Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reformulação do Membro VIP, Opine!


HrTr

Posts Recomendados

O simples fato de ser algo pago já mataria boa parte do movimento do fórum. Os membros que já conhecem poderiam até assinar para ter acesso ao fórum, mas quem está de fora nem se cadastraria. Sem contar que os que são ativos agora podem não ser mais ativos amanhã, e quem ainda nem se cadastrou ainda pode ser um membro ativo amanhã.

Acho complicado fechar o fórum mediante pagamento, seria uma última cartada caso corresse o risco de fechar.

Nosso custo com servidor hoje gira em torno de R$180/mês ou R$2160/ano, não é um valor extremamente alto, acho que se o pessoal mais ativo se conscientizasse já daria pra bancar pelo menos uns 50% desse custo.

Link para o comentário

Pois é Harter, mataria boa parte do movimento sim. Concordo. Mas é uma questão a ser levantada, pois um fórum movimentado (A maior fórum de FM do Mundo. Não disseram isso já alguma vez?) como o FManager, no qual as pessoas querem apenas o bônus e não o ônus, é de certa forma "injusto" para quem banca a manutenção dele.

O fórum pode ficar aberto para leitura, não precisa ser totalmente fechado, mas a criação de tópicos e posts poderia ficar permitida apenas aos colaboradores. Pode ser uma solução. Afinal, como eu disse, pagar 1 real por mês não é muito para desfrutar da estrutura do fórum.

É bom saber a média de gastos do fórum. De certa forma mostra que fórum "gratuito" e estável tem preço, né?

Uma pergunta: a equipe de moderação e administração ajuda financeiramente o fórum?

Vocês já pensaram naquelas opções de contribuição voluntária que vemos em outros sites?

Link para o comentário

Pois é Harter, mataria boa parte do movimento sim. Concordo. Mas é uma questão a ser levantada, pois um fórum movimentado (A maior fórum de FM do Mundo. Não disseram isso já alguma vez?) como o FManager, no qual as pessoas querem apenas o bônus e não o ônus, é de certa forma "injusto" para quem banca a manutenção dele.

O fórum pode ficar aberto para leitura, não precisa ser totalmente fechado, mas a criação de tópicos e posts poderia ficar permitida apenas aos colaboradores. Pode ser uma solução. Afinal, como eu disse, pagar 1 real por mês não é muito para desfrutar da estrutura do fórum.

É bom saber a média de gastos do fórum. De certa forma mostra que fórum "gratuito" e estável tem preço, né?

Uma pergunta: a equipe de moderação e administração ajuda financeiramente o fórum?

Vocês já pensaram naquelas opções de contribuição voluntária que vemos em outros sites?

A sua ideia é boa no papel, mas não sei como seria na prática. Quem banca o fórum desde sua fundação é o Bruno, com ajuda dos VIPs e Google Adsense e as vezes em certos períodos a equipe ajudou em momentos de dificuldade do Bruno, mas tudo isso representa uma parte bem pequena, a maior parte sempre ficou com ele mesmo.

Pra fazer uma mudança drástica como essa é preciso saber o que o Bruno acha, se ele deseja isso (o que não acredito) ou se prefere continuar bancando o fórum.

Podemos unir a contribuição (a barrinha de contribuição) com os benefícios atuais dos VIPs sim, é uma boa ideia e pode incentivar a contribuição.

O que foi discutido na administração foi um aumento no valor anual do VIP (R$35) e metas de assinaturas para sorteios de jogos

20 assinantes = R$700 = R$100 em sorteios de jogos = Total Líquido: R$600

30 assinantes = R$1050 = R$150 em sorteios de jogos = Total Líquido: R$900

40 assinantes = R$1400 = R$200 em sorteios de jogos = Total Líquido: R$1200

50 assinantes = R$1750 = R$250 em sorteios de jogos = Total Líquido: R$1500

60 assinantes = R$2100 = R$300 em sorteios de jogos = Total Líquido: R$1800

O que acham?

Link para o comentário

A sua ideia é boa no papel, mas não sei como seria na prática. Quem banca o fórum desde sua fundação é o Bruno, com ajuda dos VIPs e Google Adsense e as vezes em certos períodos a equipe ajudou em momentos de dificuldade do Bruno, mas tudo isso representa uma parte bem pequena, a maior parte sempre ficou com ele mesmo.

Pra fazer uma mudança drástica como essa é preciso saber o que o Bruno acha, se ele deseja isso (o que não acredito) ou se prefere continuar bancando o fórum.

Podemos unir a contribuição (a barrinha de contribuição) com os benefícios atuais dos VIPs sim, é uma boa ideia e pode incentivar a contribuição.

O que foi discutido na administração foi um aumento no valor anual do VIP (R$35) e metas de assinaturas para sorteios de jogos

O que acham?

Realmente não há garantia nenhuma que funcione e se vocês tentassem implantar uma política de pagamento para a utilização do fórum seria uma chiadeira sem fim. O custo político de uma decisão como essa seria bastante alto.

Na realidade, penso que o Bruno preferirá bancar o fórum. Os criadores de fóruns são geralmente abnegados e generosos. Assim como o Bruno, ocorre algo parecido com o Luís Silvares do CMPT e lá também existe um tópico sobre como manter o fórum de forma autossustentável.

A internet nasceu gratuita e por isso ninguém quer pagar por nada, mas todos nós sabemos que não existe almoço grátis, não é mesmo?

Sobre a proposta, eu particularmente acho que nunca funcionam, mas acho que deveria ser tentado, quem sabe não dá certo? O que eu não entendo é por que aumentar para 35 quando nem 20 as pessoas pagam. Não vale a mesma ideia do pessoal da mesada e que não tem dinheiro para pagar o vip atualmente?

Eu sei que o número de inscritos no fórum é grande, mas de quantas pessoas estamos falando realmente? Dos milhares de inscritos, qual é a média de pessoas que realmente frequenta o fórum diariamente?

PS: contei por alto uns 30 membros da moderação, descontando Pesquisa Oficial, o pessoal da LFManager e do AMS Update. Se cada um dessas pessoas desse 12 reais por ano, o fórum já teria 360 reais por ano. Não é nada, mas já ajudaria.

Link para o comentário

Gilson, hj se paga 20 reais e nao tem nada em troca.

Estudamos o aumento justamente para poder sortear jogos. Logo, a intenção é quem paga 20 pra nao ter nada em troca, pagaria 30 ou 35 reais (valores discutidos por vários membros da Equipe) para ter sorteios de jogos. Dependendo do tanto de inscritos nesse plano, seria desde apenas sorteio de um jogo, como tambem de 5 jogos (na melhor das hipoteses, creio eu).

Infelizmente é como vc falou: é dificil demais deixar o VIP atrativo realmente. Algumas regalias são mais uma forma de "agradecimento" por a pessoa ter sido generosa em contribuir com alguma ajuda.

Link para o comentário

Gilson, hj se paga 20 reais e nao tem nada em troca.

Estudamos o aumento justamente para poder sortear jogos. Logo, a intenção é quem paga 20 pra nao ter nada em troca, pagaria 30 ou 35 reais (valores discutidos por vários membros da Equipe) para ter sorteios de jogos. Dependendo do tanto de inscritos nesse plano, seria desde apenas sorteio de um jogo, como tambem de 5 jogos (na melhor das hipoteses, creio eu).

Infelizmente é como vc falou: é dificil demais deixar o VIP atrativo realmente. Algumas regalias são mais uma forma de "agradecimento" por a pessoa ter sido generosa em contribuir com alguma ajuda.

Você tem razão, pode ser que dê certo e aí seria algo bom, pois o fórum encontraria um meio de se bancar. Se isso resolver, o problema da manutenção do fórum está resolvida.

Eu não sei até quando as campanhas de contribuição resolvem, mas creio que o fórum deveria investir nisso também, como já disse anteriormente.

Venho pensando o que pode ser feito para o fórum se tornar autossustentável e aí surgem as mais variadas ideias. Não trabalho com a ideia do VIP, pois como disse, ninguém pagará para ter algo a mais quando faz a maior parte de graça.

Voltando na questão do fórum aberto apenas aos assinantes. Sugeri 12 reais por ano para ter acesso completo ao fórum e não vejo empecilho para ninguém. Nada me convencerá que as pessoas que passam horas em frente ao computador, que pagam internet, alguns compram até jogos, usam celular e etc, não possam tirar 1 real por mês para ajudar a bancar o fórum por mais pobre que seja. No entanto, cada cabeça uma sentença, não é mesmo?

Estive pensando também que poderia existir um plano ainda mais barato, abaixo do plano de 12 reais, mas com limitação no número de posts e na criação de tópicos por mês.

Já havia dito que o fórum poderia se manter aberto apenas para visualização, consequentemente continuaria sendo visto por quem navega na internet, mas com a proibição de criação de tópicos e posts para quem não se associa. Foi pensando nisso, que surgiu uma opção das pessoas "comprarem" a assinatura por meio da produção de conteúdo seja original ou traduzido. Também seria uma forma de valorizar quem produz algo para o fórum e uma forma de incentivar a criação de conteúdo. Algo como, se você não pode pagar pela assinatura que tal produzir algo e ganhar descontos ou até o valor integral da assinatura? Penso que seria uma troca justa, só precisaria ser quantificada pela administração para as pessoas não abusarem fazendo qualquer coisa em troca da assinatura anual.

Outra ideia que me ocorreu foi fechar o fórum e adotar aquela política de assinatura anual do tipo "pague o quanto você acha que vale a assinatura anual". Vamos deixar aberto para as pessoas decidirem quanto vale uma assinatura anual do fórum. Vamos ver o quanto cada pessoa que frequenta o fórum acha que ele vale. Se a pessoa acha que vale 1 real por ano, que pague 1 real, mas todos, sem exceção, terão que enfiar a mão do bolso para usar o fórum. O cadastro será limpo, pois muitos não pagarão, mas ninguém poderá dizer que não tem dinheiro para pagar. Aí acaba a hipocrisia do almoço grátis e a história do maior fórum de FM do mundo, mas que depende de um patrono (Bruno) para se manter.

São sugestões. Se aparecer outra maluquice, eu posto aqui.

Link para o comentário

Acho meio exagerado a medida do GG..

O que poderia ser feito é ver quanto paga por mês (180,00 ?) meter a barra ali Mês de Abril 1 real de 180,00 necessarios

Mantem os planos de vip atuais e botam como o Gilson falou ali as doações livre e faz uma categoria pra quem for doador livre (Amigo do forum, User contribuinte) e da apenas um beneficio pra quem é doador, tipo só poder colocar assinatura maior, ou só ter mais positivo/negativo... ou então nada mesmo..

Eu acho que tem que ter a barra ali informando, muita gente deve achar que o forum não precisa de grana, que tá tudo tranquilo.

Link para o comentário

Eu acho que só esse lance de sortear um jogo via steam já está ótimo. O pessoal que curte o forum tem que entender que o dinheiro é mais pra manter sua diversão, e não pra ganhar alguma coisa física em troca.

Link para o comentário

Eae pessoal

Estou fora a um bom tempo, mas pelo pouco que li neste tópico não me parece necessário novos modelos ou qualquer outra mudança brusca da forma que está hoje. Talvez estejam atirando para o lado errado, não sei se contei certo, mas de Membro VIP não daria auxílio nem pro cafezinho, quem dirá manter uma estrutura destas. Creio que infelizmente a parte mais pesada desta despesa tenha que ficar para toda a equipe, aos membros somente a doação voluntária. O ggpofm citou bem quanto ao "pague o quanto você acha que vale" mas não como uma assinatura e sim como livre escolha.

Favor me incluir nesta ajuda também, estava longe mas ainda curto o fórum quando posso.

vlw!!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Vou falar o que eu gostaria, não sei se é possivel pelo sistema do forum..

1) Poder ver quem positivou/negativou

2) o Dobro de positivo/negativo que um membro comum

3) Poder upar o avatar, assinatura, e imagens nos tópicos direto no forum, e até pequenos arquivos (taticas de fm, treinos, pdf de artigos)

4) Poder fazer montagem com imagens do Vaz e do Homem Aranha

Como já cansei de falar aqui sou contra o vip ter direito a sing 500x200 e os outros não, acho que isso mais prejudica area de gráfico do que "ajuda" a atrair vip!

Concordo com você. Seria uma boa. :yao: :coldado:

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Ocultar ... porque "achou ofensivo" ?

Isso. Se o VIP achar que o post é "ofensivo" ou incomoda-o ele ter o direito de ocultá-lo do tópico.

Link para o comentário

Isso. Se o VIP achar que o post é "ofensivo" ou incomoda-o ele ter o direito de ocultá-lo do tópico.

Isso aqui é um FORUM, o que pode ser ofensivo pra você pode não ser para outro...

Se te ofendeu reporta que se for necessário será ocultado e o autor punido.

Link para o comentário

Isso aqui é um FORUM, o que pode ser ofensivo pra você pode não ser para outro...

Se te ofendeu reporta que se for necessário será ocultado e o autor punido.

Luquinhas, claro que o membro teria de ter bom senso.

Por exemplo, não seria ocultar caso critiquem um jogador que o membro gosta e sim se fizessem alguma acusação, ofendesse a ele, etc.

O problema de reportar é que se você achar ofensivo e a equipe de moderadores discordar, quem é punido é você. :thumbdown:

Link para o comentário

Luquinhas, claro que o membro teria de ter bom senso.

Por exemplo, não seria ocultar caso critiquem um jogador que o membro gosta e sim se fizessem alguma acusação, ofendesse a ele, etc.

O problema de reportar é que se você achar ofensivo e a equipe de moderadores discordar, quem é punido é você. :thumbdown:

Cara tudo isso depende ... vc reporta 1 peido ou quem te chamou de feio repetidamente, uma hora vai dar merda.

Eu particularmente não concordo com a sugestão, justamente porque como o luquinhas disse estamos num fórum.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...