Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Jirimias

A Revolta de Xandoca

Recommended Posts

Luchín

Essa é a realidade de se jogar no Espirito Santo. Não entendo como o futebol nunca se desenvolveu muito por aí. :eyebrow:

A parte ficcional está muito boa (pra variar :lol:).

Boa sorte e paciência, Jiri.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Maiiron

Vai ser um inferno, literalmente, o time tem poucos jogadores, pouca grana e tu ainda quer avançar em infraestrutura. Complicado. Jogar no ES é mais um complicador do save, por causa da reputação dos clubes. Agora eu quero ver. HAHA Sorte pro save.

Compartilhar este post

Link para o post
Joaoluiskw

Vai ser terrível conseguir montar um bom time! Boa sorte, vc vai precisar!

Compartilhar este post

Link para o post
N0name

Opa, um save com a saudosa tiva! Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post
João.Vitor

Desportiva é meu time capixaba favorito, boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post
Bielgb

bastante difícil boa sorte na continuação do save

Compartilhar este post

Link para o post
LikeaBoss

Gostei muito da proposta do save, acompanhando!

Boa Sorte!

Cadê os Jogadores???

HAHAHA!

Compartilhar este post

Link para o post
Jirimias

Gostei muito da proposta do save, acompanhando!

Boa Sorte!

Cadê os Jogadores???

HAHAHA!

Que legal que gostou, LikeaBoss! Vai ser trabalhoso, promete ser o save mais difícil ( pelo menos este começo eu nunca vi igual em nenhum save que fiz).

haha como falei: foi a mesma pergunta que fiz qdo abri a tela do plantel no jogo kkk.

bastante difícil boa sorte na continuação do save

Tá tenso, rapaz. Vlw!

Desportiva é meu time capixaba favorito, boa sorte

O meu também. Torce aí!!!

Opa, um save com a saudosa tiva! Boa sorte!

Verdade. Época dos bons tempos do futebol do estado.

Vai ser terrível conseguir montar um bom time! Boa sorte, vc vai precisar!

Nem me fala, João. Não consigo ninguém por empréstimos, qdo tenho como pagar o custo mensal ou o jogador não aceita vir.

Vai ser um inferno, literalmente, o time tem poucos jogadores, pouca grana e tu ainda quer avançar em infraestrutura. Complicado. Jogar no ES é mais um complicador do save, por causa da reputação dos clubes. Agora eu quero ver. HAHA Sorte pro save.

Sim, jogar no ES é um complicado a mais, a reputação não ajuda e não tendo dinheiro, jogador e estrutura, vamos ter que ralar para chegar lá. Vlw, Maiiron!

Essa é a realidade de se jogar no Espirito Santo. Não entendo como o futebol nunca se desenvolveu muito por aí. :eyebrow:

A parte ficcional está muito boa (pra variar :lol:).

Boa sorte e paciência, Jiri.

Muitos fatores impedem o crescimento do futebol no estado, entre eles a falta de investimento por parte do governo, já que os clubes sozinhos não conseguem se manter ( isso melhorou recentemente com o advento da Copa) e o fato dos clubes não conseguirem segurar os poucos talentos que revelam. Cedo, cedo são negociados a preço de banana, principalmente para o futebol de Minas.

Obrigado,Borell!

Paciência será necessária.

Compartilhar este post

Link para o post
ggpofm

Futebol no ES é dureza.

Vai ser um excelente desafio para o Sávio.

Compartilhar este post

Link para o post
Henrique M.

O desafio vai ser grande, mas vamos aguardar para ver do que o Sávio é capaz.

Compartilhar este post

Link para o post
Jirimias

O desafio vai ser grande, mas vamos aguardar para ver do que o Sávio é capaz.

Vai ser dureza para o Sávio, mas por outro lado é a hora dele mostrar serviço.

Futebol no ES é dureza.

Vai ser um excelente desafio para o Sávio.

No Fm sempre consegui fazer saves com os pés nas costas, mas neste tá dose.

Sávio vai poder mostrar a que veio.

Compartilhar este post

Link para o post
Jirimias

Untitled-4.gif

Rincón+10

Temporada 2014 | Entre "Aleluias" e "Balões", o matador.

O Camisa 9 era o mais velho entre eles só perdia por três anos para o seu treinador. Aceitou vir para o Espírito Santo seduzido pelo salário de R$5 mil, que naquela altura da carreira era um valor bastante expressivo. Não gostava de ser chamado de veterano, mas fazia questão de usar a experiência como critério para vencer as disputas dentro da equipe.

Rincón foi revelado pelo Treze. Além do clube da Paraíba, o atacante jogou no Coritiba, Santa Cruz e Asa. Atuou sete anos anos no exterior jogando nos campeonatos da Turquia e Portugal.

RINCON.gif

Rincón era o capitão da equipe, o batedor de falta, de tiro de meta, de lateral, de escanteio e o chefe da resenha. Só não tinha o melhor salário. O nome dele ninguém sabe ( o RH não quis revelar ), era conhecido apenas pelo apelido: Rincón. O apelido veio das semelhanças físicas com o famoso jogador colombiano. As semelhanças paravam por aí.
O atacante foi o único reforço da Desportiva, os outros que chegaram foram uns moleques "aliciados" por Sávio em um trabalho com o olheiro-chefe da equipe. O curioso é que o olheiro chefe, o Luciano Marques, não tinha ninguém para chefiar, por isso arrumou um estagiário para ter em quem mandar. O problema que o estagiário era sobrinho do diretor do clube e no final das contas era ele quem mandava no olheiro.
A estratégia de recrutar moleques com idade inferior a 19 anos foi a última tentativa de Sávio de conseguir ter uma equipe para a disputa do Estadual. Funcionava da seguinte forma: os jogadores assinavam um contrato de formação de R$450,00, valor que o clube ainda conseguia arcar. Depois de uma semana no clube e alguns testes a Desportiva oferecia um contrato profissional que não passava de R$600,00. Pronto! Estava formado o plantel da Tiva
transfer.gif
Os "reforços" da Desportiva. Aleluia fecha a lista. Aleluia!!!

O campeão simbólico

Temporada 2014 | Primeiro Turno do Capixabão

O Campeonato Capixaba é disputado por dez equipes em turno e returno. Os quatro melhores colocados disputam o título estadual em um mata-mata. Os dois últimos colocados são rebaixados para a Série B.

Naquele ano, o Desportiva não tinha a presença de seu maior rival: o Rio Branco, rebaixado na temporada 2013. A torcida sentiu a falta do clássico havia sobrado pouca gente a quem zoar. O Vitória só tinha a soberba de ser da capital, já o Vilavelhense só tinha de perigoso o nome, que era chato de falar.

Acabou que naquele campeonato criou-se uma rivalidade com um time do interior: o Estrela do Norte, de Cachoeiro de Itapemirim. O alvinegro da terra de Roberto Carlos foi a única equipe que tirou pontos do time de Sávio. A vitória do Estrela na Arena Sicoob foi por algum tempo o assunto na Grande Vitória.

partidas.gif

Porém a partida memorável foi mesmo aquela contra o Aracruz: nada menos que oito gols no Estádio do Bambu. O incansável time que carrega no escudo o nome de sua cidade deu bastante trabalho para o Tiva. Depois de empates e viradas, o final terminou com um placar com jeito de goleada.

partida.gif
A estreia de Rincón com hat-trick e tudo mais
Com oito vitórias, a Desportiva terminou o primeiro turno na liderança e com cinco pontos de vantagem sobre o Estrela, único clube invicto da competição. O ataque Grená merece destaque e muito deve-se ao poder de fogo de Rincón.
classifica.gif

Era um time muito engraçado...

Temporada 2014 | Estatísticas

Sávio não escondia de ninguém sua dificuldade de escalar seu time sem rir. Era um misto de desespero com deboche dos apelidos de seus jogadores. Mas não havia nada que podia fazer, aquilo era o melhor que poderia ter em mãos.
No gol, Diego Max era o titular, mas não era o dono do apelido mais estranho. Que tal ficar gritando à beira do campo para um goleiro chamado Ninja segurar um pouco a bola? E um zagueiro de nome Mayko Jhordan? Impossível não temer que ele metesse a mão na bola a qualquer momento.
No ataque estreava o Balão, que ganhou o apelido quando resolveu ganhar alguns quilos para ficar igual ao seu ídolo: Walter, do Goiás. Só faltava agora o futebol...
Olhando os números do plantel era fácil concluir que Rincón carregava o time nas costas. Seu parceiro, Evandro, recebia R$11mil por mês e era visto pela diretoria como a bola da vez de sempre. Sávio sempre gostava de lembrá-lo que sua permanência no clube estava em risco: " Evandro, com seu salário eu pago dois Rincóns, um Aleluia e um Balão." Motivado, Evandro melhorou bastante nos últimos jogos.
estat.gif

Compartilhar este post

Link para o post
MatheuB

" Evandro, com seu salário eu pago dois Rincóns, um Aleluia e um Balão." Demais kkkkkkk.

Merece crédito pelo trabalho o Sávio, deslizou no primeiro turno.

Compartilhar este post

Link para o post
Bielgb

tirando essa derrota seu time esta muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Jirimias

tirando essa derrota seu time esta muito bem.

Eh, acho que os outros times são muito ruins rsrs

" Evandro, com seu salário eu pago dois Rincóns, um Aleluia e um Balão." Demais kkkkkkk.

Merece crédito pelo trabalho o Sávio, deslizou no primeiro turno.

kkk pô, queria muito vendê-lo, mas ele até que é bom.

Não sei como será na Sèrie D, mas no Estadual deu para levar na boa até agora.

Compartilhar este post

Link para o post
LikeaBoss

O time vem muito bem, mas o campeonato também é fraquissimo...

O time disputa a Série D ?

baa...de acordo com o olheiro, pelo menos...acho que você precisa investir urgente em um goleiro.

Gostei da maneira que contratou, ficou mais real com essa gurizada do que quando sugamos 20 jogadores emprestados a custo zero, o que facilita muito o jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Luchín

Era esperada a tranquilidade no, fraco, campeonato capixaba. Quero ver na série D se o time vai ter atuações tão boas.

Compartilhar este post

Link para o post
rsm_rlb

Voou no primeiro turno. Boa sorte no segundo, e cuidado com a Série D

Compartilhar este post

Link para o post
Maiiron

Tá voando as tranças. Agora quero ver na Série D, lá o buraco é BEM mais embaixo.

PS: Putz, os nomes são engraçados demais, não tem como jogar em casa sem rir. HAHAHA

Compartilhar este post

Link para o post
N0name

Bela campanha, parabéns

Seus goleiros são tão ruins assim?

Compartilhar este post

Link para o post
ggpofm

Meio caminho andado para conseguir uma vaga no mata-mata.

Parece que a meninada está compreendendo bem as instruções do Sávio, além de ter um "auxiliar" em campo. O veterano experiente Rincón.

Acho que na Série D, o buraco será mais embaixo.

Compartilhar este post

Link para o post
Jirimias

O time vem muito bem, mas o campeonato também é fraquissimo...

O time disputa a Série D ?

baa...de acordo com o olheiro, pelo menos...acho que você precisa investir urgente em um goleiro.

Gostei da maneira que contratou, ficou mais real com essa gurizada do que quando sugamos 20 jogadores emprestados a custo zero, o que facilita muito o jogo.

Sim, o nível dos adversários colabora e muito para o sucesso da equipe.

A Tiva disputaria de qualquer forma a Série D por ter sido campeã estadual em 2013, mas eu dei um jeito via editor para trocar de lugar com o Aracruz, pois até então não tinha decidido se começaria no meio ou no início da temporada.

Os goleiros são horríveis. Eram jogadores cinzas que eu promovi desde a saída do Felipe. Tenho que arrumar um substituto, mas não tenho como pagar salário.

Ficou real mesmo. Antigamente era possível contratar por empréstimo, não pagar nada e deitar e rolar. Agora ficou muito mais divertido, é ralação pura. O máximo que vou conseguir por empréstimo são jogadores da Série C e D.

Era esperada a tranquilidade no, fraco, campeonato capixaba. Quero ver na série D se o time vai ter atuações tão boas.

Nem de perto será esta moleza que está sendo o estadual, tenho que conseguir reforçar todos os setores da equipe, do contrário será só vexame

Voou no primeiro turno. Boa sorte no segundo, e cuidado com a Série D

Eh, temos que ficar esperto com a Série D, o negócio lá não é bonito

Tá voando as tranças. Agora quero ver na Série D, lá o buraco é BEM mais embaixo.

PS: Putz, os nomes são engraçados demais, não tem como jogar em casa sem rir. HAHAHA

Com certeza, na Série D não vai ser nem de perto essa moleza.

Só nome esquisito. A vantagem é que não terei problemas em jogar com newgens no futuro hehe.

Bela campanha, parabéns

Seus goleiros são tão ruins assim?

Obrigado! São horríveis mesmo, eram jogadores cinzas que eu contratei.

Meio caminho andado para conseguir uma vaga no mata-mata.

Parece que a meninada está compreendendo bem as instruções do Sávio, além de ter um "auxiliar" em campo. O veterano experiente Rincón.

Acho que na Série D, o buraco será mais embaixo.

Eh, se é que o FM vai deixar ter mata-mata. Tomara que sim para ficar igual a realidade.

A experiência do Rincón dosa a juventude do plantel, mas são os gols dele que tem carregado a equipe. É um matador nato.

Série D será outro papo.

Compartilhar este post

Link para o post
xokomaster

Sávio explica melhor não esta fácil de conseguir empréstimos ?

Série D vai ser tenso, e o Rincón nem com todo sua experiência vai dar jeito se esse time não se reforçar.

Compartilhar este post

Link para o post
Jirimias

Sávio explica melhor não esta fácil de conseguir empréstimos ?

Série D vai ser tenso, e o Rincón nem com todo sua experiência vai dar jeito se esse time não se reforçar.

Assim:nas versões antigas do FM eu conseguia alguns empréstimos sem pagar salários, então era possível reforçar a equipe só com jogadores emprestados e isso não refletia na parte financeira do clube. Raras são as exceções de clubes que não pedem que a Tiva pague pelo menos 20% do salário e como nossa verba salarial está completamente comprometida, não consigo oferecer mais de R$0 por mês.

Quando o clube aceita emprestar sem que eu tenha que pagar os salários aí o jogador recusa. A reputação da Desportiva e do ES é medonha, até jogador da Série D recusa jogar aqui hehe. Por estas e oturas, pegar jogador emprestado tá muito complicado.

A Série D bate na porta, além disso tem Copa do Brasil, espero que eu consiga algumas peças, pois do contrário, a coisa vai ficar feia.

Compartilhar este post

Link para o post
xokomaster

Assim:nas versões antigas do FM eu conseguia alguns empréstimos sem pagar salários, então era possível reforçar a equipe só com jogadores emprestados e isso não refletia na parte financeira do clube. Raras são as exceções de clubes que não pedem que a Tiva pague pelo menos 20% do salário e como nossa verba salarial está completamente comprometida, não consigo oferecer mais de R$0 por mês.

Quando o clube aceita emprestar sem que eu tenha que pagar os salários aí o jogador recusa. A reputação da Desportiva e do ES é medonha, até jogador da Série D recusa jogar aqui hehe. Por estas e oturas, pegar jogador emprestado tá muito complicado.

A Série D bate na porta, além disso tem Copa do Brasil, espero que eu consiga algumas peças, pois do contrário, a coisa vai ficar feia.

Entendi, até estava animado em fazer um save com o Santo Angelo do RS, 2º divisão gaucha + série D, mas o plantel tem 1 jogador e o restante cinza, e n disponibilizaram nada para além de R$ 4.600,00 por mês em salários, ta brabo Sávio essa é a situação dos times da série D, mais esquecidos, nossa vida não esta nada fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Thiago Anjo
      Por Thiago Anjo
      No FM 14 enquanto eu tentava mudar a câmera do 3d para o 2d, aconteceu esse bug quando eu via replay de outros gols, a câmera ficou sensacional, tentei rodar a web tentando uma forma, mesmo que fosse um tipo de hackeamento, mas não achei nada que indicasse ser possível fazer no FM 2018, alguém tem alguma ideia? Foi a câmera mais legal que já vi, ela deixa o 3D porém tira os movimentos de pernas e corpo, que muitas vezes fica bem tosco e nos dá um pouco pra imaginar como seria  jogada na vida real:

https://youtu.be/bwCuIcVCwX4

https://www.youtube.com/watch?v=fypVi0Y8Urs

• Orange 2
      Por Orange 2
      Quando vou colocar o código do produto desse jogo na minha segunda conta da Steam aparece essa mensagem de erro:

A antiga conta da Steam que eu tinha e que eu não lembro mais foi cadastrada com um email IG, que de uns tempos pra cá passou a ser paga e não tenho como ter acesso a ele, só pagando pra mim recuperar a antiga conta.

Alguém tem outra solução?
    • Toggy81
      Por Toggy81
      A seguir vou disponibilizar a tradução de um belíssimo material do FMSite que serviu para que eu revesse minha relação com o Football Manager no último mês.
      Este guia procura explicar o que realmente são os atributos, como funciona o motor do jogo em relação a eles e como você pode utilizar essas informações para preparar sua equipe para um jogo na prática.
      É um material extremamente extenso, por volta de 70 páginas que irei atualizando conforme for terminando as traduções dos capítulos.
      Será um trabalho demorado devido à quantidade de informações a serem traduzidas e à minha falta de tempo, mas acredito que será muito útil para quem quiser realmente entender o jogo.
      Se você está com a sensação de que a cada versão que é lançada entende cada vez menos o jogo, este material pode ajudá-lo assim como me ajudou muito.
      Mudou o meu jeito de ver o jogo e consequentemente minha satisfação ao jogá-lo.
      Download: Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager (pdf)
      PRÓLOGO - FUNDAMENTOS DO GUIA
      CAPÍTULO 1 – CONHECENDO OS JOGADORES
      1.1. Classificação dos Atributos.
      1.2. Explicação Definitiva dos Atributos.
      1.2.1. Atributos Técnicos.
      1.2.2. Atributos Físicos.
      1.2.3. Atributos Mentais.
      1.2.4. Atributos de Goleiro.
      1.2.5 Atributos de Personalidade.
      1.3. Movimentos Preferidos do Jogador
      1.3.1. MPs Defensivos.

1.3.2. MPs de Movimento.
      1.3.3. MPs de Disciplina.
      1.3.4. MPs de Passe.

1.3.5. MPs de Finalização.

1.3.6. MPs de Técnica.

1.4. Uma Observação Cautelosa.

• alexcarvalho
      Por alexcarvalho
      Boa noite Galera! jogo fm 14 e gostaria de saber se tem como eu ainda baixar o pacth para ativar a serie d no meu jogo, pois ta muito chato jogar só com a series A,B E C.
      se puderem me ajudar fico grato!!

Alexandre
    • Stay Heavy
      Por Stay Heavy
      Fala galera! A nossa equipe traz para vocês, mais um guia traduzido. Dessa vez, o guia é o How to Play FM14: A Twelve Step Guide, do famoso user, wwfan.
      Um Guia em 12 passos
      1- Entenda com profundidade os conceitos estratégicos:
      Filosofia/Liberdade: A filosofia/liberdade é a estrutura de mentalidade e liberdade criativa. Elas vão desde um jogo muito estruturado com baixa liberdade criativa, até pouco estruturados com alta liberdade criativa. Segue uma descrição prática:
      Muito Estruturado: Cada jogador recebe uma responsabilidade/função específica e se espera que obedeça a ela (geralmente um time possui 5 ou mais funções diferentes); Estruturado: A cada jogador é designado uma função que contribui de uma forma específica ao jogo (defesa, defesa e transição, transição e ataque e ataque); Flexível: Os jogadores focarão sua função específica (defesa, suporte ou ataque); Fluído: Os jogadores se focarão em defender ou atacar; Muito Fluído: Os jogadores contribuem em todas as funções. Como visto, cada filosofia reduz o nível de especialização. No "Muito Estruturado" você tem cinco diferentes tipos de funções, no "Estruturado" quatro responsabilidades, no "Flexível" três, no "Fluído" dois e na opção 'Muito Fluído" apenas uma. Na filosofia "Muito Estruturada" você espera que cada jogador obedeça a sua descrição de responsabilidades, então você poderá selecionar várias funções específicas. Na filosofia "Muito Fluída", você espera que todos os jogadores façam um pouco de tudo, o que torna as marcações de funções redundantes.
      Eu considero o seguinte como funções especializadas:
      Jogador Alvo; Oportunista; Centroavante; Falso 9; Enganche; Armador Avançado; Armador Recuado; Regista; Meio-campista Recuperador de Bolas; Volante; Líbero. Essas quatro funções podem se encaixar em qualquer campo, dependendo da sua interpretação:
      Atacante Completo; Atacante Defensivo; Atacante Sombra; Camisa 10; Lateral Limitado; Meio-campista Área-Área; Ala Completo; Defensor com bola. E considero as seguintes, funções genéricas:
      Atacante Recuado; Meia Atacante; Segundo Atacante; Ponta; Meio-campista Central; Meio-campista Lateral; Meia Defensivo; Terceiro Zagueiro; Lateral; Líbero; Zagueiro; Defensor Limitado; Goleiro Líbero. Eu geralmente sugiro a seguinte regra:
      Muito Estruturado: 4-5 funções especializadas Estruturado: 3-4 funções especializadas Flexível: 2-3 funções especializadas Fluido: 1-2 funções especializadas Muito Fluido: 0-1 funções especializadas 2- Adaptar as funções para os jogadores:
      Você vai perceber que muitas funções não se encaixam perfeitamente nos pontos fortes e fracos de um jogador. Use as instruções individuais para ajustar as habilidades de um jogador com a as exigências da função. Se você achar que está ajustando muita coisa, pode ser que o jogador escolhido possa não realizar a função desejada e outro jogador seja mais adequado. Não confie cegamente no seu assistente. Dê uma conferida. Como a função do jogador fica com o jogador, você pode ter um meia-atacante pelos lados definido como Ponta, com função de Ataque, mas um outro jogador com um conjunto de habilidades mais adequadas, com bom passe como Armador Avançado/Apoiar. Você não está mais preso a ter as mesmas funções para todos os jogadores sem fazer mudanças complicadas.
      3- Tenha em mente que os nomes das mentalidades são mais complicados do que parecem:
      A mentalidade defensiva ainda usa o contra-ataque, enquanto que a mentalidade ofensiva pode ter uma defesa sólida. Os dois extremos (Contenção e Sobrecarregar) são tanto ofensiva, quando defensiva. Uma boa regra é que, se você quiser jogar com vários meias recuados e um jogo de passes curtos, escolha uma mentalidade menos ofensiva, enquanto que se você quiser ter pontas eficientes e um estilo direto, escolha uma mentalidade mais ofensiva.
      4- Concentre-se nas funções e deveres e suas combinações:
      Certifique-se que você tem uma função de Ataque na defesa, geralmente, mas não necessariamente combinada uma função de Apoio, uma função de Ataque e uma de Defesa no meio de campo e uma de Apoio (Camisa 10, Falso 9) no ataque. Esse tipo de estrutura incentiva o movimento entre as linhas, o que é vital para uma tática dinâmica, que cria diversas oportunidades. Ele também garante um sistema defensivo mais fechado, em que a equipe defende em blocos ao invés de linhas desconectadas. Se você jogar com uma formação que tenha um atacante solitário, garanta que ele recue um pouco, dando-lhe função de apoio (Camisa 10 ou Falso 9), pois com outros papéis, corre o risco de isolá-lo, resultando na incapacidade de criar/participar das jogadas. A exceção é quando há um Armador Avançado atrás dele. Nessas formações, você vai querer que seu atacante permaneça na faixa alta em toda linha ofensiva, abrindo espaços para o Armador se movimentar. Certifique-se que você tenha pelo menos uma função de Meio-Campista automática, para quebrar as jogadas e ter posse de bola. Se você quiser usar um armador, pense na melhor posição para que ele crie jogadas, ou então, ele ficará isolado.
      5- Olhe para a página de comparações da equipe para determinar quanto forte/fraca sua equipe é na divisão:
      Considere usar os ajustes táticos para aproveitar isso (por exemplo, se você tem uma equipe lenta, pressione menos, ao passo que, se a equipe é veloz e trabalhadora, pressione mais). Embora isso se torne menos importante com o moldar da equipe ao seu estilo, as vantagens adquiridas com a compreensão de como sua equipe está, comparada com as demais da divisão, pode ser vital ao assumir um novo clube.
      6- Use as instruções da equipe para desenvolver e salvar um estilo de jogo preferido:
      Tais instruções devem se adequar aos pontos fortes e fracos da equipe. Por exemplo, uma equipe altamente técnica pode jogar de forma mais profunda, mantendo a posse de bola, passando para o espaço a frente, correndo para cima da defesa, utilizando estratégia de contra ataque, pode valer a pena. Uma equipe menos técnica, porem mais forte fisicamente, pode se impor de forma diferente, então considere utilizar passes mais diretos, cruzamentos rápidos, utilizando uma estratégia ofensiva. Há diferentes modos de construir um estilo de jogo. Às vezes, você terá uma equipe boa o suficiente para moldar um estilo de jogo, outras vezes, o estilo de jogo pode ser forçado. Você pode querer alterar um estilo em uma partida, com base em outras partidas. Não há nenhuma regra geral. Somente tente ser lógico em suas combinações.
      7- Antes de cada partida, considere olhar as condições climáticas e a formação da equipe adversária para determinar sua estratégia de jogo:
      Pode ser muito difícil de contra atacar em um gramado pesado e encharcado, então você pode ter que abandonar seu estilo de jogo preferido e optar por um mais feio. Você pode querer expor uma formação aberta do seu oponente, explorando os flancos e procurando sobreposições. Você pode obter êxito com sua estratégia inicial. Embora seja pessoal o quanto você gostaria de adaptar as coisas, em tais circunstâncias, esteja ciente de que a falta de flexibilidade pode custar caro.
      8- Olhe a formação da equipe adversária e as condições/habilidades dos jogadores e considere usar as Instruções Sobre o Adversário para combatê-los:
      Você pode utilizar as Instruções Sobre o Adversário para combater alguns jogadores perigosos, ou impedir os cruzamentos de chegarem, direcionando para jogadores lentos ou menos corajosos. Seja cuidadoso ao definir essas Instruções, uma vez que você pode prejudicar a estrutura geral do seu time.
      9- Jogue a partida de forma dinâmica:
      Durante o jogo, não tenha medo de mudar as coisas através de gritos e estratégias se as coisas não estiverem funcionando. Faça de forma lógica, e não apenas fazer por fazer. Por exemplo, pode ser uma má ideia jogar mais ofensivamente para fazer mais gols, principalmente se o adversário está jogando mais recuado e fechando o último terço do campo com jogadores defensivos. Se você observar esse padrão, você pode preferir jogar de forma mais profunda e o contra ataque possa produzir mais chances do que ser mais agressivo, pois assim você irá trazer o adversário um pouco mais. Uma vez que você marcou, decida se você quer fazer mais gols ou segurar a vantagem, mudando ou mantendo a mesma postura. Com o tempo, você vai confiar nas suas decisões em jogo e desenvolver um sistema que funcione. Você vai saber quando mudar, o que mudar e quando confiar na sua equipe para avançar.
      10- Perceba que as preleções são contextuais:
      Elas não se relacionam com o placar, o placar é contra a qualidade/reputação do adversário e o modo que você joga. Às vezes, você pode estar satisfeito com um 0x0, às vezes, você escapou com um 2x0 contra uma equipe bem inferior, nesse caso, alertar a equipe contra a complacência é necessário. Reaja ao que você acha que deveria ter acontecido e não ao placar. É importante notar que, embora as preleções e interações com a mídia geralmente não têm grande influência em como um jogo se desenrola, às vezes podem fazer a diferença. Pode ser que uma boa estratégia motivacional resulte em um jogador que vá jogar “a partida de sua vida”. Consequentemente, vale a pena considerar a sua estratégia motivacional antes de um “jogo-chave”, que pode ter uma diferença sutil, mas vital durante a partida.
      11- Nunca pare de aprender:
      Eu comecei a trabalhar quando minha estratégia de passar para o espaço vazio não funcionou com uma estratégia ofensiva. Observando o jogo após um doloroso 0x0, ficou óbvio para mim que todos estavam correndo muito à frente dos meus principais criadores, Lateral – Apoiar e Meio-campista Recuperador de Bolas. Não era o ideal. No entanto, com uma estratégia menos agressiva, meus principais criadores eram o Armador Avançado e os Pontas – Apoiar, que era o que eu queria. Por isso, abandonei a estratégia ofensiva e adotei a estratégia padrão, mudando nos gritos se eu decidisse jogar de forma mais agressiva (geralmente devido às condições climáticas do gramado). Se as coisas não estão funcionando como esperado, há sempre “pistas” no jogo, se você observar cuidadosamente.
      12-  Por fim, se você não progredir e ficar frustrado, visite o fórum de táticas e explique seu problema. Contando que você seja claro e detalhado, as chances de nós não sermos capazes de te ajudar, são pequenas.
      Tópico Oficial: https://community.sigames.com/topic/297428-how-to-play-fm14-a-twelve-step-guide/
      Autor: wwfan
      Tradução: @Stay Heavy
      Banner: @_Matheus_