Lohan

fm 2017
BRASIL Mundi Up (18-01-2017) --- FM 2017

2.187 posts neste tópico

fJrZ-hsxySA.jpg

BRASIL MUNDI UP  (18\01\2017) ⚽️

✔️Séries A, B, C e D (formato original) 

✔️Serie Regional, equivalente a uma 5 divisão fictícia, nas qual faz com que os estaduais fiquem mais realistas e disputados (grupos verdadeiramente regionalizados)

✔️Segundonas, Terceiras e Quartas Estaduais

✔️Copa SP de Futebol Júnior, Copa BH, Copa do Brasil e Brasileirão sub-20, Brasileirão sub-17

✔️Copas Estaduais (quando os times sobem pra Seria A e B, deixam de participar pra não inflar o calendário)

✔️ Novidade Todos os Campeonatos Estaduais Sub-20

Colocar o arquivo .FMF na pasta (editor data) que fica emdocumentos / Sports Interactive / Football Manager 2017 / editor data,
e depois selecioná-lo antes de criar o Save.

Testado 3 vezes ate 2030 sem bugs,  (protegido contra cópia)

DOWNLOAD:  

Brasil Mundi Up (18-01) 

4Shared: http://www.4shared.com/file/TKh1sAhQba/Brasil_Mundi_UP__18-01__FM17_E.html?

274c.png  (NÃO FUNCIONA NO FM PIRATA)

274c.png  (Só funciona no patch 17.2 em diante)

274c.png  Criar o save 28 dez de 2016 pra evitar bugs (se EUA estiver selecionado essa data fica bloqueada)

FM_seloaprov_zps4a5b7c79.png

Ligas fundamentais que não vem no FM17 e fazem muita diferença, principalmente pra quem joga no Brasil (só funciona se deixar como "Jogáveis", não adianta nada ativar essas ligas ao criar o save e deixar em "Ver apenas"):

Libertadores mais difícil e realista

Deixando as primeiras divisões de todas as ligas Sulamericanas + México ativadas, a Libertadores e a Copa Sulamericana ficam mais difícil

Mercado de transferências bastante ativo

Ativando Japão, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Qatar, Portugal, China e Itália você vai ver bastante transferências realistas, e vai conseguir vender ou emprestar facilmente até jogadores encostados sugando a folha salarial

DOWNLOAD:  https://sortitoutsi.net/downloads/view/29634/fm17-megapack-10-leagues-by-claassen

Apos fazer o download extraia o arquivo na pasta editor data, a mesma pasta em que fica o Brasil Mundi UP

Amigos, a pouco estava tirando as dúvidas de uma pessoa sobre se fazer a série D real ou não, com os times participando dela baseado em suas classificações via estaduais, e tive a ideia de escrever esse texto, para ajudar a esclarecer algumas coisas, dando minha opinião pessoal sobre o jogo, e sobre o motivo de não fazer nesse formato mesmo sendo realista.

Como todos sabem, o FM é um jogo Inglês, feito de acordo em teoria, baseado na realidade do futebol inglês e europeu, então infelizmente algumas coisas que estão programadas pra funcionar lá, não são bem geridas pela inteligência artificial do jogo no Brasil, e até por esse motivo, muita gente não gosta de jogar aqui, preferindo até ir pra China rsrs.

Ao longo dos anos, venho estudando e analisando os mecanismos de muitas dessas configurações no editor, tem algumas pessoas que tem essa mesma visão e linha de raciocínio, como o amigo Leon Coutinho, então começamos a implementar isso aos poucos, sempre testando massivamente.

Eu me senti satisfeito, por achar que consegui atingir no FM14, um nível de realismo absurdo (dentro das limitações do jogo), seja no mercado de transferências, nas finanças, cotas dos clubes e etc, lembrando que nossos pesquisadores nacionais fazem um excelente trabalho, até porque não é nada fácil ter que estar atento a cada mínimo detalhe de uma Database tão grande e complexa.

É difícil saber o valor correto exato da parte financeira dos clubes, mas o pessoal faz isso bem, o problema é como o jogo gere as finanças no nosso país, fazendo os grandes clubes ficarem ricos em 2 ou 3 anos, tirando assim grande parte da graça de jogar por ficar muito fácil.

A partir do momento em que vc cria o save e clica em continuar, vc esta entrando em um mundo de simulação futebolística virtual, onde tudo pode acontecer, (vírgula), muitas coisas precisam de coerência, o Brasil tomar 7 da Alemanha não parece ser nada coerente né? Então, isso pode acontecer no jogo tb, só não pode acontecer o tempo todo.

O que eu quero dizer, é que o FM tem simulado muito melhor e com mais realismo e dinamismo muitas coisas do mundo do futebol nas ultimas versões, as opções de configuração são bastante complexas, mas se tivermos atenção a isso o jogo fica muito melhor, basta analisarmos e testarmos com parcimônia.

Sempre fui muito perfeccionista e detalhista, o jogo perde a graça quando vejo em 2015, Tite treinando o Goiás ou Renato Gaúcho sendo contratado para treinar o Inter (what? Só acho que a Sigames deveria me adicionar a folha salarial deles rsrs.

Quanto a Série D real, com os times provindo de suas classificações nos estaduais, deixando o jogo supostamente mais realista (porém sem graça), é aí que entra o que falei (pra se ter mais realismo no Brasil, é preciso configurar algumas coisas diferentes, para num todo, termos um jogo bem melhor, e sim, mais realista e divertido!

Então ter uma Série D com 128 clubes, nos moldes da Série C dos antigos CM´s e FM´s (oh nostalgia que me faz envelhecer rs) e ter uma série Regional, onde muito mais clubes pequenos participam, privilegia justamente os estaduais, faz com que os times menores busquem reforços no mercado, por terem uma divisão ativa, ao invés de ficar com jogadores cinzas, levando goleadas e mais goleadas dos grandes todos os anos, sem contar que fica mais fácil ainda vc vender ou emprestar aquela naba que fica escanteada, sugando toda sua folha salarial.

Sou da opinião que é muito mais divertido pegar um time da Série A3 do Paulistão ou da Segundona Gaúcha e tentar levar pra Série D ou C, de maneira suada, do que pegar o Paysandu no estadual do Pará (com a Série D real), enfiar goleadas nos minúsculos do estado (por não terem divisão) e ir simplesmente participar da Série C na cara de pau (essa é minha opinião) acho totalmente sem graça isso!

*Campeonatos estaduais precisam ser mais difíceis e realistas! (o Ituano Campeão Paulista de 2014 manda abraços!)

*Libertadores não pode ter todos os anos uma semi-final com 3 ou 4 brasileiros! (O papa torcedor do San Lorenzo que o diga) 

Mas quem disse que isso não foi a primeira coisa que eu tentei melhorar? =P

Abraços e bom final de semana cambada!

38

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

First!

Esperando ansiosamente por esse belo trabalho!

2

Compartilhar este post

Link para o post

Apoiando, aguardando e vibrando!

3

Compartilhar este post

Link para o post

Estava esperando por esse update para começar a jogar!

Parabéns, Lohan, pelo trabalho!

Editado por Feichaw
3

Compartilhar este post

Link para o post

o/

2

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvidas o Melhor upgrade Worldwide.

2

Compartilhar este post

Link para o post

só vem!

1

Compartilhar este post

Link para o post

Aguardando ansiosamente, valeu pelo trabalho Lohan!

1

Compartilhar este post

Link para o post

Lohan, atualiza o resto do mundo tbm? Transferências, etc?

Valeu pelo trabalho primoroso!!!

0

Compartilhar este post

Link para o post

Aguardando...

1

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela dedicação e trabalho

1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Stay Heavy disse:

Lohan, atualiza o resto do mundo tbm? Transferências, etc?

Valeu pelo trabalho primoroso!!!

Sim, normalmente vem com o Pr0 update gringo unificado

2

Compartilhar este post

Link para o post

Como minha placa ainda ta no conserto, espero o final mesmo kkkk.Parabens como sempre Lohan ajudando os viciados como eu kkkk.Abraços a tds.

2

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Lohan !! o teu Update é show, deixa o FM ainda mais completo

Aguardo ansioso para iniciar um novo save...:1f600:

1

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, Lohan disse:

Testado 3 vezes ate 2030 sem bugs, podem começar em qualquer data

Como é bom ler isso...

Parabéns Lohan, grande mito!!

1

Compartilhar este post

Link para o post

Lohan, Parabéns pelo Trabalho e com certeza deixa o jogo muito mas agradável.

Agora, rob.barros disse:

Agora, rob.barros disse:

1

Compartilhar este post

Link para o post

O Lohan quer nos matar.

Tô atualizando facebook e aqui a cada 10 minutos esperando ele lançar.
Deve estar irado!!!!

1

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, fauquera disse:

O Lohan quer nos matar.

Tô atualizando facebook e aqui a cada 10 minutos esperando ele lançar.
Deve estar irado!!!!

Até eu to ansioso kkkkk

Final de tarde vai estar pronto

3

Compartilhar este post

Link para o post
54 minutos atrás, Lohan disse:

Até eu to ansioso kkkkk

Vish, já era minha produtividade aqui no trampo, vou ficar pensando na hora de sair pra baixar isso logo hahahah

1

Compartilhar este post

Link para o post

Ansioso para o seu arquivo, Lohan!

1

Compartilhar este post

Link para o post

Aguardandooooooo :1f600::1f600: Lohan, tu és o melhorzinho hahahah

1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa, agora sim vou começar a jogar. Belo trabalho Lohan.

1

Compartilhar este post

Link para o post

Sai hoje ainda? Aguardando 

0

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Lohan disse:

Até eu to ansioso kkkkk

4 minutos atrás, Tivaldo disse:

Sai hoje ainda? Aguardando 

Final de tarde vai estar pronto.

-1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• baltazar
      Por baltazar
      E ai galera, beleza. Bom, estou de volta na área, e novamente venho aqui compartilhar mais um save. Acredito que o título deve ser familiar para os membros mais antigos, e não é atoa, pois estou repetindo um save do FM15 que fiz e postei aqui no fórum. O principal motivo pra isso é simples, ver as consequências ( boas e ruins ) do Brexit no que tange a força do futebol Britânico. Sabemos que o FM17 simula alguns cenários, e portanto, poderá ocorrer de eu ter um Brexit acentuado, limitando bastante as contratações de jogadores dos outros times, e estarei torcendo para que ocorra isso, pois iria dificultar ainda mais o save, afinal, meus jogadores ficariam valorizados e desejados pelos grandes Ingleses, ficando difícil segurá-los. Antes de começarmos, quero deixar meus agradecimentos ao @Bega Gomes pela parte gráfica do save ( Banner e Barras ), muito obrigado pela ajuda.   Dessa vez irei usar uma db alternativa da Inglaterra contendo 22 divisões e com competições praticamente idênticas a realidade. ( Também personalizei a db com todos jogadores dentro da Inglaterra e não coloquei para adicionar jogadores e staff ). Como a 22ª divisão não tem rebaixamento, não tem como eu rodar o save por 1 ano para pegar o time que subir, portanto já irei começar no Keymer & Hassocks FC. Quanto ao treinador, resolvi fazer uma homenagem a lenda do save com o Workington, e assim ele se chamará Blair Henderson ( Detalhes Pessoais | Aspecto ), tendo a nacionalidade inglesa e nascido na mesma cidade do clube, o qual também é torcedor. Além disso, irá começar sem nenhum curso e com reputação amadora.     Apesar do save ser focado em usar apenas a base, estou considerando que o Brexit que vai ser simulado no jogo talvez não seja o pior possível, assim, colocarei algumas regras. Todos os jogadores que surgirem na base poderão ser contratados, mas aqueles que tiverem dupla nacionalidade, só irão jogar no time principal caso tenham escolhido servir a seleção Inglesa, do contrário esse jogador não será utilizado e assim irei vender ou deixar sair ao final do contrato. Em relação ao staff, também está proibido contratar funcionários que não sejam Ingleses, nesse caso, deverá ter a primeira nacionalidade Inglesa, ser Inglês como segunda nacionalidade não serve, e nisso também incluo os olheiros. Em relação a treinar a seleção, posso treiná-la somente caso não tenham ganho uma Copa do Mundo, e após eu já ter cumprido todos os objetivos com o clube.   Resumindo as regras:   Não contratar jogadores ( Usar apenas a base). Caso um jogador que surja na base venha com dupla nacionalidade, sendo uma delas Inglesa, só poderá subir e jogar no time principal se escolher jogar pela seleção Inglesa ou ser selecionável para a mesma. ( Nesse último caso ele poderá subir e jogar na equipe principal caso ainda não tenha sido chamado para nenhuma seleção, pois ainda seria possível jogar pela Inglaterra, porém se depois de um tempo ele optar por servir outra seleção ao invés da Inglesa, mesmo que seja titular e craque do time, ele será imediatamente vendido, pois seguirei o Brexit rigorosamente, só vão jogar no time jogadores que podem jogar pela seleção da Inglaterra ) Caso um jogador da fornada não venha com nacionalidade Inglesa, o mesmo só poderá subir para a equipe principal depois de adquirir a nacionalidade, e além disso, ele ainda não pode ter jogado por nenhuma seleção. Do contrário o mesmo será dispensando. Posso contratar apenas membros do staff que tenham primeira nacionalidade Inglesa, incluindo olheiros. ( Aqueles que tem segunda nacionalidade Inglesa não podem ser contratados ). Posso treinar apenas a seleção Inglesa, e somente depois de eu ter cumprido todos os objetivos com o clube. Também não podem ter ganho a Copa do Mundo.     Os objetivos serão basicamente os mesmos do antigo save, enumerados em ordem de dificuldade. ( Do mais fácil ao mais difícil )   Chegar a 10ª divisão Virar profissional Possuir estruturas adequadas para todos os jogadores Estabelecer uma base forte tendo um bom recrutamento de jovens Não possuir dívidas e terminar a temporada com lucro nos últimos 5 anos. Chegar a 1ª divisão Construir a melhor estrutura de treinamento possível para todos os jogadores Ser a base da seleção inglesa Alcançar os 10 melhores clubes Ingleses em reputação Alcançar os 10 clubes mais ricos do país Conquistar a 1ª divisão Conquistar a UCL Conquistar o Mundial de Clubes Construir um estádio com capacidade para no mínimo 75 mil pessoas Ser o clube com mais reputação do Mundo Ser o clube mais rico do Mundo
    • Johann Duwe
      Por Johann Duwe
      Los Caballeros de la Noche será meu save de estreia no FM 2017 e se tudo correr bem, deve ser também meu único save aqui na área neste FM.
      Estou me adiantando para não perder o entusiasmo com a ideia e com o clube, visto que o Projeto Pentágono entrou em sua fase final, eu precisava já pensar em um outro save, troquei algumas ideias com o Baltazar sobre desenvolvimento de jovens e é nisso que eu irei me focar.
      Optei por sair um pouco da Europa e trabalhar mais em cima do nosso continente, então eu pesquisei um pouco e optei por jogar na Liga Mexicana, não irei negar que a série "Club de Cuervos" da Netflix, foi uma fonte de inspiração na hora de escolhe a liga principal do save, que é a mexicana.
      Neste save irei buscar apenas desenvolver jovens jogadores e lançando eles na equipe principal, para servir unicamente como fonte de receita. Apresentação do clube irá ficar para outro dia.

Regras:
      - Não contratar jogadores, exceto na Fornada da Base.
      - Desenvolver os jogadores da base.
      - Obter receita com a venda de jovens jogadores.

Objetivos:
      - Vencer a Primeira Divisão Mexicana.
      - Vencer a Concacaf Champions League.
      - Vencer o Mundial de Clubes.
      - Formar jogadores para a Seleção Mexicana.

• Ademar Tavares
      Por Ademar Tavares
      FILHO DA GLÓRIA E DO TRIUNFO, O Leão Azul.

APRESENTAÇÃO
      Olá amigos. Vou compartilhar um save com vocês do FM2017. É a minha primeira história na área e resolvi utilizar o meu time do Coração (é o amor mais forte, mas confesso, não é exclusivo) o Clube do Remo.
      Ainda não tenho definido como contarei a vocês a história, mas sei que não utilizarei o modelo de ficção optando pelo estilo JET e sem intervalo de tempo estabelecido.
      Aproveito para agradecer pelo banner ao @Bega Gomes e o incentivo de outros membros aqui da área. Espero que vocês se divirtam como eu procurarei me divertir também. Vamos lá!
      O CLUBE
      O Clube do Remo é um clube esportivo brasileiro de Belém, fundado em 5 de fevereiro de 1905 como Grupo do Remo, reorganizado em 1911 e rebatizado para seu nome atual em 1914. É chamado popularmente de Leão Azul, apelido que faz referência ao seu mascote e à cor oficial da agremiação, o azul marinho. É proprietário do estádio Evandro almeida popularmente conhecido como Baenão e também manda seus jogos no  Estádio Olímpico do Pará, popularmente conhecido como Mangueirão. Seu maior adversário é o Paysandu, cujo clássico RePa é tido como uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.
      Entre as equipes do Norte do país é uma dos mais populares. Em 2005, foi recordista de público entre todas as séries do Campeonato Brasileiro com uma média de 30.869 torcedores por jogo. O Remo frequentemente aparece entre as maiores médias de público do Brasil. No futebol profissional o Remo possui inúmeras conquistas, evidenciando 44 Campeonatos Paraense e 1 Campeonato Brasileiro da Série C (2006). Dentro do estado, o Leão detém feitos únicos como o heptacampeonato de 1913 à 1919, a histórica hegemonia na década de 90 (oito títulos em dez anos, incluindo-se um penta) e o título profissional com 100% de aproveitamento em 2004.
      Em participações no campeonato brasileiro, o Remo esteve em 16 edições da Séria A (2 na época da Taça Brasil e 14 a partir de 1971). Também disputou 21 vezes a Série B. Na Copa do Brasil, foram 24 aparições. Suas campanhas mais destacadas foram a oitava colocação no Campeonato Brasileiro de 1993 e a semifinal na Copa do Brasil de 1991 - estes resultados representam o melhor desempenho de um time nortista na história de ambas competições. Seu retrospecto em competições oficiais inclui ainda dois vice-campeonatos do Campeonato Brasileiro da Série B e um da Copa Verde.

O TÉCNICO
      Ageu é ex jogador da melhor campanha paraense da história da série A. Fez 10 gols em 20 jogos na temporada de 1993 e ajudou o Clube do Remo a ficar em oitavo colocado naquele ano. Ageu ganhou o apelido “Sabiá”, por ter um condicionamento físico considerado atípico ao futebol. Com pernas finas e curtas e avantajada barriga. Porém, sempre com faro de gol apurado, o atacante foi o quinto melhor daquele ano no Campeonato Brasileiro. Torcedor declarado do Leão Azul, Ageu volta ao Baenão em nova jornada, em busca de melhores tempos para seu time do coração.

DADOS DO JOGO
      Versão 17.1.0
      Patch Brasil Mundi UP (atualização de 22-11-2016).
      Ligas

OBJETIVOS
      Os objetivos serão classificados como primários e secundários sendo os primários o real foco do save.
      Primários
      1.     Retornar a Série B Nacional
      2.     Retornar a Série A Nacional
      3.     Realizar a melhor Campanha Paraense de todos tempos na Série A do Brasil (A melhor campanha é do Clube do Remo em 1993, Oitava posição)
      4.     Disputar uma competição Internacional Oficial
      5.     Chegar a fase de Playoff de uma competição Internacional Oficial
      Secundários
      1.     Tornar Ageu uma Lenda no Clube do Remo
      2.     Reeditar o tabu contra o maior rival (Maior Tabu: 05 anos, 33 jogos)
      3.     Chegar às Quartas de final da Libertadores sendo assim o time paraense com melhor campanha na história da competição. (A melhor campanha é do  Paysandu que chegou às oitavas de final da competição)
      4.     Ter um jogador convocado pela Seleção Brasileira principal.
      #FORÇACHAPE
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      A listagem conta com as datas que as fornadas aparecem para você no jogo. É útil na hora de planejar um save com categorias de base e é sempre bom ter aquela expectativa. Vale lembrar que ao longo dos anos, as datas vão mudando, mas tomem como referência o início da liga no seu save originalmente com o dia da fornada, se a liga estrear uma semana antes, provavelmente a sua fornada aparecerá uma semana antes. 
      África do Sul - 24/03 Albânia - 27/02 Alemanha - 03/03 Andorra - 27/02 Argentina - 31/07 Armênia - 27/02 Austrália - 13/09 Áustria - 14/02 Azerbaijão - 27/02 Bélgica - 09/03 Bielorrússia - 22/10 Bolívia - 24/09 Bósnia & Herzegovina - 27/02 Brasil - 11/09 Bulgária - 11/03 Cazaquistão - 27/02 Chile - 19/09 China - 10/09 Chipre - 27/02 Colômbia - 06/01 Costa Rica - 15/02 Coreia do Sul - 05/09 Croácia - 22/02 Dinamarca - 16/03 Equador - 24/09 Escócia - 08/03 Eslováquia - 04/03 Eslovênia - 13/03 Espanha - 19/03 Estados Unidos - 26/12 Estônia - 27/02 Finlândia - 06/08 França - 01/03 Geórgia - 27/02 Gibraltar - 27/02 Grécia - 26/02 Holanda - 14/03 Hong Kong - 16/04 Hungria - 06/03 Ilhas Faroe - 27/02 Índia - 22/03 Indonésia - 05/03  Inglaterra - 07/03 Irlanda - 08/09 Irlanda do Norte - 07/03 Islândia - 10/08 Israel - 05/03 Itália - 08/03 Kosovo - 27/02 Letônia - 27/02 Lichtenstein - 27/02 Lituânia - 27/02 Luxemburgo - 27/02 Macedônia - 27/02 Malásia - 20/07 Malta - 27/02 México - 19/02 Moldávia - 27/02 Montenegro - 27/02 Noruega - 04/02 Oceania - 23/02 Outros países da África - 03/10 Outros países da América Central e do Norte - 15/02 Outros países da Ásia - 27/08 País de Gales - 04/03 Paraguai - 24/09 Peru - 14/09 Polônia - 01/03 Portugal - 17/03 República Tcheca - 07/03 Romênia - 24/02 Rússia - 21/02 San Marino - 27/02 Sérvia - 23/02 Suécia - 22/08 Suíça - 25/02 Turquia - 08/03 Ucrânia - 15/03 Uruguai - 20/07 Venezuela - 24/09 Fonte: http://www.passion4fm.com/football-manager-2017-newgens-dates-annual-youth-intake/

• LC
      Por LC
      PAÍS BASCO: A HISTÓRIA DE UM POVO.

Aeroporto de Bilbao – País Basco - Espanha

“ Começa a anoitecer em San Sebastian. A longa tarde de verão escurece rapidamente sob o véu do “sirimiri”, uma chuva fina e permanente que ensopa as roupas e, por fim, os ossos. Dois engarruçados sobem ao palco que preside ao comício da Henrri Batasuna – Unidade Popular, HB. Queimam duas bandeiras. Uma espanhola e outra francesa. O ritual, que antecede os discursos, surpreende os fotógrafos menos precavidos. Celebradas as palavras de ordem do último orador, a assistência ergue o punho direito e inicia um segundo momento ritualista, entoando o “Eusko Gudariak”, hino dos combatentes bascos. De repente, em uníssono, milhares de gargantas soltam um arrepiante grito contínuo e modulado, que acompanha a música e as palavras. O “irrintzi” é um grito trágico, remoto e perturbador que parece arrancado as entranhas de um antiquíssimo e inacessível mistério. De semelhante, talvez haja apenas para lhe comparar os gritos cerimoniais das mulheres árabes. Ou, mais sintonizados  com o conhecimento comum, os gritos característicos das tribos índias americanas. Quem algum dia o escutou percebe por razão a historiografia basca chama ao povo de Euskadi, “os índios da Europa”.
         Recuar no tempo através desse grito insólito, devolver-nós-á uma imagem de imemorial crueldade. Fosse em nome do bom Deus, em prol do “Estado uno e forte”, ou da Democracia Ocidental, a verdade é que aos “índios da Europa” raramente bastou calar o seu grito. Pela violência, a assimilação, ou de outra forma qualquer, com pretextos diversos e em graus diferentes, o lento passar dos séculos foi-lhes invariavelmente adverso, quanto á sua língua, território, cultura e, consequentemente, no que diz respeito, até, ás suas próprias opções de cidadânia.”
      EUSKADI: A guerra desconhecida dos Bascos – RUI FERREIRA
      Esse texto é parte do  livro que ganhei em 2009 de um amigo de Lisboa, Portugal. Joaquim Cycle é torcedor do Sporting e  tem o Athlétic como um 2º clube.  Algumas pessoas acham que o povo basco é composto por terroristas por causa da Euskadi Ta Askatasuna. Tinha um amigo que por pouco não deixou de ser meu amigo por causa de um comentário infeliz sobre o Athlétic. Ele recriminou  a forma de como o Athlétic só contrata jogadores de origem basca e que no mundo globalizado de hoje é um retrocesso. Ledo engano meus amigos. Isso é uma forma de mantermos nossa unidade, nossa nacionalidade, pois até mesmo nas escola é proibido ensinar Euskara, a língua basca. Não vou entrar na parte política da situação, apesar de que as vezes é deveras necessário para poder explicar o nosso povo, a nossa nação. Meu bisabuelo era basco e foi morar ainda jovem no Brasil. Se encantou por uma bela morena carioca e o restante é óbvio. Sou casado e tenho duas filhas, que procuro ensinar  as origens da nossa família. Sou Basco e me orgulho disso. Somos um povo alegre e amigável e que amamos o futebol. Em termos de clubes Bascos existem pelo menos mais de 20 clubes, sendo que os mais famosos são: Athlétic Club Bilbao, Real Sociedad, CA Osasuna, SD Eibar, Deportivo Alavés, Barakaldo CF, CD Baskônia e Club Portugalet. Já treinei alguns desses, menos Real Sociedad por que detesto. É questão de torcedor. Hoje estou em Bilbao para uma palestra sobre os times Bascos na Liga da Espanha. Algumas pessoas  falam sobre eu ser um Basco, pois muitos pensavam que eu era um espanhol que mora em Nottingham. Vou aproveitar o espaço e falar sobre a cultura, as comidas e principalmente do futebol basco. Farei o possível para não enveredar para o lado político.
      • - Boa noite a todos e vamos começar a palestra com uma frase de Victor Hugo: " Um Basco não é Francês. Não é Espanhol. É simplesmente um Basco."

PS: Save a espera do FM 2017 e que aos poucos vou falar sobre os clubes Bascos e claro que vai ser FM+Texto. Aguardem e continuem acompanhando e sobretudo comentando o save.