Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Projeto] Calendário Brasileiro


Visitante Chaves

Posts Recomendados

Nunca gostei de jogar no Brasil por conta do calendário, jogar 3, as vezes 4 jogos em uma semana é algo que beira o absurdo, sem falar que se conseguir manter uma equipe de nível acaba perdendo jogadores importantes para a seleção bem no meio da temporada praticamente todo os anos, e não falo apenas de Copa América, Copa das Confederações e Copa do Mundo, os amistosos também causam desfalques consideráveis.

A ideia é reorganizar o calendário brasileiro para os moldes europeus, começando no meio do ano, por volta de agosto, para que nas datas de competições oficiais da FIFA as equipes estejam de férias e para que comporte o Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores/Sulamericana e os Estaduais. Sei que os estaduais tem grande responsabilidade na bagunça do nosso futebol, mas também são parte importante da nossa história e da rivalidade entre os clubes e levando em conta que outros países tem 2 copas por ano sem atrapalhar o calendário acho perfeitamente possível.

Pensei em padronizar a formula de disputa de todos os 27 estaduais para que tenham entre 10 e 12 equipes e durem no máximo 2 meses, sendo que os últimos jogos e as finais aconteçam simultaneamente com as primeiras rodadas do brasileiro. As primeiras fazes da Copa do Brasil e a Eliminatória da Libertadores e Sulamericana também aconteceriam junto com os estaduais no meio de semana - Libertadores e Sulamericana seriam disputados juntos e ao longo de toda temporada.

Em uma conta rápida de cabeça, se tudo der certo, uma equipe que vença todos os campeonatos disputaria no máximo uns 70 jogos, algo como 7 jogos por mês ou 1 jogo a cada 4 dias. Fiz essa conta com base em um calendário de 38 semanas, um pouco mais de 9 meses.

Grande parte do projeto daria para tocar sozinho, mas o bicho pega nos estaduais. Padronizar 27 competições implica em avaliar as equipes de grande parte deles para definir quem cai e quem permanece na elite, algo que não tenho tempo muito menos paciência. Se conseguir alguns interessados para a participar podemos dividir as tarefas, estou disposto até a ensinar como editar as competições.

Abrindo o tópico, também gostaria de ouvir sugestões da maneira que melhor agradaria com relação aos estaduais, premiações e qualquer outra modificação que seja necessária, como uma possível revisão em outros campeonatos nacionais sulamericanos.

Espero contar com a ajuda de todos.

Resumindo um pouco o que eu falei:

Novo Calendário Brasileiro - FM2012

CompetiçãoDuraçãoMáx. Jogos

EstaduaisAgosto e SetembroA Definir

Copa do BrasilAgosto até Abril10 Jogos

BrasileiroSetembro até Maio38 Jogos

LibertadoresAgosto até Maio16 Jogos

SulamericanaAgosto até Maio16 Jogos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho mais fácil fazer os estaduais como se fossem copas, no teste que eu fiz aqui eu fiz assim:

- Supercopa entre o campeão brasileiro e da Copa do Brasil

- 5 divisões do brasileiro (as 3 primeiras com 20 times e as duas seguintes com 40/42 times)

- Copa do Brasil o ano todo com os times da Série A entrando só na quarta fase

- Uma "Taça Brasil" com os times das Série C, D e E.

- Torneio Rio-SP no inicio do ano em um formato de eliminatórias simples só com os 4 grandes do Rio e São Paulo.

- Copa Rio e Copa Paulista no segundo semestre (no máximo uns 7 jogos por time)

- Copas regionais para os outros estados (Copa Nordeste, etc...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho mais fácil fazer os estaduais como se fossem copas, no teste que eu fiz aqui eu fiz assim:

- Supercopa entre o campeão brasileiro e da Copa do Brasil

- 5 divisões do brasileiro (as 3 primeiras com 20 times e as duas seguintes com 40/42 times)

- Copa do Brasil o ano todo com os times da Série A entrando só na quarta fase

- Uma "Taça Brasil" com os times das Série C, D e E.

- Torneio Rio-SP no inicio do ano em um formato de eliminatórias simples só com os 4 grandes do Rio e São Paulo.

- Copa Rio e Copa Paulista no segundo semestre (no máximo uns 7 jogos por time)

- Copas regionais para os outros estados (Copa Nordeste, etc...)

Queria tentar com os estaduais, e poderia ser com o sistema de copa, o único problema é com a questão do rebaixamento. Desta forma daria até para incluir mais equipes, algo como 4 grupos de 4, com o primeiro classificando-se para semi-final - nesse formato, com jogos de ida e volta, daria no máximo 10 jogos.

A ideia da supercopa e dos regionais me agrada, mas acho apenas a supercopa viável. A gente pode incluir os regionais mas para equipe reserva ou júniors, as vezes até para os dois. Acho que ia ficar bem interessante por sinal.

Queria que mais gente tivesse se interessado pelo projeto, mas enfim...

Acabei o planejamento do calendário e já comecei a montar no editor. A temporada irá começar na metade de Agosto com o Troféu dos Campeões, uma supercopa entre os campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil. Será a quinta competição de melhor reputação, atrás apenas do Brasileiro, Copa do Brasil, Carioca e Paulistão. A premiação será de R$ 500.000,00 para cada participante e mais R$ 500.000,00 para o campeão.

Os Estaduais começam no final de semana seguinte e a principio terão o formato que citei ai em cima, 4 grupos com 4 equipes cada. O primeiro colocado de cada grupo se classifica para as semi-finais e os últimos colocados disputam uma eliminatória para definir 2 rebaixados. Quero ver como esse formato vai se comportar, ver se corre algum risco dos principais clubes do estado não caírem no mesmo grupo. Premiação vai ser fixa na primeira fase e flexível a partir das semi-finais.

A Copa do Brasil começa na última quarta-feira de Agosto. As primeiras fases serão disputadas em apenas um jogo e a partir da terceira ou quarta fase entra o sistema de ida e volta. Ainda não defini quantas equipes vão participar, estou pensando em fazer um esquema diferente, com as equipes sendo definidas pelos estaduais, mas ainda é preciso testar para ver se não vai ter problemas com o sistema de grupos.

A Libertadores e Sulamericana começam no segundo final de semana de Setembro na fase de classificação. Aqui não tem muito mistério já que o sistema é bem conhecido por todos, só quero definir bem como serão as premiações, onde quero algo parecido com a Champions.

Defini a primeira semana e a última de cada mês para os jogos da Copa do Brasil, e a segunda e terceira para as competições continentais. Todos os finais de semana serão para os estaduais e para as ligas - em algumas poucas vezes teremos jogos no meio de semana. Eventualmente essa definição será quebrada, mas acho bem mais fácil "cravar" as datas do que deixa-las para o jogo definir e correr o risco marcar 3 jogos em uma semana, quando 1 dos jogos pode ser remarcado... coisas do FM!

Brasileirão é outro que não tem mistério, serão a principio 4 divisões onde as duas primeiras terão 20 equipes e as outras duas 24 clubes. Quero ver a viabilidade de uma 5ª divisão no formato das divisões regionais inglesa, algo como "5ª Divisão Norte" e "5ª Divisão Sul". As ligas nacionais terão inicio no último final de semana de Setembro. Com relação as premiações, estou pensando em algo como R$ 30.000.000,00 para o campeão e ir diminuído gradativamente até o último colocado. Os clubes também irão receber direitos de TV de R$ 10.000.000,00.

A principio eu tinha me esquecido do Mundial, que caso algum equipe brasileira dispute, irá trazer problemas em Dezembro. Estou pensando tudo levando em consideração a pior das hipóteses possíveis, a de uma equipe disputar e chegar até o fim de todas as competições. Se isso chegar mesmo a acontecer vai ter sobra para a equipe descansar.

Assim que os primeiros teste forem feitos e a viabilidade do que está no papel for comprovada eu posto uma imagem do calendário completo.

Ainda estou a procura de ajuda para montar os estaduais, quem estiver afim de ajudar é só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse montar o calendario (coisa que tentei e nao consegui) eu faria os regionais so com as maiores equipes (sem rebaixamento) e os estaduais para as menores. No mais o resto do calendario é como eu gostaria. Assim que tiver resultados positivos irei jogar com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...