Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

4-1-2-3 Gegenpressing


espk

Posts Recomendados

Fala pessoal!

Estou começando um save com o Liverpool no FM17 e comecei com bastante dificuldade. A minha ideia é reproduzir o estilo de jogo que os Reds vêm apresentando nesta temporada, o admirado Gegenpressing do Klopp. Já tinha uma ideia de como acertar a tática, visto que meu primeiro save com o Dortmund foi um sucesso e consegui montar um time bastante agressivo na marcação, que forçava o erro do adversário e atacava de forma incisiva. Pensei comigo que o sucesso nos Reds seria também imediato, mas foi aí que me enganei.

A pré-temporada foi “positiva”, mas desastrosa. Meu time fazia muitos gols e também levava bastante. Meu pior resultado foi um empate em 1-1 com a Roma, porém o auge do meu “insucesso” foi uma vitória por 5-4 contra o Milan. Foi aí que decidi fazer algumas modificações e tentar tornar o time mais seguro defensivamente.

Depois de ler alguns textos sobre táticas no FM, sobre gegenpressing e principalmente analisar táticas postadas em fóruns gringos, cheguei no modelo abaixo. O problema é que criei um time que não perde, mas também não ganha. Esqueça a pressão desejada, meu time se tornou um retranqueiro ao melhor estilo Muricy. Os jogadores recuam e normalmente tiram as bolas centradas na área ou forçam o time adversário a chutar de longe sem muitas condições de arriscar meu gol. O máximo de “risco” que sofri foi contra o United, que teve a proeza de finalizar 17 vezes contra o meu time, mas somente 6 vezes no gol, em um jogo que acabou empatado em 1-1.

x2EdHFZ.png

j87Q6Em.png

gKWJ5rq.png

Se a pressão já é um fracasso, o que falo então do ataque? Ataque não, quero dizer linha primária de defesa. Isso mesmo, meu time não ataca. Nas raras vezes que o fazem, parecem os famosos bonecos de posto em um jogo contra o Real Madrid, Bayern, ou qualquer outro gigante do futebol. Os jogadores são simplesmente burros. Não cortam para o lado certo, não invertem o jogo, não trocam passes, basicamente recebem a bola e esperam até perder. Pior do que time de futebol de botão.

Por isso peço a ajuda de vocês. Onde será que estou errando? A tática acabou de fato muito diferente da ideia original e daquela que me ajudou a conquistar a Europa com o Dortmund, mas não é possível que desaprendi tanto de um save para o outro. Será que esse corpo mole é porque causei a demissão do verdadeiro chefe da banda (Klopp)?

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 75
  • Criado
  • Última resposta

Acho que uma alteração que o @Silveira., adorador do Klopp e Liverpool, fez e que poderia te ajudar, era encurtar o comprimento da equipe ao máximo. Isso é devido ao que o Liverpool, na maioria das vezes, joga pelo meio e também força os jogadores a ir pelo meio. Assim, deixa vãos abertos nas laterais, que são aproveitadas pelos laterais que sempre estarão presentes da intermediária para frente, ou seja, sempre deverão estar numa tarefa de atacar (Costumo usar Alas Completos pra isso, que possuem um bom índice de trabalho para ajudar na defesa e serem determinantes no ataque).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou novo no 2017 e no save que tô fazendo do Liverpool, recém entrei no campeonato, então não tem muito o que falar porque tô me adaptando também. Mas gols não faltam

Screen Shot 12-02-16 at 06.49 PM.PNG

A derrota pro Blackburn foi com o time sub-20, então não conta. A vitória contra o United também não porque foram 2 gols de cabeça e um de cruzamento, escrotidão pura.

As funções da minha tática tão praticamente iguais. Eu só inverto os dois meias centrais e uso dois alas (o da esquerda atacando, o da direita apoiando, vi o heatmap do Milner e do Clyne e vi que dá uma diferença monstra, um é da linha de fundo e o outro é até a metade da metade do campo adversário).

A principal dica que tenho pra dar é que insista. Como é uma tática muito extrrema, ela demora bastante tempo pra funcionar, talvez meia temporada ou mais. Até lá tu é goleado, faz uns jogos épicos e uns horríveis e por ai vai. Mas precisa esperar até a equipe ficar competente em tudo.

Eu mudaria correndo a largura. Os times do Klopp concentram homens pelo meio e a amplitude acontece com os alas (ou com o Mané). No meio todo mundo se projeta e troca de posição, o meia esquerda vem pra dentro, o meia direita vai pra posição do avante, o avante recua e o box-to-box aparece de homem surpresa (no caso do Can, se for o Wijnaldum ele é mais um meia central). Com a largura muito grande os dois pontas batem com os alas, já que eles ficam muito abertos e tu perde a força de chegada dos pontas pra dentro, porque quanto menor a largura, mais perto da área eles ficam. Quanto maior a largura, mais longe. 

A saída de 3 também é importante. Os alas do Klopp são meio campistas, não são laterais. O Hendo volta pra fazer a saída de bola, ficando só eles na defesa. O Clyne só fica atrás quando tem escanteio. Não existe esse negócio de um ala subir e outro ficar, o terceiro homem da defesa é o volante (Hendo).

Muito cuidado com o desarme agressivo na linha de 4, especialmente nos alas. Eu ainda tô me debatendo se funciona melhor no 2017 assim ou não. Eu vejo que é possível nos alas, mas ainda não sei quanto aos zagueiros.

Desarme agressivo nos dois pontas também tem que ver o que fica melhor. Eles com função de ataque não voltam tanto, por isso se botar desarme agressivo eles podem ficar no meio do caminho, especialmente contra o 4-4-2 em linha.

A sobreposição eu não sei como funciona, mas o time deve ficar só com ala passando e cruzando. Isso não é bem Liverpool, especialmente porque tu tem jogador segurando a bola e atrasa a jogada, que é contra o que prega o gegen. Recupera a bola rápido e se lança no ataque, esse é o sistema.

Sei lá, eu tô expeirmentando esse FM ainda, mas pelo menos vejo a tentativa de réplica do Klopp assim. Tem várias outras maneiras de se fazer. Já vi até tática dele com o time todo "rígido". A fluidez, pra mim, é total. No Liverpool os zagueiros armam (especialmente na saída de bola) e os atacantes marcam. Não tenho dúvida alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo testar isso aqui no Liverpool:

1090743d1480628265-crazy-433-barca-suare

PHmEarv.png

Não tem instruções individuais aos jogadores.

Instruções aos adversários eu deixo a cargo do auxiliar.

Treino de jogo pra jogos em casa eu deixo Movimento ofensivo e fora de casa eu deixo em posicionamento defensivo.

Sinceramente, não vejo exatamente como um gegenpressing do Klopp, mas o time finaliza MUITO e faz bastante gol (vide imagem abaixo). A troca de passes é bastante rápida e a agressividade é monstruosa, nisso eu vejo parecido com o estilo do Klopp.

Estatísticas da Premier League:

Spoiler

GoBH7xL.png

e3gtIpP.png

IQ4A4b6.png

Estatísticas Champions:

Spoiler

JCB1lzy.png

3rwU1oU.png

Enfim, pouca troca de passe, porém muita finalização e muito gol. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, o próprio já passou por aqui, mas eu ainda recomendo a leitura dos posts do Silveira nesse tópico aqui:

A partir desse post tem uma sequência, nessa página e na seguinte, que ajuda bastante. É pro FM16, então algumas coisas não se aplicam mais provavelmente, mas dá uma ideia legal do que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Yan Perisse said:

Acho que uma alteração que o @Silveira., adorador do Klopp e Liverpool, fez e que poderia te ajudar, era encurtar o comprimento da equipe ao máximo. Isso é devido ao que o Liverpool, na maioria das vezes, joga pelo meio e também força os jogadores a ir pelo meio. Assim, deixa vãos abertos nas laterais, que são aproveitadas pelos laterais que sempre estarão presentes da intermediária para frente, ou seja, sempre deverão estar numa tarefa de atacar (Costumo usar Alas Completos pra isso, que possuem um bom índice de trabalho para ajudar na defesa e serem determinantes no ataque).

@Yan Perisse, tentarei essa alteração. Acabei colocando a instrução para que a equipe ficasse mais espaçada porque estava tendo problemas para defender. Meus jogadores simplesmente não marcavam as laterais e isso resolveu o problema. Teoricamente não teria impacto direito, mas o aparente corpo mole deles estava fazendo com que eles não se deslocassem para marcar os jogadores adversários atacando pelas laterais. Basicamente tinha duas avenidas em campo. Obrigado!

1 hour ago, Silveira. said:

Eu sou novo no 2017 e no save que tô fazendo do Liverpool, recém entrei no campeonato, então não tem muito o que falar porque tô me adaptando também. Mas gols não faltam

Screen Shot 12-02-16 at 06.49 PM.PNG

A derrota pro Blackburn foi com o time sub-20, então não conta. A vitória contra o United também não porque foram 2 gols de cabeça e um de cruzamento, escrotidão pura.

As funções da minha tática tão praticamente iguais. Eu só inverto os dois meias centrais e uso dois alas (o da esquerda atacando, o da direita apoiando, vi o heatmap do Milner e do Clyne e vi que dá uma diferença monstra, um é da linha de fundo e o outro é até a metade da metade do campo adversário).

A principal dica que tenho pra dar é que insista. Como é uma tática muito extrrema, ela demora bastante tempo pra funcionar, talvez meia temporada ou mais. Até lá tu é goleado, faz uns jogos épicos e uns horríveis e por ai vai. Mas precisa esperar até a equipe ficar competente em tudo.

Eu mudaria correndo a largura. Os times do Klopp concentram homens pelo meio e a amplitude acontece com os alas (ou com o Mané). No meio todo mundo se projeta e troca de posição, o meia esquerda vem pra dentro, o meia direita vai pra posição do avante, o avante recua e o box-to-box aparece de homem surpresa (no caso do Can, se for o Wijnaldum ele é mais um meia central). Com a largura muito grande os dois pontas batem com os alas, já que eles ficam muito abertos e tu perde a força de chegada dos pontas pra dentro, porque quanto menor a largura, mais perto da área eles ficam. Quanto maior a largura, mais longe. 

A saída de 3 também é importante. Os alas do Klopp são meio campistas, não são laterais. O Hendo volta pra fazer a saída de bola, ficando só eles na defesa. O Clyne só fica atrás quando tem escanteio. Não existe esse negócio de um ala subir e outro ficar, o terceiro homem da defesa é o volante (Hendo).

Muito cuidado com o desarme agressivo na linha de 4, especialmente nos alas. Eu ainda tô me debatendo se funciona melhor no 2017 assim ou não. Eu vejo que é possível nos alas, mas ainda não sei quanto aos zagueiros.

Desarme agressivo nos dois pontas também tem que ver o que fica melhor. Eles com função de ataque não voltam tanto, por isso se botar desarme agressivo eles podem ficar no meio do caminho, especialmente contra o 4-4-2 em linha.

A sobreposição eu não sei como funciona, mas o time deve ficar só com ala passando e cruzando. Isso não é bem Liverpool, especialmente porque tu tem jogador segurando a bola e atrasa a jogada, que é contra o que prega o gegen. Recupera a bola rápido e se lança no ataque, esse é o sistema.

Sei lá, eu tô expeirmentando esse FM ainda, mas pelo menos vejo a tentativa de réplica do Klopp assim. Tem várias outras maneiras de se fazer. Já vi até tática dele com o time todo "rígido". A fluidez, pra mim, é total. No Liverpool os zagueiros armam (especialmente na saída de bola) e os atacantes marcam. Não tenho dúvida alguma.

@Silveira., ou devo chamar de Klopp Jr., obrigado pela ajuda! Vou fazer umas mudanças aqui e compartilho logo em seguida aqui no post. Vamos ver se você concorda com elas e me ajuda em algo mais. Você está usando Falso 9 no seu time?

56 minutes ago, (SPFC)Coach said:

Recomendo testar isso aqui no Liverpool:

1090743d1480628265-crazy-433-barca-suare

PHmEarv.png

Não tem instruções individuais aos jogadores.

Instruções aos adversários eu deixo a cargo do auxiliar.

Treino de jogo pra jogos em casa eu deixo Movimento ofensivo e fora de casa eu deixo em posicionamento defensivo.

Sinceramente, não vejo exatamente como um gegenpressing do Klopp, mas o time finaliza MUITO e faz bastante gol (vide imagem abaixo). A troca de passes é bastante rápida e a agressividade é monstruosa, nisso eu vejo parecido com o estilo do Klopp.

Estatísticas da Premier League:

  Hide contents

GoBH7xL.png

e3gtIpP.png

IQ4A4b6.png

Estatísticas Champions:

  Reveal hidden contents

JCB1lzy.png

3rwU1oU.png

Enfim, pouca troca de passe, porém muita finalização e muito gol. 

@(SPFC)Coach, seu time tem uma relação de finalizações e gols muito boa. Alguns dirão que está um pouco alta, mas comparado com o resto da liga é extremamente eficiente. Você procura por características específicas nos seus finalizadores? O Sturridge tem sido decepcionante para mim. Não produz e ninguém quer comprar. Vou tentar mesclar algumas ideias da sua tática na minha e ver se consigo equilibrar um ataque tão eficiente com uma troca de passes mais sensível. Quero muito que meu time tenha pelo menos 60% de posse nos jogos e não deixe o adversário com a pelota. Obrigado pela força!

3 minutes ago, Danut said:

Bem, o próprio já passou por aqui, mas eu ainda recomendo a leitura dos posts do Silveira nesse tópico aqui:

A partir desse post tem uma sequência, nessa página e na seguinte, que ajuda bastante. É pro FM16, então algumas coisas não se aplicam mais provavelmente, mas dá uma ideia legal do que fazer.

@Danut, obrigado! Vou conferir o post. Tenho certeza que consigo extrair informações úteis de lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, espk disse:

@Yan Perisse, tentarei essa alteração. Acabei colocando a instrução para que a equipe ficasse mais espaçada porque estava tendo problemas para defender. Meus jogadores simplesmente não marcavam as laterais e isso resolveu o problema. Teoricamente não teria impacto direito, mas o aparente corpo mole deles estava fazendo com que eles não se deslocassem para marcar os jogadores adversários atacando pelas laterais. Basicamente tinha duas avenidas em campo. Obrigado!

Em vez de um comprimento mais espaçado, eu pedi, individualmente, pros laterais manterem-se abertos sempre, portanto, quando a equipe perder a bola, ele estará nas laterais.

2 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

[...]

O MRB funciona bem? Digo isso porque quando testei ele, saia muito da posição na pressão em bloco e também não apoiava o ataque como eu queria e como um volante moderno deve pressionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Yan Perisse disse:

Em vez de um comprimento mais espaçado, eu pedi, individualmente, pros laterais manterem-se abertos sempre, portanto, quando a equipe perder a bola, ele estará nas laterais.

O MRB funciona bem? Digo isso porque quando testei ele, saia muito da posição na pressão em bloco e também não apoiava o ataque como eu queria e como um volante moderno deve pressionar.

Cara, eu tava jogando com um armador recuado mais centralizado e apesar de estar fazendo muitos gols, tava tomando muitos gols também. 

Assim que coloquei o MRB, o time continuou fazendo muitos gols e teve uma queda absurda de gols tomados. Ele não fica tão fixo, sobe junto com os meias box-to-box mas também desce junto com eles na defesa, então estabilizou bastante. Percebia que o armador recuado ajudava na marcação mas não descia tanto quanto o MRB, ajudava mais na zona central que nos 3/4 finais do gramado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutes ago, Yan Perisse said:

Em vez de um comprimento mais espaçado, eu pedi, individualmente, pros laterais manterem-se abertos sempre, portanto, quando a equipe perder a bola, ele estará nas laterais.

O MRB funciona bem? Digo isso porque quando testei ele, saia muito da posição na pressão em bloco e também não apoiava o ataque como eu queria e como um volante moderno deve pressionar.

O MRB normalmente recupera a bola e passa pra quem tá por perto. Não? Ele tem a tendência de sair meio louco correndo atrás da bola sim, mas no caso da tática do @(SPFC)Coach, acredito que os outros meias centrais mantenham o meio ocupado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, (SPFC)Coach disse:

Cara, eu tava jogando com um armador recuado mais centralizado e apesar de estar fazendo muitos gols, tava tomando muitos gols também. 

Assim que coloquei o MRB, o time continuou fazendo muitos gols e teve uma queda absurda de gols tomados. Ele não fica tão fixo, sobe junto com os meias box-to-box mas também desce junto com eles na defesa, então estabilizou bastante. Percebia que o armador recuado ajudava na marcação mas não descia tanto quanto o MRB, ajudava mais na zona central que nos 3/4 finais do gramado

Eu uso exatamente os Armadores Recuado. Se o adversário puxa um contra-ataque pelo meio e o AR não tá ali, é gol quase certo. Realmente ele sobe muito, mas eu não achei nenhuma outra função que armasse o jogo como ele arma junto de um dos meias. Quando o adversário tá controlado e as duas linhas estão armadas (Linha de 4 ofensiva e linha de 4 defensiva), ele se posiciona perfeitamente entre elas.

O MRB se posicionava bem nas ocasiões de contra-ataque pelo meio, mas quando a bola tava controlada e as duas linhas armadas, ele pressionava na linha de meias e deixava um buraco no entrelinhas.

2 minutos atrás, espk disse:

O MRB normalmente recupera a bola e passa pra quem tá por perto. Não? Ele tem a tendência de sair meio louco correndo atrás da bola sim, mas no caso da tática do @(SPFC)Coach, acredito que os outros meias centrais mantenham o meio ocupado.

O problema que acontecia aqui era que o MRB pressionava na linha de meias, deixando um buraco que eu odeio no entrelinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, espk disse:

O MRB normalmente recupera a bola e passa pra quem tá por perto. Não?

Exatamente. Mas as vezes ele faz a "limpa" da jogada e assim passa adiante. Com os meias area-a-area, eles se completam de maneira absurda. 

Aqui duas imagens

Ruben Neves como armador recuado num jogo contra Everton

Mvd1CCY.png

e como MRB contra o Tottenham

iBfPOJT.png

 

Detalhe pro maior número de desarmes e fintas como MRB.

Se possível, testem exatamente como tá descrito na tática e instruções que postei, sem instruções individuais, vão perceber bem a movimentação dos três. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Just now, Yan Perisse said:

Eu uso exatamente os Armadores Recuado. Se o adversário puxa um contra-ataque pelo meio e o AR não tá ali, é gol quase certo. Realmente ele sobe muito, mas eu não achei nenhuma outra função que armasse o jogo como ele arma junto de um dos meias. Quando o adversário tá controlado e as duas linhas estão armadas (Linha de 4 ofensiva e linha de 4 defensiva), ele se posiciona perfeitamente entre elas.

O MRB se posicionava bem nas ocasiões de contra-ataque pelo meio, mas quando a bola tava controlada e as duas linhas armadas, ele pressionava na linha de meias e deixava um buraco no entrelinhas.

O problema que acontecia aqui era que o MRB pressionava na linha de meias, deixando um buraco que eu odeio no entrelinhas.

Dá uma olhada no DM - Support. Acho que o que você queria era algo mais nesse sentido. Um volante que ajuda a manter a posse de bola, faz triangulações e circula a bola pelo meio de campo, mas mantém o posicionamento na defesa, não deixando aquele espaço entre os meias e os zagueiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra forma que encontrei de aumentar a posse de bola e a troca de passes foi colocar três atacantes sombra + controle + passes diretos + aproveitar espaços livres. O time passou a trocar mais de 700 passes por jogo e ter uma posse de 60%, mas a eficiência na finalização foi diminuída demais. Tinham jogos que ganhava tranquilos, mas alguns o time escapava e tomava chumbo. Decidi voltar ao futebol "pragmático" e com três atacantes completos + 2 MAA + 1 MRB traz uma movimentação linda, foda demais hahaha nunca tinha conseguido um futebol tão bonito em qualquer FM, mesmo tendo pouca posse e poucos passes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Just now, (SPFC)Coach said:

Outra forma que encontrei de aumentar a posse de bola e a troca de passes foi colocar três atacantes sombra + controle + passes diretos + aproveitar espaços livres. O time passou a trocar mais de 700 passes por jogo e ter uma posse de 60%, mas a eficiência na finalização foi diminuída demais. Tinham jogos que ganhava tranquilos, mas alguns o time escapava e tomava chumbo. Decidi voltar ao futebol "pragmático" e com três atacantes completos + 2 MAA + 1 MRB traz uma movimentação linda, foda demais hahaha nunca tinha conseguido um futebol tão bonito em qualquer FM, mesmo tendo pouca posse e poucos passes.

Acho que vou me basear na sua tática para um save que quero fazer "a la Simeone". Só não decidi o clube ainda, mas estou pensando seriamente no Marseille.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, espk disse:

Dá uma olhada no DM - Support. Acho que o que você queria era algo mais nesse sentido. Um volante que ajuda a manter a posse de bola, faz triangulações e circula a bola pelo meio de campo, mas mantém o posicionamento na defesa, não deixando aquele espaço entre os meias e os zagueiros.

O Armador Recuado não deixa espaço. O único problema são os contra-ataques, que na real eu deveria dar mais culpa à defesa por não pressionar o contra-ataque. Mas acaba que ele demora pra voltar.

5 minutos atrás, (SPFC)Coach disse:

[...]

As estatísticas do Armador Recuado aqui são bem diferentes haha. Aqui ele entre 70 e 80 passes por jogo, bem parecido com o Henderson.

A diferença é que ele quase que não desarma, por coincidência nem meu time. Quase todas as bolas recuperadas são por interceptações, logo após pressionarmos e o adversário afastar a bola ou tentar uma ligação direta pelos companheiros próximos estarem marcados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, Yan Perisse said:

O Armador Recuado não deixa espaço. O único problema são os contra-ataques, que na real eu deveria dar mais culpa à defesa por não pressionar o contra-ataque. Mas acaba que ele demora pra voltar.

As estatísticas do Armador Recuado aqui são bem diferentes haha. Aqui ele entre 70 e 80 passes por jogo, bem parecido com o Henderson.

A diferença é que ele quase que não desarma, por coincidência nem meu time. Quase todas as bolas recuperadas são por interceptações, logo após pressionarmos e o adversário afastar a bola ou tentar uma ligação direta pelos companheiros próximos estarem marcados.

Yan, estou tendo esse mesmo problema em todos meus times no FM17. Não consigo muitos desarmes. O que tem me ajudado é que, como gosto que meus times pressionem o adversário, eles acabam por tentar os passes nos pés dos meus jogadores. Normalmente tenho menos de 20 desarmes por jogos, mas mais de 100 interceptações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudanças feitas e logo na partida seguinte:

QrIzMEm.png

A quantidade de passes caiu para 556, mas consegui 40 desarmes e 84 interceptações. O gol que levei foi uma jogada muito bem trabalhada pelo Tottenham. O Clyne driblou 3, mas perdeu a bola para o Vertonghen, que tocou para o Dier e fez um lançamento na ponta direita para o Lamela. Acabou que minha defesa marcou o atacante e o armador, mas o cruzamento foi para o Felipe Anderson que chegava pela ponta esquerda. Como o Clyne não conseguiu recuperar a tempo, ele bateu sozinho na cara do goleiro. Porém, o time se comportou muito bem e tirando esse incidente que foi uma falha grotesca de recomposição, achei a performance geral muito boa.

Obrigado pelas dicas! Aos poucos vou chegando no que tinha em mente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, espk disse:

Mudanças feitas e logo na partida seguinte:

QrIzMEm.png

A quantidade de passes caiu para 556, mas consegui 40 desarmes e 84 interceptações. O gol que levei foi uma jogada muito bem trabalhada pelo Tottenham. O Clyne driblou 3, mas perdeu a bola para o Vertonghen, que tocou para o Dier e fez um lançamento na ponta direita para o Lamela. Acabou que minha defesa marcou o atacante e o armador, mas o cruzamento foi para o Felipe Anderson que chegava pela ponta esquerda. Como o Clyne não conseguiu recuperar a tempo, ele bateu sozinho na cara do goleiro. Porém, o time se comportou muito bem e tirando esse incidente que foi uma falha grotesca de recomposição, achei a performance geral muito boa.

Obrigado pelas dicas! Aos poucos vou chegando no que tinha em mente.

Opa, como ficou a tática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@(SPFC)Coach, dá uma olhada:

qDMR9vA.png

hrEsqxv.png

As instruções de marcação ficaram exatamente as mesmas e o time começou a pressionar o adversário de forma bem agressiva.

O GK tá com a instrução de distribuir a bola para os CBs, fazendo com que eles participem da armação das jogadas.

Os WBs estão com a instrução de manterem-se abertos.

Os pontas estão com instruções de afunilarem e marcarem apertado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutes ago, vitinho said:

Alguém poderia disponibilizar pra download?

Alguém sabe me dizer se tem como carregar a tática aqui? Não consegui encontrar uma opção de upload no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, espk disse:

Alguém sabe me dizer se tem como carregar a tática aqui? Não consegui encontrar uma opção de upload no fórum.

Você pode salvar a tática e upar na Steam Workshop. E posteriormente, colocar o link aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Yan Perisse said:

Você pode salvar a tática e upar na Steam Workshop. E posteriormente, colocar o link aqui.

Obrigado Yan!

8 hours ago, vitinho said:

Alguém poderia disponibilizar pra download?

vitinho, segue o link:

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=811795413

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@espk, pelo visto a tática tá funcionando no momento, então eu não mudaria por agora se fosse tu. Mas já testou a instrução de usar linha de impedimento? Eu tinha uma tática razoavelmente parecida com a tua em um save do FM16, e minha experiência com essa instrução foi muito boa. Ajudou bastante a defesa. Se tu vier a ter problemas defensivos, recomendo testar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, Danut said:

@espk, pelo visto a tática tá funcionando no momento, então eu não mudaria por agora se fosse tu. Mas já testou a instrução de usar linha de impedimento? Eu tinha uma tática razoavelmente parecida com a tua em um save do FM16, e minha experiência com essa instrução foi muito boa. Ajudou bastante a defesa. Se tu vier a ter problemas defensivos, recomendo testar. 

Danut, vou tentar implementar em alguns jogos. Atualmente tenho levado gols somente quando meus jogadores falham vergonhosamente.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Primeira Divisão do Campeonato Inglês de Futebol da temporada 2022–2023 será a 121ª edição da principal divisão do futebol inglês (31ª como Premier League).
      A partir da temporada 2022-23, os clubes poderão fazer cinco substituições em vez de três em três ocasiões durante o tempo de jogo e no intervalo, em linha com o restante das seis principais ligas europeias (Bundesliga, Ligue 1, Eredivisie, La Liga e Serie A). Também haverá uma pausa no meio da temporada para a Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar, com a última partida disputada no fim de semana de 12 a 13 de novembro de 2022 e a primeira partida após a Copa do Mundo disputada em 26 de dezembro de 2022, após o Mundial Final da Copa em 18 de dezembro.
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão:
       
      Últimos campeões:
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Primeira Divisão do Campeonato Inglês de Futebol da temporada 2023–2024 será a 122ª edição da principal divisão do futebol inglês (32ª como Premier League). Abrirá o campeonato a partida disputada por Burnley e Manchester City, em Burnley, na sexta-feira (11 de agosto de 2023), equipes atuais campeãs da Championship e da Premier League, respectivamente. 
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão:
       
      Últimos campeões:
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...