Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

3 minutos atrás, Masca disse:

Uma coisa que tá me dando dor de cabeça é posicionamento dos zagueiros. Em alguns lances um deles sai pra dar o bote, abre um buraco na defesa e quase sempre a bola é lançada justamente nesse setor. Ainda não consegui arrumar.

To com o mesmo problema. Aliás, a zaga está sendo o setor mais dificil de arrumar nas táticas, parece que todos zagueiros são toscos. Saem pra dar bote quando tem volante na frente deles, ou ficam parados vendo a bola passar por cima e o atacante saindo na cara do gol. 

Até dei um tempinho do FM pq andei passando muita raiva :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, bstrelow disse:

To com o mesmo problema. Aliás, a zaga está sendo o setor mais dificil de arrumar nas táticas, parece que todos zagueiros são toscos. Saem pra dar bote quando tem volante na frente deles, ou ficam parados vendo a bola passar por cima e o atacante saindo na cara do gol. 

Até dei um tempinho do FM pq andei passando muita raiva :/

É exatamente isso. Agora eu diminui a "pressão" individual dos dois zagueiros e vou testar. Se não mudar, vou passar a usar um volante na frente da zaga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Masca disse:

É exatamente isso. Agora eu diminui a "pressão" individual dos dois zagueiros e vou testar. Se não mudar, vou passar a usar um volante na frente da zaga.

Ja testei as duas coisas e nao melhorou muito. Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, bstrelow disse:

Ja testei as duas coisas e nao melhorou muito. Boa sorte! 

Pior é perder um jogo como o que perdi agora. Você ataca, ataca, ataca, o adversário vai e em 3 bolas faz 3 gols.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Masca disse:

Pior é perder um jogo como o que perdi agora. Você ataca, ataca, ataca, o adversário vai e em 3 bolas faz 3 gols.

Eu ando perdendo por causa de bola parada, onde o goleiro sai catando borboleta e a bola entra chorando no gol. E quando essas falhas se juntam com a da defesa, a irritação vai no máximo, e esses jogos tem sido pela gauchão contra times bem mais fracos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Masca disse:

Uma coisa que tá me dando dor de cabeça é posicionamento dos zagueiros. Em alguns lances um deles sai pra dar o bote, abre um buraco na defesa e quase sempre a bola é lançada justamente nesse setor. Ainda não consegui arrumar.

Usa a função defender ou bloquear?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, hiroshitk disse:

Usa a função defender ou bloquear?

Já usei os dois como defender e depois testei um como "cobrir", pra ver se melhorava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é o tópico certo pro problema, mas vou tentar.

Alguém tá tendo dificuldades em converter pênaltis? Meu time tem um índice absurdo de pênaltis perdidos e meus batedores são relativamente bons.

Nunca tive esse problema nos FM's anteriores, então não sei o que fazer.

Editado por hcosimo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Masca, já testou a utilização da linha de impedimento? No FM16 eu vejo isso acontecer bastante, de o zagueiro sair para dar o bote e abrir um buraco. Utilizo linha de impedimento mesmo quando minha equipe joga com linha de defesa baixa - o efeito que eu vejo é que daí quando um zagueiro sai para dar o bote, o resto da defesa procura deixar o atacante que explora esse buraco em impedimento, matando essa jogada do adversário.

Não sei como isso funciona no FM17, no entanto. Mas fica a sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danut - O Sasha é um cuzão disse:

@Masca, já testou a utilização da linha de impedimento? No FM16 eu vejo isso acontecer bastante, de o zagueiro sair para dar o bote e abrir um buraco. Utilizo linha de impedimento mesmo quando minha equipe joga com linha de defesa baixa - o efeito que eu vejo é que daí quando um zagueiro sai para dar o bote, o resto da defesa procura deixar o atacante que explora esse buraco em impedimento, matando essa jogada do adversário.

Não sei como isso funciona no FM17, no entanto. Mas fica a sugestão.

Ainda não testei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Houston, we have a problem!

Então galera, eu tô aqui no meu save, consegui montar uma tática em que eu achei que seria boa para toda a temporada, pois tive um início de ano muito positivo no Estadual e Copa do Brasil, mas chegou no Brasileirão, eu comecei a tomar um passeio na Meia Cancha, o adversário entra como quer e marca gol de todo jeito. 

Vocês poderiam me ajudar a equilibrar ela ou me passar uma tática mais equilibrada?

Minha tática na qual eu estava falando:

nVxDWs2.png

BqNEsYG.png

Desde já, eu agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/12/2016 at 00:40, Masca disse:

Já usei os dois como defender e depois testei um como "cobrir", pra ver se melhorava.

Quando estou com um time muito ofensivo e sem um 1º volante, prefiro utilizar os 2 zagueiros com a opção bloquear. Quando tenho um 1º volante, utilizo a função defender normalmente.

 

PS: Tem dado certo.

Editado por hiroshitk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hendrik, não está faltando uma ofensividade no meio? O meia automático age de acordo com a mentalidade, eu colocaria um atacar ou apoiar, pra ele sempre ser útil no último terço.

Você acha que a instrução "ser mais expressivo" tem ido bem? Ela acaba dando liberdade criativa demais e, dependendo do elenco, pode não dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Yan Perisse disse:

@hendrik, não está faltando uma ofensividade no meio? O meia automático age de acordo com a mentalidade, eu colocaria um atacar ou apoiar, pra ele sempre ser útil no último terço.

Você acha que a instrução "ser mais expressivo" tem ido bem? Ela acaba dando liberdade criativa demais e, dependendo do elenco, pode não dar certo.

Então, as funções no Meio Campo eu vario muito, mas eu normalmente, uso um como Recuperador de Bolas e o outro como Armador Recuado.... 

E a instrução "ser mais expressivo" eu também mudei, deixo ela mais quando vou jogar contra um time mais retranqueiro, quando no toque de bola o meu time não vai pra frente, aí eu utilizo essa instrução na tentativa que em alguma jogada individual, eu consiga um gol...

Sei lá man... Essa tática foi boa até o início do Brasileirão, a partir daí, o time desandou e eu nunca mais ganhei, muito menos marquei gol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Yan Perisse disse:

@hendrik, não está faltando uma ofensividade no meio? O meia automático age de acordo com a mentalidade, eu colocaria um atacar ou apoiar, pra ele sempre ser útil no último terço.

Você acha que a instrução "ser mais expressivo" tem ido bem? Ela acaba dando liberdade criativa demais e, dependendo do elenco, pode não dar certo.

Eu tava escrevendo um post onde dizia justamente o contrário, acho que o meio de campo dele está muito ofensivo :P Armador avançado e meia em automático (o automático com uma equipe em controlar já é igual a um meia atacar), com um meia ofensivo lento na frente, fica um mísero meia central - defender pra fazer toda a defesa.

EDIT: Afirmei que o automático em controlar já é atacar com base num post de outro fórum, mas depois vi que uma pessoa disse que não era. Agora fiquei em dúvida.

 

@hendrik, pela tua resposta tu anda mudando bastante teu meio de campo, então não vou me focar em responder em relação ao que tu colocou ali. Mas acho que o segredo da tática tá em encontrar o equilíbrio no meio mesmo. Eu utilizaria um armador recuado no meio (ou uma função parecida, que seja bem defensiva) e dois meias que deem algum combate e também ajudem um pouco no ataque (um MRB - Apoiar e um MAàA, ou um meia central - apoiar, de repente). Mas sei lá, a posição do Yan Perisse já é diferente né, não garanto que esteja certo como eu to falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, hendrik disse:

Então, as funções no Meio Campo eu vario muito, mas eu normalmente, uso um como Recuperador de Bolas e o outro como Armador Recuado.... 

O MRB parece que na posição apoiar consegue chegar bem no último terço. Mas acho que um armador recuado não seja necessário por ter um armador avançado e também ficaria com pouco apoio do meio no último terço.

3 minutos atrás, Danut - O Sasha é um cuzão disse:

Eu tava escrevendo um post onde dizia justamente o contrário, acho que o meio de campo dele está muito ofensivo :P Armador avançado e meia em automático (o automático com uma equipe em controlar já é igual a um meia atacar), com um meia ofensivo lento na frente, fica um mísero meia central - defender pra fazer toda a defesa.

@hendrik

O MC - defender consegue cobrir bem a subida dos dois, pra mim. Já utilizei volante e meia que faziam uma movimentação semelhante e não tive problemas desse tipo.

Mas sobre o automático, eu não curto muito a tarefa, talvez por ser influenciada pela mentalidade. Acho que se quisesse uma presença no último terço, poderia colocar um apoiar ou até atacar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Yan Perisse disse:

O MRB parece que na posição apoiar consegue chegar bem no último terço. Mas acho que um armador recuado não seja necessário por ter um armador avançado e também ficaria com pouco apoio do meio no último terço.

O MC - defender consegue cobrir bem a subida dos dois, pra mim. Já utilizei volante e meia que faziam uma movimentação semelhante e não tive problemas desse tipo.

Mas sobre o automático, eu não curto muito a tarefa, talvez por ser influenciada pela mentalidade. Acho que se quisesse uma presença no último terço, poderia colocar um apoiar ou até atacar.

Mas se ficar todo mundo em atacar ou defender, ele vai ter só duas funções de apoio no time, uma na meia ofensiva e outra no ataque. Acho meio prejudicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Danut - O Sasha é um cuzão disse:

Eu tava escrevendo um post onde dizia justamente o contrário, acho que o meio de campo dele está muito ofensivo :P Armador avançado e meia em automático (o automático com uma equipe em controlar já é igual a um meia atacar), com um meia ofensivo lento na frente, fica um mísero meia central - defender pra fazer toda a defesa.

EDIT: Afirmei que o automático em controlar já é atacar com base num post de outro fórum, mas depois vi que uma pessoa disse que não era. Agora fiquei em dúvida.

 

@hendrik, pela tua resposta tu anda mudando bastante teu meio de campo, então não vou me focar em responder em relação ao que tu colocou ali. Mas acho que o segredo da tática tá em encontrar o equilíbrio no meio mesmo. Eu utilizaria um armador recuado no meio (ou uma função parecida, que seja bem defensiva) e dois meias que deem algum combate e também ajudem um pouco no ataque (um MRB - Apoiar e um MAàA, ou um meia central - apoiar, de repente). Mas sei lá, a posição do Yan Perisse já é diferente né, não garanto que esteja certo como eu to falando.

@Danut - O Sasha é um cuzão MRB - Apoiar, um Armador Recuado - Defensivo e um Meia Central - apoiar/atacar então? E sobre a parte da frente do time, o Meia Atacante junto com os Atacantes, você mudaria alguma coisa ali?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, hendrik disse:

@Danut - O Sasha é um cuzão MRB - Apoiar, um Armador Recuado - Defensivo e um Meia Central - apoiar/atacar então? E sobre a parte da frente do time, o Meia Atacante junto com os Atacantes, você mudaria alguma coisa ali?

Acho que fica um bom sistema sim. Na frente me parece estar tudo ok, teria que testar outras funções na prática pra ver se ficam melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut - O Sasha é um cuzão disse:

Mas se ficar todo mundo em atacar ou defender, ele vai ter só duas funções de apoio no time, uma na meia ofensiva e outra no ataque. Acho meio prejudicial.

Eu não colocaria atacar, só dei a sugestão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hendrik já tentou jogar com alas ao invés de laterais? Acho que a função do ala se sai bem nessa tática pq ela cobre toda a lateral do campo, e como você não usa pontas daria uma largura bem bacana ao ataque. 

Outras coisa que particularmente não curto é usar um jogador na posição de meia central na função de atacar e o meia ofensivo na função de apoio, eu vejo os dois ocupando a mesma faixa do campo, e como tu já usa um atacante recuado apoiando, seria interessante um meia ofensivo atacando pra ocupar o lugar dele quando ele sai da área.

 

EDIT: só mais uma coisa em relação a usar os alas ao invés de laterais, até a opção de procurar sobreposições vai funcionar melhor, pois assim você vai ter jogadores ocupando todo o corredor e nao só até uma parte, como é o caso da função do lateral. 

Editado por bstrelow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bstrelow Então... Eu ainda não testei jogar com os laterais com a função de ala... Mas irei testar agora! Mas será que meus meias irão cobrir os laterais?

E referente aos meias, eu mudei as funções, conforme o Yan e o Danut comentaram acima! Atualmente, eu tô jogando assim:

Armador Recuado - Defender
Meia Recuperador de Bolas - Apoiar
Meia Central - Apoiar (tô pensando em mudar pra Armador Avançado - Apoiar ou Meia Área a Área)

Por enquanto, o meu time está um pouco mais equilibrado na meia cancha, não to sofrendo defensivamente mas também não estou conseguindo criar muita coisa ofensivamente... O que eu crio, basicamente, são jogadas de bola parada pelas laterais do campo

Editado por hendrik
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, hendrik disse:

@bstrelow Então... Eu ainda não testei jogar com os laterais com a função de ala... Mas irei testar agora! Mas será que meus meias irão cobrir os laterais?

E referente aos meias, eu mudei as funções, conforme o Yan e o Danut comentaram acima! Atualmente, eu tô jogando assim:

Armador Recuado - Defender
Meia Recuperador de Bolas - Apoiar
Meia Central - Apoiar (tô pensando em mudar pra Armador Avançado - Apoiar ou Meia Área a Área)

Por enquanto, o meu time está um pouco mais equilibrado na meia cancha, não to sofrendo defensivamente mas também não estou conseguindo criar muita coisa ofensivamente... O que eu crio, basicamente, são jogadas de bola parada pelas laterais do campo

Você tem algum motivo especial pra usar as opções de jogar pelo meio, procurar sobreposições e manter a posse da bola? 

Talvez tenham muitas instruções pro time tentar segurar a bola, e poucas coisas que instruam eles a jogar mais verticalmente. 

Qual seria o seu objetivo com essa tática? A partir daqui acho que fica mais fácil ajudar a pensar em algo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bstrelow Ahh... O objetivo que eu estou tentando traçar é um equilíbrio no meio de campo, mesmo com meu time não sendo dos melhores, eu gostaria de ter um time que conseguisse dominar o jogo, que sofresse pouco e que, ao mesmo tempo, tenha efetividade ofensiva. Por isso que eu coloco várias instruções para que o meu time segure ao máximo a posse de bola.

Não sei se eu to com o pensamento certo em querer exigir muito de um time que a estimativa da diretoria era pra brigar pra não cair, mas eu gostaria de ter esse estilo de jogo, sofrendo pouco e tendo domínio do meio campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, hendrik disse:

@bstrelow Ahh... O objetivo que eu estou tentando traçar é um equilíbrio no meio de campo, mesmo com meu time não sendo dos melhores, eu gostaria de ter um time que conseguisse dominar o jogo, que sofresse pouco e que, ao mesmo tempo, tenha efetividade ofensiva. Por isso que eu coloco várias instruções para que o meu time segure ao máximo a posse de bola.

Não sei se eu to com o pensamento certo em querer exigir muito de um time que a estimativa da diretoria era pra brigar pra não cair, mas eu gostaria de ter esse estilo de jogo, sofrendo pouco e tendo domínio do meio campo.

Vai fazendo experimentos, tira algumas instruções dessas que prendam muito a bola e vê se o seu time cria um pouco mais. Tira uma ou duas e vê se sente alguma mudança positiva.

Você pode começar tirando o "explorar o meio", que é a que menos vai afetar seu modo de jogo. Depois testa tirar as sobreposições e assim vai.

Da pra tentar tirar a instrução de manter a posse de bola e diminuir o comprimento de passe, no meu time as vezes chego em mais de 60% de posse de bola sem jogar com esse objetivo, e uso só o passe curto sem mandar manter a posse da bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...