Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aprendendo a Cantar e a tocar Violão!


Felipe'

Posts Recomendados

Você também toca, Bernardo?

Aham, faz uns 7 ou 8 anos que aprendi. Inclusive já tirei uma graninha tocando em um bar e algumas festas em Floripa hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

Frequentei um mês aulas de violão, mas também fui na gana de querer sair logo tocando e obviamente não deu certo sahuahshau

Coisas que atrapalharam: sou péssimo com o ritmo, bater o pé e mudar nota não é algo que eu consiga fazer rsrs, as músicas que o professor passavam eram um saco, deve haver músicas fáceis e não tão chatas, me desanimei com a dificuldade na hora de fazer o acorde, mas sei que era só questão de continuar treinando.

Enfim, se eu tivesse me dedicado poderia hj estar tocando de boa vários tipos de sons. Falando sobre mulheres, é impressionante! Quando eu nem tocava e só tava me deslocando com o violão pra aula ou algo assim dava pra perceber no jeito que te olham da baita abertura que se ganha simplesmente por acharem que você toca sahushahsasa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Já que ressuscitaram o tópico, tenho uma pergunta:

Qual a preferência de palheta de vocês? Gosto bastante de palheta fina, 0.5mm, geralmente Strinberg. Acho que o som fica mais bonito com uma palheta mais fina. Sinto que palhetas mais grossas deixam o som do violão mais grave, não gosto muito.

Lembrando que gosto por palhetas é pessoal, não existem palhetas específicas para base, solo, cordas aço/nylon e etc.

Modelo do meu violão é Hofma Folk 250.

violao-hofma-catway-hmf-250-satin-natura

s_MLB_v_O_f_226007509_624__37232_zoom.jp

s_MLB_v_O_f_226007509_3325__87039_zoom.j

s_MLB_v_F_f_226007509_818__22713_zoom.jp

Violo-hofma-folk-eltrico-hfm-20140326110

violao-hofma-hmf250-natural-fosco-folk-e

Mostrem seus violões/instrumentos de corda aí também..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de palhetas mais finas também, até porque aprendi meio tarde a usá-las, e as mais finas eram mais práticas pra mim.

O foda é que tenho uma relação complicada com o instrumento. Comecei a fazer aulas em 2005, 10 anos atrás, mas depois de um ano me mudei e parei de praticar. Daí só no ano passado voltei com aulas, pelo youtube mesmo. Comecei a pegar escalas, campo harmônico, e hoje tô tocando decentemente. Só não canto nada também.

Uma coisa que me motivou foi comprar uma guitarra. Como meu violão nunca foi lá essas coisas, o som da guitarra acabou me motivando a voltar a praticar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Palheta fina tem essa de quebrar mesmo. Depende do jeito que a pessoa toca também. Tem gente que é um pouco mais "agressivo" no violão, e tem gente mais suave (isso varia também de acordo com o estilo de música, claro. Principalmente aqueles violonistas que tocam sertanejo raiz são geralmente um pouco mais "agressivos.") E tem outra, depende do tamanho da palheta. As que quebram mais facilmente pra mim são aquelas de tamanho grande mesmo:

kit-com-7-palhetas-strinberg.jpg

Já usei os dois tipos, e as de cima comigo quebram mais facilmente. Acho que é porque meus dedos forçam a palheta a dobrar um pouco. No momento to usando essa 0.5 de baixo, e está entre melhores que já toquei sem dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês, palheteiros, nunca pensaram em aprender a tocar usando só os dedos e também virarem dedilhadores? hahahahah

toco faz um tempo bom já e é a minha paixão, mas simplesmente não consigo/sei cantar, alguém tem dicas? hahaha

Com UM POUCO de atraso porque eu realmente não tinha visto teu post fiSAHFiHSAfiASHfiusaHFiusAHUFisaHiufsa!

A melhor coisa pra aprender a cantar SÃO TRÊS COISAS:

1) Aprender a solfejar (cantar a nota que tu tá tocando no violão e cuida que falei NOTA, não acorde). Faz uma escala (maior e menor, sempre começando pelas cordas mais graves, LA ou MI) bem simples, em DÓ mesmo e fica solfejando as notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó / si, lá, sol, fá, mi, ré, dó, indo e voltando). Isso vai pelo menos te ajudar a entender quando tu tá ou não cantando no tom. No começo é bem complicado, mas depois tu chega num ponto onde não precisa mais de uma nota "guia" pra afinar o violão. O LÁ já vai estar na tua cabeça e tu vai conseguir solfetar a escala sem precisar. Eu diria que isso é mais difícil de começar a fazer que aprender os primeiros acordes, mas depois, só vai.

2) Pega músicas SIMPLES no início. Nada de pegar músicas em que tu precise ficar se preocupando com as tuas mãos. No início, o violão tem que seguir de acompanhamento pra tua voz. Eu aprendi a cantar no tom com marcha soldado, atirei o pau no gato e mais uma música infantil lá. O que também é perfeito de fazer é tu pegar uma música que quando tu ouve no rádio tu canta com facilidade. Essa música vai tornar desnecessário o passo 3, que julgo ser o mais importante.

3) Essa é a dica mais difícil, mas é a que COM CERTEZA vai resolver a tua vida: aprenda a modular (mudar o tom) a música. Aprenda o TOM da tua voz e compra um CAPOTRASTE. Com essa dica, o céu é o limite. A gente chama de "amplitude vocal" quando uma música vai de uma nota muito longe da outra (agudo pra grave, grave pra agudo). São aquelas músicas em que nego dá uns berros impossíveis de se alcançar. Mas ai entra a questão de modular a música. Tu adéqua ela pra tua voz..

Por exemplo: A-Team do Ed Sheeran

Eu sempre quis tocar essa música, mas quando tirava ela, ficava uma merda e eu não conseguia cantar. O que eu fiz? Larguei o violão e comecei a cantar ela (sem a música, só a minha voz) de um modo que eu me sentisse bem. Depois eu peguei o violão e descobri os acordes e vi que o tom passou de A pra D. Pronto, amplitude ótima e eu consegui cantar a música.

Infelizmente tem UMA GALEEEEEEEEEEEEEEEERA que não sabe modular o tom, não sabe nem que isso existe e acaba se perdendo ou não cantando. Eu fui aprender isso com meu professor de violão (que acabou virando professor de canto também) e sei que pode parecer difícil no começo, mas depois se torna algo natural. Acho que 70% das músicas que eu toco, sempre meto o capotraste lá porque o tom vai ser diferente. Muda completamente a coisa de "ah, eu não consigo cantar". Consegue, sim. TODO MUNDO CONSEGUE CANTAR NO TOM. O problema é que as pessoas tentam cantar em tom que não é delas ou não tem o conhecimento/aprendizado sobre mudar o tom de uma música. Mas vale muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou o oposto de vocês, palheteiros.

Aprendi a tocar sem a palheta (inclusive solos, dedilhados) e agora quando pego a palheta pra tocar tenho muitas dificuldades, me sinto muito desconfortável. A palheta sempre quer escorregar da minha mão ai eu fico ao mesmo tempo, tocando e tentando ajeitar ela. ai o som fica uma merda fica muito "metalico".

Mas é questão de gosto também, pra solos eu uso a unha do indicador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou apaixonado por instrumentos musicais.

Minha história de amor começou com um tecladinho, branco, bem pequeno (mas não era de brinquedo), que ganhei quando tinha uns 5 ou 6 anos. Acho que ele tinha umas 3 oitavas. Comecei tocando de ouvido, experimentando mesmo, mas não demorou muito comecei a comprar umas daquelas revistas de banca, pois na época não tinhamos a internet com o conteúdo que temos hoje. Colei nas teclas uns adesivos com as notas (que veio em uma das revistas) e fui aprendendo. Com uns 10 ou 11 anos comprei um teclado novo, preto, maior, com umas 5 oitavas talvez, com vários ritmos de acompanhamento.

Toquei até uns 13. Tocava tudo que vinha nas revistas, mesmo se eu não gostasse muito. Eu não tinha um gosto musical formado, acho que a única banda que eu gostava realmente durante essa época era Legião Urbana e Michael Jackson. Tocava "Será" e "Hoje a noite não tem luar" do Legião, "Pense em Mim" do Chitãozinho, "Morango do Nordeste", "Amor I Love You" e o que mais desse na telha.

Sempre com um ritmozinho batucando no fundo e com ambas as mãos. Embora eu ache uma merda, hoje em dia, tocar com esses ritmozinhos de teclado no fundo, acho que isso me ajudou bastante a pegar uma base e noção de tempo e ritmo musical.

Quando cheguei nos 14, gostando de Planet Hemp e outras bandas de Rock, me revoltei, disse que teclado era coisa de viado (nada contra os gays, hehe, só expressão que usava na época) e abandonei. Fiquei uns 2 anos sem tocar nada, de vez em quando pedia apenas pra um amigo do prédio me ensinar uma música fácil no violão dele (tipo o solinho de "Come as you are"), mas nada sério. Aos 16 formei uma banda no colégio com uns mlk, improvisava na bateria de ouvido e as vezes tentava cantar. Eu era muito ruim cantando. Péssimo. Mas foi só por 1 ano essa aventura. Nunca mais esqueci a emoção e o sentimento foda que é tocar em um studio. A gente ia depois da aula, as minas sentavam no sofá pra assistir, era muito foda.

Depois tive 1 guitarra, uma golden, longe de ser boa, mas não levei a sério, era muito barulhenta e minha facilidade não era mesma como em um instrumento de teclas. Como não tinha tanta paciência na época, logo vendi.

Já com uns 19 anos, passada a fase da rebeldia, tirei o teclado que estava todo empoeirado debaixo da cama e por influência do Coldplay (que eu já curtia há alguns anos) voltei a tocar. Só que dessa vez sem ritmozinho de fundo, e no estilo Piano mesmo. Aprendi algumas poucas músicas, "What If", "Clocks", "Trouble", "Speed of Sound", "Numb" do Linkin Park e algumas outras.

Só que em algum tempinho depois depois de ter voltado a tocar, aconteceu algo que me deixou mais apaixonado e ao mesmo tempo me fez parar de tocar. Eu toquei em um piano pela primeira vez, na casa de um amigo. Nossa, a experiência foi tão foda, o som era tão lindo, que não entrava mais nos meus ouvidos o som do teclado empoeirado. Era feio demais. Como eu não tinha grana pra comprar um piano, acabei deixando de lado o teclado. De vez em quando só dava aquela tocada pra desempoeirar ou nos pianos nas casas de alguns amigos.

Com uns 22 anos, peguei emprestado o violão de um amigo meu, comecei a arranhar mais, já tava tocando umas músicas fáceis (sem pestana ainda, hehe) e cantando mal por cima, não me preocupava com o canto ainda, nem tinha tanta vontade de cantar como tenho hoje. Só que quando eu tava começando a evoluir, tentando as pestanas, ele me pediu de volta.

Aí não teve jeito, com 23, comprei um pra mim, um Hofma, igual o do amigo ali em cima. Toquei nele por uns 2 anos, aprendi a ser um bom violeiro de rodinha, aprendi as músicas clichês que a galera canta, a pestana chata e vendi antes de ir pra SP, onde comprei o meu atual, um Fender CD60.

No período que morei em SP treinei bastante, comecei a ver mais no youtube sobre escala, técnica de palhetada, aprendi algumas músicas com dedilhado (pois antes só tocava batendo), comecei a compor (tenho 5 músicas), enfim, comecei a sair do nível "violeiro de roda" e aprender músicas que eu realmente curto. Comecei a ler mais sobre canto também e depois de muito esforço durante 1 ano, vendo vídeos no youtube, acho que consegui sair do "Merda" pra "Ouvível", dependendo da música canto direitinho até.

Atualmente toco o violão (tenho um Fender CD60), uma gaita (comprei em SP também), mas até agora só arranho umas 3 músicas, sendo 2 do Neil Young. Comprei até o suporte pra tocar simultaneamente com o violão. E comprei também recentemente um microfone condensador usb, pra treinar mais a voz.

Mesmo com uns 3 anos no violão, sinto que ainda sou um pouco desses enrolão de roda, mas ultimamente tenho evoluído muito. Quando eu tiver muita grana e com meu apartamento irei comprar o piano e voltar pra onde tudo começou.

MEUS TOQUES

Depois dessa experiência toda aprendendo sozinho, o que eu mais posso aconselhar pra quem quer aprender é:

PACIÊNCIA

Sério, isso é uma das coisas mais importantes. Você não vai sair tocando tudo em 1 semana, 1 mês, 1 ano... Coloca isso na cabeca, ou nem começa. Ah não ser que você tenha síndrome de savant ou algo do gênero. Se liga, você vai se sentir um RETARDADO, VAI FICAR MUITO PUTO, VAI TOCAR A MESMA MÚSICA 500x OU MAIS no começo. Até hoje ainda me sinto assim quando estou aprendendo uma música nova e mais difícil, mas sei que faz parte e que logo vou pegar.

PAIXÃO

Pra ficar bom tem que ser apaixonado. Tem que tocar nas cordas e ficar se tremendo de emoção. Se cagando. Deliciado só em pegar um violão ou qualquer outro instrumento nas mãos. Eu quanto sento pra tocar um piano na casa de um amigo meu, começo a me tremer, tamanha a emoção.

TREINO DE EXAUSTÃO

A galera ali em cima falou muito em pegar pelo menos 10 minutos todo dia. Massa. Mas completando, alguns dias, você tem que pegar e ficar insistindo, do mesmo jeito que você passa horas jogando FM. 1 hora, 2, 3, 4 horas na mesma música, em um exercício, até calejar, até você mesmo passar a odiar a música. Tem que ter muita paciência e persistência. Uma vez fiquei tocando quase 12 horas seguidas, varei a noite pra poder aprender a tocar uma música com o violão deitado no colo usando um copo de shot como um slide. Mas aprendi. Em 1 dia. Porque insisti pra caralho.

PS: Essa é a música que eu varei a noite pra aprender (gravei tocando, batucando no violão e cantando): https://soundcloud.com/breno-rocha-23/sunshine-road-owen-campbell

PESTANA

A minha dica pra pestana, é, se tem uma música de 4 ou mais acordes que você quer aprender, e tem 1 pestana no meio, fique tentando por muito tempo, seguidamente, tocar apenas 2 acordes, o que antecede a pestana e o da pestana. Assim você não precisa ficar repetindo a música do início mil vezes pra poder aprender a pestana. Claro que começar do início as vezes é bom, mas esse exercício de isolar os 2 acordes e ficar alternando só entre eles, ajuda a aprender mais rápido. Eu sempre corto músicas que eu acho difícil em várias partes. Me foco em uma parte, aprendo, depois me foco nas outras e junto tudo no final. Tentem não colocar muita força no polegar (e adjacente) e façam um movimento como se tivesse segurando na barra do ônibus, puxando com os dedos pra trás. Se você forçar muito o dedão, vai acabar cansando rápido quando a música tiver pestanas sequenciadas ou quando segurar a pestana por muito tempo. NÃO FUJA DA PESTANA ou qualquer acorde que você considere difícil. Encare.

FAÇA EXERCÍCIOS
Tem muito exercício no youtube. Eu acho chato pra caralho, mas é muito bom fazer. Principalmente os que envolvem palhetadas e dedilhados, porque teu cérebro vai absorver aquilo de uma forma que ele vai automatizar futuramente pra ti quando você estiver tocando. Você vai passar a usar esses exercícios sem se dar conta, porque teu cérebro já absorveu.

DOM É O CARALHO

Tenho uma raiva do caralho, quando fico XXXXXX horas treinando pra aprender uma música, me matando de treinar, pra depois chegar alguém e dizer: é DOM. E fala como se eu tivesse pegado o instrumento na mão e aprendido a porra em 10 minutos. DOM pra mim é desculpa de quem nunca teve paciência, paixão e persistência pra aprender. Não coloquem negócio de DOM na cabeça. Você é capaz de aprender tudo. Pra mim, DOM se resume a inteligência do cara, somada a paixão verdadeira e a paciência de aprender determinada atividade. Mas sem aprofundar muito nessa discussão, não caia nessa falácia. Todo mundo parece retardado no começo, mas depois vai ficando bom. Não diga que "não tem DOM" e simplesmente desista.

OBSERVAR E PESQUISAR

Nossa, essa é importante pra caralho. Eu aprendi muita coisa sozinho, alguns instrumentos, freestyle, e percebi que a observação é uma das coisas mais fodas pra aprender. Veja o vídeo de alguém tocando, de um professor, várias vezes. Foque nas mãos dele. Preste bem atenção nos movimentos que ele faz. Veja 500 vezes o mesmo movimento. Observe bem cada detalhe. E pesquise sempre que tiver alguma dúvida.

PRA QUEM QUER CANTAR

A dica do capotraste/mudança de tom que o amigo deu ali em cima é SENSACIONAL. Mas claro que não é só mudar isso que você vai sair cantando. Uma coisa também muito importante é a RESPIRAÇÃO. Fundamental. Se você não respirar direito você desafina. Tem que aprender a respirar "com a barriga", ou seja, com o diafragma. Também é muito difícil achar a sua forma mais confortável de cantar, encaixar o seu timbre, fazer falsete, efeito nasal, descobrir o tom perfeito em cada música, isso você só vai pegando com o tempo e insistindo mesmo. Pra cantar afinado você pode fazer o exercício que o amigo passou ali em cima, como também um aquecimento vocal sempre antes de cantar.

PRA QUEM É NOVO E CURTE

Não deixa o tempo passar, quanto mais velho você fica mais difícil fica, não só o aprendizado como também o tempo. Mesmo tendo tido um experiência básica na minha infância me arrependo horrores de não ter feito aula de violão, piano e canto. Poderia ter acelerado muito o meu aprendizado. Ainda pretendo fazer aula de canto, mas seria muito melhor criança ou adolescente. Com mais tempo e com um cérebro que absorve tudo.

SE DIVERTIR, CLARO

Quando tiver aprendendo tem que ter cuidado pra não se cobrar excessivamente e a diversão acabar te estressando demais. Lembra que não tem pressão nenhuma. Mas também não vai ficar muito relaxado, tem que se cobrar.

Bom, no geral o lance é não parar, insistir exaustivamente e não deixar a paixão morrer.

Devo ter esquecido um monte de dica mas se eu for lembrando vou colocando aqui.

Depois vou ver se posto um vídeo de algum cover pra galera me zuar, huahuahua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que ressuscitaram o tópico, tenho uma pergunta:

Qual a preferência de palheta de vocês? Gosto bastante de palheta fina, 0.5mm, geralmente Strinberg. Acho que o som fica mais bonito com uma palheta mais fina. Sinto que palhetas mais grossas deixam o som do violão mais grave, não gosto muito.

Lembrando que gosto por palhetas é pessoal, não existem palhetas específicas para base, solo, cordas aço/nylon e etc.

Modelo do meu violão é Hofma Folk 250.

violao-hofma-catway-hmf-250-satin-natura

s_MLB_v_O_f_226007509_624__37232_zoom.jp

s_MLB_v_O_f_226007509_3325__87039_zoom.j

s_MLB_v_F_f_226007509_818__22713_zoom.jp

Violo-hofma-folk-eltrico-hfm-20140326110

violao-hofma-hmf250-natural-fosco-folk-e

Mostrem seus violões/instrumentos de corda aí também..

Esse foi o meu primeiro! É massa :D

Agora tô com esse Fender CD60 All Mahogany

ypkusv.jpg

cLnM1R.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Eu já gosto de palhetas mais duras, mais grossas. Tenho uma da Fender aqui, deve ser de 1.0mm eu acho, tá bem usada (presente de um primo) mas é meu xodó hahahaha.

Meu violão atual é um Tagima Vegas:

15599_1_20120810152047.jpg

[...]

A melhor coisa pra aprender a cantar SÃO TRÊS COISAS:

1) Aprender a solfejar (cantar a nota que tu tá tocando no violão e cuida que falei NOTA, não acorde). Faz uma escala (maior e menor, sempre começando pelas cordas mais graves, LA ou MI) bem simples, em DÓ mesmo e fica solfejando as notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó / si, lá, sol, fá, mi, ré, dó, indo e voltando). Isso vai pelo menos te ajudar a entender quando tu tá ou não cantando no tom. No começo é bem complicado, mas depois tu chega num ponto onde não precisa mais de uma nota "guia" pra afinar o violão. O LÁ já vai estar na tua cabeça e tu vai conseguir solfejar a escala sem precisar. Eu diria que isso é mais difícil de começar a fazer que aprender os primeiros acordes, mas depois, só vai.

2) Pega músicas SIMPLES no início. Nada de pegar músicas em que tu precise ficar se preocupando com as tuas mãos. No início, o violão tem que seguir de acompanhamento pra tua voz. Eu aprendi a cantar no tom com marcha soldado, atirei o pau no gato e mais uma música infantil lá. O que também é perfeito de fazer é tu pegar uma música que quando tu ouve no rádio tu canta com facilidade. Essa música vai tornar desnecessário o passo 3, que julgo ser o mais importante.

3) Essa é a dica mais difícil, mas é a que COM CERTEZA vai resolver a tua vida: aprenda a modular (mudar o tom) a música. Aprenda o TOM da tua voz e compra um CAPOTRASTE. Com essa dica, o céu é o limite. A gente chama de "amplitude vocal" quando uma música vai de uma nota muito longe da outra (agudo pra grave, grave pra agudo). São aquelas músicas em que nego dá uns berros impossíveis de se alcançar. Mas ai entra a questão de modular a música. Tu adéqua ela pra tua voz..

Por exemplo: A-Team do Ed Sheeran

Eu sempre quis tocar essa música, mas quando tirava ela, ficava uma merda e eu não conseguia cantar. O que eu fiz? Larguei o violão e comecei a cantar ela (sem a música, só a minha voz) de um modo que eu me sentisse bem. Depois eu peguei o violão e descobri os acordes e vi que o tom passou de A pra D. Pronto, amplitude ótima e eu consegui cantar a música.

[...]

PRA QUEM QUER CANTAR

A dica do capotraste/mudança de tom que o amigo deu ali em cima é SENSACIONAL. Mas claro que não é só mudar isso que você vai sair cantando. Uma coisa também muito importante é a RESPIRAÇÃO. Fundamental. Se você não respirar direito você desafina. Tem que aprender a respirar "com a barriga", ou seja, com o diafragma. Também é muito difícil achar a sua forma mais confortável de cantar, encaixar o seu timbre, fazer falsete, efeito nasal, descobrir o tom perfeito em cada música, isso você só vai pegando com o tempo e insistindo mesmo. Pra cantar afinado você pode fazer o exercício que o amigo passou ali em cima, como também um aquecimento vocal sempre antes de cantar.

Pô galera, vocês teriam material pra me recomendar sobre técnicas de canto?

Eu sempre toquei violão e cantei junto, mas nunca me liguei mt em técnica e tals. Nem no ritmo eu me ligo mt, vou mais na "intuição", tipo ouvindo a música e tentando reproduzir com a munheca no violão hahahaha. Agora recentemente eu passei a me interessar mais em melhorar meu canto, não sou ruim mas por vezes não consigo acompanhar o tom da música, a voz falha em agudos e tal.

Aí eu até tento mudar o tom da música, mas é tudo na base do achismo, do empirismo mesmo. Queria saber qual o tom da minha voz e como encaixá-la na música corretamente.

Dá pra me falar mais sobre "modular a música", Silveira? Não entendi direito essa 3a dica sua aí, rs (na verdade não entendi nem o que é solfejar hahahaha). Eu tenho capotraste, mas prefiro alterar o tom da música pelo site mesmo (no Cifraclub por exemplo tem essa opção). Mas, como já disse, altero sem parâmetro nenhum, até achar que ficou bom.

p.s: belíssimo violão, Breno. Pagou quanto nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô galera, vocês teriam material pra me recomendar sobre técnicas de canto?

Eu sempre toquei violão e cantei junto, mas nunca me liguei mt em técnica e tals. Nem no ritmo eu me ligo mt, vou mais na "intuição", tipo ouvindo a música e tentando reproduzir com a munheca no violão hahahaha. Agora recentemente eu passei a me interessar mais em melhorar meu canto, não sou ruim mas por vezes não consigo acompanhar o tom da música, a voz falha em agudos e tal.

Aí eu até tento mudar o tom da música, mas é tudo na base do achismo, do empirismo mesmo. Queria saber qual o tom da minha voz e como encaixá-la na música corretamente.

Dá pra me falar mais sobre "modular a música", Silveira? Não entendi direito essa 3a dica sua aí, rs (na verdade não entendi nem o que é solfejar hahahaha). Eu tenho capotraste, mas prefiro alterar o tom da música pelo site mesmo (no Cifraclub por exemplo tem essa opção). Mas, como já disse, altero sem parâmetro nenhum, até achar que ficou bom.

p.s: belíssimo violão, Breno. Pagou quanto nele?

Cara, vai mudando o tom e testando mesmo. Agora tem que cantar no tom mesmo, se não não adianta nada ficar mudando igual um louco, haha.

Tipo, se você não tá aguentando o agudo em certa parte da música, ou você não tá fazendo o agudo afinado, ou tá cantando acima do seu tom. Tenta baixar o tom e começar cantando mais grave.

Tem uns vídeos no Cifraclub bem bacana.

Esse é muito bom:

Pega essa playlist e vê quais te interessa mais.

Quanto ao lance do "solfejar". Acho que ele quis dizer os exercícios de Vocalizes. Você toca uma nota no instrumento e toca aquela nota. O mais bacana de fazer é no piano, mas pode ser feito em qualquer um.

Procura também sobre aquecimento vocal no Youtube, respiração e voz do peito, voz da cabeça e voz do diafragma (acho que é isso).

Tem essa mulher que curto também, tem outros vídeos no canal dela:

O violão foi 1.600 eu acho, ali na Theodoro Sampaio em SP. Mas tem canto que ele custa até 2.000. É acústico e elétrico, com afinador e hardcase. Quando for vender pra pegar um Martin eu te aviso rs, mas vai demorar huahuahua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô galera, vocês teriam material pra me recomendar sobre técnicas de canto?

Eu sempre toquei violão e cantei junto, mas nunca me liguei mt em técnica e tals. Nem no ritmo eu me ligo mt, vou mais na "intuição", tipo ouvindo a música e tentando reproduzir com a munheca no violão hahahaha. Agora recentemente eu passei a me interessar mais em melhorar meu canto, não sou ruim mas por vezes não consigo acompanhar o tom da música, a voz falha em agudos e tal.

Aí eu até tento mudar o tom da música, mas é tudo na base do achismo, do empirismo mesmo. Queria saber qual o tom da minha voz e como encaixá-la na música corretamente.

Dá pra me falar mais sobre "modular a música", Silveira? Não entendi direito essa 3a dica sua aí, rs (na verdade não entendi nem o que é solfejar hahahaha). Eu tenho capotraste, mas prefiro alterar o tom da música pelo site mesmo (no Cifraclub por exemplo tem essa opção). Mas, como já disse, altero sem parâmetro nenhum, até achar que ficou bom.

Pô, material eu não tenho, cara. Tudo o que aprendi foi ao vivo com o meu professor de violão. Eu aprendi a cantar porque precisava aprender a solfejar pra passar na prova prática da faculdade. Tem umas técnicas que a gente usa pra tentar dar uma liberada na voz e na potência dela. São inúmeras (não tem uma certa e outra errada), algumas pra fala, outras pra soltar o diafragma, outras pra liberar os "roucos" da tua voz e por ai vai.

ROFL, acabei de achar um canal do YT que pelo que vi, É MUITO BOM:

https://www.youtube.com/user/CanalSoltandoaVoz

Eles tem vários vídeos, alguns bem mais técnicos, outros muito simples. Essa parte aqui é ÓTIMA:

https://www.youtube.com/playlist?list=PL08BF0AB0F07F3F23

Sobre o modular, é exatamente o que tu faz, só que com um nome mais técnico hahahaha. Modular ou transpor é nada mais que mudar o tom da música de uma forma que ela se adeque ao teu tom. A melhor forma de fazer isso, ainda mais pra quem tá iniciando, é com um capotraste (capodraste/capodrasto/capotrasto, tem de tudo quanto é nome hahahahah). No início é mais fácil (mas mais trabalhoso) tu ir colocando o capo e ir arrastando ele pelo braço do violão, até tu cantar num tom gostoso pra ti.

Também tem outras técnicas que são mais fáceis, mas mais difíceis de se explicar. Pra quem é iniciante, eu recomendaria essa de cima, MÃÃÃÃS, se quiser, tem a que eu (e acho que a maioria esmagadora) usa. Tu larga violão, larga a música de mão, esquece. Depois disso, tu pega a parte mais alta da música (aquela que o cantor grita como um filho da puta) e canta de um modo em que fique mais gostoso pra ti cantar. Tu vai forçar a tua voz, mas não a ponto de não alcançar ela. Isso vai forçar a música e entrar na tua "amplitude vocal". Depois disso, tu encontra o acorde que encaixa (essa é a parte complicada pra quem é iniciante, porque tu provavelmente não vai saber qual é) e "modula"/transpõe/muda o tom da música.

É bem complicado de explicar escrevendo, muito mais fácil é mostrar ao vivo hahahaha. Mas em resumo, eu usaria só o capo pra ir aproximando da tua voz. É o modo mais fácil pra quem é iniciante. O melhor mesmo é de repente treinar uns exercícios. Tu precisa conhecer a tua voz, saber como controlar ela. Cantar todo mundo sabe, mas pouca gente aprende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, outra dica super importante pra quem quer cantar.

GRAVAR E OUVIR

Você aprende muito, observa onde está desafinando, onde faltou ar, onde faltou emoção haha, por aí vai. E vai estudando maneiras de cantar melhor. Se ouvir é importantíssimo para evoluir. Não liga pro timbre da sua voz, 95% não gosta do timbre da própria voz, porque acha estranho. É normal. Mas esse lance de ter voz feia é outra desculpa que as pessoas usam.

CANTAR JUNTO COM A MÚSICA

É bom também, só é complicado as vezes acompanhar por causa do tom. Mas não tenta imitar o timbre do cara e não força muito se não tiver dando pra acompanhar o mesmo tom.

Pra quem curte violão, eu curto os vídeos desse cara. Ele ensina uns folk, country, rock de uma forma bacana.

https://www.youtube.com/user/JustinSandercoeSongs/videos

E pra quem curte gaita, esse maluco é muito foda.

https://www.youtube.com/channel/UC_G2hOC6-8EkPKiasftIxLQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravei eu treinando Liztomania do Phoenix hoje a tarde e meti um video de playaback depois kkkkkkkkk to upando aqui no youtube pra vcs darem uma olhada e sangrarem os ouvidos kkkkkk...

É só um treino, a letra ta errada, o playback que fiz do video fajuto, foi só pra verem eu tocando msm.

Tô publicando sem listar, pq n quero mostrar pra mta gente rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só treino hein galera, não avacalhem nas críticas rs... a letra ta errada na 2ª parte, to mais treinando no geral mesmo, depois me atento ao resto da letra e aos detalhes rs. tô gravando e vendo onde posso melhorar primeiro, pra depois gravar pra valer.

https://www.youtube.com/watch?v=oTwXM11PH6A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou compartilhar com vocês minha relação com o Violão:

Comecei a tocar em 2011, sozinho, no ano que prestei serviço militar. Uma galera que serviu comigo me ajudou bastante no início, mas de maneira geral foi um ano em que aprendi pouco e que não saía quase nada.

Depois de um tempo, no ano seguinte, fiz um mês de aula (quatro aulas, uma em cada semana) e nunca mais voltei. As aulas me ajudaram em alguma coisa na teoria, na troca dos acordes e pra pegar uns dedilhados.

Em seguida, fui aprendendo e praticando sozinho e com meus amigos mesmo. Comecei tocando músicas simples 'A C G E D' e depois de uns dois anos comecei a fazer as pestanas.

Nesse último ano foi o que mais evoluí. Com as pestanas (que demorei a aprender), da pra tocar quase tudo que é tipo de música, principalmente reggae (que são as que mais gosto de tocar). Hoje tenho um violão de corda de aço, um Lauren. Mas comecei com um de nylon bem simples e pequeno (que tinha até ano passado e acabei doando para um grupo escoteiro).

Ainda tenho muito a aprender, e esse tópico tem muita informação preciosa. Mas não adianta, a evolução vem de dentro mesmo. Tem que praticar e praticar muito.

Felizmente tenho contato com o violão TODOS OS DIAS. Dizem que isso é muito bom, então uma coisa certa nos meus dias é um tempinho com a viola. Tem dias que chega a 2/3 horas e tem dia que não passa de 20 minutos.

Por fim, uma das coisas mais importantes que li (e que positivei toda vez que vi): "APRENDER A AFINAR O VIOLÃO". Custei a conseguir isso, mas depois que peguei o jeito virou s-u-c-e-s-s-o.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu cara! Eu tenho uma noção boa de música e de um tempo pra cá comecei a cantar e as vezes consigo me agradar Hahaha

Vou botar uma foto da minha menina também

kccj69.jpg

Sou apaixonado nela e guitarra hoje é uma das coisas que mais gosto, ando meio fissurado hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Diretor Geral

Ressuscitando o tópico...

 

Tô precisando trocar o encordoamento do meu Tagima aqui, faz acho que uns 5 anos que não faço isso --- puta que pariu, agora que parei pra pensar nisso, faz tempo pra caralho aiouehoiuaheohoae! Enfim, pedindo dicas prum brother meu que é músico e ganha a vida com isso, acabei chegando na linha Pró-Arte da D'Addario:

 

encordoamento-de-nylon-para-violaod-adda

 

 

Já conheço a marca, já tive encordoamento deles e gosto da qualidade, mas essa linha aí não conhecia. Alguém pode recomendá-la? Tem alguma outra opção? Quero algo top, por isso meu colega recomendou essa acima.

 

Outra coisa: vocês costumam pegar em qual nível de tensão: macia, média, forte ou extra-forte? Tô pensando em pegar 'forte'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ressuscitando o tópico...

 

Tô precisando trocar o encordoamento do meu Tagima aqui, faz acho que uns 5 anos que não faço isso --- puta que pariu, agora que parei pra pensar nisso, faz tempo pra caralho aiouehoiuaheohoae! Enfim, pedindo dicas prum brother meu que é músico e ganha a vida com isso, acabei chegando na linha Pró-Arte da D'Addario:

 

encordoamento-de-nylon-para-violaod-adda

 

 

Já conheço a marca, já tive encordoamento deles e gosto da qualidade, mas essa linha aí não conhecia. Alguém pode recomendá-la? Tem alguma outra opção? Quero algo top, por isso meu colega recomendou essa acima.

 

Outra coisa: vocês costumam pegar em qual nível de tensão: macia, média, forte ou extra-forte? Tô pensando em pegar 'forte'.

 

Com algumas semanas de atraso FASHFSIUAUHFIUSAHUFSAUIFSHUAIUFSA!

 

D'Addario pró-arte é de muito longe o melhor custo benefício. Ela faz parte das cordas que a galera profissional usa, mas não é exorbitantemente cara. Eu troco mensalmente, mas sei que dura coisa de uns 3 meses tranquilo. Meu professor usa umas cordas de 150, 200 pau, abobado.

 

Eu peguei uma tensão mais alta e acabei empenando meu violão (desafinou em cima) e tive que levar num luthier. Tem que cuidar essas porras porque eu gastei uma grana pra arrumar. Mas também é algo bem raro porque a tensão das cordas não muda tanto. Tem que ter o pé frio que eu tive hahahaah. Eu sempre uso a alta.

 

PS: tem outras cordas da marca deles que é mais baratinnha e mais vagabunda. Vai nelas, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

[...]

 

HAHAHAHAHA seu fdp, já estão no meu violão porra! :lol:

 

Mas então, estou com elas já há uns 10~15 dias tocando e tals, ainda não estabilizou na afinação (tive que trocar de última hora as tarraxas pois estavam uma bela merda) mas já tá bem próximo disso. Tô gostando bastante da sonoridade, som cheio, bem gostoso de se ouvir.

 

Quanto à tensão, meu brother que é músico disse que é tranquilo, que hoje em dia essas tensões não estão tão distantes assim (umas das outras) e pra empenar instrumento só tendo esse puta azar seu aí, HAHAHAHA! Mas ficarei ligado mesmo assim, vai que, né? Rs, rs... e achei que (o violão) fosse ficar mais "duro" com essa tensão mais forte, mas não tô sentindo isso não, pelo contrário, acho que como já tive violão de aço, ter cordas mais grossas e resistentes pra mim é de boa, haha! Tô curtindo bastante, pra resumir.

 

Agora, não sabia que a durabilidade girava nesses 3 meses aí, eu sempre mantive as minhas por alguns anos oiuaheoiuhaoeiuhoaue! Valeu pelo toque, tentarei trocar mais cedo agora. :P

 

 

:yeah2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHAHAHA seu fdp, já estão no meu violão porra! :lol:

 

Mas então, estou com elas já há uns 10~15 dias tocando e tals, ainda não estabilizou na afinação (tive que trocar de última hora as tarraxas pois estavam uma bela merda) mas já tá bem próximo disso. Tô gostando bastante da sonoridade, som cheio, bem gostoso de se ouvir.

 

Quanto à tensão, meu brother que é músico disse que é tranquilo, que hoje em dia essas tensões não estão tão distantes assim (umas das outras) e pra empenar instrumento só tendo esse puta azar seu aí, HAHAHAHA! Mas ficarei ligado mesmo assim, vai que, né? Rs, rs... e achei que (o violão) fosse ficar mais "duro" com essa tensão mais forte, mas não tô sentindo isso não, pelo contrário, acho que como já tive violão de aço, ter cordas mais grossas e resistentes pra mim é de boa, haha! Tô curtindo bastante, pra resumir.

 

Agora, não sabia que a durabilidade girava nesses 3 meses aí, eu sempre mantive as minhas por alguns anos oiuaheoiuhaoeiuhoaue! Valeu pelo toque, tentarei trocar mais cedo agora. :P

 

 

:yeah2:

 

Porra, então tu foi no esquema certo hahahahaha!

 

Na verdade, a diferença de tensão ENTRE CORDAS DE NYLON é pequena. A diferença de tensão ENTRE CORDAS DE AÇO é pequena. Mas a diferença de tensão ENTRE CORDAS DE NYLON E AÇO é beeeeem grande. Experimenta colocar corda de aço com tensão altíssima num violão que foi feito pra nylon e vai ver se não vai empenar hahahahahaha! 

 

A questão da durabilidade tem a ver com dois esquemas: sonoridade e afinação. O mais importante é a afinação. Normalmente, depois de um mês e meio, dois, a corda começa a desafinar em determinadas partes do violão, principalmente a corda Ré. Me disseram que essas da D'Addario pró-arte duram quase 3 meses sem desafinar, embora percam aquele som aveludado, o que é bastante normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

[...]

 

Sim cara, tô ligado dessa diferença monstra entre cordas de aço e cordas de nylon, eu só comparei na questão da MACIEZ pros dedos, pra tocar e tudo mais. Já sou calejado com o aço, aí pra encarar essa "extra hard" eu achei tranquilo, sendo que tem gente que diz que não gosta de altas tensões justamente por isso.

 

Agora, não entendi essa parte "a corda começa a desafinar em determinadas partes do violão, [...]". Como assim?

 

Eu sempre achei que a durabilidade tivesse relacionada somente à tensão que as cordas são capazes de sustentar com o passar do tempo, nunca me liguei em sonoridade pra te falar a real, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Post Original:
       
       
      Edições da moderação (Links Úteis)
      Steam - http://store.steampowered.com/ Origin - https://www.origin.com/pt-br/store/ Humble Bundle - https://www.humblebundle.com/?aug1914 Nuuvem - http://www.nuuvem.com.br/ Uplay - http://shop.ubi.com/store/ubibr/pt_BR/home/ThemeID.36933300 (não ativa na steam) Green Man Gaming - http://www.greenmangaming.com/ CustoGamer - Site para histórico de preços e aviso de promoções. Recomendações de Jogos (Indies e Mainstream) Quer saber se os jogos da Steam estão no preço mais baixo de todos os tempos?
      https://isthereanydeal.com/ https://steamdb.info/ https://www.steamprices.com/br/
    • Léo R.
      Por Léo R.
      Seguinte, preciso comprar um Note/Ultra novo no valor de no máximo uns 2300~2400 reais, gostaria de indicações, e pergunto se os notes da lenovo são bons, só não quero HP, já tive 2.
      Obrigado.
      Note, pra programação/edição de imagens leves, alguns jogos como o FM, e internet/edição de textos.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      De forma a trazer alguma coisas diferentes, e observando o movimento do pessoal nos tópicos nostálgicos, achamos que seria uma boa ideia criar algo para que os membros possam conhecer um ao outro, interagir e se divertir. Para isso, pensamos num joguinho bobo de perguntas e respostas.
      Funcionará assim:
      Alguém posta, o próximo que postar, faz uma pergunta para quem postou (aqui mesmo no tópico) e a pessoa responde, a próxima pergunta vai para quem perguntou por último e assim por diante. Não vale fugir da raia, tem que dar uma resposta honesta. Não vale mandar um "não sei", ou qualquer coisa do gênero. O objetivo aqui é iniciar uma interação entre nós e se você não quiser receber nenhuma pergunta, não faça nenhuma pergunta, é simples.
      Só para exemplificar: Eu fiz o post, o @Leho. vem e faz uma pergunta, eu respondo, daí, o @ZaMBiA vem e faz uma pergunta, o Leho responde e assim por diante.
      Podem perguntar qualquer coisa, desde que dentro dos limites das regras do fórum e do bom senso. Perguntas que sirvam apenas para ofender e denegrir algum outro membro, estão veemente proibidas. Contamos com a colaboração dos membros. Pensem nisso como uma mesa de boteco, não precisam perguntar apenas coisas sérias.
      Portanto, eu já inicio a brincadeira, quem quiser perguntar qualquer coisa, pode perguntar.
      ------------------------------------
      O tópico também serve pra quem quiser contar qualquer coisa da vida, ter ajuda nos problemas pessoais, desabafar, falar de mulher, dos planos e por aí vai. É mesa de boteco mesmo.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Estava lendo uns comentários no reddit sobre o pessoal que veio depois de Seinfeld falando dos clichês da série, sendo que na época, era algo inovador. Daí tive essa ideia para batermos um papinho. Quais os clichês vocês menos gostam nos seus filmes e séries?
      Os meus dois mais odiados tem a ver com relacionamentos, principalmente em séries.
      O primeiro é o famoso "eles vão ficar juntos?", nós sabemos que eles vão ficar juntos, todo mundo sabe que eles vão ficar juntos, mas os roteiristas ficam arrastando até a última temporada ou até o season finale. Um exemplo clássico seria Ross e Rachel de Friends. Não tem problema nenhum os protagonistas ficarem juntos, mas façam de uma maneira orgânica, tipo Bones fez. Enrolaram, tradicionalmente, mas depois da enrolação, criaram um relacionamento novo e utilizaram os dilemas da nova etapa da vida para adicionar drama sem ficar esticando o mistério.
      O segundo é a necessidade inerente de em uma série que tem dois protagonistas de sexos opostos ficarem juntos. Em algumas séries faz sentido, em outras não. Mas normalmente numa série que está faltando algo nesse departamento, forçam situações que nem sempre fazem sentido. Aí fica uma coisa forçada que acaba depois caindo no clichê de cima. Um exemplo recente de que lidaram bem com isso foi Elementary, outro que lidaram muito mal foi The Big Bang Theory, já que o casal principal não passava de uma fantasia nerd e não tinha lá muita química quando as coisas foram evoluindo.
      E os de vocês?
    • Visitante
      Por Visitante
      É ainda um tipo de jogo para um nicho de usuários, imagine 20 anos atrás, 15 anos atrás?
      Os jogos Manager não tinham tanta notoriedade naquela época. Hoje tem uma gama de diversidade muito maior, com um número de gamers muito maior.
      Mas afinal, como vocês vieram parar neste tipo de jogo?
      Enquanto estava todo mundo jogando outros tipos de games em que você tinha que movimentar os seus comandados, em uma época que não tinha esse conceito de "gerenciador", e somente havia as partidas, o play e as manetes. Eis então você conheceu este tipo de jogo peculiar, que você gerencia os comandados, mas não os controla por si próprio. Como você chegou a esse tipo de jogo? Foi um jogo de futebol ou foi com jogo de outro esporte? Fale para nós como descobriu que existe esse tipo de jogo.
       
      Eu conheci o Championship Manager 4 por idos anos 2005 ou 2006 na casa dos meus primos. Depois que voltei das férias, eu fiquei com vontade e obtive o CM4, depois o CM 03/04 até descobrir que havia um tal de Football Manager 2005, que depois foi logo superado pelos FMs posteriores. Mas sempre ouvi falar de gente que começou no CM 01/02 bem antes de mim.
×
×
  • Criar Novo...