Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM13] Atacar. Pressionar. Protagonizar. - de 2012/13 a 2021/22


GG.

Posts Recomendados

banner-app2_zpscdcf9e64.png

Temporada 2019

Que venha a Libertadores

Estamos começando a 8ª temporada de save, a 8ª temporada da carreira de Godofredo González. Neste anos de 2019, o treinador da Universidad Católica não terá ampliação de suas responsabilidades. Elas serão as seguintes:

responsabilidades.png

Tenho evitado fazer posts sem partidas disputadas, mas resolvi fazer isso dessa vez para aproveitar a primeira vez que uma equipe dirigida por Godofredo González participará da Copa Libertadores.

Finanças: déficit em 2018

O fechamento das finanças da temporada passada apontou um déficit de mais de 11,5 milhões, isso porque a melhoria da infraestrutura que havíamos solicitado passou a ser executada e o valores para sua realização foram debitados, procando o crescimento do déficit. Mesmo assim, as finanças estão sob controle.

financas-01-jan-2019.png

Transferências: investimento em jovens jogadores

Um dos grandes atrativos do FM são as transferências. Muitos managers adoram a movimentação de “compra e venda” de jogadores. E quer queira ou não, elas são o principal ou um dos principais fatores que desequilibram o jogo a nosso favor.

No save que estou jogando há limites que dificultam essa comercialização. Além da busca de jogadores feitas apenas por olheiros, o que reduz consideravelmente o número e qualidade dos jogadores disponíveis, não posso me desfazer dos jogadores de minha equipe quando quero. Apenas posso oferecê-los a outros clubes em seu último ano de contrato o que me obriga a arcar com o peso de minhas decisões, ou seja, não posso contratar um jogador por três anos, descobrir que ele não é tão útil quanto eu imaginava que seria e depois vendê-lo após o primeiro ano de contrato, por exemplo, ou contratar vários jogadores com contrato desprotegido e depois de um ano, vendê-los para fazer caixa. Se você levar em conta que geralmente podemos renovar um time, quase por completo, a cada temporada, com a regra que estou usando no save, tenho que gerir melhor a questão de compra e venda de jogadores.

Resolvi lembrar desse aspecto do save porque muitos podem ficar frustrados com as contratações que faço, por esquecerem das limitações que impus ao save para torná-lo mais desafiante.

Para a temporada 2019 fiz apenas seis contratações, todas de newgens. Sendo cinco delas com jogadores com no máximo 20 anos e apenas uma contratação de um jogador com mais de 20 anos, o atacante Claudio Vergara. Como os demais são mais jovens, esperarei um momento mais adequado para postar a imagens dos atributos deles.

Dos que deixaram o clube, consegui vender todos que estavam em excesso e que estavam em seu último ano de contrato. Entre entradas e saídas, ficamo com um lucro de 1,1 milhão.

transferencias-fevereiro.png

O elenco está bem inchado e alguns jogadores ainda podem ser emprestados. Ele é majoritariamente formado por jogadores chilenos e tem a média de idade mais baixa da Primera División com 22,63 anos. Mais baixa, inclusive do elenco da temporada passada, que também era o mais jovem da liga e tinha a média de 22,91 anos.

elenco.png

A Copa Libertadores até 2019

Acho desnecessário falar sobre a fórmula de diputada da Libertadores por acreditar que todos a conheçam, mas creio que valha a pena falar um pouco sobre ela após o título do Corinthians em 2012 diante do Boca Juniors.

Desde 2005, a presença de clubes brasileiros na decisão se tornou uma constante e nas seis edições no save os brasileiros estiveram em todas e em quatro delas com duas equipes. Das seis edições, apenas uma não foi ganha por um clube brasileiro, a de 2014, vencida pelo Boca Juniors na final contra o Palmeiras.

Nas outras cinco edições, o Internacional, do treinador Fernandão, venceu quatro vezes, sendo um tricampeonato e o Botafogo, de Alexandre Gallo conquistou a mais recente edição em 2018.

campeoes.png

Para a edição desta temporada, a Universidad Católica disputará a fase de grupos com o bicampeão peruano Sporting Cristal, o Monarcas Morelia, do México e o Deportivo Quito, que apesar de não vencer o campeonato equatoriano desde 2011, está em uma liga que atualmente é a quarta mais importante da América do Sul, atrás do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Primeira Divisão da Argentina.

grupos.png

O primeiro adversário dos Cruzados será o Sporting Cristal em nossa casa, o estádio San Carlos de Apoquindo.

“Nunca uso a palavra soldado para referir-me a um jogador de futebol.

Tampouco interpreto o jogador de futebol como uma máquina.

As duas comparações me parecem desafortunadas.”

Marcelo Bielsa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, parabéns pelo título chileno. Apesar das partidas estranhas nas quartas de final, o time cresceu de produção nas outras fases e fechou com uma goleada bonita sobre o Colo-Colo.

Para a nova temporada não sei se vai conseguir quebrar a quase hegemonia dos brasileiros, mas creio que não terá dificuldades na Fase de Grupos.

Pela análise do adjunto este seu time tem muito potencial, não sei se vc estará aí para colher todos estes frutos, mas está deixando um legado.

No mais, sorte para a nova temporada que promete muitas emoções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra o Inter tá demais nesse FM. Aqui no meu save o Fernandão já levou umas 4 ou 5 Libertadores e ta se aproximando do Guardiola e do Mourinho no quadro de honra mundial. Fica complicado pro torcedor gremista sofredor... :heh: Mas eles tem uma máquina mesmo. E máquina de revelar jogadores também, o mais importante.

Gostei do grupo. Acho bastante razoável e imagino que vai conseguir passar. O problema está na irregularidade do time e na força dos argentinos e brasileiros que praticamente eliminam as chances de La UC almejar umas quartas-de-final ou até semi.

O time que tem em mãos parece ser muito promissor. se ficar aí por uns 3 anos acho que já começaria a brigar por Libertadores.

Vi que buscou alguns jogadores no Huachipato. Podia me dizer como e onde está o Braian Rodríguez no save?

*Botafogo, Alexandre Gallo e Libertadores... sinal do final dos tempos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegou um grupo relativamente fácil, mais do que seu compatriota, dá pra passar sem sustos e ver o que aguarda nas oitavas. Legal que contratou o Riquelme, mesmo sendo fake hahahahah. Inter deve estar com um time muito mito, e nunca imaginaria Botafogo e Alexandre Gallo ganhando a libertadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou avaliar se pegou um grupo facil ou dificil porque não sei como tá a atual situação dos clubes, ja que se passaram varios anos, mas olhando os vencedores anteriores, não ter um time brasileiro no seu grupo deve ser uma ótima oportunidade. Tem um time bem jovem e o pelo fato da maioria ser chileno, facilita o entrosamento. Percebi que dois dos jogadores que contratou não estão no elenco principal, foram pra base ou emprestados ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, parabéns pelo título chileno. Apesar das partidas estranhas nas quartas de final, o time cresceu de produção nas outras fases e fechou com uma goleada bonita sobre o Colo-Colo.

Para a nova temporada não sei se vai conseguir quebrar a quase hegemonia dos brasileiros, mas creio que não terá dificuldades na Fase de Grupos.

Pela análise do adjunto este seu time tem muito potencial, não sei se vc estará aí para colher todos estes frutos, mas está deixando um legado.

No mais, sorte para a nova temporada que promete muitas emoções.

Obrigado.

Aquelas partidas me deixaram preocupado, mas depois tudo correu bem e o título veio merecidamente.

Não penso em título da Libertadores. Se na vida real, apenas o Colo-Colo conseguiu vencê-la, por que devo imaginar que no save e diante de uma hegemonia tão forte dos brasileiros farei algo muito importante?

Também não sei se o Godo estará, mas é bom deixar algo para o futuro, caso ele venha a sair.

Valeu.

Porra o Inter tá demais nesse FM. Aqui no meu save o Fernandão já levou umas 4 ou 5 Libertadores e ta se aproximando do Guardiola e do Mourinho no quadro de honra mundial. Fica complicado pro torcedor gremista sofredor... :heh: Mas eles tem uma máquina mesmo. E máquina de revelar jogadores também, o mais importante.

Gostei do grupo. Acho bastante razoável e imagino que vai conseguir passar. O problema está na irregularidade do time e na força dos argentinos e brasileiros que praticamente eliminam as chances de La UC almejar umas quartas-de-final ou até semi.

O time que tem em mãos parece ser muito promissor. se ficar aí por uns 3 anos acho que já começaria a brigar por Libertadores.

Vi que buscou alguns jogadores no Huachipato. Podia me dizer como e onde está o Braian Rodríguez no save?

*Botafogo, Alexandre Gallo e Libertadores... sinal do final dos tempos!

Isso é culpa do Vaz. Ele é um grande pesquisador, mas com toda certeza exagera nos atributos dos jogadores do clube que torce.

Hoje o time tem o Damião, o Anderson (ex-Grêmio e United), Souza (ex-Porto e Grêmio), Weldinho (ex-Corinthians), Zuñiga (ex-Napoli, Bolatti, Dória, Jonathan dos Santos ( o mexicano), Elkeson e outros.

Eu estou mais cauteloso que você. Não tenho experiência com a Católica em competições internacionais.

Não acho a equipe irregular. Na maior parte do Clausura ela jogou em bom nível e em poucos momentos não jogou tão bem. Irregular acho que era ela no Apertura.

Penso apenas em participar da competição. Não tenho expectativas elevadas.

Godofredo está em seu 2º ano de contrato. Depois terá mais um. Não há planos futuros.

O Botafogo crescerá nos próximos anos, mas não a esse ponto, imagino.

Brian Rodriguez

Pegou um grupo relativamente fácil, mais do que seu compatriota, dá pra passar sem sustos e ver o que aguarda nas oitavas. Legal que contratou o Riquelme, mesmo sendo fake hahahahah. Inter deve estar com um time muito mito, e nunca imaginaria Botafogo e Alexandre Gallo ganhando a libertadores

Não pegar brasileiro e argentinos foi excelente, mas não estou tão confiante quanto você. Um mexicano é sempre um time perigoso e o DEp. Quito promete complicar. O Colo está em um grupo pior, sem dúvida.

Acho que nem os botafoguenses pensariam.

Não vou avaliar se pegou um grupo facil ou dificil porque não sei como tá a atual situação dos clubes, ja que se passaram varios anos, mas olhando os vencedores anteriores, não ter um time brasileiro no seu grupo deve ser uma ótima oportunidade. Tem um time bem jovem e o pelo fato da maioria ser chileno, facilita o entrosamento. Percebi que dois dos jogadores que contratou não estão no elenco principal, foram pra base ou emprestados ?

Sim, ficar longe de argentinos e brasileiros é sempre bom, não é mesmo? Mas a Católica não é um grande time no momento, somente agora ela voltou a aparecer na lista dos clubes com maior reputação da América do Sul. Enquanto os outros estão lá há tempos. Ainda preciso ver o nível da equipe em uma competição sul-americana para ter uma opinião melhor.

Estou tentando reduzir o tamanho dos posts e acaba passando algumas informações. Um está no sub-20 e outro foi emprestado para o Wanderers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem chances de conseguir algo na Libertadores, mas considerando a sua opinião e os outros adversários, não dá pra pensar em ir muito longe no mata-mata, caso sua equipe passe.

Quando assinou com a Universidad Católica, a diretoria colocou como objetivo usar jogadores da base, certo? Quem desse elenco é formado na equipe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Pegou um grupo bastante equilibrado, sem nenhuma super força para fazer balanco, acho que veremos um bom começo nessa Libertadores, quem sabe inclusive uma das melhores campanhas.

E Gilson, como você fez para tirar essa SS das fases de grupos? Lembro que no FM 2012 eu conseguia fazer isso logo após o sorteio que ficava parado na tela e mostrava os grupos, agora comigo, sorteia-se o último e já vai direto para a página onde os grupos estão listados por classificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem chances de conseguir algo na Libertadores, mas considerando a sua opinião e os outros adversários, não dá pra pensar em ir muito longe no mata-mata, caso sua equipe passe.

Quando assinou com a Universidad Católica, a diretoria colocou como objetivo usar jogadores da base, certo? Quem desse elenco é formado na equipe?

Se conseguir passar da fase de grupos ficarei feliz. No mata-mata é mais difícil, depende de sorte também.

Sim colocou. Atualmente os jogadores formados pelo clube são esses:

base.png

Pegou um grupo bastante equilibrado, sem nenhuma super força para fazer balanco, acho que veremos um bom começo nessa Libertadores, quem sabe inclusive uma das melhores campanhas.

E Gilson, como você fez para tirar essa SS das fases de grupos? Lembro que no FM 2012 eu conseguia fazer isso logo após o sorteio que ficava parado na tela e mostrava os grupos, agora comigo, sorteia-se o último e já vai direto para a página onde os grupos estão listados por classificação.

Meu maior receio é com o time do Equador. Acho que o Morelia pode ser a equipe mais forte do grupo. Não estou fazendo nenhum tipo de previsão, pois ainda não joguei com a Católica em uma competição continental.

Realmente a tela não fica mais parada. Então eu faço o sorteio equipe por equipe e quando chega ao último e não faço o sorteio. Aí tenho que fazer uma edição da imagem, copiando o último do sorteio para poder montar os grupos como você viu no post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-app2_zpscdcf9e64.png

Temporada 2019

Juan Aurich? É isso mesmo?

Na tentativa de resumir ao máximo as informações que desejo passar, deixei algumas informações que considero importantes para trás.

Toninho Cerezo, que era o treinador da Universidade de Chile, decidiu se aposentar e fez isso após o título da La U na Copa Chile da temporada passada. No lugar dele, a La U contratou Víctor Hugo Castañeda, ex-jogador que atuou por Palestino (três vezes) Deportes Concepción (duas vezes) e Universidad de Chile e também pela seleção chilena. Castañeda foi o treinador que assumiu o comano do Palestino após a saída de Godofredo González. No lugar deixado no Palestino, o clube contratou o ex-jogador Rodrigo Celsi que terá sua primeira experiência como treinador.

Na Universidad Católica, tive alguns jogadores insatisfeitos no começo da temporada. Braulio Águila e José Francisco Cid disseram que queriam jogar em clubes maiores. Prometi a classificação para a Libertadores e eles se acalmaram. Também recebi ofertas por eles, mas consegui renovar o contrato de ambos.

Janeiro: amistosos e as primeiras rodadas

A Primera División no Chile tem um começo rápido como a liga brasileira. Não há muito tempo para entrar em forma e depois de três amistosos iniciamos o Apertura com duas vitórias sobre o O’Higgins e o Rangers.

asmistosos.png

Fevereiro: estreia com vitória na Libertadores

Enquanto a Copa Libertadores não começava, fizemos mais algumas rodadas pelo Apertura, vencendo todos os adversários, o Audax Italiano, o Deportes Temuco e o Cobreloa em uma partida repleta de emoções.

cobreloa-apertura.png

Antes da estreia na Libertadores, enfrentamos o Deportes Concepción com o time reserva e ficamos no 2 a 2, perdendo a liderança da competição.

concepcion-apertura.png

Na última partida do mês a estreia contra o Sporting Cristal, do Peru. Tivemos muita posse de bola, mas sem conseguir marcar muitos gols. No final da partida, os peruanos empataram, mas Cid conseguiu marcar o gol da vitória por 2 a 1.

cristal-01.png

fevereiro.png

Março: as primeiras derrotas da temporada

Em março começamos contra nossa asa negra, o Santiago Wanderers. O padrão de nossas partidas contra eles se repetiu, com muita posse de bola, mais arremates da Católica, mas dessa vez, vencemos por 1 a 0.

wanderers-01.png

Na rodada seguinte, jogamos bem fora de casa no “Clásico Universitario”, mas sofremos um gol em uma falha de nossa defesa e perdemos por 2 a 1.

la-u-apertura.png

Pela 2ª rodada da Libertadores, viajamos até o México e voltamos com três pontos e uma vitória por 1 a 0, em uma partida muito ruim, na qual cada equipe fez apenas um arremate no 1º tempo.

morelia-01.png

Pela Primera División vencemos dois outros adversários, mas entre essas duas partidas, enfrentamos o Deportivo Quito, no Equador. Los Chullas não haviam vencido nenhuma de suas duas partidas, mas conseguiram nos derrotar merecidamente ao conseguir travar nosso jogo e marcar duas vezes com gols de bola parada e 3º gol quando tentávamos a recuperação.

quito-01.png

marco.png

Abril: classificação antecipada

Abril começou com o returno da Copa Libertadores. Depois da derrota no Equador era preciso vencer o Deportivo Quito. Abrimos o placar aos 15, com Cid, mas a partir daí o Deportivo Quito conseguiu fazer uma partida parecida com aquela jogada em seu estádio, mas ao final ganhamos por 1 a 0, fizemos nove pontos, enquanto o Monarcas Morelia e o Sporting Cristal seguiam em 2º lugar com seis pontos.

quito-02.png

No Apertura, a campanha da La UC seguiu bem com mais duas vitórias sobre Unión San Felipe e Ñublense, mas a partida mais importante foi aquela que garantiu nossa vaga na fase seguinte da Libertadores, a vitória por 3 a 0 sobre o Morelia.

morelia-02.png

Nas últimas partidas do mês, vencemos o Melipillia pelo Apertura e garantimos a 4ª melhor campanha da Libertadores ao derrotar o Sporting Cristal em Lima. Infelizmente, no Apertura, perdemos a chance de voltar à liderança do Apertura ao empatar em 1 a 1 com o Palestino. Mesmo assim, estamos bem classificados e devemos ficar com pelo menos a 2ª posição, pegando um adversário mais acessível nas quartas-de-final da competição.

tabela-6.png

tabela-14-apertura.png

Na Copa Libertadores, apesar do susto quando perdemos para o Deportivo Quito, a campanha foi uma das melhores e demos “sorte” no emparelhamento ao escapar dos clubes brasileiros e argentinos nas oitavas-de-final. Enfrentaremos outro clube peruano, o Juan Aurich, com primeira partida em Chiclayo. Se passarmos, eu penso que nosso adversário sairá do confronto entre Palmeiras e Corinthians.

abril.png

“Eu quero equipes ordenadas, e não mecanizadas,

onde se respeitam algumas posições

e onde podemos nos desmarcar

e rapidamente voltarmos a marcar.”

Marcelo Bielsa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de não saber a qualidade do plantel dos outros times que passaram pela fase de grupos da Libertadores, chuto que o sorteio só teria sido melhor caso a Universidad fosse enfrentar o Gimnasia. Enfim. Que consiga chegar até a final e lá enfrente o Vasco, pois já sabemos que aí será a garantia do teu primeiro título no torneio continental mais importante da América do Sul. xD

PS: Nem falo sobre o "Chilenão", pois tudo está nos conformes: Colo-Colo e Universidad Católica dominando. Talvez a única coisa fora do normal seja a U. de Concepción querendo se tornar a "segunda melhor universidade do Chile".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Interessante o título, achei que tinha perdido para o Juan Aurich. Mas creio que a Católica fez o que era esperado dela na Libertadores e espero que suas previsões para as quartas estejam erradas para caso passar. No Chile, vai fazendo o básico, já que o campeonato ainda demorar a ficar decisivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de não saber a qualidade do plantel dos outros times que passaram pela fase de grupos da Libertadores, chuto que o sorteio só teria sido melhor caso a Universidad fosse enfrentar o Gimnasia. Enfim. Que consiga chegar até a final e lá enfrente o Vasco, pois já sabemos que aí será a garantia do teu primeiro título no torneio continental mais importante da América do Sul. xD

PS: Nem falo sobre o "Chilenão", pois tudo está nos conformes: Colo-Colo e Universidad Católica dominando. Talvez a única coisa fora do normal seja a U. de Concepción querendo se tornar a "segunda melhor universidade do Chile".

Esse é um problema mesmo à medida que os anos passam, perdemos as referências.

Sobre o Gimnasia. O clube não é tão fraco como você imagina. O campeonato argentino voltou a ter um campeão por temporada e desde então foram seis campeões. O Boca venceu cinco, o Gimnasia uma vez, em 2014/15, sendo que o clube subiu na segunda em 2012/13, quando foi campeão.

Na atual temporada 2018/19, o Gimnasia ganhou oTorneo Inicial e já está na final do campeonato.

Desde março de 2018, o treinador é Edgardo Bauza ex-LDU.

Como o Vasco está na disputa, isso pode acontecer mesmo. :lol:

O campeonato segue no "normal". Isso é bem comum, sempre tem uma equipe nova sendo a sensação do campeonato.

Posta um print do time do Inter ae ?

internacionaln.png

Interessante o título, achei que tinha perdido para o Juan Aurich. Mas creio que a Católica fez o que era esperado dela na Libertadores e espero que suas previsões para as quartas estejam erradas para caso passar. No Chile, vai fazendo o básico, já que o campeonato ainda demorar a ficar decisivo.

A criatividade para títulos já não é mais a mesma.

Achei que jogamos abaixo do podíamos, principalmente no turno. No returno, também não começamos bem, mas nas duas últimas rodadas jogamos um bom futebol e a campanha acabou quase perfeita. Não sei se a Católica terá time para passar das quartas, caso passemos pelo Juan Aurich.

No Chile, falta pouco para chegar ao mata-mata e tudo pode acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei a leitura em dia.

Segue fazendo um papel mto bom no Chile e a participação (e classificação) para a segunda fase da Libertadores mostra isso.

Vamos ver se a baixa idade do plantel não atrapalha nos momentos de maior pressão, especialmente na competição continental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Wanderley é um fdp nesse FM , time do Inter num tá tão bom mas tá ganhando tudo .

Vamos ver como vc vai se sair na Libertadores , esperança de muitos títulos na temporada .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha normal no Chileno, é bom ver que o Palestino continua bem depois da sua saída. Na libertadores foi mais 'fácil' que o esperado, analisando 'por cima', o time do Juan Aurich não faz frente ao Católica, mas está nas oitavas então não é um time ruim. E o Colo-Colo de novo pegando um adversário dificil hahahahha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei a leitura em dia.

Segue fazendo um papel mto bom no Chile e a participação (e classificação) para a segunda fase da Libertadores mostra isso.

Vamos ver se a baixa idade do plantel não atrapalha nos momentos de maior pressão, especialmente na competição continental.

a Católica voltou a ser grande nacionalmente com Godofredo no comando e fiquei feliz em ter ido adiante, mesmo sabendo que o nível competitivo da Libertadores não é o mesmo da UCL no FM.

O Juan Aurich é superável, mas a partir daí, não terei maiores expectativas.

Esse Wanderley é um fdp nesse FM , time do Inter num tá tão bom mas tá ganhando tudo .

Vamos ver como vc vai se sair na Libertadores , esperança de muitos títulos na temporada .

E o pior que o Wanderley é um caneleiro na vida real.

Na Liberta é preciso manter baixa a expectativa diante de tantos clubes brasileiros e argentinos.

Campanha normal no Chileno, é bom ver que o Palestino continua bem depois da sua saída. Na libertadores foi mais 'fácil' que o esperado, analisando 'por cima', o time do Juan Aurich não faz frente ao Católica, mas está nas oitavas então não é um time ruim. E o Colo-Colo de novo pegando um adversário dificil hahahahha.

No Chileno, a UC está fazendo o que se espera de um clube grande, mas o Palestino realmente surpreende, ainda mais com um treinador inexperiente no cargo. É bom ver isso.

Não jogamos tão bem em várias partidas, mas conquistamos pontos mesmo nessas partidas e quando jogamos bem, garantimos uma excelente campanha.

Não dá para desprezar uma equipe que avançou de fase, mas creio que seja superável, levando-se em conta que já passamos por outro clube peruano antes. O Colo-colo não deve passar de fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-app2_zpscdcf9e64.png

Temporada 2019

Silêncio no Itaquerão, apreensão no Engenhão e orgulho no Beira-Rio

Maio: mês de grande partidas

O mês de maio trouxe as últimas partidas pela fase classificatória do Apertura e também o começo do mata-mata da Libertadores e foi por ele que o mês começou.

Enfrentamos o Juan Aurich, 2º lugar em um grupo com Gimnasia La Plata (Argentina), El Nacional (Equador) e Olimpia (Paraguai). O clube peruano não conseguiu fazer frente à Universidade Católica e goleamos por 5 a 1, selando a classificação antecipadamente, confirmada na partida de volta com um 3 a 0. Nosso próximo adversário seria o Corinthians, do treinador Carlos Alberto, um ex-jogador de clubes pequenos do Rio Grande do Sul, que assumiu o Corinthians em 2015, após uma experiência como treinador no Bragantino.

juan-aurich-01.png

Entre as duas partidas da Libertadores jogamos contra a Universidad de Concepción, vencemos por 2 a 0. Depois da classificação diante do Juan Aurich, quase fomos surpreendidos pelo Everton. Tivemos que suar a camisa para vencer por 3 a 2 em nossa casa.

Faltava uma partida para terminar a fase de classificação do Apertura, mas a Copa Libertadores estava a todo vapor. Enfrentamos o Corinthians, clube que teve uma eliminatória complicada contra o Palmeiras. A partida foi no estádio do Timão e sofremos um gol antes do 1º minuto de partida. O susto de um gol tão cedo, acordou a equipe e passamos a jogar bem e aos 24, alcançamos o empate com André Cortés.

No 2º tempo, a partida não se modificou e seguiu equilibrada até aos 84, quando André Cortés foi expulso. Era a senha para o Corinthians desequilibrar a partida, mas foi a Católica que mostrou força e virou o placar, aos 88, calando o Itaquerão e garantindo um importante resultado para a partida de volta. A nota ruim foi que Andrés Cortés acabaria suspenso automaticamente por uma partida e depois receberia uma ampliação da punição por mais duas partidas.

corinthians-01.png

Antes da partida de volta, tivemos a última chance para a Católica superar o Colo-Colo e garantir a vantagem de jogar uma possível final em casa. Nossa equipe para enfrentar os donos da casa era uma time com 10 reservas e apenas um titular, André Cortés. Enquanto tivemos o mesmo número de jogadores do adversário fizemos uma partida muito equilibrada, mas no final do 1º tempo, Juan Riquelme foi expulso, nos deixando com 10 jogadores.

A partir daí, a partida se tornou um verdadeiro redomoinho de emoções, mas ao término dos 90 minutos, a Católica saiu vitoriosa, mesmo jogando com nove jogadores.

colo-aperturs-noticia.png

colo-apertura.png

Com a incrível vitória, garantimos o 1º lugar no Apertura e a vantagem de jogar a final em casa.

tabela-17-apertura.png

Embalados pelos últimos resultados, enfrentamos o Corinthians em nosso estádio. Conseguimos ter mais posse de bola, mas não jogamos tão bem como eu gostaria. Mesmo assim, um pênalti aos 42 minutos, aumentou nossa vantagem. O Corinthians se descontrolou e teve um jogador expulso. Com menos um, o Timão teve dificuldades para reagir e mesmo chegando ao empate, foi desclassificado.

corinthians-02.png

A última partida de maio foi a partida de ida pelas quartas-de-final do Apertura. Enfrentamos o Audax Italiano que foi muito corajoso e fez um jogo muito movimentado. Foi derrotado por 3 a 2, mesmo jogando com 10 homens desde o 31º minuto.

audax-play-apertura-01.png

maio.png

Junho: derrotado, mas orgulhoso

A Universidad Católica estava na semifinal e enfrentaria o atual campeão da Libertadores, o Botafogo, do treinador Alexandre Gallo. A cada passo ficava mais difícil a competição e sentimos isso diante do Fogão. Mesmo procurando atacar, o Botafogo fez uma partida muito boa, mesmo fora de casa, mas depois de abrir o placar no 1º tempo, sofreu o empate com um gol de Cid.

botafogo-01.png

A partida de volta foi jogada depois da vitória por 2 a 1 sobre o Audax pelo campeonato Chileno. A eliminação da Católica era bastante provável, mas no Engenhão, surpreendemos e Cid abriu o placar, aos 4. Com a vantagem, o Botafogo precisava virar o placar, mas teve dificuldades. Perdeu um pênalti aos 25 e não conseguiu dominar o jogo, mas chegou ao empate aos 72, tendo o goleiro Jefferson como o melhor em campo. O 1 a 1 levou a partida para os pênaltis e depois de um empate na série de cinco cobranças, vencemos por 6 a 5, eliminando o campeão.

botafogo-02.png

O calendário era apertado e além das suspensões provocadas nas partidas contra o Corinthians e Colo-Colo, tínhamos os jogadores convocados pela seleção chilena para a disputa da Copa América. Foi assim que perdemos Braulio Águila e Ricardo Jiménez para a decisão da Libertadores.

Por conta da decisão contra o Internacional, do treinador Fernandão, a semifinal contra a La U foi jogada com um time praticamente reserva, com apenas três titulares. Na primeira partida, dominamos o adversário, mas saímos apenas com uma vitória de 1 a 0. Na segunda, novo domínio e outra vitória de 1 a 0 e a vaga para a final contra o Colo-Colo que passara com facilidade pelo Palestino.

la-u-play-apertura-01.png

la-u-play-apertura-02.png

Contra o Internacional, o favoritismo era todo do clube brasileiro, dono de seis títulos da Copa Libertadores e que atropelara o Santos na semifinal ao golear o clube paulista por 8 a 0 na partida de ida em Santos. A partida de ida foi em nosso estádio e procuramos derrotar o gigante. Jogamos bem, mesmo desfalcado de dois importantes jogadores e com Andrés Cortés em má fase, depois de ser cortado da seleção chilena. Atacamos desde o início, enquanto o Inter jogava no contra-ataque. O empate em 0 a 0 levou a decisão para a partida no Brasil.

inter-01.png

O time tímido, que nem parecia ser a potência que é, se transformou diante de sua torcida. No Beira-Rio, o Internacional foi avassalador e abriu o placar aos 18, com o meia Fred. Não conseguimos jogar bem, mas mesmo assim, tivemos um pênalti a nosso favor não marcado pela arbitragem nos minutos final da partida. Mesmo com o vice-campeonato, repetindo o feito de 1993, fiquei orgulhoso da participação da Universidad Católica na Libertadores, que fez o possível para jogar ofensivamente contra um adversário muito superior, que na minha opinião deveria ser mais ousado nas duas partidas e não apenas em casa.

inter-02.png

junho-1.png

Julho: El Cid Campeador*

Restavam duas partidas para serem jogadas, as finais do Apertura. Com o acúmulo de partidas, foram jogadas com pouco tempo de descanso entre elas. Na partida em Santiago, jogamos com seis titulares apenas. O Colo-Colo procurou controlar a partida, mas jogamos bem e depois de sofrer o primeiro gol aos 13, empatamos aos 22 com Vergara. Mesmo com mais posse de bola para os donos da casa, o número de arremates eram equilibrado, mas o Colo-Colo se deu melhor e venceu por 2 a 1.

colo-apertura-final-01.png

Precisávamos vencer por dois gols de diferença para conquistar título, mas a partida poderia ir para os pênaltis caso vencêssemos por apenas um gol de diferença. Dessa vez tínhamos cinco titulares em campo, guardando outros para o 2º tempo. Começamos com tudo e aos 12, Cid abriu o placar. A vantagem de 1 a 0 seguiu até o final do 1º tempo. Uma injeção de ânimo no intervalo fez a equipe voltar decidida a garantir o bicampeonato e aí, Cid foi fundamental ao marcar outros três gols, fechando o placar com uma goleada de 4 a 0.

colo-apertura-final-02.png

Nota

* El Cid Campeador foi um nobre castelhano que viveu na região da Espanha na Idade Média e se tornou lenda.

“Eu não concebo o futebol sem protagonismo.

Tenho uma atração exagerada pela vitória.

E o protagonismo é o melhor caminho para se aproximar dela.

Minha intenção é sempre ser protagonista.

Crer nisso, me faz sentir seguro.

E mais, me sinto muito incomodado com a especulação.

Desconfio porque a especulação sempre me decepcionou, me golpeou.

Jamais pensaria em uma partida especulativa, não protagônica e que a equipe não tenha o objetivo de situar-se no campo adversário.

Em qualquer campo e frente a qualquer rival.”

Marcelo Bielsa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tornou-se o terror dos times brasileiros na Libertadores. Foi demais, calou a torcida do Timão, bateu o Fogão nos pênaltis e representou bem contra o superestimado Inter de Porto Alegre. Sensação da Libertadores essa Católica.

Penso que deve ter juntado ela aos teus times do coração do FM, ou to errado? Isso sempre acontece comigo. :heh:

Bem, a reputação deve ter aumentado, tanto do clube como do treinador. Isso é bom. Pensa em ficar no Chile ou quer sair do país e testar ainda mais os limites de Godofredo em outra cultura futebolística? Tava pensando aqui, ia ser legal ver Godofredo na seleção chilena, como foi legal ver Bielsa.

Pode postar uma imagem da tática usada nos jogos da Libertadores?

E parabéns pelo título chileno também. Tão importante quanto o vice-campeonato da Libertadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Bem, acho que sua falta de confiança no elenco começa a ser umas armas dele mesmo. Porque toda vez que você desacreditava em boas campanhas, elas aconteceram e também a equipe continua não decepcionando quando é favorito. Desse jeito Godô vai buscar uma taça das Américas logo, logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente participação do time na Libertadores, acho que foi até mais longe do que vc imaginava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tornou-se o terror dos times brasileiros na Libertadores. Foi demais, calou a torcida do Timão, bateu o Fogão nos pênaltis e representou bem contra o superestimado Inter de Porto Alegre. Sensação da Libertadores essa Católica.

Penso que deve ter juntado ela aos teus times do coração do FM, ou to errado? Isso sempre acontece comigo. :heh:

Bem, a reputação deve ter aumentado, tanto do clube como do treinador. Isso é bom. Pensa em ficar no Chile ou quer sair do país e testar ainda mais os limites de Godofredo em outra cultura futebolística? Tava pensando aqui, ia ser legal ver Godofredo na seleção chilena, como foi legal ver Bielsa.

Pode postar uma imagem da tática usada nos jogos da Libertadores?

E parabéns pelo título chileno também. Tão importante quanto o vice-campeonato da Libertadores.

Com certeza, se fosse na realidade, a imprensa esportiva diria algo nesse sentido.

Também achei o Inter superestimado. Se fosse falar, diria que o Botafogo foi o melhor dos brasileiros que enfrentei.

Isso também ocorre comigo quando jogo FM, mas por incrível que pareça, ela não entrou nesse rol ainda.

Sim, Godofredo agora tem reputação continental.

Ainda falta um ano e meio de contrato e acho que depois disso, Godofredo não permanecerá no Chile. Acho pouco provável ele seguir no país, mas não descarto dirigir uma seleção.

Na verdade não usei um tática só na Libertadores. Sem querer parece indelicado, acho que seria mais proveitoso responder algo que você tenha dúvida e aí sim, colocar alguma imagem que possa esclarecer algo que você deseja.

Se perdesse o título chileno seria ruim pelo que fizemos no semestre, mas o bicampeonato acaba, de certa forma, dando uma alegria após chegarmos perto do título.

Bem, acho que sua falta de confiança no elenco começa a ser umas armas dele mesmo. Porque toda vez que você desacreditava em boas campanhas, elas aconteceram e também a equipe continua não decepcionando quando é favorito. Desse jeito Godô vai buscar uma taça das Américas logo, logo.

Talvez seja esse um fator mesmo. Não confiar demais na equipe talvez acabe ajudando nas palestras.

Ainda há algum tempo para ele tentar conquistar algo continentalmente. Depois do vice na Libertadores, a confiança na Católica anda em alta.

Excelente participação do time na Libertadores, acho que foi até mais longe do que vc imaginava.

Muito mais. Depois de passar pelo Corinthians achei que ficaríamos na semi e quase ficamos não foi? Passar pelo Botafogo, de certa forma, foi casual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      No ano de 2082, quando os ecos do passado ressoam apenas nas páginas empoeiradas dos livros de história do futebol, emerge um novo protagonista, um nome que transcende os limites do tempo e da imortalidade esportiva: Bityéssi Pereira da Silva. Durante décadas, Bityéssi foi a personificação do talento puro e da magia nos campos de futebol, deixando uma trilha de recordes imbatíveis e memórias inesquecíveis. 
      Contudo, ao atingir o crepúsculo de sua carreira extraordinária como jogador, Bityéssi percebe que está na hora de pendurar suas chuteiras, mas enxerga um novo capítulo em sua jornada. Um capítulo que o conduzirá para além das fronteiras familiares dos clubes e das rivalidades em campo. É chegada a hora de explorar o desconhecido, no mundo complexo e desafiador dos treinadores de futebol e suas políticas punitivas aonde a politicagem corre e rola solta e milagres precisam ser feitos mesmo que ninguém fora do balneário tenha conhecimento. 
      Na era de 2082, onde a tecnologia se entrelaça com a tradição, Bityéssi mergulha em um universo onde a astúcia tática, a liderança inspiradora e a capacidade de moldar talentos crus são as ferramentas fundamentais. A transição de jogador a treinador revela um terreno fértil para o amadurecimento de sua sabedoria futebolística, desafiando-o a traduzir a magia que outrora aplicou nos gramados para o tabuleiro de estratégias que agora comanda.  
      Assim, a história de Bityéssi Pereira da Silva, que começou como um conto de glórias individuais, transforma-se em uma epopeia coletiva, onde cada vitória e derrota tecem o tecido de uma nova narrativa. Nesta saga, testemunharemos não apenas o florescer de um treinador, mas a evolução de um ícone, cujo legado transcende as linhas do campo e inspira uma nova geração de sonhadores. 
       

       
      Salve galera, tudo bem?  Eu me chamo Renan, possuo 30 anos e atualmente luto contra a depressão. Por que este detalhe é algo importante? Porque este projeto é algo meu que talvez me ajude a me levantar. Com o passar dos anos eu fui perdendo o foco em muitas coisas por causa deste pequeno “problema” e estou aos poucos tentando me reerguer e retomar as coisas que eu gosto. FM foi uma coisa que eu abandonei por completo. O último que eu havia jogado havia sido o FM 2015 e depois simplesmente larguei meu hobbie. Muitas coisas aconteceram na minha vida de lá pra cá e minha vida foi só ladeira abaixo. 
      Então para começar, eu estou aqui me propondo a tentar juntar duas coisas que eu amo. FM e escrever. Eu sou mestre/narrador de RPG, mais precisamente Dungeons and Dragons então escrever é algo que eu meio que preciso fazer e arrisco dizer que se não fosse o RPG eu não estaria mais aqui. Dito isso, eu lembro que amava o fórum e gostava muito de vários membros aqui. Alguns pude ver que continuam ativos até hoje, outros não faço ideia se estão por aqui, se posso citar nomes ou se foram pra novos horizontes seguindo o vento. E basicamente é o que eu quero. Trilhar o tempo que perdi e seguir em frente. Dito isso, a única coisa que eu peço é apoio e feedback. Se estão curtindo, se tiver algo que eu possa melhorar ou qualquer coisa que tenham a acrescentar me contém. Vai ajudar muito na minha motivação ter pelo menos uma pessoa dando apoio. 
      Dito isso a minha proposta de save é a seguinte: Juntamente com meu mano Chat GPT eu estarei criando uma história e um enredo para este save. Será jogado no FM 2013 e se dará início no final do ano 2082. O save terá uma licença poética, então peço que fiquem cientes que eu usarei de recursos narrativos para alterar eventos do save, por exemplo nosso herói é um personagem fictício. Inicialmente eu queria um Newgen real, mas estava bem difícil encontrar um que se encaixasse nos meus critérios de procura.  
      Por fim, mas não menos importante eu vou tentar tornar isso uma história interativa. Então qualquer pergunta que me fizerem que poderia ser respondida pelo personagem, virá respondida por ele durante uma entrevista. Seja imprensa, podcast, ou qualquer outra coisa do tipo. Outro fator é que qualquer um que deseje participar ativamente do save pode dizer o que deseja fazer. Exemplo “Joãozinho e quero ser lateral direito”. Então eu vou ver os laterais da minha base no time atual e escolher um deles para criar o seu personagem por meio do editor e sempre que eu me lembrar, trago informações sobre jogadores/comissão técnica que vocês criarem (Se criarem).
       Então é isso galera. Abaixo deixarei algumas perguntas frequentes que possam vir a ter. Espero que se divirtam e caso estejam preparados, rolem iniciativa!
       
       
       
       
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • leandropatrola
      Por leandropatrola
      Já vasculhei todos os downloads aqui e li sobre os tópicos a respeito de tradução do FM 13
      até baixei de outras versões mas infelizmente não funcionou, se alguém tiver o arquivo LTC do fm13 em português (pode ser o de portugal mesmo)
      por favor compartilhem aqui pq vascuhei os torrents tbm baixei uns 2 ou 3 arquivos mas nenhum deu certo, e a versão q eu tenho tem só em inglês e russo
      obrigado 
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Introdução
      A Sports Interactive é responsável pelo sucesso da série Championship Manager e Football Manager. Apesar de ter perdido o nome na disputa com a Eidos Interactive, antiga distribuidora da série CM, o legado ficou todo com a desenvolvedora. A parceria com a Sega, nova empresa distribuidora inseriu no mercado uma das franquias de maior sucesso do futebol.
      Desde novembro de 2004 foram 14 edições da série Football Manager e em maior ou menor grau, todas fizeram um relativo sucesso. O jogo coloca você no comando de uma equipe de futebol, tomando todas as decisões relativas de um manager de futebol e esse é o grande mote da série. Com tudo, o jogo evoluiu bastante nos últimos 13 anos e meio e uma das mudanças relevantes, mas sempre relegada ao plano de fundo, foi o aumento da importância da comissão técnica no jogo.
      Tendo isso em vista, seguiremos uma análise de quatro edições do jogo, em períodos de cerca de 4 a 5 anos entre cada lançamento para entender como esse processo ocorreu e como você deve encerar a montagem e utilização do seu staff no FM. Passaremos pelo Football Manager 2005, depois pela Football Manager 2009, chegaremos até o Football Manager 2013 e encerraremos com a edição atual, o Football Manager 2018.
      Football Manager 2005
      Tela do staff
      Na primeira edição da série, a tela de staff era bem simplória e apenas informativa. Ela contava apenas com o cargo de cada um, a equipe pela qual a pessoa era responsável, a nacionalidade, a reputação e as informações salarias e de término contratual.

      Perfil do staff
      A tela do membro da comissão técnica era menos informativa, mas ainda hoje, encontramos boa parte dessas informações no perfil de cada um no jogo. Os atributos em sua maioria ainda são quase os mesmos, mas a forma como interagimos com cada um deles mudou. Antigamente não havia uma preocupação com os atributos mentais de cada membro do staff, a única coisa que importava era ter o atributo de treino necessário com o maior valor possível.

      Mensagem do olheiro e relatório
      Os relatórios dos olheiros também eram bem mais simples, uma simples recomendação por escrito se o jogador era ou não era uma boa contratação para o seu clube.

      Tela de treinos
      A parte de treinos era totalmente diferente e contava com algo bastante próximo do que um grupo de jogadores deseja ver no jogo, a opção do treinador decidir os regimes de treinamento durante a semana, decidindo o que vai ser trabalhado em casa sessão.

      Relatório de treinos
      Além disso, não existia uma tela que você pudesse saber qual a qualidade do seu treino, apenas uma informação de como cada jogador estava evoluindo seus atributos, em que tipo de programa de treinos o jogador se encontrava, a opinião do staff sobre o desempenho do atleta nos treinos e a tradicional opção de retreinar a posição de um jogador

      Leia Mais: A arte do retreinamento
      Relatório da equipe
      Por fim, as informações disponíveis e demonstradas pela comissão técnica sobre seu elenco e jogadores eram bem limitadas, com o jogador tendo que se guiar pelos atributos que achava importante por posição, ao invés de confiar no que seu staff dizia.

      Como puderam perceber, o staff praticamente só existia na primeira versão do jogo, com tudo sendo bastante misterioso e na base de tentativa e erro para achar a melhor forma de entender seu time, treiná-lo e descobrir novos reforços.
      Football Manager 2009
      Antes de mais nada, já peço desculpas pelas imagens em inglês, mas o meu jogo não tem o idioma português disponível.
      Tela do staff
      Era de se esperar que cinco edições depois algumas mudanças ocorressem nessa área. Contudo, a primeira comparação é de que nada mudou, com a tela de staff permanecendo rigorosamente a mesma.

      Perfil do staff
      Já o perfil do staff ganhou novas informações e novos atributos. Surgiram os atributos de treino de ataque, defesa, físico, mental, tático e técnico na parte de treinamento. Na parte mental, tivemos a transferência de alguns atributos de treino como Fisioterapia e Conhecimento Tático. Além disso, surgiram quais tipos de funções o membro pode e tem desejo em exercer em um clube, além do seu conhecimento de certos países no jogo.

      Mensagem do olheiro
      Uma das modificações nos últimos anos foi a inclusão do relatório do olheiro, apesar disso, as informações que apareciam na caixa de mensagens ainda eram bastante poucas. Ao menos havia um breve informativo sobre o jogador que foi observado.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro foi introduzido entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2009 e ajudou bastante os jogadores a entenderem melhor uma contratação. Obviamente que essa mudança foi gradual, com o sistema de estrelas sendo timidamente inserido no Football Manager 2006 e evoluindo até o relatório.
      LEIA MAIS: Planos de A a Z: Mudando o panorama de um jogo
      No relatório temos uma comparação entre o jogador observado e o melhor do elenco na posição e também com relação aos jogadores da divisão em que o time se encontra. Também fala um pouco sobre a personalidade e os pontos forte e fracos do jogador. Além de encerrar com informações sobre a transferências, como interesse do jogador, preço e salários. Tudo isso sendo fechado com a recomendação final do olheiro, que foi resumido na mensagem recebida na caixa de mensagens.

      Tela de treinos
      Os treinos que começaram mais especializados e roteirizados se tornaram uma questão de ajustes de barrinha e nessa época, muitos treinos como o famoso Masca Training movimentaram a comunidade. Como não havia uma ciência por trás disso, os treinos eram questões de tentativa e erro e por isso, aqueles prontos e testados eram coqueluche na época. O problema disso é que meio que automatiza e facilitava o desenvolvimento dos atributos dos jogadores, facilitando a criação de jogadores com atributos bombados. Esse tipo de situação também só nos obrigava a procurar os preparados com os melhores atributos para cada treino e coloca-los no time. Por fim, o relatório de desempenho nos treinos que antes vinha separado, agora se integrou a com a organização dos treinos.

      Tela de preparadores
      Também tivemos a introdução da divisão de treinos por cada membro do staff, com cada um sendo especialista em uma área de acordo com seus atributos. A medição por estrelas da qualidade do treino também foi imposta durante o período e ficou possível mensurar facilmente a qualidade da comissão técnica na hora do treinamento. Outro ponto importante foi a introdução de treinos e preparados diferentes para a equipe principal e para as categorias de base.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe continuou bastante similar durante esse tempo, mas houve a exclusão da informação sobre quem seriam os piores jogadores da equipe, ficando apenas os melhores por setor da equipe principal e as principais promessas.

      Relatório das palestras
      Porém, com o aumento da importância das palestras de jogo, seja na preleção, no intervalo ou após o jogo, surgiu uma nova ferramenta. De forma rudimentar, seu assistente técnico lhe informava como cada jogador reagiu a suas palestras na partida anterior, permitindo que você pudesse entender melhor como motivar cada jogador.

      Recomendação de jogadores por empréstimo
      Por fim, para quem quisesse pedir recomendações de jogadores disponíveis e acessíveis para o time via empréstimo, poderia solicitar rapidamente ao seu assistente para produzir sugestões para as posições indicadas pelo treinador. Infelizmente, dependendo do nível em que sua equipe se encontrava, não era fácil encontrar, mas era uma ferramenta bastante útil para quem jogava em divisões menos badaladas.

      Com o salto de cinco versões, já começamos a perceber uma maior relevância da comissão técnica dentro do processo, como uma maior especialização nos treinos, a adição de funções novas ao assistente técnico, além de maiores informações fornecidas pela equipe de olheiros.
      LEIA MAIS: Sobrevivendo a sua primeira temporada em 12 passos
      Football Manager 2013
      Andamos agora quatro versões para frente, até o lançamento do FM 2013 no final de 2012. Nessa linha temporal que seguimos, estamos cada vez mais próximos do estado atual da franquia.
      Relatório de boas-vindas
      Logo de cara já temos uma novidade, que é um relatório de observação de boas-vindas dos olheiros, indicando jogadores que podem ser boas contratações para o time. Fornecendo imediatamente um ponto de partida para o seu novo trabalho.

      Tela do staff
      A tela de staff também ganhou uma maior divisão, apesar de inicialmente mostrarem as mesmas informações, observamos uma clara divisão por time principal, reservas e categoria de bases, além de vermos que o aumento na proeminência nas responsabilidades do staff.

      Perfil do staff
      O perfil do staff ainda apresenta a mesma estrutura vista lá no FM 2005, mas com mais informações e tirando o histórico de conselhos, pouca coisa mudou desde o FM 2009.

      Mensagem do relatório do olheiro
      A mensagem do relatório de olheiro ganhou mais corpo e passou a contar com a recomendação de capacidade atual e potencial do jogador, além das informações sobre os valores envolvidos em uma eventual transferência.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro ficou mais gráfico e recheado de informações que já saltam imediatamente aos olhos. A estrutura vista anteriormente ainda é similar, mas as informações de posição, melhor função (adveio da mudança nas táticas no FM 2012) e também uma comparação com os melhores atletas da posição no elenco passaram a figurar por aqui.

      Tela de treinos
      Os treinos abandonaram as barrinhas e assumiram a forma como conhecemos hoje, tirando mudanças de estilos e uma ou outra pequena modificação, já são mais de cinco anos que a estrutura é a mesma. Ao invés de decidir as intensidades de cada tipo de treino, agora você pode escolher apenas um foco e a sua intensidade. É possível mudar o treino padrão em determinada semana e a intensidade também. Além disso, temos o treino para jogo, que normalmente antecede cada uma das partidas. E você pode optar por dar descanso aos atletas e depois de cada jogo e também aumentar ou diminuir a carga de treino para jogo.

      Tela de treino individual
      As informações de treino passaram a ser divididas entre individual e geral, além da já tradicional tela de preparadores. Na tela individual, você pode definir um foco para o jogador (atributo, nova posição, MPJ e a intensidade), além de acompanhar o desempenho geral do atleta nas sessões de treinamento e a opinião do staff sobre o rendimento do atleta.

      Tela de preparadores
      A tela de preparadores mantém a mesma estrutura do FM 2009, mas ficou mais fácil de ver o nível de cada treinador e modificar as sessões de treino que cada um é responsável. A opção de pedir um relatório sobre atletas disponíveis para empréstimo ainda permaneceu durante essas quatro diferentes versões.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora se tornou muito mais informativo e mais abrangente, avaliando toda a equipe, ao invés de só os destaques. Além disso, o fornecimento de relatórios sobre suas táticas, origem dos gols feitos e sofrido, última partida e outros tipos de estatísticas começaram a surgir com o aumento da importância da análise estatística no futebol mundial.

      Conselhos do staff
      Contudo, as principais mudanças para o aumento da importância do staff começaram a ser implementadas, com a ferramenta de aconselhamento do staff, onde eles começaram a dar pitacos em diversas áreas e passaram a ter um desempenho ativo dentro do jogo. Com isso, os atributos técnicos passaram a ser a única fonte de medição de qualidade de um membro da comissão, com os atributos mentais passando a ter peso importante nessa relação.

      Responsabilidades do staff
      Outra parte importante foi a capacidade de poder dividir as responsabilidades indesejadas com o seu corpo técnico, podendo direcionar atividades que você ainda se acha inexperiente para mexer ou que não se importa tanto ao ponto de microgerenciar tudo.

      Passaram-se nove versões e as versões de 2012 e 2013 começaram a ser um ponto de virada na importância do staff dentro de jogo. Eles passaram a deixar de estar ali por estar e se tornaram parte do seu dia-a-dia como treinador do clube. O que é um ponto positivo, pois essa integração existe e é vital num clube de futebol e com isso, a relevância de passar a investir mais em seu staff aumentou, com mais pessoas dando atenção a outros critérios além das estrelinhas de cada preparador em seus treinos.
      LEIA MAIS: Descobrindo suas fraquezas e construindo um time
      Football Manager 2018
      Chegamos a versão atual e já nota-se o tanto que as funcionalidades e atividades relativas ao staff no jogo se tornaram mais presentes e detalhadas ao longo dos anos e com o Football Manager 2018 não foi diferente, já que na versão anterior inseriram-se novas funções no staff e que foram melhores trabalhadas para a edição atual. Ademais, a presença do Centro Médico e a modificação no funcionamento do sistema de olheiros trouxeram ainda mais impacto à forma com que o treinador se relaciona com seu staff.
      LEIA MAIS: Guia: Movimentos Preferidos do Jogador
      Tela do staff
      A tela de staff mudou de roupagem, sendo dividida nas três categorias vitais para o funcionamento do clube: equipe técnica, de observação de jogadores e departamento médico. Com bastante informações a respeito do preenchimento das vagas, a quantidade de cada tipo de profissionais e uma comparação média da qualidade da comissão técnica com o restante da divisão em que seu clube se encontra.

      Perfil do staff
      A tela do perfil do staff ainda continua estrutura da mesma maneira, apesar de conter mais informações a respeito de cada treinador, contudo, as grandes mudanças ficaram para os atributos. Agora eles são divididos em gestão, treino, olheiros e médico. Assim, cada profissional de determinada área tem seus atributos destacados adequadamente. Também tivemos a inclusão de novos treinos de goleiros, antes eram dois, agora são três. Além disso, cada uma das suas equipes (reservas, juniores, etc) ganhou uma tela própria para que você possa ver quem é o staff em cada uma delas.

      Mensagem do olheiro
      As modificações na forma como os jogadores são observados e a inclusão do analista de dados geraram impactos na forma como você obtém as informações do seu time de olheiros. Anteriormente, os relatórios chegavam nas suas caixas de mensagem, agora, se você delegar a responsabilidade de observação ao olheiro-chefe, apenas quando ele julgar necessário você receberá um relatório. A maioria fica no centro de observação, ou então, na tela de pesquisas ou lista preferencial.

      Relatórios do olheiro e analista de dados
      Os relatórios de olheiros também ficaram mais abrangentes e específicos, com o relatório do olheiro separado do relatório do analista de dados e com a opção de juntar essas duas informações em uma tela só. Obviamente que a gama de informações disponíveis também aumentou, deixando de ser limitado só a um ponto fraco ou forte, listando um perfil mais completo do jogador, para te informar se ele é ou não é uma boa recomendação. Inclusive, para essa versão, foi incluído um sistema de pontuação que vai de 0 a 100 para que você possa ver quão boa aquela contratação pode ser, independentemente da avaliação de CA e PA do atleta.

      Tela de treinos
      A tela de treinos também ganhou mais informações, com a adição de uma tela que reúne as informações generalizadas. A forma como o jogo gere os treinamentos ainda não mudou, apesar de ser uma das sugestões mais frequentes nos fóruns da Sports Interactive. O mesmo segue para as telas de treino individual e de preparadores, com a maioria das modificações sendo apenas para clarificar as informações na tela. Também tivemos a distinção mais adequada dos treinos de cada uma das suas equipes, para que você possa personalizar melhor o treinamento de cada um dos membros do seu staff para tirar o máximo possível em cada nível de futebol.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora também contém mais informações, seguindo os rumos tomados nas edições anteriores e incrementando ainda mais a quantidade de informações presentes para o jogador. Até a avaliação do nível do plantel se tornou mais informativa, com diversos comparativos podendo ser feitos, fazendo que você entenda quais são seus melhores e piores jogadores mais rapidamente.

      Conselhos do staff
      Os conselhos do staff também ganharam mais diversidade e o seu controle sobre quando receber essas informações também aumentaram. Temos conselhos táticos, de treino de desenvolvimento de jogadores, de transferências e contratos e da própria comissão técnica. Você pode até decidir quem é o membro mais capacitado para lhe informar nesses diversos tópicos. Além disso, ao acessar a tela do seu elenco, sempre que um conselho estiver disponível, aparece um alerta no canto da tela e ao clicar nele, você pode decidir quais ações tomar, resolvendo rapidamente as pendências do elenco. Vale lembrar que essa funcionalidade está presente em todas as telas que o conselho é válido, não apenas nas telas do elenco.

      Responsabilidades do staff
      Com uma grande quantidade de funcionários, ocorre um aumento de responsabilidades. E a tela de delegação de tarefas aumentou bastante entre a sua implementação e a atual versão. Isso permite uma maior adaptação do treinador ao seu estilo de jogo e pode ajudar até a reduzir o tempo gasto com o gerenciamento desses detalhes no jogo.

      Centro de observação
      A forma como interage-se com os olheiros também mudou, com a equipe de observação tendo orçamento próprio e a possibilidade de comprar pacotes de informações sobre jogadores que envolvem diversos escalões do futebol (normalmente ligados ao alcance atual do clube) e que são divididos entre pacote sênior (para os jogadores já consolidados) e pacote de jovens.

      Centro Médico
      E com as necessidades físicas do futebol moderno aumentando a cada vez mais, foi adicionado o centro médico, uma tela que lhe fornece informações sobre a condição física dos jogadores e como está o desgaste dele. Isso ajuda a prevenir lesões e manter seu elenco bem-conservado para as partidas mais importantes da temporada.

      É notável o aumento exponencial de funcionalidades ligadas ao staff entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2018 e como não podia deixar de ser, a própria importância de ter uma comissão técnica de qualidade e que você possa confiar.
      Conclusão
      Tendo tudo isso em vista, essa é uma parte do jogo em que não se pode negligenciar mais, com eles sendo fundamentais para o desenvolvimento dos seus atletas, para o entendimento do funcionamento da sua equipe e até mesmo para diminuir as chances de erros bobos no planejamento da temporada.
      LEIA MAIS: O Guia do FM 2018: 16 dicas essenciais
      Por isso, não negligencie essa parte do jogo e aproveite que agora o orçamento salarial para o staff é separado do seu orçamento salarial para jogadores, sendo assim, você não precisa deixar de reforçar seu elenco para encorpar seu staff. Com tamanha importância, ter um staff em que você possa confiar pode ser vital nos resultados finais do seu time e influenciar a forma como seu save está indo.
      Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Banner: @_Matheus_
×
×
  • Criar Novo...