Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

As cotas de televisão dos Estaduais 2017, com até R$ 157 milhões de diferença


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

4 minutos atrás, 17octavius disse:

Odeio quem?

Você não quer ver o argumento do Mauro, só por ser o Mauro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 122
  • Criado
  • Última resposta
1 minuto atrás, Yan Perisse disse:

Você não quer ver o argumento do Mauro, só por ser o Mauro.

Eu não odeio o Mauro, só não concordo com sua falta de profissionalismo (mesmo caso do Craque Neto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um clube do Nordeste, hoje, tem que ser muito competente pra ganhar um brasileiro, visto a diferença abissal das cotas de TV tanto para o Brasileiro quanto para os estaduais. Não há margem de erro para eles.

Um time mais ou menos de um paulista ou carioca,  pode bater campeão (o Flamengo de 2009 e o Fluminense 2010, cheio de erros são exemplos disso). E não é demérito para eles. Obs: pra não falarem que eu sou clubista ou bairrista, o Corinthians de 90 era horroroso e foi campeão, talvez o pior time campeão brasileiro de todos os tempos. Mas não o coloco na discussão porque estamos falando das Cotas de TV e as diferenças atuais.

 Um time mais ou menos do NE, ou PR ou SC, certamente brigará para não cair, porque eles não tem margem para erros. Um ou outro investimento errado e já era. O Corinthians esse ano errou muito e terminou em 7° porque tem um nível de investimento que lhe permite errar.

Assim é mais fácil empurrar jogos dos grandes de SP ou RJ para outros estados, porque são os clubes com mais margem para ganhar a nível nacional. Nos últimos 28 anos, somente em 5 (3x o Cruzeiro, 1 o Grêmio e 1 o Atlético PR) não deu uma paulista ou um carioca como campeão brasileiro.

É chover no molhado falar que essas cotas precisam ser melhor distribuídas, mas é a realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎05‎/‎01‎/‎2017 at 01:49, João Gilberto disse:

Pior é os caras AINDA terem a cara de pau de negar a influência da Globo na grandeza da torcida.

Cara que coisa sem lógica é essa. Dizer que a Globo influencia na grandeza de torcida?! Pô time de torcida de massa não faça boa campanha para ver se a Globo vai aumentar o número de torcedores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
Agora, Zicogalinho disse:

Cara que coisa sem lógica é essa. Dizer que a Globo influencia na grandeza de torcida?! Pô time de torcida de massa não faça boa campanha para ver se a Globo vai aumentar o número de torcedores...

Acompanhe toda nossa discussão anterior e pense bem se não tem lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhando. Concordo que a diferença de cotas de TV é absurda; Concordo que a TV aberta você tem que engolir partidas de times do RJ. Concordo que os times do Nordeste ou outros cada vez têm menos chances de ser campeão. Inclusive por isso, há alguns tópicos atrás, era a favor do mata-mata no Brasileiro. Mas que uma torcida tenha mais grandeza pela fator audiência, esse fator, se houver, é irrisório.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
3 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Estou acompanhando. Concordo que a diferença de cotas de TV é absurda; Concordo que a TV aberta você tem que engolir partidas de times do RJ. Concordo que os times do Nordeste ou outros cada vez têm menos chances de ser campeão. Inclusive por isso, há alguns tópicos atrás, era a favor do mata-mata no Brasileiro. Mas que uma torcida tenha mais grandeza pela fator audiência, esse fator, se houver, é irrisório.

Não é irrisório cara, basta levar em conta o exemplo que dei da minha própria experiência. Se eu, que vivo em um estado SUPER bairrista, com toda uma família torcedora do Sport, sofri influência da TV por alguns anos da minha infância simplesmente porque aqui passava o paulista, imagina crianças de Sergipe, Paraíba, Manaus, Acre, Roraima, etc etc... onde os times são praticamente amadores e a ÚNICA opção que eles tinham na TV era o campeonato carioca?! O cara acaba torcendo pro time por osmose, daí passa isso para o filho, para o neto e se cria uma tradição familiar de torcedores de times de fora da região que para quebrar leva mais outras 3 ou 4 gerações. O negócio não é brincadeira não.

Cara, experimenta ir alguma vez na tua vida para João Pessoa, na Paraíba em dia de final de carioca... se você for do Rio, vai se sentir em casa. Isso visto por quem é vizinho e valoriza o futebol da região, é uma coisa INSANA de absurda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, João Gilberto disse:

Não é irrisório cara, basta levar em conta o exemplo que dei da minha própria experiência. Se eu, que vivo em um estado SUPER bairrista, com toda uma família torcedora do Sport, sofri influência da TV por alguns anos da minha infância simplesmente porque aqui passava o paulista, imagina crianças de Sergipe, Paraíba, Manaus, Acre, Roraima, etc etc... onde os times são praticamente amadores e a ÚNICA opção que eles tinham na TV era o campeonato carioca?! O cara acaba torcendo pro time por osmose, daí passa isso para o filho, para o neto e se cria uma tradição familiar de torcedores de times de fora da região que para quebrar leva mais outras 3 ou 4 gerações. O negócio não é brincadeira não.

Cara, experimenta ir alguma vez na tua vida para João Pessoa, na Paraíba em dia de final de carioca... se você for do Rio, vai se sentir em casa. Isso visto por quem é vizinho e valoriza o futebol da região, é uma coisa INSANA de absurda!

Você não pode fazer uma afirmação dessas baseado em empirismo. Não somente em Joao Pessoa. Natal, Maceió, Curitiba, Brasília, Manaus, Florianópolis, São Paulo. Como você pode perceber isso é lógico porque o Flamengo tem a maior torcida do Brasil. Agora o Flamengo tem a maior torcida do Brasil e por isso tem maior audiência e não tem a maior torcida do Brasil por causa da audiência. Eu odeio o Corinthians, mas qualquer tem que admitir que foi a torcida que mais cresceu. Não por causa da audiência. Se você pegar do ano 2000 (somente do ano 2000 hein!) para cá, verá a quantidade de títulos que o time paulista ganhou: Brasileiros, CdB, Paulistas, Libertadores. O time está em evidência por causa das campanhas que veio fazendo. Por outro lado, a torcida do Flamengo não aumentou (embora seja a maior ainda), pelo contrário, os corintianos vivem dizendo que ultrapassaram porque a diferença diminuiu. Pela tua lógica, O Flamengo deveria ter ampliado o número de torcedores em relação ao COR já que tem a audiência do Carioca (que o COR não tem em outros estados)+ Brasileiro (que o COR não tem em outros estados). O Flamengo lutou para não cair nesses últimos anos, fez campanhas péssimas. Isso ajudou em cair a evidência. Pela tua mesma lógica, time como Botafogo e Fluminense deveria ter mais torcedores, já que a audiência é para os times do RJ. Agora vai para João Pessoa e pergunte quantos torcem ali pelo Fluminense. E o Botafogo deveria ter uma torcida fora do RJ maior que Sport ou Bahia.

Assim, pela audiência, o Real Madrid deveria ter mais torcedores do que o Central de Caruaru, por exemplo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
1 minuto atrás, Zicogalinho disse:

...

 

Velho, você tá sendo simplista e não levando em consideração vários fatores. Um time não arrebanha torcida apenas pela conquista de títulos. Eu pus a TV como influência essencial, mas já citaram anteriormente o rádio, que era o único meio de comunicação durante muitos anos, anos estes que transmitia também apenas o campeonato carioca para estes estados. Além disso, também citei a influência dos familiares, dos amigos, etc etc. 

Falei de João pessoa, porque é meu exemplo mais próximo e sim, lá tem torcedores de todos os grandes times do Rio e alguns de São Paulo. Baseado no que vivencio, posso chutar: 60% flamenguista, 30% outros times do Rio e 10% variados.

Voltando, essa minha crítica sobre a influência da TV na escolha dos times foi pontual, de uma época onde as pessoas não tinham outros meios de informação, como a internet e a TV fechada. Foram décadas de "alienação" acreditando que futebol só existia em Rio e São Paulo, décadas que criaram gerações arrebanhadas por estes times e também disse que embora isso esteja diminuindo, vão ser necessárias muitas décadas ainda pra se ter um equilíbrio.

A Globo ainda empurra goela abaixo de muitos estados o Carioca, isso é um fato e minha crítica, nesse ponto, se refere ao simples fato de não oferecerem outra alternativa. SE uma TV local não faz o esforço para transmitir seu estadual (como já vi em pequenas emissoras da Paraíba), a população fica totalmente a mercê das informações do rádio e internet, que convenhamos, não se compara ao acompanhamento televisivo.É disso que estou falando.

E sim, concordo com você que a Globo transmite para estes locais porque tem torcedores lá e é uma questão mercadológica, mas de onde surgiram estes torcedores?! Esse é o ponto central do debate. De repente, do nada, um alagoano resolveu torcer pro Corinthians? Porque? Como? Sério que tu acha que foi somente porque o Corinthians ganhou vários títulos nos últimos anos? E se esse cara não tivesse sido bombardeado semanalmente com informações sobre esse time e suas conquistas, a escolha seria a mesma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Velho, você tá sendo simplista e não levando em consideração vários fatores. Um time não arrebanha torcida apenas pela conquista de títulos. Eu pus a TV como influência essencial, mas já citaram anteriormente o rádio, que era o único meio de comunicação durante muitos anos, anos estes que transmitia também apenas o campeonato carioca para estes estados. Além disso, também citei a influência dos familiares, dos amigos, etc etc.

E eu estou sendo simplista? Você é quem disse que seria cara de pau não admitir a grandeza da torcida baseado na Globo. Sobre o Rádio é uma teoria antiga sem fundamento (prova). Influência de familiares, com certeza. Eu mesmo torço pelo Fla por causa do meu pai. Isso não é segredo.

 

Citar

Falei de João pessoa, porque é meu exemplo mais próximo e sim, lá tem torcedores de todos os grandes times do Rio e alguns de São Paulo. Baseado no que vivencio, posso chutar: 60% flamenguista, 30% outros times do Rio e 10% variados

Então você está dizendo que existem mais torcedores do Fluminense em JP do que do Botafogo-PB ou do Auto Esporte?

 

Citar

Sério que tu acha que foi somente porque o Corinthians ganhou vários títulos nos últimos anos? E se esse cara não tivesse sido bombardeado semanalmente com informações sobre esse time e suas conquistas, a escolha seria a mesma?

Ele só está sendo bombardeado porque o time está em evidência. Como eu disse, se a Globo influenciasse na grandeza de torcida, o Botafogo-RJ teria grande torcida em Caruaru, mais que o Central.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
7 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Então você está dizendo que existem mais torcedores do Fluminense em JP do que do Botafogo-PB ou do Auto Esporte?

Sim, são maiores. Os times estaduais são segundos times. Os times do interior da Paraíba (Campinense, por exemplo) possuem torcidas mais fiéis. 

7 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Ele só está sendo bombardeado porque o time está em evidência. Como eu disse, se a Globo influenciasse na grandeza de torcida, o Botafogo-RJ teria grande torcida em Caruaru, mais que o Central.

Eu falei, mas acho que você não leu, aqui se transmitia mais o Paulista. Em Caruaru tem mais torcedores de Corinthians, São Paulo e demais times de SP. Como sei? morei lá.

---------------------

Mas me responda a simples pergunta que fiz: de onde surgiu a preferência por times do Rio, especificamente o Flamengo nas regiões norte/nordeste?!  Se não foi a TV e Rádio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Sim, são maiores. Os times estaduais são segundos times. Os times do interior da Paraíba (Campinense, por exemplo) possuem torcidas mais fiéis.

Não. Fluminense é que é segundo time para a capital da Paraíba. (Para um torcedor do Botafogo-PB, pelo menos)

 

9 horas atrás, João Gilberto disse:

Eu falei, mas acho que você não leu, aqui se transmitia mais o Paulista. Em Caruaru tem mais torcedores de Corinthians, São Paulo e demais times de SP. Como sei? morei lá

Eu não mencionei esses times, que são de massa nacionais. Mencionei o Botafogo do RJ, pois como tem audiência da Globo para times do RJ, então deveria ter mais torcida que o Central de Caruaru. Se você disse que se transmitia, então tudo bem. E agora?

9 horas atrás, João Gilberto disse:

Mas me responda a simples pergunta que fiz: de onde surgiu a preferência por times do Rio, especificamente o Flamengo nas regiões norte/nordeste?!  Se não foi a TV e Rádio?

Obrigado então Rede Globo, porque na década de 80 você ajudou meu Mengão a lotar contra Vasco, Santos e CAM nas finais daquela época.

Tenho uma proposta. Eu sou humilde em admitir certas coisas. O Vasco tem mais torcida que o Botafogo do RJ. Mas o Botafogo está na libertadores. A partir de hoje, até onde der, vou acompanhar o destaque que a Globo vai dar para Botafogo-RJ e Vasco (Só posso acompanhar o GE na TV). Se você estiver certo, nada vai adiantar a evidência do Botafogo. A Globo vai dar mais destaque a Vasco, mesmo fora da competição sul americana.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
33 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Não. Fluminense é que é segundo time para a capital da Paraíba.

EU conheço muito mais vascaínos e botafoguenses que torcedores do flu em João pessoa, masssss é meu raio de percepção pessoal apenas. Não falo baseado em estatística.

33 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Eu não mencionei esses times, que são de massa nacionais. Mencionei o Botafogo do RJ, pois como tem audiência da Globo do RJ, então deveria ter mais torcida que o Central de Caruaru. Se você disse que se transmitia, então tudo bem. E agora?

Velho que lógica é essa? Se eu to dizendo que o campeonato transmitido é o que influência na escolha e o campeonato transmitido em PE antes de 2000 sempre foi o Paulista, como tu quer que um caruaruense escolha o Botafogo?!

33 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Tenho uma proposta. Eu sou humilde em admitir certas coisas. O Vasco tem mais torcida que o Botafogo do RJ. Mas o Botafogo está na libertadores. A partir de hoje, até onde der, vou acompanhar o destaque que a Globo vai dar para Botafogo-RJ e Vasco (Só posso acompanhar o GE na TV). Se você estiver certo, nada vai adiantar a evidência do Botafogo. A Globo vai dar mais destaque a Vasco, mesmo fora da competição sul americana.

A Globo vai dar mais destaque ao Flamengo, como sempre fez, mesmo com o Bota na Libertadores, alias, como já aconteceu em 2014. Como sei? Meu primo (pernambucano que mora na paraíba desde criança e escolheu o Botafogo pra torcer - outro exemplo) ficava puto por causa disso e vivia falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capital ainda tem muito de torcedor de dois times sim. Pode ver que o público do Botafogo na Série C é bom, e a maioria ali torce pra outro clube além deles. João Pessoa, Teresina e Aracaju ainda é muito assim, Maceió e Natal já é mais dividido: ou cara torce pros times de fora, ou pros times locais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Velho que lógica é essa? Se eu to dizendo que o campeonato transmitido é o que influência na escolha e o campeonato transmitido em PE antes de 2000 sempre foi o Paulista, como tu quer que um caruaruense escolha o Botafogo?!

Não prestei atenção na parte que você disse que a transmissão era  antes de 2000. Qual o foco depois de 2000? Local?  RJ? SP?

Citar

A Globo vai dar mais destaque ao Flamengo, como sempre fez, mesmo com o Bota na Libertadores, alias, como já aconteceu em 2014. Como sei? Meu primo (pernambucano que mora na paraíba desde criança e escolheu o Botafogo pra torcer - outro exemplo) ficava puto por causa disso e vivia falando.

Eu gostaria de saber que ódio é esse pelo Flamengo. Você leu a minha proposta? Nem tinha condições de colocar Flamengo. Seria covardia. Todos sabem.

Coloquei o Vasco justamente por ser de maior torcida que o Botafogo. Logo, não adianta a evidência que ele tenha na libertadores e o Vasco não participando. Globo, segundo tua lógica, daria mais cobertura a Vasco.

O que hoje se confirmou

Matéria sobre a Copa SP de futebol Jr.

Vasco - tempo de cobertura 02:13 s

Botafogo- 00:30 s.

Por enquanto, estou errado.

9 horas atrás, RYUxd disse:

Capital ainda tem muito de torcedor de dois times sim. Pode ver que o público do Botafogo na Série C é bom, e a maioria ali torce pra outro clube além deles. João Pessoa, Teresina e Aracaju ainda é muito assim, Maceió e Natal já é mais dividido: ou cara torce pros times de fora, ou pros times locais.

É o que estou defendendo. Você vai ter o cara torcendo primeiro pro Botafogo-PB e depois para Fluminense/Vasco/São Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
18 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Não prestei atenção na parte que você disse que a transmissão era  antes de 2000. Qual o foco depois de 2000? Local?  RJ? SP?

Comentei antes também, depois que a Globo NE percebeu que valia muito mais a pena transmitir o pernambucano, deixou de exibir o paulista aqui e o mesmo aconteceu no Ceará e na Bahia.

18 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Eu gostaria de saber que ódio é esse pelo Flamengo. Você leu a minha proposta? Nem tinha condições de colocar Flamengo. Seria covardia. Todos sabem.

Não se trata de ódio, aqui eu nem tô levando a "rivalidade" em consideração. Tô só relatando fatos. Eu transitei em muitos estados do nordeste e é notório o massivo destaque que a Globo dá para o Flamengo na região. Assim como a Band tenta o mesmo em relação ao Corinthians em seus programas. Então pra encerrar, porque se não ficaremos em círculos, minha crítica é focada na AINDA falta de opções em TV aberta para os estaduais de menor expressão. Porque o quanto a TV influenciou o aumento de torcida dos times do eixo para mim é discussão com prego batido e ponta virada, não tem novidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

minha crítica é focada na AINDA falta de opções em TV aberta para os estaduais de menor expressão. Porque o quanto a TV influenciou o aumento de torcida dos times do eixo para mim é discussão com prego batido e ponta virada, não tem novidade.

Ponto 1- Concordo;

Ponto 2-  Não será só porque você afirma que é. Faltam provas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, João Gilberto disse:

Aí vamos voltar pra discussão de quem surgiu primeiro? O ovo ou a galinha?

Infelizmente não são todos os estados do norte/nordeste que criaram a consciência de valorizar os times de sua região. Tirando os já conhecidos (Pernambuco, Ceará e Bahia), começo a ver um pouco disso acontecer no Pará, em Alagoas, no Rio Grande do Norte, mas ainda de forma muito tímida. E enquanto a televisão continuar "forçando" o produto externo em detrimento do local, mais longa vai ser essa jornada.

Curiosamente, essa valorização começou a acontecer por aqui mais na última década, quando os jogos dos times locais passaram a ser transmitidos na TV com mais frequência. Até em cidades do interior, Marabá por exemplo, não é incomum você andar na rua e encontrar gente vestida com a camisa do Águia, coisa inimaginável poucos anos atrás.

Detalhe que essa valorização do futebol local está crescendo mesmo com o futebol paraense estando muito pior do que era 10 ~ 15 anos atrás. Tuna, que costumava disputar a Série B, inclusive tendo um título da mesma, sumiu do mapa. Remo estando na merda tem uns bons anos e Paysandu passou 6 anos na C. Será que tudo isso vem acontecendo por simples coincidência?

Eu lembro quando eu era criança e quando Remo ou Paysandu pegavam um time de SP/RJ na copa BR por exemplo, era um fuzuê danado pois o jogo ia passar na TV, coisa raríssima de acontecer com os times daqui. Por conta disso, eu via os times daqui como lixos e era cheio de camisas de times paulistas/cariocas, ainda mais sendo do interior (cidade a 300km de Belém em uma das, se não a mais, regiões mais pobres do Brasil, acesso somente por meio fluvial pagando uma fortuna de passagem e com viagem de 12h), praticamente não podendo ir no estádio (a primeira vez que fui, me apaixonei pelo time). Meu pai sempre foi Paysandu de coração mas gostava de assistir jogos do Vasco e Santos, pois era o que passava na TV né. Aliás, era meio que cultural por aqui ter o time local, um paulista e um carioca. Hoje ele está pouco se fudendo pra esses, o tempo do futebol é totalmente ocupado com o Paysandu.

Fiquei muito surpreendido positivamente com a posição do Paraense aí, quase a mesma coisa do Baiano e na frente do Cearense.

Hoje as coisas estão mudando muito rápido. Nem lembro a última vez que fui no estádio em jogos do Paysandu e vi alguém com camisa de outro time (super comum quando eu era mais novo). Filhos de amigos mistos torcendo apenas pra time local... Mas ainda assim, tem muito misto aqui. Por exemplo, Palmeiras ganhou o BR e fecharam uma das principais ruas daqui. Puta vergonha alheia.

Por fim, acho que não tem como negar a influência da mídia nisso tudo. Pra falar algo do tipo, só desconhecendo por completo a realidade de certas regiões durante os anos 90.

[]'s

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, 17octavius disse:

Faltam provas? Tem certeza? Lê os comentários anteriores

Então, com calma li todas as páginas anteriores. O que vi comentários de foristas. Nenhum texto explicando, usando uma estatística, nada.

Vou fazer o seguinte: Vou participar de uma palestra sobre comunicação e rádio. Daí vou afirmar que o Rádio influenciou na preferência das pessoas pelos times do RJ. Daí quando me perguntarem: De onde você extraiu isso? Eu posso dizer: Do FManager?

São afirmações senso comum que requerem algo mais embasado. O rádio era usado porque era o meio que havia no momento para acompanhar as partidas.

10 horas atrás, Kernex disse:

Por fim, acho que não tem como negar a influência da mídia nisso tudo. Pra falar algo do tipo, só desconhecendo por completo a realidade de certas regiões durante os anos 90.

Eu alego nem falta de conhecimento. Eu alego em meu favor em memória. Em 2002 o Paysandu foi campeão de um copa criada para se jogar lá no Pará e no Nordeste. Eu me lembro muito bem do estádio cheio para apoiar o Paysandu e com orgulho do seu time. Eu não preciso de wikipedia para lembrar qual foi o representante nordestino, inclusive de pernambuco. Qual foi?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
3 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Nenhum texto explicando, usando uma estatística, nada.

Velho, quer dizer então que o conhecimento popular, sem a comprovação estatística ou documental não vale de nada?! Já são 4, 5 pessoas ou mais aqui, fora em outros tópicos que já tivemos essa discussão, afirmando por experiências pessoais, de locais diversos do país, que em suas infâncias eram bombardeadas por transmissões de fora e que isso influenciou sim nas suas escolhas, do que mais você precisa? Se a gente não tiver uma fonte do IBGE ou uma tese jornalística, não servimos como parâmetro? Sempre acreditei ser algo bem simples entender isso, mas não vou tentar te convencer do contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kernex disse:

(...)

Por fim, acho que não tem como negar a influência da mídia nisso tudo. Pra falar algo do tipo, só desconhecendo por completo a realidade de certas regiões durante os anos 90.

[]'s

Não só nos anos 90.

Rio de Janeiro e São Paulo eram os estados "de destaque" do Brasil durante a expansão da comunicação. Era obvio que os times desses estados, que tinham jogos transmitidos via rádio e posteriormente pela TV com mais frequência, arrebatariam mais torcedores. Eu não tiro o mérito do Flamengo e nem do Corinthians, foram os clubes que perante esse cenário, souberam arrebatar mais torcedores.

Você pode perceber o mesmo movimento, com alguns outros fatores a mais, dentro dos próprios estados. Foram os times das capitais que se transformaram em times grandes.

Falar que a TV/Rádio não influenciaram na distribuição das torcidas é ser muito inocente e não conhecer a realidade de fora "da bolha".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, João Gilberto disse:

Velho, quer dizer então que o conhecimento popular, sem a comprovação estatística ou documental não vale de nada?! Já são 4, 5 pessoas ou mais aqui, fora em outros tópicos que já tivemos essa discussão, afirmando por experiências pessoais, de locais diversos do país, que em suas infâncias eram bombardeadas por transmissões de fora e que isso influenciou sim nas suas escolhas, do que mais você precisa? Se a gente não tiver uma fonte do IBGE ou uma tese jornalística, não servimos como parâmetro? Sempre acreditei ser algo bem simples entender isso, mas não vou tentar te convencer do contrário.

Vamos ver o que você disse acima:

17 horas atrás, João Gilberto disse:

A Globo vai dar mais destaque ao Flamengo, como sempre fez, mesmo com o Bota na Libertadores, alias, como já aconteceu em 2014. Como sei? Meu primo (pernambucano que mora na paraíba desde criança e escolheu o Botafogo pra torcer - outro exemplo) ficava puto por causa disso e vivia falando.

Pela lógica ele não deveria ficar puto e sim passar a torcer pelo Flamengo. Aliás, se experiência conta, eu conheço um amigo que teve um irmão Flamenguista. Ambos eram Flamenguistas, só que meu amigo resolveu torcer para o Botafogo-RJ. Meu primo era torcedor do Flamengo, depois passou a torcer pelo Vasco e vivia me esfregando na cara uma placar com a história do clube. Se você pegar o tópico que pede para você contar a história de como cada um começou a torcer pelo time, vai uma grande parcela que disse ser torcedor do Flamengo e passou a torcer por outro time. Então que influência é essa da Globo que eu não vejo refletida aqui e na redondeza da minha cidade? Quando digo que a influência é irrisória é do tipo que eu já vi algumas garotas que resolveram torcer pro SP por causa do Kaká. Se a mídia tivesse influência não importava qual time estivesse em evidência, mas você veria na década de 90 muita gente dizer que torcia para o Napoli e a Inter de Milão e hoje cadê esses torcedores? A evidência acabou então nada feito.

Na década de 90 também tivemos o Grêmio ganhando tudo e Inter não ganhava porra nenhuma e não vi RS deixar de sair da polaridade Azul-Vermelho. E qual motivo? Lá há uma intolerância enorme a essa suposta influência. Para mim, a minha opinião continua sendo que um time só vai arrebatar torcedores se tiver em evidência e isso só se dá com boa campanha e títulos(craques?). A TV só vai fazer irradiar esse futebol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Dsmoreira disse:

Não só nos anos 90.

Rio de Janeiro e São Paulo eram os estados "de destaque" do Brasil durante a expansão da comunicação. Era obvio que os times desses estados, que tinham jogos transmitidos via rádio e posteriormente pela TV com mais frequência, arrebatariam mais torcedores. Eu não tiro o mérito do Flamengo e nem do Corinthians, foram os clubes que perante esse cenário, souberam arrebatar mais torcedores.

Você pode perceber o mesmo movimento dentro dos próprios estados. Foram os times das capitais que se transformaram em times grandes.

Falar que a TV/Rádio não influenciaram na distribuição das torcidas é ser muito inocente e não conhecer a realidade de fora "da bolha".

Você tem razão. Era a campanha de Marketing dos clubes na época. Aí Gilberto, mais um comentário. Aos poucos vai se tornar axioma. Mesmo que nesses comentários haja ataques ad hominem subjacentes.

Me defina "expansão da comunicação".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • FelipeRodr
      Por FelipeRodr
      Olá, estou editando as regras do Brasil, para fazer novas divisões do br, no entanto, me deparei com uma questão
      Se eu editar as regras do zero, perco todos os formatos de competições do pais, tendo q recria-los, (leva tempo mas da pra fazer) ...porem n consigo colocar o formato do paulistão que consiste em 4 grupos de 4, sendo q os do msm grupo n se enfrentam, apenas se passarem para as quartas. e se eu copiar as regras atuais, n consigo editar os estaduais e as series A,B e C...impossibilitando meu interesse de alterar qualquer coisas nestas ligas, incluindo premiações.
      Gostaria de saber se alguem ja dominou pelo menos um pouco o editor avançado pra poder fazer as regras reais dos estaduais do zero?
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico único dedicado aos campeonatos estaduais do Nordeste para esse ano de 2022.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Tópico destinado aos jogos e acontecimentos na competição.
       
      Regulamento:

      Transmissão:


       
      Duração (previsão): 25 de janeiro a 3 de abril. 
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico destinado aos jogos e acontecimentos na competição.
       
      REGULAMENTO:
       
      PARTICIPANTES:
      TIMES P J V E D GP GC SG % 1 América-MG   0 0 0 0 0 0 0 0 - 2 Athletic Club   0 0 0 0 0 0 0 0 - 3 Atlético-MG   0 0 0 0 0 0 0 0 - 4 Caldense   0 0 0 0 0 0 0 0 - 5 Cruzeiro   0 0 0 0 0 0 0 0 - 6 Democrata-GV   0 0 0 0 0 0 0 0 - 7 Patrocinense   0 0 0 0 0 0 0 0 - 8 Pouso Alegre   0 0 0 0 0 0 0 0 - 9 Tombense   0 0 0 0 0 0 0 0 - 10 URT   0 0 0 0 0 0 0 0 - 11 Uberlândia   0 0 0 0 0 0 0 0 - 12 Villa Nova - MG   0 0 0 0 0 0 0 0 - ---

    • Leho.
      Por Leho.
      Tópico destinado aos jogos e acontecimentos na competição.
       
      📆 de 23 de Janeiro a 3 de Abril
      📜 Regulamento:
       
      🔰 Clubes Participantes e Grupos definidos:

       
      📺 Transmissão:
×
×
  • Criar Novo...