Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aprendendo a Cantar e a tocar Violão!


Felipe'

Posts Recomendados

Galera, não sei se tem tópico aqui sobre isso já, ou se ao menos é a área correta.

 

Seguinte, tô querendo aprender a tocar violão faz um tempo, então pedi pra um amigo meu me mostrar umas cifras legais e fáceis de começar. Ele me recomendou You and I e Last Kiss.

 

Fui treinando, treinando, mas meio que me desestimulei porque, apesar de eu ter evoluído bastante, não consigo pegar o ritmo, e tenho dificuldade na hora de cantar e tudo. Nem ao menos eu sei afinar o violão ainda, fico pedindo pra ele, kkk.

 

Enfim, queria saber de alguém que aprendeu a tocar violão sozinho, pela net e tal, se tem alguma dica de como melhorar, pegar uma batida melhor, cantar, etc... algum site, alguma cifra boa... vale tudo! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

A única forma de melhorar é praticando mesmo. Tente tocar todo dia, nem que seja uns 15, 20 minutos. O ritmo e a coordenação vem com o tempo.

De site, recomendo o Cifra Club.

http://www.cifraclub.com.br/tv/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa parada de aprender é relativo. Tem uns que aprendem de um jeito, outros aprendem de outro. SE você tá com dificuldade de cantar e tocar junto, recomendo que você primeiro pegue o ritmo e os acordes, e depois tente cantar em cima. Sertanejo Universitário é bom pra começar, são ritmos fáceis e costumam ser acordes simples. Legião Urbana é bom também pra iniciante.

Quando você sentir que já tá tocando músicas com acordes 'C A G E D' e suas variações com firmeza, comece a treinar pestana. Muita gente desiste quando chega nas pestanas, ou tenta ao máximo fugir delas mudando o tom da música e tal, mas é bom persistir. Quando eu comecei, achei que nunca ia conseguir fazer pestana com um som limpo sem doer a mão e rápido. Demorei uns 4 meses pra conseguir. Uma dica é não parar a música pra tentar corrigir o acorde e tirar o som limpo, o certo é você ir tocando a música mesmo pestanejando.

No Cifraclub tem afinador, ou tu pode comprar um afinador eletrônico ou diapasão. Se quiser melhorar seu ouvido, pesquisa aí o método de afinação pela quinta casa. Busca no Cifraclub "Temas Diversos", vai ter um monte de músicas fáceis lá, como temas de jogos, músicas pra tu treinar dedilhado ou arpejo e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

O Rodrigo já deu altos toques bacanas, recomendo e assino embaixo o post dele. Só pra complementar: qualquer instrumento que seja, você não vai pegar a manha do dia pra noite, ou seja, não dá pra querer aprender as posições dos acordes, o ritmo da música e a forma de cantar, TUDO AO MESMO TEMPO.

Esquece. Eu quando aprendi (e tinha professor pra isso!), mal balbuciava um pouco da letra de "Ainda é Cedo", da Legião. Só me preocupava realmente em acertar a merda do acorde (Dm - C - Am) e o ritmo, só isso. Aí depois que fiquei "craque" nisso, acorde e ritmo é que fui me soltando e começando a cantar a letra, mas mesmo assim não é fácil. Depois, quando parti pra outra música, o mesmo problema: não dava pra cantar ("La Bella Luna", do Paralamas), fazer o acorde e acertar o ritmo, pois os acordes eram outros, o ritmo era outro e a canção era outra. Eu é que havia aprendido quase nada do violão, e já queria sair tocando qualquer música que me dessem.

Ou seja, resumindo: treine MUITO, mas mt mesmo a posição dos acordes mais básicos e a troca entre eles dentro de um ritmo básico e que seja mais fácil pra você (o meu era esse de "Ainda é Cedo", hahahah). Treine essa parte até que esteja com os acordes todos decoradinhos (na cabeça e nos dedos!) e fazendo a troca entre eles bem rápida, sem errar e/ou sem tocar o som correto de cada um.

Só aí parta pra querer cantar junto a canção. Se fizer como eu fiz (errado) no começo, cada música vai ser um inferno pra aprender ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assino embaixo dos dois posts!

Minha recomendaçao é comprar um instrumento de qualidade logo de cara. Nada de comprar porcaria pra aprender, vc acaba desestimulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assino embaixo dos dois posts!

Minha recomendaçao é comprar um instrumento de qualidade logo de cara. Nada de comprar porcaria pra aprender, vc acaba desestimulado.

Curiosamente isso não aconteceu comigo. Meu primeiro violão era vagabundo, e eu não desisti não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Eu comecei com um DiGiorgio Estudante n°18. Só inverti as cordas (sou canhoto)... é um ótimo violão pra se começar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui professor de violão por uns 2 anos. Toco há 12 ou 13 anos, eu acho.

A galera já te passou várias dicas bacanas, cara:

0- APRENDA A AFINAR A PORRA DO VIOLÃO, CARALHO! Tu não vai conseguir cantar no tom e vai sair tudo bizarro e mais dificultoso pra ti se teu violão estiver desafinado. E compra um violao vagabundo, tonante da vida. Nada de comprar coisa cara porque tu não sabe se tu realmente vai gostar. Não dá diferença alguma tu comprar um vagabundo ou bom, vai por mim. Violão bom é pra quem toca bem, coisa que quem tá começando não faz.

1- Toque SEMPRE. Se tu ficar sem tocar durante um dia, a porra toda vai desandar. Pega o violão pelo menos por 10 minutos, que seja;

2- Velho, músicas com NO MÁXIMO 3 acordes e de preferência músicas lentas. Cantigas é a grande pedida. Marcha Soldado, Atirei o Pau no Gato, Parabéns pra Você e por ai vai;

3- NÃO TE PREOCUPA COM A VELOCIDADE NA TROCA DOS ACORDES. Isso se pega com o tempo. Te preocupa em pegar uns 3 acordes (D, Em e A, que são os mais fáceis) e aprender bem a "pegada" nele. Tem "exercício da mão esquerda", que a gente chama. Esquece a tua mão direita e fica treinando a passagem de um acorde pro outro, sem se preocupar com velocidade. Primeiro a precisão, depois a velocidade;

4- Depois que tu estiver cracão na tua mão esquerda, pega uma dessas cantigas que te falei e ai tu vai começar a aprender o ritmo. Faz uma "marcação", que nada mais é do que tu tocar nas cordas pra baixo uma vez por segundo (ou seja, só vai marcar o tempo com as cordas). Marcha Soldado são dois acordes e é uma barbada de marcar o ritmo. O melhor a fazer é pegar um metrônomo online, que já faz essa marcação do compasso. É EASY, vai por mim.

5- Pegou o ritmo da mão direita? Ai tu vai começar a cantar. Lembra sempre que ritmo e canto o ser humano tem intrínseco. Quando tu tá ouvindo uma música tu faz o ritmo dela com a mão ou com o pé enquanto tu canta e tu nem percebe isso. Tu vai ver que essa mesma marcação tu faz com a mão direita e ai o canto vem normal. Essa parte é bem complicada e é onde os meus alunos tinham dificuldade. Eu costumava fazer o diabo só marcar a música com a mão e começar a cantar. Depois, vai pro violão e faz a mesma coisa.

6- Ai tu vai começar a aprender outros ritmos bem comuns, do tipo um reaggae da vida (Me Namora, se não me engano só tem 2 acordes e é uma barbada véia braba). É aqui que a coisa começa a ficar boa pra caralho;

7- Procura uns Legião Urbana (Eduardo e Mônica, Faroeste Cabolco, Geração Coca Cola) da vida e tenta acompanhar o ritmo dos caras. É intuitivo, cara. Tu ouve e já sabe como tem que fazer. A coisa nesse momento é tu procurar em site de cifras música que tenham NO MÁXIMO 4 acordes, sendo que nenhum deles com pestana.

8 - Começa a aprender a tal da pestana. É a coisa mais desgraçada que existe, mas paciência. Vai sair com um som escroto pra caralho, mas é normal. Fica tranquilis.

9- COMA MUITAS, MUITAS, MUITAS MULHERES COM OS TEUS DOTES MUSICAIS DE MARIACHI ANTONIO BANDERAS!

A partir daqui, as coisas começam a levar um tempo maior se tu quiser realmente aprender a tocar bem (um samba, algo mais clássico/erudito, dedilhado e por ai vai).

O melhor seria tu pegar um amigo teu pra aprender a afinar violão (e ele manter teu violão afinado), ritmo e te ensinar a cantar no tom. São coisas que demandam certo tempo. Já tive alunos que em duas semanas tavam tocando lindamente e outros que demorou uns 3 meses pra sair algo decente. Isso tudo depende de afinidade com o violão, mas principalmente, motivação. Nego acha que vai pegar aquela merda e vai sair tocando. Não é assim. Em geral, demora algo em torno de um ou dois meses pra ti conseguir tocar uma música legal, aprender a trocar acordes, fazer uma pestana e tal. O esquema é não desistir. Teus dedos vão doer, as músicas não vão sair, tu não vai pegar o ritmo direito e tal. Mas uma hora, magicamente, a porra acontece. Ai é só alegria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não , gosto de samba de raiz , o que nada tem haver com pagode .

Tô de sacanagem, cara. Eu ouço de tudo. Tem um camarada meu que manja bem de cavaco e banjo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Inicialmente, nem sei se estou na área correta. Se não estiver, peço que movam para o local adequado.

A questão é a seguinte: sempre gostei bastante de violão mas nunca tive coragem de começar a fazer aula e agora to querendo aprender de vez.

Alguma dica de quem gosta de instrumentos musicais? É possível aprender na internet? Agradeço qualquer dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicialmente, nem sei se estou na área correta. Se não estiver, peço que movam para o local adequado.

A questão é a seguinte: sempre gostei bastante de violão mas nunca tive coragem de começar a fazer aula e agora to querendo aprender de vez.

Alguma dica de quem gosta de instrumentos musicais? É possível aprender na internet? Agradeço qualquer dica!

http://forum.fmanager.com.br/topic/92027-instrumentos-musicais/

- Já tem violão? Se quiser aprender, compra um bem vagabundo porque tu não sabe se vai continuar ou não.

- Dá pra aprender sozinho tranquilo, mas assim como tudo na vida, o violão tem uma fase crítica de uns 2 ou 3 meses sem conseguir tocar nada. É aí que muita gente acaba desistindo. Mas passou dai, é só alegria. Às vezes em um mês já tá tocando, mas pode demorar 4, 5. Depende da pessoa.

- Apesar de conseguir aprender sozinho, o melhor seria ter um amigo pra ensinar os acordes básicos e principalmente pra afinar teu violão.

- A internet tem milhares de coisas bacanas pra quem quer aprender, desde o nível básico até o avançado.

- Dá pra comprar revistinhas de música que ensinam acordes e músicas bem simples.

- Dependendo do tempo que tu tem pra tocar, é bom treinar pelo menos meia hora por dia. O importante nem é o tempo de treino, mas sim a constância. Eu sou violonista há 12 anos e se fico um dia sem tocar já tenho dificuldade de tocar alguma peça mais complicada. Nem que seja 10 minutos por dia, tem que pegar.

Acho que é isso. Negócio é insistir que quando sair a primeira musiquinha (a minha foi "marcha soldado" hahah), nego fica numa felicidade desgraçada. Violão ou qualquer outro instrumento é algo sensacional. Tu pega mulher com mais facilidade e ainda desopila quando tá com a cabeça cheia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

Valeu pelas dicas, Silveira! Eu não conhecia o tópico, vou dar uma olhada.

Eu tenho um violão aqui mas acho que deve ser bem safado, não sei nem de onde veio hahahah.

Eu to pensando em fazer uns dois meses de aula depois manter o treinamento sozinho, dai eu pego os acordes básicos e coisas mais simples com professor depois vou praticando. O que acha?

E a minha intenção é justamente isso de "esvaziar a cabeça". Vejo nego tocando violão em uma vibe tão fera, me da vontade de aprender pra chegar em casa em um dia estressado e tocar sozinho, tranquilo.

Vou aproveitar as ferias da faculdade agora e vou ir atrás dessas paradas, quem sabe não aprendo rápido? Embora não ache que tenha o dom da coisa hahahah.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, Silveira! Eu não conhecia o tópico, vou dar uma olhada.

Eu tenho um violão aqui mas acho que deve ser bem safado, não sei nem de onde veio hahahah.

Eu to pensando em fazer uns dois meses de aula depois manter o treinamento sozinho, dai eu pego os acordes básicos e coisas mais simples com professor depois vou praticando. O que acha?

E a minha intenção é justamente isso de "esvaziar a cabeça". Vejo nego tocando violão em uma vibe tão fera, me da vontade de aprender pra chegar em casa em um dia estressado e tocar sozinho, tranquilo.

Vou aproveitar as ferias da faculdade agora e vou ir atrás dessas paradas, quem sabe não aprendo rápido? Embora não ache que tenha o dom da coisa hahahah.

Eu dei aula de violão por alguns anos, então sempre sou a favor dela. Dois meses é um ótimo tempo pra se aprender, desde que tu tenha disciplina pra pegar todo dia 5, 10 minutos pra tocar. Vai dar tempo de conhecer acordes, batidas e se tu arrisca cantar, aprender a cantar junto com o ritmo. Ainda vai ter noção de afinação e troca de posições. Já dá pra brincar.

Agora, dá uma olhada na aula de violão. Se for mais de 30 pila a hora, pula fora (o ideal é 15, 20). Tu não precisa de um mestre jedi pra te dar aula, precisa de um cara que esteja fazendo faculdade de música ou até mesmo que só toque por bastante tempo e tenha boa didática. Outro ponto é que tu não precisa aprender praticamente nada de teoria musical. Teu negócio no início vai ser só tocar e pronto. Depois, se tu te interessar, procura se aprofundar. Por isso que o violão pode ser um bem vagabundo mesmo. Se tu curtir o esquema, ai investe.

E não acho que tenha esse esquema de dom, viu. Às vezes tu tem uma afinidade maior pra coisa que tu nem mesmo sabia que tinha. Eu descobri que eu sei cantar no tom ainda antes das aulas se solfejo, coisa que jamais pensei que conseguisse. Tu só vai ver se tu tem maior afinidade com a coisa quando aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

[...] E a minha intenção é justamente isso de "esvaziar a cabeça". Vejo nego tocando violão em uma vibe tão fera, me da vontade de aprender pra chegar em casa em um dia estressado e tocar sozinho, tranquilo. [...]

Porra, isso é ótimo. Toco já há bastante tempo e geralmente é pra mim mesmo, tipo hobby, pra se divertir, desestressar, curtir uma música que eu goste mas fazendo do meu jeito, improvisando, enfim. Nesse sentido é mt fera, mas claro que há outros benefícios também, como o Silveira já falou.

p.s: mesclei os tópicos, dá uma olhada mais pra cima Gimenes, porque tem post que você pode ter não visto ainda, pois o outro tópico era mais antigo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguma dica pra não tocar um dedo na corda e fazer aquele som triste? Meus dedos são largos demais e grossos geralmente esbarra em uma corda. Tô tentando aprender ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguma dica pra não tocar um dedo na corda e fazer aquele som triste? Meus dedos são largos demais e grossos geralmente esbarra em uma corda. Tô tentando aprender ainda

Mão esquerda, tu diz? Se for, esquece a mão direita. Fica treinando só a troca de uma posição pra outra, SEM PRESSA. Primeiro tu pega a precisão, depois a velocidade. Lembrando que não são os teus dedos que devem tocar a corda, mas sim a ponta deles. É idiota dizer, mas mais pra frente vai fazer sentido.

Não te preocupa com velocidade agora, a ideia é pegar a precisão (e pressão tbm) do acorde. Isso a gente chama de "atacar o problema". Tá com alguma dificuldade no instrumento, fica só exercitando ela, até pegar. A mão direita, nesse teu caso, não importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mão esquerda, tu diz? Se for, esquece a mão direita. Fica treinando só a troca de uma posição pra outra, SEM PRESSA. Primeiro tu pega a precisão, depois a velocidade. Lembrando que não são os teus dedos que devem tocar a corda, mas sim a ponta deles. É idiota dizer, mas mais pra frente vai fazer sentido.

Não te preocupa com velocidade agora, a ideia é pegar a precisão (e pressão tbm) do acorde. Isso a gente chama de "atacar o problema". Tá com alguma dificuldade no instrumento, fica só exercitando ela, até pegar. A mão direita, nesse teu caso, não importa.

Mão esquerda mesmo, na hora de posicionar para algum acorde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem dificil dizer qual o problema sem realmente ver o que o aluno tá fazendo de errad. Só a ponta do dedo deve pressionar a corda e com pressão correta tbm, Tenta ir pressionando a corda e tocando-a quando o som ficar limpo e agradável é essa força que tu tens de uzar. Também pode ser a força dos dedo no lugar errado, tem que ser ao lado do traste ( a barrinha que separa as casas). De resto o Professor Silveira falou quase tudo pro iniciante, boa sorte!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Quando estiverem manjando, vão no Cifra Club, abram a página do John Mayer e sejam felizes com as bucetinhas.

Você também toca, Bernardo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Post Original:
       
       
      Edições da moderação (Links Úteis)
      Steam - http://store.steampowered.com/ Origin - https://www.origin.com/pt-br/store/ Humble Bundle - https://www.humblebundle.com/?aug1914 Nuuvem - http://www.nuuvem.com.br/ Uplay - http://shop.ubi.com/store/ubibr/pt_BR/home/ThemeID.36933300 (não ativa na steam) Green Man Gaming - http://www.greenmangaming.com/ CustoGamer - Site para histórico de preços e aviso de promoções. Recomendações de Jogos (Indies e Mainstream) Quer saber se os jogos da Steam estão no preço mais baixo de todos os tempos?
      https://isthereanydeal.com/ https://steamdb.info/ https://www.steamprices.com/br/
    • Léo R.
      Por Léo R.
      Seguinte, preciso comprar um Note/Ultra novo no valor de no máximo uns 2300~2400 reais, gostaria de indicações, e pergunto se os notes da lenovo são bons, só não quero HP, já tive 2.
      Obrigado.
      Note, pra programação/edição de imagens leves, alguns jogos como o FM, e internet/edição de textos.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      De forma a trazer alguma coisas diferentes, e observando o movimento do pessoal nos tópicos nostálgicos, achamos que seria uma boa ideia criar algo para que os membros possam conhecer um ao outro, interagir e se divertir. Para isso, pensamos num joguinho bobo de perguntas e respostas.
      Funcionará assim:
      Alguém posta, o próximo que postar, faz uma pergunta para quem postou (aqui mesmo no tópico) e a pessoa responde, a próxima pergunta vai para quem perguntou por último e assim por diante. Não vale fugir da raia, tem que dar uma resposta honesta. Não vale mandar um "não sei", ou qualquer coisa do gênero. O objetivo aqui é iniciar uma interação entre nós e se você não quiser receber nenhuma pergunta, não faça nenhuma pergunta, é simples.
      Só para exemplificar: Eu fiz o post, o @Leho. vem e faz uma pergunta, eu respondo, daí, o @ZaMBiA vem e faz uma pergunta, o Leho responde e assim por diante.
      Podem perguntar qualquer coisa, desde que dentro dos limites das regras do fórum e do bom senso. Perguntas que sirvam apenas para ofender e denegrir algum outro membro, estão veemente proibidas. Contamos com a colaboração dos membros. Pensem nisso como uma mesa de boteco, não precisam perguntar apenas coisas sérias.
      Portanto, eu já inicio a brincadeira, quem quiser perguntar qualquer coisa, pode perguntar.
      ------------------------------------
      O tópico também serve pra quem quiser contar qualquer coisa da vida, ter ajuda nos problemas pessoais, desabafar, falar de mulher, dos planos e por aí vai. É mesa de boteco mesmo.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Estava lendo uns comentários no reddit sobre o pessoal que veio depois de Seinfeld falando dos clichês da série, sendo que na época, era algo inovador. Daí tive essa ideia para batermos um papinho. Quais os clichês vocês menos gostam nos seus filmes e séries?
      Os meus dois mais odiados tem a ver com relacionamentos, principalmente em séries.
      O primeiro é o famoso "eles vão ficar juntos?", nós sabemos que eles vão ficar juntos, todo mundo sabe que eles vão ficar juntos, mas os roteiristas ficam arrastando até a última temporada ou até o season finale. Um exemplo clássico seria Ross e Rachel de Friends. Não tem problema nenhum os protagonistas ficarem juntos, mas façam de uma maneira orgânica, tipo Bones fez. Enrolaram, tradicionalmente, mas depois da enrolação, criaram um relacionamento novo e utilizaram os dilemas da nova etapa da vida para adicionar drama sem ficar esticando o mistério.
      O segundo é a necessidade inerente de em uma série que tem dois protagonistas de sexos opostos ficarem juntos. Em algumas séries faz sentido, em outras não. Mas normalmente numa série que está faltando algo nesse departamento, forçam situações que nem sempre fazem sentido. Aí fica uma coisa forçada que acaba depois caindo no clichê de cima. Um exemplo recente de que lidaram bem com isso foi Elementary, outro que lidaram muito mal foi The Big Bang Theory, já que o casal principal não passava de uma fantasia nerd e não tinha lá muita química quando as coisas foram evoluindo.
      E os de vocês?
    • Visitante
      Por Visitante
      É ainda um tipo de jogo para um nicho de usuários, imagine 20 anos atrás, 15 anos atrás?
      Os jogos Manager não tinham tanta notoriedade naquela época. Hoje tem uma gama de diversidade muito maior, com um número de gamers muito maior.
      Mas afinal, como vocês vieram parar neste tipo de jogo?
      Enquanto estava todo mundo jogando outros tipos de games em que você tinha que movimentar os seus comandados, em uma época que não tinha esse conceito de "gerenciador", e somente havia as partidas, o play e as manetes. Eis então você conheceu este tipo de jogo peculiar, que você gerencia os comandados, mas não os controla por si próprio. Como você chegou a esse tipo de jogo? Foi um jogo de futebol ou foi com jogo de outro esporte? Fale para nós como descobriu que existe esse tipo de jogo.
       
      Eu conheci o Championship Manager 4 por idos anos 2005 ou 2006 na casa dos meus primos. Depois que voltei das férias, eu fiquei com vontade e obtive o CM4, depois o CM 03/04 até descobrir que havia um tal de Football Manager 2005, que depois foi logo superado pelos FMs posteriores. Mas sempre ouvi falar de gente que começou no CM 01/02 bem antes de mim.
×
×
  • Criar Novo...