Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Crusader Kings, Europa Universalis, Hearts of Iron, Victoria


Douglas.

Posts Recomendados

EUIV, depois que você aprende a jogar, tem que pegar uns objetivos toscos como formar a Itália com Tunis, que nem estou tentando de novo. hahaha

O que geralmente pega pra mim é que o começo é muito chatinho. Você não pode errar nada. Aí você cansa de ficar tentando fazer malabarismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecar como conde é muito dificil e meio monotono, geralmente os reinos nao permitem guerras internas com os condes e expandir para fora do reino mais dificil ainda a nao ser com casamentos( muito demorado). comecar o jogo pelo menos como um duque ou um reino pequeno  e comecar a expandir as fronteiras ate formar um imperio vai dar muitas horas de diversao. o jogo é muito divertido pra mim ate se formar um imperio, depois perde a graca. eu ja consegui formar os impérios da hispania, wendish, escandinavia e o imperio do reino unido q esqueci o nome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 12/12/2018 at 17:57, Douglas. disse:

EUIV, depois que você aprende a jogar, tem que pegar uns objetivos toscos como formar a Itália com Tunis, que nem estou tentando de novo. hahaha

O que geralmente pega pra mim é que o começo é muito chatinho. Você não pode errar nada. Aí você cansa de ficar tentando fazer malabarismo.

Fala Douglas, não achei tópico específico do EUIV então vou perguntar por aqui.

Você (ou qualquer) outro forista poderia indicar quais são as dlc's e versões essenciais do EUIV? Falo aquelas que o conteúdo é indispensável pra o jogo ficar completo e divertido. Se somar todas as da steam ta em 640,00 reais.

Aliás, a steam costuma fazer promoção de carnaval?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lowko é Powko disse:

EU IV joguei e não me cativou também.

Tava atrás de um jogo de estratégia de gerenciamento de nações. Indica qual no lugar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da época que você gosta. O CK (séc. VIII a XV) tem uma pegada mais "RPG" e foca no Medievo. EU (séc. XV a XIX) foca nas Grandes Navegações e no Renascimento. Victoria (séc. XIX e XX) foca na Industrialização. HI foca num período de tempo curtíssimo pouco tempo antes e depois da 2ª GM, e tem menos a ver com gerenciamento de nações como os jogos anteriormente mencionados.

Eu gostava do GeoPolitical Simulator, mas a quantidade de bugs e o preço proibitivo desanimam demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/02/2019 at 16:52, SamuelFerreguetti disse:

Fala Douglas, não achei tópico específico do EUIV então vou perguntar por aqui.

Você (ou qualquer) outro forista poderia indicar quais são as dlc's e versões essenciais do EUIV? Falo aquelas que o conteúdo é indispensável pra o jogo ficar completo e divertido. Se somar todas as da steam ta em 640,00 reais.

Aliás, a steam costuma fazer promoção de carnaval?

Eu tenho mais de 900 horas jogadas com o jogo "pelado". hahaha

Tem 4 DLCs cosméticas que vieram por ter comprado na pré-venda mas só isso. Então dá pra jogar tranquilamente sem DLC.

Seguindo o guia da comunidade e considerando que o desenvolvimento de províncias agora deixou de ser dependente de DLC, acho que as mais importantes, em ordem, são Art of War, Cossacks, Rights of Man e talvez Mandate of Heaven. A maioria são apenas mais opções de min-max mas controlar melhor os aliados em guerras parece muito bom - você seta objetivos pra não concentrarem esforços desnecessariamente e também planeja a partilha e/ou outros espólios.

 

Acho que no fim de ano chegou a ter promoções com 75% mas acho que têm sido só algumas, a maioria só chega a 50%. Art of War mesmo parece que nunca vendeu com mais de 50%: https://www.steamprices.com/br/dlc/310031/expansion-europa-universalis-iv-art-of-war

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

15 horas de Victoria II e assumo: é chato demais, meu deus. Parece que os caras não terminaram o jogo, bixo, deuzulivre.

Se alguém tiver um mod que não deixa TODAS as guerras intermináveis e diminui em 98% o número de cliques que precisa dar, vai ser lindo demais. Expandir trilho de trem no USA demora uma vida inteira porque tem que clicar em cada província pra dar o ok, aumentar indústria idem, reunir exército idem, jesus amado.

Aí tu pega uma guerra com alguém e dura pelo menos 10 anos num pinga pinga de 15x15 nojento pra caralho pra acabar num white peace escroto kkkkkkkkk

Não posso dizer que não tentei, porque joguei de BRA (3x), USA (1x), BEL (3x) e FRA (1x) e foi insuportável em TODAS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ariel' disse:

15 horas de Victoria II e assumo: é chato demais, meu deus. Parece que os caras não terminaram o jogo, bixo, deuzulivre.

Se alguém tiver um mod que não deixa TODAS as guerras intermináveis e diminui em 98% o número de cliques que precisa dar, vai ser lindo demais. Expandir trilho de trem no USA demora uma vida inteira porque tem que clicar em cada província pra dar o ok, aumentar indústria idem, reunir exército idem, jesus amado.

Aí tu pega uma guerra com alguém e dura pelo menos 10 anos num pinga pinga de 15x15 nojento pra caralho pra acabar num white peace escroto kkkkkkkkk

Não posso dizer que não tentei, porque joguei de BRA (3x), USA (1x), BEL (3x) e FRA (1x) e foi insuportável em TODAS.

?

 

Victoria II tem a pior curva de aprendizado de todos agora. Lembro que tive que passar por EUIII, HOI2 e HOI3 antes de voltar pra tentar de novo. Mas você jogou com as expansões? Não lembro se A House Divided ou Heart of Darkness mas têm os rally points pra tropas e navios irem pra província marcada.

O que sempre vai ser ruim é que a maior parte das informações está em tooltips e outra parte em botões quase escondidos na interface como os requerimentos pra adicionar War Goals sem justificativa - quase 7% da população tem que apoiar Jingoísmo.

Em guerras mesmo, só indo na tela que mostra os War Goals pra você saber o que falta pro warscore aumentar, senão você pode ficar 100 anos sem chegar a 100% porque não ocupou 75% do território que deveria.

 

Você não fez uma dos melhores (e mais trabalhosos) objetivos do jogo que é invadir a China com pouco mais de 30K tropas... ?

 

CAqrtdo.jpg

 

8 anos depois...

njKcwJX.jpg

 

+8 anos depois, 2ª incursão já.

ev1jtlY.jpg

 

 

Das pouco mais de 400 horas somadas, pelo menos umas 50 foram sem conseguir nem terminar um jogo. As próximas 50 sem conseguir fazer muita coisa a não ser manter o Brasil como potência na base de farmar reputação e usando os barcos. Mas depois tem muita coisa legal como o Japão e a União Árabe. E isso só porque eu demorei muito pra tentar algum jogo na Europa. Formar a Itália é divertido em todos os jogos da Paradox pré HOI. Um que nunca consegui mas também é um bom desafio é formar a Iugoslávia. E a União Soviética é o pior de todos, tendo que manejar a indústria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas. comecei a jogar de novo. É muito bom, e ao mesmo tempo ruim, como você precisa conhecer história pra saber jogar. Por exemplo: é evidente que USA tem um claim no TEXAS, mas isso aparece pra você no jogo como um evento aleatório (assim como a invasão ao México no Oeste). E ainda tem uma janela de oportunidade que, se você perder, boa sorte pra ir atrás.

Até agora as guerras que ganhei (anexando Uruguai, Quebec e Texas) foram simplesmente invadindo e ocupando todos os territórios. Entrar em guerra contra o UK, por exemplo, é um negócio impossível porque não tem como ocupar todos os territórios e ao mesmo tempo ter uma vida saudável fora do jogo, kkkkkkkkkkkk.

Não entendi a parte do war goals, talvez pq esteja com o jogo fechado agora, mas tem como explicar melhor?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe o mesmo problema jogando com o Paraguai. Em um ano de jogo você perde uma província para o Brasil. O melhor é desfazer o exército já no primeiro dia e não investir militarmente, aceitando passivamente a perda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Ariel' disse:

@Douglas. comecei a jogar de novo. É muito bom, e ao mesmo tempo ruim, como você precisa conhecer história pra saber jogar. Por exemplo: é evidente que USA tem um claim no TEXAS, mas isso aparece pra você no jogo como um evento aleatório (assim como a invasão ao México no Oeste). E ainda tem uma janela de oportunidade que, se você perder, boa sorte pra ir atrás.

Até agora as guerras que ganhei (anexando Uruguai, Quebec e Texas) foram simplesmente invadindo e ocupando todos os territórios. Entrar em guerra contra o UK, por exemplo, é um negócio impossível porque não tem como ocupar todos os territórios e ao mesmo tempo ter uma vida saudável fora do jogo, kkkkkkkkkkkk.

Não entendi a parte do war goals, talvez pq esteja com o jogo fechado agora, mas tem como explicar melhor?!

 

Quando você declara guerra, o primeiro war goal é o do CB, mas você pode adicionar outros ao custo de acumular infâmia - o que vai tornar sua diplomacia mais difícil e, se passar do limite, te tornar um pária mundial contra quem os outros países vão ter o direito de declarar guerra pra impedir seu expansionismo.

Mas além dessa consequência da infâmia, pra adicionar war goals sem justificativa também precisa que os quase 7% (acho que são 6.69% ou algo assim) da sua população apoiem seus ideais expansionistas, que é o issue Jingoísmo. Só que essa informação só é mostrada quando você está em guerra e vai na interface de conflitos na parte da diplomacia e passa o cursor sobre o botão de adicionar war goal desabilitado. Se o botão estiver habilitado você nem fica sabendo que existem condições prévias.

Pra fazer min-max é outro exemplo também. Você tem que ir na tela de tecnologia e sair vendo todas as invenções que cada tecnologia habilita. Isso é importantíssimo se você vai entrar na corrida colonial ou mesmo se está apenas correndo atrás de equilíbrio tecnológico com os europeus mas a informação fica quase escondida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 6 meses depois...
  • Vice-Presidente
1 hour ago, BobJJ said:

Comprei a DLC Holy Fury esse final de semana. E logo depois anunciaram o Crusader Kings 3.

 

To esperando coisa boa!

Achei que iam ficar no CK2 para sempre, moendo dinheiro do pessoal. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba tem um tópico de CK2 aqui hahaha

Eu comecei um jogo uns meses atrás, botei no randomizador e tô com os eslavos usando o HIP mod. Consegui reformar a religião eslávica e meu Deus que bônus absurdos. Com a sociedade secreta dos guerreiros eslávicos você fica facilmente com 40+ de habilidades de guerra além de uma habilidade de instantaneamente encher de novo de tropas seus domínios (que demoram muito mais que dos vassalos pra regenerar).

Ou seja, você tem lá uns 12k de tropas, lança pra guerra, perde uns 10k e enfraquece severamente o inimigo. Disbanda, usa a habilidade, levanta mais 12k tropas e vai pra cima de novo. E ainda tem uma habilidade de convocar guerreiros, que escala com o tempo/reputação, eu acho. Nas primeiras vezes eu ganhava uns 500 homens a mais. Agora vem uns 10k. Pra ter ideia os cristãos mandam uns 100k numa Cruzada contra você e você vence se seus aliados não fuderem.

Falta menos de 100 anos pra acabar o jogo, infelizmente, eu queria saquear Roma, e já to avançando pelo Sacro Império Romano como se não fossem nada. Acho que não vai dar tempo de chegar até lá, mas foi muito  divertido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2019 em 16:38, Henrique M. disse:

Achei que iam ficar no CK2 para sempre, moendo dinheiro do pessoal. hahaha

Pelos rumos que estão tomando, capaz dessa última leva ficar como cult mesmo após lançarem outras versões. Victoria II que é todo quebrado a gente consegue jogar depois de quase 10 anos do lançamento..

CKII ainda dá pra jogar tranquilamente sem DLCs. No EUIV que a falta de DLCs limita a variação, você consegue jogar fora da Europa mas não tem as mecânicas que tornariam a experiência diferente sem DLCs próprias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

eu tentei jogar esse europa universal e nao tive paciencia ainda, senti falta dos personagens igual do ck2, mas o pessoal fala tao bem q depois vou tentar animar jogar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Peguei todas DLC's e meus amigos, que trilha sonora linda:

No meu último save, resolvi virar herege e ser Lollard (que aleatoriamente surgiu na minha capital). Como sou Rei da da Romagna, nada melhor do que dominar o Vaticano pra a fé real kkkkkkk

Essa música começou a tocar quando o Papa declarou uma crusada contra mim pra reaver suas terras. Foi tenso e lindo.

Aliás, tem alguma heresia católica que seja interessante, pq fora essa de tirar sarro com o Papa, é bem chatinho ser Lollard.

Editado por Mantrax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu darei mais uma chance para EU futuramente. Nem lembro por que não curti. kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 4/3/2020 at 3:00 PM, Mantrax said:

Peguei todas DLC's e meus amigos, que trilha sonora linda:

Essa música começou a tocar quando o Papa declarou uma crusada contra mim pra reaver suas terras. Foi tenso e lindo.

Top, hein? Me deu até vontade de jogar com som (devo ter feito isso 1-2 dias no máximo).

Acabei de ver que pra eu comprar todas as expansões custaria R$ 560. Meio fora da casinha, né? kkkkkkkkkkkk pelo menos essa trip me fez perceber que vão lançar o 3. Aí empolguei, apesar que deve custar seus 75 reais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei a jogar o Victoria II ontem. Vou até dar uma chance pro Hearts of Iron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ariel' disse:

Top, hein? Me deu até vontade de jogar com som (devo ter feito isso 1-2 dias no máximo).

Acabei de ver que pra eu comprar todas as expansões custaria R$ 560. Meio fora da casinha, né? kkkkkkkkkkkk pelo menos essa trip me fez perceber que vão lançar o 3. Aí empolguei, apesar que deve custar seus 75 reais. 

O negócio é promoção. Não gastei isso td não kkkk

Tbm to no aguardo do 3.

Editado por Mantrax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Raimundos
      Por Raimundos
      Animal.
    • gabnanci
      Por gabnanci
      Projeto para o desenvolvimento de um jogo desktop em que se baseia no gerenciamento de um clube de futebol (real ou criado pelo usuário) em que o papel principal é a de gestão da empresa/clube baseado no gerenciamento de recursos, na função de presidente/ceo/diretor de futebol, sendo alguma das funções a de contratar o técnico certo, acertar com patrocinadores, gerir as finanças, dá o ok para a assinatura de jogadores/staff, promover ações para aumentar torcida, planos de socio torcedor, basicamente, o usuario poderá mexer em qualquer coisa do clube com a responsabilidade de que se fizer algo errado, poderá acarretar em prejuizo e queda de rendimento do clube. Posteriormente em outras situações, o presidente/ceo/diretor poderá comprar algum clube desde que tenha o dinheiro, que seria acumulado por ganho de taças, salario e investimentos do proprio usuario, ou poderá tambem ser contratado por outros clubes para assumir a mesma função caso seja um ceo/diretor, ou se eleger para presidencia novamente.

      A intenção é fazer uma interface parecida com jogos já consagrados como football manager, championship manager ou elifoot. Criar uma interface intuitiva, leve. A progressão do jogo irá se basear em dias, o usuario fará ações em um dia, e clicará em "avançar" e irá para o dia seguinte para poder ver as consequencias daquela ação. 

      Não tenho intençao em transmitir o jogo de futebol para o usuario, apenas um feedback do secretário do presidente (um secretário contratado de acordo com suas habilidades, atributos , experiencia, valor de mercado entre outros) para poder colocar a par o presidente/ceo/diretor de como o clube está indo em certos setores. 

      Pretendo desenvolver um jogo em que tenha as caracterisiticas de interface e de facilidade para o usuario compativel com o football manager e a rapidez e consequencias das ações tomadas pelo jogador, por minima que seja, parecido com o democracy 4.

      Preciso de ajuda para iniciar o projeto de desenvolver o jogo e caso o desenvolvedor tenha interesse em continuar nesse projeto, podemos avaliar comissões de venda futura.
       
      Algum Interessado? 
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Olá Pessoal,
      Venham conhecer a minha coleção de uniformes para o FIFA onde vcs se quiserem podem baixar tranquilamente e colocarem dentro do seu jogo...
      Ferramentas para colocar os uniformes no jogo:
      https://www.fifaeditortool.com/
       
      Video a ensinar como faz para colocar e até criar os kits:
       
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo de gerenciamento é parecido com o nosso querido FM então bora lá bater um papo sobre esse jogo...
      Se alguém tiver interesse ele é leve e gratuito na palma de sua mão...
      Para android até já foi lançado, para PC só dia 24 de Novembro na Steam...
      Football Club Management | Facebook
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo serve para bater um papo sobre este jogo de gerenciamento de futebol parecido com o nosso querido FM...
      Se este jogo de seu interesse aproveite pois ele é muito leve e gratuito...
      Gerente de Futebol 2023 (soccermanager.com)
×
×
  • Criar Novo...