Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Crusader Kings, Europa Universalis, Hearts of Iron, Victoria


Douglas.

Posts Recomendados

4 horas atrás, Mantrax disse:

Algo que fico pensando, é se algum dia irão avançar um pouco mais na história e adicionar a América. Seria muito legal você investir numa tecnologia de navios para ser o primeiro a ter capacidade de poder atravessar o oceano e chegar em um novo continente dominado por culturas que até então não tínhamos acesso.

É o Europa Universalis, dá para você converter seu save do CK para ele e continuar jogando. E isso é possivel fazer com todos os jogos da Paradox, até o Hearts of Iron na segunda guerra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, BobJJ disse:

É o Europa Universalis, dá para você converter seu save do CK para ele e continuar jogando. E isso é possivel fazer com todos os jogos da Paradox, até o Hearts of Iron na segunda guerra. 

Dá pra ligar o Imperator com o CK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Dá pra ligar o Imperator com o CK?

Boa pergunta, esse eu nunca joguei. Vi umas reviews negativas e não animei.

Edit: Procurei no youtube e achei esse timelapse, então acho que sim
 

 

Editado por BobJJ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi comentários de players do Imperator que eles estão melhorando bastante o game e que está bem legal agora. Falando que esperam q o game se recupere do fiasco que foi o lançamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lowko é Powko disse:

O nome desse jogo hipotético é Europa Universalis. 😄

 

29 minutos atrás, BobJJ disse:

É o Europa Universalis, dá para você converter seu save do CK para ele e continuar jogando. E isso é possivel fazer com todos os jogos da Paradox, até o Hearts of Iron na segunda guerra. 

Poxa, daora isso. Nunca dei muita bola pro EU, pq sempre que lia os reviews parecia um jogo mais preocupado unicamente com a guerra e dominar territórios e eu gosto bastante da parte de roleplay do CK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Mantrax disse:

Eu vi comentários de players do Imperator que eles estão melhorando bastante o game e que está bem legal agora. Falando que esperam q o game se recupere do fiasco que foi o lançamento.

Estou para jogar porque vi essas análises também. Aguardo a próxima sale pra ver se o preço cai mais.

9 horas atrás, Mantrax disse:

 

Poxa, daora isso. Nunca dei muita bola pro EU, pq sempre que lia os reviews parecia um jogo mais preocupado unicamente com a guerra e dominar territórios e eu gosto bastante da parte de roleplay do CK.

O CK é bem único nesse aspecto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Douglas. disse:

N PODE CE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crusader Kings 3 em 2020 e Victoria 3 anunciado em 2021. Paradox tá vindo forte. Só falta aprender a fazer coisas em PT/BR.

Editado por Mantrax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Descobri que o Crusader Kings 3 não tem mais aquela palhaçada de teleportar as tropas instantaneamente através do mundo (quer dizer, ainda tem pros mercenários, mas como eles custam bastante ouro não dá pra abusar que nem era antes) e resolvi começar um novo jogo.

 

Iniciei em 867 como líder dessa pequena ilha aí marcada no mapa. É um começo fudido, porque tu tem um exército de uns 500 homens e só. E fica logo na porta do reino de Alba, que tem 5 mil homens de cara. Pra piorar, eles são católicos e tu é Ásatrú (pagão), então eles podem iniciar guerra santa pelo teu território.

Screenshot_1.thumb.png.419e36d499d80c571d1fd8c0e32e7c4e.png

Precisei de duas tentativas pra emplacar o começo. Na primeira fui logo invadido por Alba e tomei no cu.

Na segunda iniciei o jogo declarando guerra à ilha logo acima da minha, depois conquistei também a ilha que aparece mais acima no mapa. Logo em seguida veio a guerra santa de Alba pra roubar minha capital. Não tinha o que fazer diante da força militar deles, dez vezes maior que a minha, então fiquei só com as duas ilhas de cima. Mas aí dei uma sorte desgraçada que mudou o rumo da coisa: imediatamente depois de conquistar minha ilha inicial Alba entrou em guerra interna e perdeu. 90% do território deles ficou com outra pessoa, e Alba se tornou um pedaço de cocô com só dois condados e 50(!) soldados. E um dos condados que sobraram foi justamente minha antiga capital. Aí ficou fácil partir pra cima deles e recuperar o território.

Meu primeiro personagem morreu nessa situação, com as três ilhas sob seu comando formando um ducado (de nome impronunciável).

Jogando com o segundo personagem tive meu outro momento de muita sorte. Consegui formar aliança com dois líderes nórdicos fortes na grã-bretanha (meu exército tinha uns 1500 homens e os deles uns 5 mil cada). Com esse apoio, parti pra conquistar o mundo. Tomei os territórios na Islândia primeiro, depois desembarquei na costa da Noruega. Por ali as coisas foram bem complicadas, porque tinha uns 20 líderes independentes - cada um deles com um exército individualmente pequeno, mas quase todos com 4 ou 5 alianças entre si que tornavam as coisas difíceis. Fui tendo que monitorar tudo que é condado na região pra ver quando alguém morria e alguma aliança se desfazia, pra daí imediatamente atacar (se deixasse passar um pouco já tinha novo casamento e grupo de alianças formado). De pouco em pouco consegui expandir meu território até atingir 16 condados - o mínimo necessário pra me declarar Rei da Noruega.

Screenshot_1.thumb.png.bc03620739c8a294ddf25dc680b999c3.png

 Foi o que consegui até aqui. O segundo personagem na real morreu nem um mês depois de ser coroado rei, mas aí teve o milagre da ressurreição (meu jogo crashou e eu tive que jogar de novo os últimos meses e agora ele tá aí vivo ainda). O próximo passo é tentar conquistar o resto do território de jure da Noruega, já que atualmente eu tenho pouco mais da metade dos condados que compõem o reino. Isso se conseguir defender o território que já conquistei - atualmente sendo vítima de um ataque com força de nível quase igual à minha (edit: perdi a guerra... mas só perdi um condado, não foi tão ruim).

De todo modo, pra quem começou com 500 soldados numa ilhazinha ameaçada de morte imediata já foi um bom progresso em 40 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que mesmo com a experiência de CKII, não animo um início hardcore desses ainda não. hahaha. Lembra Granada no EUIV.

Acho que ainda no 1.0.3, tinha começado um lá na África, na região de Gana/Togo pra testar o jogo. Por não ter tanta diferença de cultura e religião, parecia tranquilo. Mas tiveram tantas mudanças desde então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, Douglas. said:

Acho que mesmo com a experiência de CKII, não animo um início hardcore desses ainda não. hahaha. Lembra Granada no EUIV.

Acho que ainda no 1.0.3, tinha começado um lá na África, na região de Gana/Togo pra testar o jogo. Por não ter tanta diferença de cultura e religião, parecia tranquilo. Mas tiveram tantas mudanças desde então...

Eu curto muito começar bem de baixo e ir crescendo. Mas precisei de duas tentativas e uma sorte absurda na segunda né. Depois que comecei a conquistar parte da Noruega a coisa andou melhor. 

No momento jogando com o quinto personagem da dinastia. Aumentei bastante o território, mas a Suécia tem um exército muito mais forte que o meu (15 mil homens contra 10 mil, e com aliados eles chegam em 25 mil). Inclusive entrei em duas guerras com eles do outro lado (uma delas era minha contra terceiro e achei que eles não iam se meter, a outra foi deles tentando me subjugar) e nas duas tive que gastar tudo que tinha pra conseguir arrastar o conflito até um final sem vencedores.

Screenshot_1.thumb.png.8b9989847f4ad7508344644b9156561e.png

Pra evitar maiores problemas acabei fazendo uma aliança com eles, então ao menos por enquanto a situação tá mais tranquila.

Um ponto muito curioso é que com a expansão do território no norte eu agora tenho dois reinos. E aí tem a questão da divisão quando o personagem morrer né, já que divide os reinos entre os dois filhos homens mais velhos. Só que meu personagem teve até agora ONZE filhas mulheres e UM filho homem. O cara é uma metralhadora de cromossomos X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso foi bastante nerfado no CKII. Lembro que o truque passou a ser nomear o segundo filho diplomata e mandá-lo pra algum lugar com castração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, Mantrax said:

Se nascer outro filho homem sempre tem aquelas maneiras "diferenciadas" de manter o reino.

Verdade. Mas não precisei. Não nasceu nenhum filho homem mesmo, só mais mulheres (esqueci de contar quantas foram no fim, mas teve mais umas tantas). Aí com isso deu pro filho herdar tudo. E pouco depois do filho assumir o trono deu algum rolo na Suécia que o exército deles diminuiu de 15-20 mil homens pra 4 mil (e sem aliados). Aproveitei a oportunidade pra invadir eles e me tornar imperador da porra toda no norte da Europa.

Screenshot_1.thumb.png.868cdb3fd78c1bbfcfb7a9a60f86380e.png

Agora tô fazendo a transição de governo tribal para governo feudal. Eu nunca fui muito além dessa parte no jogo, então daqui pra frente não tenho muita ideia de como as coisas vão se desenrolar. De momento acho que parou a expansão territorial, porque meu exército tá pequenininho e ele já tava apanhando bastante mesmo quando enfrentava inimigos com muito menos gente, pela questão da qualidade das tropas. Não sei bem como muda isso (já tenho o máximo de Men-at-Arms), mas vou precisar melhorar o exército se quiser manter meu território todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa parte da transição eu também tenho curiosidade porque não lembro como ficou nem no CKII depois dos patches. Os nórdicos tinham o problema da orientação ofensiva e aí você tinha que dar seus pulos pra sair construindo as instalações que te davam cavalaria e tecnologias de combate, que são investimentos caros, enquanto fazer isso com religiões defensivas era mais fácil porque investindo em pikemen e muros resolvia mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/08/2021 em 08:28, Danut disse:

Eu curto muito começar bem de baixo e ir crescendo.

Pra mim é 95% dos jogos isso, desde qualquer coisa no Football Manager até jogos de estratégia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Screenshot_1.thumb.png.a35d48c8a35f29f40896e9dca4763d84.png

Uma última imagem do maior império que existiu sobre a terra entre os anos 867 e 1072. Fiquei muito ocupado com as ofensivas francesas sobre meu território e não percebi que tinha um vassalo extremamente poderoso prestes a declarar guerra pela independência.

Agora tô enfrentando um exército que é duas vezes o tamanho do meu. E pra piorar tô sem dinheiro nenhum e com exército já sem suprimento porque tava em outras guerras. Zero chance de vencer, e se perder perco metade do território. RIP.

 

 

EDIT: Eita porra, acho que a IA desse jogo é mais burra do que eu pensei. Simplesmente comecei a tomar cidades do inimigo num canto do mapa enquanto eles coçavam o saco do outro lado do mapa e consegui chegar em 60% de war score. Nem ideia do que aconteceu, eles tomaram um único castelo em 21 meses de guerra, sendo que tem 14 mil homens e eu nem tentei enviar exército pra impedir eles.

Se continuasse era capaz de vencer a guerra até, mas como estourou também uma revolta popular resolvi negociar a paz branca logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 15/08/2021 em 15:48, Lowko é Powko disse:

Pra mim é 95% dos jogos isso, desde qualquer coisa no Football Manager até jogos de estratégia.

Já sabemos quem não joga CK no Iron Mode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Henrique M. disse:

Já sabemos quem não joga CK no Iron Mode.

hahahahahaha

No CK Iron Mode é só no hard?

Imperator: Rome no Iron Mode pode qualquer nível. Jogava só no médio e achava bem de boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Iron Mode era pior quando salvava com frequência suficiente pra travar o andamento do jogo. Depois que aumentaram o intervalo ficou ok. Só é muito chato com ações de clique errado, que acontecia muito em alguns momentos do CKII.

 

E eu nem esperava nada mas o jogo conseguiu carregar meu primeiro save da época do lançamento:

1Qw6srx.jpg

 

 

  

17 horas atrás, Danut disse:

Screenshot_1.thumb.png.a35d48c8a35f29f40896e9dca4763d84.png

Você teve algum evento das invasões históricas? Acho que nesse período era pra ter sempre no mínimo os Seljuk na Pérsia e o Sultanato de Rum. Eles foram derrotados ou não existiram aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Douglas. said:

Só é muito chato com ações de clique errado, que acontecia muito em alguns momentos do CKII.

Rapaz, no meu save aqui aconteceu na hora de criar o reino (ou era o império? não lembro). Passei anos conquistando território porque queria virar rei da Noruega (ou foi quando queria virar imperador da Escandinávia, enfim), e aí quando finalmente terminei de conquistar o território fui na empolgação criar o reino/império pelo menu que dizia "você pode criar um novo título" e não me liguei que tava criando um reino/império totalmente novo.

Pra minha sorte não jogo com esse negócio de Iron Mode aí. Não preciso do jogo me impedindo pra não ficar voltando save quando algo sai mal porque eu joguei mal. Mas gosto de ter a opção de voltar atrás numa situação tipo a que me aconteceu, em que queria obviamente fazer uma coisa e por um clique errado no menu do jogo fiz outra - e que teria um impacto enorme no resto do save todo.

 

1 hour ago, Douglas. said:

Você teve algum evento das invasões históricas? Acho que nesse período era pra ter sempre no mínimo os Seljuk na Pérsia e o Sultanato de Rum. Eles foram derrotados ou não existiram aí?

Até onde eu sei, não. Se teve eu não notei, rs. A Pérsia é longe, então sei lá.

 

2 hours ago, Lowko é Powko said:

hahahahahaha

No CK Iron Mode é só no hard?

Imperator: Rome no Iron Mode pode qualquer nível. Jogava só no médio e achava bem de boas.

Até onde eu saiba é só com as opções todas no default ou mais difícil, não pode deixar elas mais fáceis. Mas o jogo também não tem tanta opção pra dificultar, só coisas tipo diminuir a distância das interações diplomáticas, ou velocidade de conversão de cultura, essas coisas. Não tem um modo onde a IA ganha bônus extras (tipo mais soldados, ou algo assim). O que eu acho meio bizarro, já que tem o contrário - o jogador pode colocar no fácil e ganhar bônus extras, mas não pode colocar no difícil pra dar esses bônus pra IA.

Outra coisa: considerando que eu tô curtindo o CK3, mas não sou uma pessoa que curte ficar sendo muito detalhista nas estratégias, tu acha que eu iria curtir o Imperator: Rome? Ou ele é muito mais cheio de detalhe que o CK3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Até onde eu sei, não. Se teve eu não notei, rs. A Pérsia é longe, então sei lá.

Devem mudar isso pra frente então. No CKII o jogador humano sempre recebia uma mensagem, então se não teve nada do tipo não deve estar no jogo por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Raimundos
      Por Raimundos
      Animal.
    • gabnanci
      Por gabnanci
      Projeto para o desenvolvimento de um jogo desktop em que se baseia no gerenciamento de um clube de futebol (real ou criado pelo usuário) em que o papel principal é a de gestão da empresa/clube baseado no gerenciamento de recursos, na função de presidente/ceo/diretor de futebol, sendo alguma das funções a de contratar o técnico certo, acertar com patrocinadores, gerir as finanças, dá o ok para a assinatura de jogadores/staff, promover ações para aumentar torcida, planos de socio torcedor, basicamente, o usuario poderá mexer em qualquer coisa do clube com a responsabilidade de que se fizer algo errado, poderá acarretar em prejuizo e queda de rendimento do clube. Posteriormente em outras situações, o presidente/ceo/diretor poderá comprar algum clube desde que tenha o dinheiro, que seria acumulado por ganho de taças, salario e investimentos do proprio usuario, ou poderá tambem ser contratado por outros clubes para assumir a mesma função caso seja um ceo/diretor, ou se eleger para presidencia novamente.

      A intenção é fazer uma interface parecida com jogos já consagrados como football manager, championship manager ou elifoot. Criar uma interface intuitiva, leve. A progressão do jogo irá se basear em dias, o usuario fará ações em um dia, e clicará em "avançar" e irá para o dia seguinte para poder ver as consequencias daquela ação. 

      Não tenho intençao em transmitir o jogo de futebol para o usuario, apenas um feedback do secretário do presidente (um secretário contratado de acordo com suas habilidades, atributos , experiencia, valor de mercado entre outros) para poder colocar a par o presidente/ceo/diretor de como o clube está indo em certos setores. 

      Pretendo desenvolver um jogo em que tenha as caracterisiticas de interface e de facilidade para o usuario compativel com o football manager e a rapidez e consequencias das ações tomadas pelo jogador, por minima que seja, parecido com o democracy 4.

      Preciso de ajuda para iniciar o projeto de desenvolver o jogo e caso o desenvolvedor tenha interesse em continuar nesse projeto, podemos avaliar comissões de venda futura.
       
      Algum Interessado? 
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Olá Pessoal,
      Venham conhecer a minha coleção de uniformes para o FIFA onde vcs se quiserem podem baixar tranquilamente e colocarem dentro do seu jogo...
      Ferramentas para colocar os uniformes no jogo:
      https://www.fifaeditortool.com/
       
      Video a ensinar como faz para colocar e até criar os kits:
       
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo de gerenciamento é parecido com o nosso querido FM então bora lá bater um papo sobre esse jogo...
      Se alguém tiver interesse ele é leve e gratuito na palma de sua mão...
      Para android até já foi lançado, para PC só dia 24 de Novembro na Steam...
      Football Club Management | Facebook
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo serve para bater um papo sobre este jogo de gerenciamento de futebol parecido com o nosso querido FM...
      Se este jogo de seu interesse aproveite pois ele é muito leve e gratuito...
      Gerente de Futebol 2023 (soccermanager.com)
×
×
  • Criar Novo...