que é a melhor formação para enfrentar os adversários da liga. Abandonei o uso do Falso 9, mas o desenho tático vem sendo usado de duas formas diferentes:

4-3-3-duas-formas.png

Antes que alguém diga que na formação da esquerda eu não estou usando o “Princípio 323” que eu disse sempre utilizar. Eu explico. Como uso essa proposta há muito tempo, eu me sinto confiante em alterá-la levemente em determinadas situações, como é o caso do desenho tático da esquerda que tem três defendendo, cinco apoiando e dois atacando.

Estatísticas: destaques e decepções

Com 14 rodadas disputadas e duas partidas pela Copa da Turquia, alguns jogadores começam a se destacar enquanto outros mostram suas limitações como pode ser visto na imagem mais abaixo.

O franco-turco Caner Metin é o grande destaque, mas Orkan Balkan e o recém-contratado Recep Gayik também se destacam. Assim como outro recentemente contratado, Caner Karuk, que infelizmente se contundiu e ficou sem jogar por três semanas. Outro que vem bem é o jogador mais valioso do elenco, o zagueiro Samet Altuntas.

Quem não faz jus ao que recebe é Omar Kose. Contratado pela presidente e com um dos salários mais altos do clube, ainda não mostrou futebol que justificasse o que ganha. Outro recém-contratado que decepciona é Mesut Ozgur.

stats-14.png

Você sabia?

O Çankirispor nasceu em 1993 como um clube de duas cores: o azul e o branco. Dez anos depois de sua fundação, o vermelho foi acrescentado como cor do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai fazendo boa campanha com o que tem em mãos, o time não cria muito mas é interessante notar que tem boas oportunidades flagrantes. A eliminação na copa foi dura, perder de virada assim é frustrante, mas pelo menos vai poder focar na liga, onde vai conquistando seu espaço e pode ser que conquiste uma vaguinha ali entre os 5 primeiros. O que notou em relação a movimentaçao quando utilizou o Falso 9 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time deu uma leve melhorada, mas acho que devido a qualidade do plantel, não dê para tirar muito mais dos jogadores. Porem, acho que o time conquista uma vaguinha nos playoffs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal a tua analise tática do elenco e da liga. Eu não costume me prender muito a importância de ter tantos jogadores apoiando e tantos atacando ou defendendo. Eu faço as escolhas das tarefas pensando mais no posicionamento dos jogadores, tentando coloca-los onde eu imagino que seja melhor para a equipe, buscando dessa forma um equilíbrio. Mas é legal ver novos pensamentos e ideias a respeito das táticas. Apenas por curiosidade, atualmente estou jogando com 3 defendendo, 6 apoiando e 1 atacando.

Mas vamos ao save, onde escolheu, como já havia prometido, uma expectativa bem acima da proposta pela direção. Apesar dos pesares, está conseguindo, ocupando a oitava colocação. Esse grupo já parece ter um campeão, ou no máximo duas equipes lutando pelo título, mas os playoffs estão em aberto e conseguindo alguma pequena sequência de bons resultados já pode ser o suficiente para surpreender e lutar por uma remota possibilidade de promoção.

A tua presidente parece ter ido bem nas contratações, apesar de dois jogadores estarem decepcionando até o momento. Mas considerando que todos foram contratados a custo zero, mesmo um deles tendo o maior salário da equipe, ainda acho uma boa porcentagem de acerto. Eu imaginava que com essas "regras" que tu adotou ao save, poucas contratações seriam feitas. Eu nunca joguei assim, por isso imaginava que o FM não contratava muito.

Voltando a falar sobre a parte tática, percebi que mesmo não conseguindo ter a posse da bola e rematar muitas vezes na maioria das partidas, o time está criando oportunidades de gol. Mesmo quando foi eliminado por um time da segunda divisão, teve mais oportunidades claras do que o adversário. Isso se deve a algum jogador especifico, à forma da equipe jogar ou é apenas uma curiosidade? Diga se eu estiver errado, mas todas tuas formações possuem jogadores abertos pelos lados do campo, fazendo com que a equipe jogue bastante pelos lados e chegue com frequência a linha de fundo. Ao mesmo tempo percebo péssimos índices de cruzamentos realizados com sucesso nas estatísticas. O time está sentindo dificuldades em conseguir colocar a bola na área em condições dos atacantes finalizarem para o gol?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Kemel Demir: Entre Dois Mundos - de 2013/14 a 2027/28

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • Leho.
      Por Leho.
      🗓️ Hoje, 11/06
      ⏰ 16h
      📺 SporTv
      🏟️  Estádio Olímpico (Roma)
       
       
    • Banton
      Por Banton
      Bursaspor Kulübü Derneği ( pronúncia turca:  [buɾsaspoɾ kulyby dæɾneji] ), comumente conhecido como Bursaspor, é um clube esportivo profissional turco localizado na cidade de Bursa, na Turquia. Formada em 1963, as cores do clube são verde e branco, com kits caseiros geralmente apresentando ambas as cores em um padrão listrado.
      Na temporada 2009-2010, o departamento de futebol masculino do Bursaspor venceu o primeiro título da Süper Lig depois de terminar com 75 pontos, um ponto à frente do vice-campeão Fenerbahçe . Bursaspor tornou-se no segundo clube fora de Istambul a conquistar o título da Süper Lig , juntando-se ao Trabzonspor que conquistou o primeiro dos seus seis títulos em 1975-76.
      FILOSOFIA:
      O clube aposta incessantemente nas suas categorias de base e em jogadores turcos mas tem bons olhos para os atletas da América Latina e da região Balcânica.
      LEITURA: 
      Jogadores formados no clube O plantel de 09/10 O curioso estádio dos "Crocodilos Verdes" CURIOSIDADES:
      O Bursaspor em toda sua história teve inúmeros jogadores estrangeiros, mas os brasileiros lideram a lista com 15 jogadores tupiniquins; em seguida vem 13 romenos, 9 bósnios e 8 argentinos. Os Crocodilos Verdes entram na seleta lista de "zebras" assim como Leicester (Premier League), Montpellier (Ligue 1) e Boavista (Liga NOS). ---
       
      UMA NOVA CARREIRA:
      Curtiu a dica? Procurando por mais desafios? Clique aqui e conheça a história de outros clubes espalhados pelo mundo.
    • Douglas.
      Por Douglas.
      Segundo o clube não foi "só" isso.
       
       
×
×
  • Criar Novo...