Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Método Bilbau


guigasparotto

Posts Recomendados

13 horas atrás, LC disse:

Tenho um save-of com o Athlétic e na minha opinião e baseado no que você falou o time ficaria bem ofensivo com o De Marco como LD ou ala direito. Iñaki Willians vem subindo de produção jogo a jogo e já se fala na sua saída para um dos grandes da Inglaterra( principalmente o Liverpool). O Iñaki Willians seria bom vc coloca-lo na direita e Muniain( Susaeta enquanto o Muniaín estiver lesionado) na esquerda no apoio ou ataque com Aduriz. Raul Garcia pode revezar com Beñat como MO. Em relação a transferências,sempre dê uma olhada no Osasuna,pois a cantera deles também é muito boa.Espero ter ajudado.

 

qZn9Sdb.png

 

Faria uma alteração na função do Muniain só: ao invés de ponta, atacante interior, mantendo o apoiar. Como ele é destro, com o pé invertido ele tende a se sair melhor "puxando" para dentro do que levando para o fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 203
  • Criado
  • Última resposta

Acho que seu elenco é capaz de fazer uma boa primeira temporada. Ficaria de olho nos jovens como Unai López, que pelo visto precisa de um tutor pra aumentar essa determinação, e para os outros que estão no time B. Quando o time estiver mais estabelecido e com a tática assimilada, seria bom até dar um tempo de jogo para alguns deles e garantir já, pelo menos, gente para fazer elenco num futuro.

E palpitando sobre a tática, não descartaria uma esquema assimétrico com MAE pra poder fazer uma tática equilibrada em relação aos espacos ocupados e para conseguir colocar todo mundo em sua melhor posição, papel e tarefa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da proposta do save. O Bilbao é um grande clube.

Tem um bom conjunto, dá pra brigar por uma vaga na UEL, os objetivos são realistas, e acho que não precisa de muito reforços não. 

Irá dar atenção especial á base do clube?

Boa Sorte para a temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/07/2016 at 06:36, Master Darthz disse:

Não é à toa que Laporte é cobiçado por meia Europa do futebol, e os atributos do jogador no FM reflectem isso. Achei Muniain muito bom também, pena a lesão. Tem um plantel sólido para os objectivos desta temporada, e quem sabe, conseguir almejar um pouco mais. Muita Sorte guiga!

O Laporte parece ser muito bom mesmo. Sobre o plantel, acredito que é bom sim, mas será muito difícil qualificar ele no mesmo nível de Barcelona, Real Madrid e até mesmo Atlético de Madrid. Valeu!

 

Em 01/07/2016 at 13:49, renato. disse:

Acho que seu elenco é capaz de fazer uma boa primeira temporada. Ficaria de olho nos jovens como Unai López, que pelo visto precisa de um tutor pra aumentar essa determinação, e para os outros que estão no time B. Quando o time estiver mais estabelecido e com a tática assimilada, seria bom até dar um tempo de jogo para alguns deles e garantir já, pelo menos, gente para fazer elenco num futuro.

E palpitando sobre a tática, não descartaria uma esquema assimétrico com MAE pra poder fazer uma tática equilibrada em relação aos espacos ocupados e para conseguir colocar todo mundo em sua melhor posição, papel e tarefa. 

Penso da mesma forma que você sobre o elenco. O Unai López terá uma atenção especial sim e vou seguir o seu conselho e procurar um tutor para ele, pois a determinação pode impedir que ele atinja todo o seu potencial. Pretendo fazer um revezamento e dar oportunidade a todos os jogadores, inclusive os jovens. Pretendo também aproveitar a presença do Athletic B na Liga Adelante para dar tempo de jogo e experiencia aos jovens.

Já faz algum tempo que não utilizo uma tática assimétrica e nesse momento pretendo fazer algo mais simples, até por entender que os jogadores se encaixam muito bem na formação tática que vou apresentar na próxima atualização. 

Obrigado por acompanhar!

 

46 minutos atrás, MitoMitologicoh disse:

Gostei da proposta do save. O Bilbao é um grande clube.

Tem um bom conjunto, dá pra brigar por uma vaga na UEL, os objetivos são realistas, e acho que não precisa de muito reforços não. 

Irá dar atenção especial á base do clube?

Boa Sorte para a temporada.

Sim, pretendo dar atenção especial à base do clube, inclusive aproveitando a presença do Athletic B na Liga Adelante para dar tempo de jogo e ajudar no desenvolvimento dos jovens. Obrigado por acompanhar e comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner%2BM%25C3%25A9todo%2BBilbau.png


 

Pré-temporada

Como eu já havia antecipado, foram marcados seis amistosos de preparação para a nova temporada. Eu gostaria de ter disputado pelo menos mais dois amistosos, mas a pré-temporada foi muito curta e não tinha como colocar mais partidas nesse curto período. 

É difícil analisar resultados em amistosos, mas desconsiderando o empate com o Athletic B, acredito que fizemos um bom papel. As duas principais partidas da pré-temporada foram contra os portugueses do Benfica e do Porto, onde conseguimos um empate e uma vitória. Contra o Porto, acredito que fizemos a nossa melhor atuação. 

Em todas as partidas amistosas eu escalei o time considerado titular nos primeiro tempo e o time considerado reserva no segundo. Com exceção dos jogadores que se lesionaram, todos tiveram o mesmo tempo em campo.

O saldo disso é a boa condição de jogo da maior parte do plantel. Os oito jogadores que estão com falta de condição física estão 1 ou 2% atrás daqueles que o FM considera em condições de jogar. Por esse motivo, acredito que a pré-temporada foi bastante positiva. Todos os jogadores que não sofreram lesões estão com pelo menos 95% de condição física e com pelo menos 89% de ritmo de jogo.

Calendário | vs Benfica | vs Porto | Condição Física
 

Treinos

Após a pré-temporada, seguirei focando em treinos táticos com intensidade alta nas próximas semanas, pois tive que fazer alguns ajustes táticos que atrapalharam na adaptação do time à nova tática.

Com a definição da formação tática, coloquei cada jogador para focar o seu treino nos atributos específicos de suas posições dentro da formação tática. Por enquanto a satisfação dos jogadores com os treinos está muito boa, mas esses treinos individuais de posição podem aumentar um pouco a intensidade do treino e criar uma insatisfação dos jogadores. Caso isso aconteça, tenho a possibilidade de diminuir a carga de treino geral, que hoje está alta, ou em último caso abortar os treinos individuais.

Treinos Individuais
 

Plantel

Durante a pré-temporada cheguei a promover alguns jovens devido as lesões que alguns jogadores sofreram, mas com o fim da pré-temporada eles foram devolvidos às equipes inferiores.

Seguindo uma sugestão do @renato., coloquei o promissor Unai López para aprender com o mais experiente Beñat. Além de ocuparem as mesmas posições em campo, o Beñat tem um bom atributo de determinação e é muito bem avaliado pela comissão técnica. Entre as principais características de Beñat, eu destaco as seguintes: desfruta dos grandes jogos, performance bastante consistente, bem disposto e profissionalismo.

Essa é uma parte do jogo que eu não costumo utilizar tanto e nesse save vou tentar aproveitar melhor. Já aproveitando o embalo, coloquei o lateral esquerdo Balenziaga para acompanhar o jovem Julen Arellano. Assim como no caso acima, os dois jogadores ocupam as mesmas posições em campo e o Balenziaga também possui ótimas avaliações da comissão técnica.

Por último, quero destacar que ofereci novos contratos para algumas jovens promessas do clube. Entre eles, o já citado Unai López, que teria o contrato encerrando ao fim da temporada.

Beñat (Perfil) | Beñat (Relatório) | Unai López | Balenziaga (Perfil) | Balenziaga (Relatório) | Julen Arellano 
 

Táticas

Entendo que a formação tática que melhor se encaixa com os jogadores que tenho no elenco é o 4-2-3-1 e por isso não tive dúvidas ao optar por esse desenho tático. Com o 4-2-3-1, tenho praticamente dois jogadores por posição, apenas com o excesso de meias centrais que eu já havia comentado.

Com a ausência de Muniain no primeiro semestre, o time titular inicialmente será o seguinte: Iraizoz, Bóveda, San José, Laporte e Balenziaga, Beñat, Iturraspe, Susaeta, Raúl García e Ibai Gómez, Aduriz.

Formação Tática

Quero um time ofensivo e por isso distribuí as tarefas em 3 defendendo, 2 apoiando e 5 atacando. 

Na linha defensiva, os dois zagueiros centrais terão a tarefa defender, enquanto um lateral terá a tarefa apoiar e o outro atacar. Pensando que no setor ofensivo tenho um ponta do lado direito e um segundo atacante no lado esquerdo, entendo que o mais correto é que o lateral esquerdo tenha a tarefa atacar, pois ele terá o corredor esquerdo mais livre do que o lateral direito, que terá um ponta já ocupando a linha lateral ofensiva. Essa decisão fez eu optar por não utilizar o De Marcos como lateral.

A primeira linha do meio de campo será formada por uma tarefa defender e uma apoiar. A tarefa defensiva ficará do lado esquerdo, para dar cobertura a ofensividade do lateral esquerdo. Os três jogadores que formam a linha mais avançada do meio de campo terão a tarefa atacar. A função Armador Avançado na primeira linha do meio de campo demonstra que pretendo jogar no campo do adversário, organizando as minhas jogadas com quatro jogadores a frente da linha da bola.

No ataque, apenas um jogador. Apesar da função Jogador Alvo encaixar melhor nos atributos dos dois atacantes do elenco, não quero o time buscando essa referência com muita frequência e por isso optei pela função de Centroavante. Apesar de apenas um atacante, espero que os três jogadores atrás dele cheguem com frequência na área.

Formação Tática

Instruções de Equipe

A mentalidade da equipe deve variar entre Controlar e Atacar, mas nesse momento estou treinando mais a mentalidade Atacar. Na formação da equipe, inicialmente optei por Fluído, mas durante os amistosos senti a necessidade de testar Muito Fluído e gostei do resultado, pois o setores do time se aproximaram mais dentro de campo e os quatro jogadores mais avançados passaram a ajudar mais o setor defensivo quando a equipe estava sem a bola. Como a mentalidade Atacar aumenta bastante a largura da equipe, optei por reduzir um pouco o comprimento, pois quero os jogadores mais próximos uns dos outros.

Nas instruções defensivas, apenas aumentei a pressão e marquei a opção de marcação apertada. A ideia principal é recuperar a bola o mais rápido possível, mas não quero exagerar e por isso não adiantei a linha defensiva, até porque ao aumentar o nível de pressão a linha defensiva sobe automaticamente.

Marquei apenas uma opção na construção de jogadas. Não gosto de especificar muito a forma como a equipe deve fazer as coisas, pois acredito que os jogadores precisam tomar decisões sozinhos. Marquei apenas a opção jogar a partir da defesa, pois quero que a equipe comece a posse de bola com mais calma e sem lançamentos longos, para não devolver tão rápido a bola ao adversário. Também não especifiquei um tipo de passe, apesar de preferir os passes curtos, pois se os jogadores jogarem próximos uns dos outros eles automaticamente terão a opção do passe curto, sem perder a imprevisibilidade de inversões de jogo e outras ações.

Nas instruções de ataque, também prefiro dar liberdade aos jogadores, além de querer que o time ataque de todas as formas possíveis, sendo imprevisível. É claro que essa liberdade depende muito da qualidade dos jogadores para que eu tenha sucesso, mas acredito que tenho bons jogadores a disposição para jogar dessa forma contra a maioria das equipes da divisão. Em alguns amistosos testei a opção levar a bola até a área e gostei do que vi. Basicamente, o time não deixou de cruzar bolas na área e valorizou um pouco mais a posse da bola. Pretendo avaliar melhor essa opção durante o primeiro semestre.

Por último, quero falar sobre a liberdade criativa e a liberdade de movimentos. Eu não marquei nenhuma opção por entender que a mentalidade ofensiva e a fluidez que eu escolhi automaticamente oferecem a liberdade necessária aos jogadores para serem criativos e se movimentarem pelo campo. Caso eu queira que eles sejam mais extremos nessas duas questões, poderei marcar as opções.

Se eu entender que o time está exagerando em algumas situações, eu posso especificar melhor algumas ações dentro de campo. Nesse primeiro momento não vou trabalhar com instruções individuais.

Instruções de Equipe
 

Liga Europa e Supercopa da Espanha

Vamos iniciar a temporada com a disputa de duas competições, sendo que pretendo aproveitar uma delas ainda como preparação para a temporada.

Na Liga Europa, o nosso primeiro adversário é fraco e devemos passar sem grandes dificuldades. Se o primeiro resultado for favorável, pretendo utilizar todos os jogadores disponíveis nas duas partidas desse confronto. O objetivo é melhorar ainda mais o ritmo de jogo do elenco.

O primeiro grande desafio da temporada acontecerá na Supercopa da Espanha, onde enfrentaremos o Barcelona. Tenho que ter como objetivo o título dessa competição, mas sei que será muito difícil. De qualquer forma, será um ótimo teste para iniciar a temporada.

Calendário
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Método Bilbau - Atualizado 03/07

Interessante a explicação da tática. Que, aliás, é mesmo bem ofensiva. Contra equipes menores não deve ter tanta dificuldade, mas tenho curiosidade em ver como será quando enfrentar os grandes do campeonato. Vai manter a estratégia de jogar para o ataque independentemente do adversário ou essa forma de jogar é apenas uma base e vai ser alterada contra adversários determinados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pré-temporada parece ter sido bastante produtiva por esses lados, tanto pelo desempenho nos amistosos quanto pela parte física. Gostei da tática definida, principalmente por não focar tanto em instruções individuais, algo que ultimamente tenho replicar em meus saves. 

Uma dúvida: com as instruções de ataque para o ponta e o lateral, acha que apenas o jogador de meio dará cobertura suficiente a defesa?

Estou curioso para ver como a postura ofensiva irá se sair, principalmente como disse o @Danut, contra os grandes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi uma pré-temporada excelente, ao meu ver. A equipe ganhou muita rodagem e conseguiu organizar uma tática bem ofensiva. Curioso para ver como ela vai se comportar contra os maiores times.

Boa sorte para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu normalmente, dou a instrução de avançar mais fechado para o De Marcos para evitar a sobre posição com o Willians que normalmente é o extrema direita. O De Marcos jogando como lateral ou ala atacar é responsável direto por muitos gols.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre fui fã do 4-2-3-1 no FM, já que gosto de táctica equilibradas no meio-campo, mas que sejam versáteis tento defensivamente, como ofensivamente. Estou curioso para ver como as instruções que foram colocadas poderão afectar o futebol da equipa, principalmente com equipas mais forte, como o Real ou o Barcelona. De qualquer forma, espero que tenha um bom início de temporada guiga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a opção por optar pela formação Muito Fluído num 4-2-3-1. Também acredito que essa seja uma das poucas formas de compensar a falta de participação dos quatro da frente quando a equipe está defendendo. Só não sou muito fã de Ponta-Atacar, acho que limita demais o jogador a ficar só no lado que joga, partindo pra linha de fundo para cruzar.  

A imagem de treinos não abriu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Tenho uma simpatia pelas equipes bascas, devido as questões futebolísticas, mas apesar do Bilbao sobreviver e até brilhar ocasionalmente com sua postura louvável, eu prefiro mais as histórias dos pequenos clubes bascos. Talvez por não gostar dos holofotes de se jogar numa equipe dessa magnitude. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A limitação que temos ao jogar com o Bilbao é algo muito interessante e desafiador. Junta-se a isso o fato de o Bilbao ser um clube muito simpatico, ter uma torcida espetacular e muito engajada com o clube.

Fiquei apaixonado pela equipe que o Bielsa montou e chegou até a final da Liga Europa, um futebol que dava gosto de ver. Vou acompanhar de perto o desenrolar dessa história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2016 at 10:55, Danut disse:

Interessante a explicação da tática. Que, aliás, é mesmo bem ofensiva. Contra equipes menores não deve ter tanta dificuldade, mas tenho curiosidade em ver como será quando enfrentar os grandes do campeonato. Vai manter a estratégia de jogar para o ataque independentemente do adversário ou essa forma de jogar é apenas uma base e vai ser alterada contra adversários determinados?

Já fiz algumas alterações na tática, mas respondendo a sua pergunta, a ideia é atacar todos os adversários, independente de quem estiver do outro lado do campo. O estilo de jogo será mantido contra todas as equipes, mas durante as partidas eu faço muitas alterações de acordo com o que acontece dentro de campo. Vou falar sobre isso na atualização!

Valeu!

 

Em 04/07/2016 at 11:18, vinny_dp disse:

A pré-temporada parece ter sido bastante produtiva por esses lados, tanto pelo desempenho nos amistosos quanto pela parte física. Gostei da tática definida, principalmente por não focar tanto em instruções individuais, algo que ultimamente tenho replicar em meus saves. 

Uma dúvida: com as instruções de ataque para o ponta e o lateral, acha que apenas o jogador de meio dará cobertura suficiente a defesa?

Estou curioso para ver como a postura ofensiva irá se sair, principalmente como disse o @Danut, contra os grandes. 

Sim, acredito que apenas o jogador de meio de campo dará a cobertura necessária. Na verdade tudo depende da forma como o time se comporta quando está com a posse da bola. Não pretendo falar especificamente sobre isso na atualização, então vou explicar nessa resposta. Eu troquei a função "Meia Central - Defender" por "Médio Recuperador de Bolas - Defender". O "Meia Central" se posicionava muito recuado quando eu não tinha a posse da bola, o que era importante para evitar os contra-ataques do adversário. Por outro lado, ele não ajudava a manter a posse da bola, o que me levou a fazer a troca de função. O "Médio Recuperador de Bolas" não recua tanto e participa da posse de bola no meio de campo. Ele não recua para ocupar a posição do lateral esquerdo, ele apenas é um jogador de meio de campo um pouco mais recuado e que joga pelo lado esquerdo, ficando mais próximo de uma posição que normalmente fica sem jogador. Caso o adversário explore esse lado do campo, eu não terei um jogador na posição, mas terei bem próximo dela. Ficou boa a explicação? hahaha.

Obrigado por acompanhar!

 

Em 05/07/2016 at 21:51, Generator disse:

Foi uma pré-temporada excelente, ao meu ver. A equipe ganhou muita rodagem e conseguiu organizar uma tática bem ofensiva. Curioso para ver como ela vai se comportar contra os maiores times.

Boa sorte para a continuação.

Acho que a maior curiosidade dos leitores está sendo como a tática vai se comportar contra as grandes equipes do futebol espanhol hahaha. Logo vocês vão saber o resultado da ofensividade.

Valeu!

 

Em 05/07/2016 at 09:54, PHKayser disse:

Eu normalmente, dou a instrução de avançar mais fechado para o De Marcos para evitar a sobre posição com o Willians que normalmente é o extrema direita. O De Marcos jogando como lateral ou ala atacar é responsável direto por muitos gols.

Na verdade o Bóveda está jogando de titular e o De Marcos sendo utilizado como opção para o meio de campo. Eu não utilizo essa instrução pois já tenho um jogador ocupando a zona central do campo mais pela direita, que é justamente um armador.

Valeu!

 

Em 05/07/2016 at 12:58, Master Darthz disse:

Sempre fui fã do 4-2-3-1 no FM, já que gosto de táctica equilibradas no meio-campo, mas que sejam versáteis tento defensivamente, como ofensivamente. Estou curioso para ver como as instruções que foram colocadas poderão afectar o futebol da equipa, principalmente com equipas mais forte, como o Real ou o Barcelona. De qualquer forma, espero que tenha um bom início de temporada guiga!

Todos estão curiosos sobre como uma tática ofensiva vai se comportar contra as grandes equipes. Daqui a pouco vocês vão saber! Eu gosto do 4-2-3-1, mas confesso que nunca havia utilizado da forma como estou fazendo nesse save. O meu armador de jogo sempre foi o meia atacante central e nunca o meia central. Está sendo uma experiência nova. Pode parecer pouca coisa, mas isso está me dando bastante trabalho.

Obrigado por acompanhar!

 

Em 05/07/2016 at 13:42, renato. disse:

Legal a opção por optar pela formação Muito Fluído num 4-2-3-1. Também acredito que essa seja uma das poucas formas de compensar a falta de participação dos quatro da frente quando a equipe está defendendo. Só não sou muito fã de Ponta-Atacar, acho que limita demais o jogador a ficar só no lado que joga, partindo pra linha de fundo para cruzar.  

A imagem de treinos não abriu.

Não estou mais jogando no "Muito Fluído", mas vou explicar melhor na próxima atualização o motivo. Sobre o "Ponta - Atacar", de fato ele faz isso que você falou, apesar de nas últimas versões ele entrar mais na área do adversário. Talvez eu faça algum teste com dois jogadores na função "Segundo Atacante". 

Arrumei a imagem dos treinos. Obrigado!

 

Em 05/07/2016 at 18:31, Henrique M. disse:

Tenho uma simpatia pelas equipes bascas, devido as questões futebolísticas, mas apesar do Bilbao sobreviver e até brilhar ocasionalmente com sua postura louvável, eu prefiro mais as histórias dos pequenos clubes bascos. Talvez por não gostar dos holofotes de se jogar numa equipe dessa magnitude. Boa sorte.

Nesse save eu queria algo mais fácil de jogar, por isso optei por um clube de maior expressão. Obrigado por acompanhar!

 

17 horas atrás, sudaca disse:

A limitação que temos ao jogar com o Bilbao é algo muito interessante e desafiador. Junta-se a isso o fato de o Bilbao ser um clube muito simpatico, ter uma torcida espetacular e muito engajada com o clube.

Fiquei apaixonado pela equipe que o Bielsa montou e chegou até a final da Liga Europa, um futebol que dava gosto de ver. Vou acompanhar de perto o desenrolar dessa história.

Vou confessar que a ideia inicial do save era focada no Bielsa, tanto é que o nome seria "Método Bielsa" e o banner até estava pronto. Mas quando escrevi a primeira postagem da história no Word, eu vi que seria muito trabalhoso e que eu ainda não estou pronto para jogar com os métodos do Bielsa. Espero que goste da história e siga acompanhando. Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner%2BM%25C3%25A9todo%2BBilbau.png


 

Supercopa da Espanha

Um dos primeiros desafios da temporada foi a Supercopa da Espanha, onde enfrentamos a poderosa equipe do Barcelona e, após duas partidas, fomos derrotados.

Na primeira partida, disputada no San Mamés, conseguimos fazer um gol no início da partida e por muito tempo conseguimos segurar a pressão do Barcelona, mas um lindo chute de fora da área de Busquets igualou o placar para o Barcelona. Na segunda partida fomos atropelados por um inspirado Luís Suárez. Em 14 minutos o atacante uruguaio marcou quatro gols e garantiu o título de sua equipe.

Calendário
 

Liga BBVA

A expectativa da temporada na Liga BBVA é conseguir uma vaga nas competições continentais, mais especificamente na Liga Europa. Mas estamos conseguindo superar as expectativas e nesse momento estamos na segunda posição, apenas três pontos atrás do Real Madrid. A ótima posição não faz eu pensar em título nesse momento, mas muda a minha expectativa pessoal. A nossa pontuação permite sonhar com uma qualificação para a Liga dos Campeões.

Já disputamos 16 partidas e enfrentamos grandes equipes, como o Barcelona, o Real Madrid e o Atlético de Madrid. Conseguimos somar sete pontos contra essas três equipes, o que não deixa de ser surpreendente. Além do resultado, fiquei muito satisfeito por conseguir fazer jogos muito equilibrados. Curiosamente, o adversário mais difícil foi o Atlético de Madrid, um dos poucos que foi superior ao nosso time até o momento na competição.

Um dos momentos mais importantes nessa campanha foi o clássico contra a Real Sociedad. Estávamos num momento de irregularidade em todas as competições e vencer o nosso grande rival fora de casa foi muito importante para aumentar a confiança. Após essa vitória, conseguimos uma longa série de invencibilidade.

A partida mais emocionante na Liga BBVA foi contra o Málaga, pela 14ª rodada da competição. Tivemos muita posse de bola e finalizações, mas em dois contra-ataques sofremos dois gols. Quando perdíamos por 2-1, coloquei o time numa formação muito ofensiva, com um meia central, um meia atacante central, dois pontas e dois atacantes. Conseguimos virar a partida nos últimos 10 minutos, graças a um gol contra do zagueiro adversário.

Em casa estamos invictos, com cinco vitórias e três empates. Fora de casa perdemos apenas duas vezes, empatamos uma partida e vencemos cinco, o que significa que temos a melhor campanha como visitante da Liga BBVA. As nossas duas derrotas na competição foram contra o bom time do Villareal e contra o Rayo Vallecano, uma das surpresas da temporada.

Na minha opinião, apenas o Atlético de Madrid conseguiu nos dominar. Contra todas as outras equipes o Athletic Club dominou o jogo ou fez uma partida extremamente equilibrada.

Calendário | Classificação | vs Barcelona | vs Villarealvs Real Madrid | vs Real Sociedad | vs Rayo | vs Málaga | vs Atlético Madrid
 

Liga Europa

Passamos por duas fáceis eliminatórias para chegar na fase de grupos da Liga Europa. Nas duas eliminatórias escalei o time reserva e não encontramos nenhuma dificuldade para eliminar os adversários.

Mantive a ideia de utilizar o time reserva na fase de grupos, pois acreditei que o nosso grupo não era difícil. A estreia não foi boa e perdemos para o Fenerbahçe, o nosso adversário mais duro nessa fase. Após a derrota na primeira partida, conseguimos quatro vitórias consecutivas, inclusive a revanche contra a equipe turca. Na última partida, contra o PAOK, abrimos 2-0 e perdemos por 5-3. Mas já havia garantido a classificação em primeiro lugar do grupo e o resultado da última partida serviu apenas como uma lição de que a partida só acaba no apito final do juiz.

Na próxima fase teremos uma pedreira. O sorteio não foi bom para o Athletic Club e enfrentaremos a forte equipe do Borussia Dortmund. Acredito que utilizarei a equipe titular a partir de agora nessa competição.

Calendário | Classificação | vs Fenerbahçe (F) | vs Fenerbahçe (C)
 

Copa do Rei

Participamos apenas de uma eliminatória na Copa do Rei e enfrentamos o Real Unión. A equipe reserva foi escalada nas duas partidas e vencemos com facilidade.

Na próxima fase vamos enfrentar o Sevilla e não decidi se vou utilizar a equipe titular ou reserva. 

Calendário
 

Plantel

Como vocês devem ter percebido, aproveitei a Liga Europa e a Copa do Rei para dar tempo de jogo aos jogadores considerados reservas. Apenas nessas duas competições os jogadores reservas tiveram a oportunidade de disputar 12 partidas, o que eu considero um ótimo número. Além disso, em algumas partidas da Liga BBVA eu escalei alguns reservas na equipe titular.

Devido a esse revezamento, apenas dois jogadores reclamaram de falta de tempo de jogo: Javier Eraso e Borja Viguera. O meia central Eraso concordou em ser transferido e está listado esperando uma proposta de outra equipe. Ele é a minha última opção na posição que mais tenho jogadores a disposição e eu já havia dito que um dos meias centrais seria negociado até o fim da temporada. O caso do atacante Viguera é mais curioso, pois ele reclamou mesmo tendo disputado praticamente a mesma quantidade de partidas que o titular, o atacante Aduriz. Mas concordei em dar uma oportunidade no time titular, pois o Aduriz não está fazendo o suficiente para ser titular indiscutível e o Viguera teve um ótimo desempenho na Liga Europa.

O maior problema que tenho enfrentado é o interesse de grandes clubes nos meus principais jogadores. Susaeta foi sondado pelo Liverpool e eu rejeitei uma proposta, o que causou a insatisfação do jogador. Durante dois meses ele ficou descontente, mas agora ele está contente em continuar no Athletic Club. Recentemente os dois zagueiros titulares foram sondados e optei por tratar de forma diferente. Prometi vender os dois jogadores caso surjam propostas razoáveis, mas confesso que não está nos meus planos realmente aceitar essas propostas. Provavelmente terei problemas com esses dois jogadores, mas espero que aconteça o mesmo que aconteceu com o Susaeta.

Sobre o desempenho dos jogadores, eu tenho que destacar o equilibro no plantel. A participação na Liga Europa, onde enfrentamos muitos adversários fracos, distorcem um pouco as estatísticas, mas é possível identificar esse equilíbrio em assistências e gols marcados, assim como na classificação média.

Nesse momento não tenho jogadores lesionados. Muniain e Ramalho estão retornando, sendo que o Muniain já disputou uma partida. A principal lesão nesse primeiro semestre foi de Beñat (3 semanas + 1 semana), mas ele foi bem substituído pelo jovem Unai López.

Estatísticas | Promessas
 

Táticas

Mentalidade e Formação da Equipe

Na pré-temporada eu preparei a equipe para jogar com a mentalidade "Atacar" e a formação "Muito Fluída", mas após os primeiros jogos oficiais eu tive que modificar essas duas instruções, que eu considero as principais para definir o estilo de jogo de uma equipe. A mentalidade "Atacar" estava acelerando muito as jogadas ofensivas, prejudicando a criação das jogadas, enquanto a formação "Muito Fluída" estava dando uma liberdade enorme aos jogadores, que estavam fazendo muitas ligações diretas e buscando a todo momento o atacante, sem passar a bola pelo meio de campo. Alterei a mentalidade para "Controlar" e a formação para "Fluída", o que mantém o time jogando de forma ofensiva e criativa, mas trabalhando mais com a bola no pé e seguindo a proposta de jogo.

Defesa

Também alterei a função do jogador mais defensivo do meio de campo. Como "Meia Central - Defender", eu tinha um jogador fazendo a cobertura no meio de campo, evitando muitos contra-ataques, mas estava sentindo a necessidade de mais um jogador ajudando a manter a posse de bola e por esse motivo alterei para "Meio-Campista Recuperador de Bolas - Defender". A alteração deu resultado, pois esse jogador realmente passou a participar da posse de bola, mas sem se movimentar para posições mais ofensivas. Sem um jogador protegendo o meio de campo, eu tive que avançar a linha defensiva, reduzindo o espaço nas costas do meio de campo. Estou sofrendo um pouco com os lançamentos nas costas da defesa, mas toda instrução tática tem um lado positivo e outro negativo, cabendo ao treinador analisar o quanto o ponto positivo vai valer a pena em compensação ao negativo.

Construção

Acrescentei a instrução de passes mais curtos, por entender que em alguns momentos os jogadores estavam optando por passes longos desnecessários. Além disso, essa instrução reduz o comprimento e o ritmo do time, o que é importante para ter a bola mais tempo com a gente.

Ataque

Apesar de ter o segundo melhor ataque da Liga BBVA, estou sentindo que a equipe está com algumas dificuldades para transformar a posse de bola (a segunda melhor da Liga BBVA) em oportunidades de gol. Quando tenho a posse, os dois extremos ficam muito próximos da área, não participando da criação. Em algumas partidas testei esses dois jogadores com tarefas de apoio, mas perdi presença de área. Como eu disse acima, toda instrução tem mais de uma consequência e eu entendo que está sendo mais útil ter presença de área nesse momento. Ao contrário das outras fases de jogo, não tenho nenhuma instrução fixa para o ataque, mas pretendo focar nisso a partir de agora. Penso que uma boa alternativa seja explorar os pontos fortes dos meus atacantes, o que pode significar mais cruzamentos na área para o Aduriz ou maior incentivo para os extremos enfrentarem a defesa adversária. Pretendo testar algumas opções.

Formação Tática | Instruções de Equipe
 

Treinos

Após a pré-temporada, optei por treinos equilibrados. Mas no último mês decidi colocar os treinos ofensivos como foco principal, o que devo manter pelos próximos meses e talvez até o fim da temporada. 

Treinos (Visão Geral)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Método Bilbau - Atualizado 06/07

Grande campanha na Liga BBVA, especialmente estar invicto contra os 3 times mais fortes da competição. O complicado é que mesmo com poucos tropeços o Real ainda conseguiu abrir vantagem e o Barcelona pode empatar em pontos. 

Na Liga Europa fez uma campanha excelente usando apenas reservas, liderança do grupo e grandes resultados, o que mostra força no elenco. 

O assedio de clubes grandes aos jogadores já era esperado e é mais um desafio que um save no Bilbao oferece. Tomara que não crie muita insatisfação no elenco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa primeira temporada tem sido excelente, conseguiu ótimos resultados e está com grandes chances de conseguir a vaga na UCL. É claro que ainda faltam muitos jogos mas o Bilbao se credenciou.

Sobres as táticas fez uma excelente explicação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou com tudo a temporada, inclusive com bons resultados contra os grandes. O que é legal destacar que a equipe conseguiu esses bons resultados mas sem se fechar e jogando por uma bola.

Dos pontos que perdeu, acho que o mais cruel foi a virada contra o Villareal, nos 10 minutos finais.

Na UEL, um grupo bem acessível mas que não valeu muito ao sair dele e ser sorteado logo contra o Dortmund. De qualquer forma, será uma excelente eliminatória.

Agora na Copa do Rei, sinceramente não sei até que ponto vale escalar titulares. Acho que pode seguir bem na temporada priorizando a Liga.

Gostei da forma que ajustou o meio-campo. Quando você respondeu ia questionar sobre possíveis lacunas na região mas vejo que encontrou uma boa solução para o momento. E realmente, não existe tática perfeita.

Uma dúvida: você optou por um comprimento mais curto da equipe ao selecionar o estilo de passe. Sentiu alguma diferença ao enfrentar equipes mais fechadas ou a própria disposição tática da equipe (com pontas duplos) minimizou essa situação?

No caso do ataque, o Aduriz funciona como Jogador Alvo? Talvez pelas situações que você queira explorar essa função pode ser útil.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela campanha na Liga. Como já ressaltaram, teve bons resultados contra os grandes, o que mostra que não tá ali em cima por acaso.

Na UEL passou fácil pelo grupo, mas esse sorteio foi bem sacana. De todo modo, com o que mostrou no campeonato espanhol o Dortmund não terá vida fácil. É um duelo que promete.

Na Supercopa, o Suarez incorporou o Lewandowski. Acho que nunca vi um jogador fazer tanto gol tão rápido no FM. 

Por fim, quanto aos problemas no elenco, acho que ter prometido que aceitaria proposta pelos jogadores ali ainda vai te dar bastante dor de cabeça. Já tentei fazer isso de prometer algo que não pretendia cumprir, e acabou sendo bem ruim. Vamos ver como vai terminar essa história...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente, quando uso um 4-2-3-1, gosto de jogar com um Médio Centro/Defender e um Armador Recuado/Defender, sempre mudando o Médio Centro de Defender pra Apoiar caso precise de ter mais posse e mais gente numa zona mais avançada do campo. Junto com o Jogar a partir da defesa, o Armador Recuado/Defender, com a instrução do goleiro de distribuir curto e pro armador, baixa até a linha da zaga pra ser o responsável por iniciar a jogada pelo chão. Pra compensar o acúmulo de gente, deixo os laterais bastante avançados, dando amplitude e até gosto de usar um Zagueiro que joga com bola pra ajudar o Armador a fazer o jogo andar sem correr tanto risco ali. Talvez essa possa ser uma solução caso não deseje usar uma defesa mais alta.

Sobre o ataque, foi por conta do equilíbrio de funções que sugeri um esquema assimétrico. Como você possui dois bons jogadores pro lado direito, mas que são destros, seria até prejudicial usar eles como Ponta já que está optando por uma tática que usa uma posse mais controlada. No lado esquerdo você poderia usar um Ala/Apoiar ou Atacar pra compensar o espaço na esquerda que o Segundo Atacante/Atacar vai deixar ao fazer o movimento de penetração e já teria uma cobertura pras situações de perda com o volante posicionado ali. 

O que eu não gostei nesses últimos FMs foi de terem retirado a opção de escolher pra onde os jogadores colocariam a bola no Jogador Alvo, se seria no chão ou pelo alto. Seria bem útil pra fazer o Aduriz render mais já que ele não é dos mais altos.

De qualquer forma o esquema ofensivo está dando certo e a campanha até então está sendo excelente. Vai pro segundo turno numa excelente situação na Espanha e acho que seria bom focar em garantir a vaga numa UCL, já pra acelerar o desenvolvimento do time contra gente mais forte e garantir uma grana a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom que tenha começado o save e esteja avançando com ele. Acho que o principal desafio dele não será nos primeiros anos, quando que queira ou não existem jogadores capazes de boas campanhas nos campeonatos. O mais legal será quando os novos jogadores forem sendo incorporados ao elenco, principalmente os que surgirem na base.

Quais são os status de Aduriz e o Viguera no elenco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/07/2016 at 00:53, sudaca disse:

Grande campanha na Liga BBVA, especialmente estar invicto contra os 3 times mais fortes da competição. O complicado é que mesmo com poucos tropeços o Real ainda conseguiu abrir vantagem e o Barcelona pode empatar em pontos. 

Na Liga Europa fez uma campanha excelente usando apenas reservas, liderança do grupo e grandes resultados, o que mostra força no elenco. 

O assedio de clubes grandes aos jogadores já era esperado e é mais um desafio que um save no Bilbao oferece. Tomara que não crie muita insatisfação no elenco. 

Eu já imaginava sofrer o assédio de grandes clubes, mas não imaginava que qualquer jogador ficaria atraído por esses assédios. Na maioria dos casos eu peço valores absurdos pelo jogador e coloco não negociável, mas alguns clubes são mais ousados e já fazem propostas também não negociáveis, o que complica a minha vida hahaha. 

A temporada é boa e fiquei surpreso por conseguir fazer jogos equilibrados contra o Fenerbahçe com o meu time reserva. Esses resultados me dão mais confiança para fazer um futuro revezamento na Liga BBVA.

Obrigado por acompanhar e comentar!

 

Em 07/07/2016 at 08:37, Jio Freed disse:

Essa primeira temporada tem sido excelente, conseguiu ótimos resultados e está com grandes chances de conseguir a vaga na UCL. É claro que ainda faltam muitos jogos mas o Bilbao se credenciou.

Sobres as táticas fez uma excelente explicação. 

Que bom que tenha gostado das explicações das táticas. A temporada está sendo muito boa e isso cria uma expectativa para que eu consiga terminar a temporada da mesma forma. 

Obrigado por acompanhar!

 

Em 07/07/2016 at 10:43, vinny_dp disse:

Começou com tudo a temporada, inclusive com bons resultados contra os grandes. O que é legal destacar que a equipe conseguiu esses bons resultados mas sem se fechar e jogando por uma bola.

Dos pontos que perdeu, acho que o mais cruel foi a virada contra o Villareal, nos 10 minutos finais.

Na UEL, um grupo bem acessível mas que não valeu muito ao sair dele e ser sorteado logo contra o Dortmund. De qualquer forma, será uma excelente eliminatória.

Agora na Copa do Rei, sinceramente não sei até que ponto vale escalar titulares. Acho que pode seguir bem na temporada priorizando a Liga.

Gostei da forma que ajustou o meio-campo. Quando você respondeu ia questionar sobre possíveis lacunas na região mas vejo que encontrou uma boa solução para o momento. E realmente, não existe tática perfeita.

Uma dúvida: você optou por um comprimento mais curto da equipe ao selecionar o estilo de passe. Sentiu alguma diferença ao enfrentar equipes mais fechadas ou a própria disposição tática da equipe (com pontas duplos) minimizou essa situação?

No caso do ataque, o Aduriz funciona como Jogador Alvo? Talvez pelas situações que você queira explorar essa função pode ser útil.

Boa sorte.

A minha ideia é jogar sempre pra frente, sem me fechar para segurar resultados - apenas nos últimos 5 minutos se for necessário. Quando estiver vencendo, pretendo continuar com o domínio do jogo e tentar ampliar o placar, independente do adversário. Isso aconteceu contra o Villareal.

O grupo da Liga Europa me permitiu escalar os jogadores reservas, mas me surpreendi com o desempenho deles, pois imaginava que em algum momento eu precisaria escalar o time titular para garantir a classificação. Entendo o teu pensamento sobre a Copa do Rei, mas esse é provavelmente o torneio mais fácil para eu ser campeão - e não digo isso pensando apenas nessa temporada.

Pra ser sincero, não senti muita diferença no comprimento da equipe. Talvez os jogadores optem por fazer mais jogadas pelo centro do campo, mas não senti muita diferença no posicionamento mais aberto ou fechado deles. Eu reparei que a minha equipe demora um pouco para definir as jogadas, seja atrasando cruzamentos, passes ou finalizações, mas acredito que seja outra instrução que interfira nisso.

O Aduriz não está rendendo o suficiente e já testei ele como Jogador Alvo, função que ele tem melhores atributos, e como Centroavante, função que encaixa melhor na tática.

Obrigado pelo comentário, Vinny!

 

Em 07/07/2016 at 11:10, Danut disse:

Bela campanha na Liga. Como já ressaltaram, teve bons resultados contra os grandes, o que mostra que não tá ali em cima por acaso.

Na UEL passou fácil pelo grupo, mas esse sorteio foi bem sacana. De todo modo, com o que mostrou no campeonato espanhol o Dortmund não terá vida fácil. É um duelo que promete.

Na Supercopa, o Suarez incorporou o Lewandowski. Acho que nunca vi um jogador fazer tanto gol tão rápido no FM. 

Por fim, quanto aos problemas no elenco, acho que ter prometido que aceitaria proposta pelos jogadores ali ainda vai te dar bastante dor de cabeça. Já tentei fazer isso de prometer algo que não pretendia cumprir, e acabou sendo bem ruim. Vamos ver como vai terminar essa história...

E eu acho que nunca sofri quatro gols de um jogador em tão pouco tempo hahaha.

Sobre as promessas que fiz aos jogadores, esse é um risco necessário nesse momento. As conversas chegaram num momento que eu tinha duas opções: não permitir a saída ou vender imediatamente. Faltou uma opção de vender caso chegue uma oferta razoável nesse momento. Sem opções, tive que prometer vender.  Vamos ver o que vai acontecer. 

Obrigado por acompanhar!

 

Em 09/07/2016 at 11:30, renato. disse:

Normalmente, quando uso um 4-2-3-1, gosto de jogar com um Médio Centro/Defender e um Armador Recuado/Defender, sempre mudando o Médio Centro de Defender pra Apoiar caso precise de ter mais posse e mais gente numa zona mais avançada do campo. Junto com o Jogar a partir da defesa, o Armador Recuado/Defender, com a instrução do goleiro de distribuir curto e pro armador, baixa até a linha da zaga pra ser o responsável por iniciar a jogada pelo chão. Pra compensar o acúmulo de gente, deixo os laterais bastante avançados, dando amplitude e até gosto de usar um Zagueiro que joga com bola pra ajudar o Armador a fazer o jogo andar sem correr tanto risco ali. Talvez essa possa ser uma solução caso não deseje usar uma defesa mais alta.

Sobre o ataque, foi por conta do equilíbrio de funções que sugeri um esquema assimétrico. Como você possui dois bons jogadores pro lado direito, mas que são destros, seria até prejudicial usar eles como Ponta já que está optando por uma tática que usa uma posse mais controlada. No lado esquerdo você poderia usar um Ala/Apoiar ou Atacar pra compensar o espaço na esquerda que o Segundo Atacante/Atacar vai deixar ao fazer o movimento de penetração e já teria uma cobertura pras situações de perda com o volante posicionado ali. 

O que eu não gostei nesses últimos FMs foi de terem retirado a opção de escolher pra onde os jogadores colocariam a bola no Jogador Alvo, se seria no chão ou pelo alto. Seria bem útil pra fazer o Aduriz render mais já que ele não é dos mais altos.

De qualquer forma o esquema ofensivo está dando certo e a campanha até então está sendo excelente. Vai pro segundo turno numa excelente situação na Espanha e acho que seria bom focar em garantir a vaga numa UCL, já pra acelerar o desenvolvimento do time contra gente mais forte e garantir uma grana a mais.

Eu tentei fazer essa combinação de funções que você citou para os meias centrais, mas os dois jogadores ficam muito próximos da defesa e isso deixou o meio de campo um pouco afastado do ataque. Com os laterais eu estou satisfeito, pois o esquerdo já está subindo bastante ao ataque, então acredito que não seja necessário avançar ele ainda mais. Eu fiz algumas alterações nas funções e tarefas do meio de campo para a frente. Na próxima atualização vou explicar o que exatamente eu alterei, o que eu testei e como está atualmente a formação tática.

O objetivo principal é garantir a classificação para a Liga dos Campeões. A Liga Europa e a Copa do Rei ficam em segundo plano até eu conseguir encaminhar a classificação para a Liga dos Campeões.

Obrigado pelo comentário e pelas sugestões táticas.

 

13 horas atrás, ggpofm disse:

Muito bom que tenha começado o save e esteja avançando com ele. Acho que o principal desafio dele não será nos primeiros anos, quando que queira ou não existem jogadores capazes de boas campanhas nos campeonatos. O mais legal será quando os novos jogadores forem sendo incorporados ao elenco, principalmente os que surgirem na base.

Quais são os status de Aduriz e o Viguera no elenco?

Realmente, eu tenho um bom elenco nesse momento e o grande desafio será manter e até melhorar o nível atual com as próximas gerações.

No início do save o Aduriz era "Jogador Chave", mas ao recusar uma proposta ele pediu um aumento salarial e eu renovei com ele com um contrato de "Equipe Principal". O Viguera é "Reserva" desde o início do save, mas ele pediu uma oportunidade no time titular e como o Aduriz não está marcando os gols que eu esperava, dei uma oportunidade ao Viguera. Na próxima atualização vou falar sobre a titularidade no ataque.

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner%2BM%25C3%25A9todo%2BBilbau.png


 

Liga BBVA

Realizamos algumas partidas importantes pela Liga BBVA e conseguimos bons resultados, o que nos faz permanecer na segunda posição, quatro pontos atrás do líder Real Madrid. A classificação para a Liga dos Campeões está praticamente garantida e isso me permitiu escalar equipes mistas em algumas partidas, podendo priorizar a Liga Europa e a Copa do Rei.

Mais uma vez conseguimos somar quatro pontos contra os dois gigantes do futebol espanhol, mas outra vez não conseguimos vencer o Villareal, que vem sendo uma pedra no nosso sapato. Numa partida em que tivemos o domínio do jogo e criamos boas oportunidades de gols, ficamos apenas no empate com o submarino amarelo. Mas a grande decepção foi o clássico contra a Real Sociedad. Jogando em casa, conseguimos ter a posse de bola e finalizar, mas não tivemos capacidade para criar as melhores oportunidades de gol da partida e a Real Sociedad aproveitou para tirar a nossa invencibilidade dentro de casa na Liga BBVA.

Agora temos pela frente um calendário mais fácil, onde os dois adversários mais fortes devem ser o Atlético de Madrid e o Sevilla, mas enfrentaremos as duas equipes em nossa casa.

Calendário | Classificação | vs Barcelona | vs Villareal | vs Real Madrid | vs Real Sociedad
 

Liga Europa

Fizemos duas partidas muito equilibradas contra o Borussia Dortmund, mas considero a expulsão de Hummles no primeiro tempo da primeira partida um fato importante nesse confronto. Com um jogador a mais em campo, conseguimos equilibrar um jogo fora de casa que seria difícil e chegamos a abrir 3-0, mas sofremos um gol nos minutos finais. O mesmo aconteceu na segunda partida, onde mais uma vez abrimos 3-0, mas sofremos um gol no final da partida. O resultado agregado, de 6-2, não representa a dificuldade que encontrei nas duas partidas.

Na fase seguinte enfrentamos o Wolfsburg e perdemos por 2-1 na Alemanha. Foi uma partida muito difícil, onde não conseguimos ter o domínio do jogo e nem criar as melhores oportunidades da partida, mas fomos competitivos. Na segunda partida contamos com uma expulsão precoce de Luiz Gustavo e tivemos uma grande atuação. Muita posse de bola, boas oportunidades criadas e uma noite inspirada de Borja Viguera, que marcou três vezes. O Wolfsburg chegou a descontar nos minutos finais, o que colocou o time alemão novamente na partida, mas conseguimos manter o resultado e garantir a classificação para a próxima fase.

Nas quartas de final enfrentaremos o Dínamo de Kiev. Ao contrário das duas fases anteriores, dessa vez jogaremos a primeira partida em casa e a segunda fora. Tivemos sorte no sorteio, pois conseguimos desviar de confrontos contra Juventus, Lazio e Tottenham. Avançando de fase, enfrentaremos o vencedor de um confronto francês entre Saint-Etienne e Marseille.

Calendário | Quartas de Final | vs Dortmund (F) | vs Dortmund (C) | vs Wolfsburg (F) | vs Wolfsburg (C)
 

Copa do Rei

Não fizemos uma boa partida fora de casa contra o Sevilla e tivemos sorte ao conseguir levar o confronto empatado para a segunda partida. Dentro de casa protagonizamos um jogo de sete gols, numa partida onde qualquer uma das duas equipes podia ter vencido. Felizmente, tivemos mais sorte que o adversário e avançamos de fase. Na fase seguinte enfrentamos o Granada e conseguimos vencer o confronto graças a uma vitória simples fora de casa.

Nos confrontos contra Sevilla e Granada eu escalei o time reserva, mas na sequência enfrentamos o poderoso Barcelona e optei por entrar com força máxima, pois já estávamos numa posição confortável na Liga BBVA. Conseguimos fazer uma partida equilibrada fora de casa e com um gol nos acréscimos viramos a partida. Em casa, não repetimos a boa atuação da primeira partida e sofremos para conseguir avançar para a grande final. O Barcelona abriu o placar cedo, contando com a ajuda de Iraizoz, mas o goleiro se recuperou ao longo da partida e com dez defesas foi o nosso melhor jogador em campo.

A final será contra o gigante Real Madrid, que eliminou o Atlético de Madrid na outra semifinal. Ainda não perdemos para eles nessa temporada, o que me faz acreditar que temos condições de conquistar o título. 

Calendário | vs Barcelona (F) | vs Barcelona (C)
 

Plantel

Nessa última sequência de jogos eu contei com a volta de Muniain, um jogador que eu considero muito importante para o futuro do Athletic Club no save. No início da temporada seria questão de tempo ele assumir a titularidade ao se recuperar da lesão, mas o seu reserva, Ibai Gómez, aproveitou muito bem a oportunidade de ser titular no primeiro semestre e não pretendo retirá-lo da equipe titular nessa temporada. Ibai tem 17 gols na temporada, dividindo a artilharia da equipe com Viguera. A diferença é que Viguera enfrentou equipes fracas em fases iniciais da Liga Europa e da Copa do Rei, enquanto o Ibai Gómez participou das partidas consideradas mais difíceis e importantes.

A minha maior preocupação com o rendimento de jogadores era no ataque, onde Aduriz e Viguera não conseguiam marcar gols com regularidade. Em determinado momento, cobrei os dois atacantes pela falta de gols. Aduriz sofreu duas lesões na temporada e na segunda perdeu a titularidade. Viguera, que havia pedido uma oportunidade no time titular, vem de seis gols nos últimos seis jogos e começa a se firmar como o titular no ataque. Estou dando oportunidades para o Aduriz recuperar a vaga, mas ele marcou apenas um gol nas últimas quatro partidas.

Também quero destacar o bom nível dos meus dois goleiros. Iraizoz sofreu duas lesões na temporada, mas foi muito bem substituído por Herrerín.

Quanto as promessas, tive sucesso com todas até o momento. O Real Madrid não ofereceu uma proposta pelo San José e ele está contente por continuar no clube. O Laporte também não recebeu propostas, mas, ao contrário do San José, vai esperar até a próxima janela para ser vendido. Balenziaga recebeu uma proposta do Benfica e eu rejeitei, o que gerou uma insatisfação do jogador. Prometi vender o lateral esquerdo caso receba uma boa proposta.

A má notícia é a grave lesão de De Marcos, que não jogará mais nessa temporada devido a uma lesão de cinco meses. Além disso, o zagueiro Jonás Ramalho e o meia atacante Sabin não aceitaram as minhas propostas de renovação de contrato e acertaram com outros clubes. Por esse motivo, os dois jogadores foram movidos para o Athletic B.

Estatísticas | Promessas | Iraizoz | Herrerín | Ibai Gómez | Viguera
 

Táticas

Dividindo o campo em três partes, depois do meio de campo, eu estava tendo mais posse de bola no setor defensivo que no setor ofensivo. Para modificar essa situação, passei a pressionar a reposição curta do goleiro adversário, para tentar recuperar a bola ainda mais a frente, e coloquei dois meias atacantes com a tarefa de apoio, para manter a bola mais tempo no campo de ataque. Também retirei a distribuição curta do meu goleiro.

Os resultados foram muito bons e em praticamente todas as partidas estou tendo mais posse de bola no ataque do que na defesa, o que me faz ter menos riscos ao perder a bola e me deixa mais próximo do gol adversário.

Também fiz uma experiência com a instrução "mover-se das posições". Assistindo as partidas no modo "amplo", confesso que não vi muita diferença no posicionamento dos jogadores, mas após testar o time com e sem ela, percebi que o time rendia muito mais com ela ativada. Para testar essa instrução, basicamente marcava e desmarcava em vários momentos das partidas.

Acredito que encontrei as funções, tarefas e instruções ideais para essa primeira temporada. 

Formação Tática | Instruções de Equipe
 

Treinos

Com a consolidação do estilo de jogo da equipe, passei a utilizar o "Domínio" como foco principal dos treinos e "Movimentos Ofensivos" como preparação de jogo. Por não estar mais fazendo experiências táticas, acredito que não seja necessário treinar as táticas na preparação de jogo.

O nível de satisfação da equipe não podia estar melhor. Apenas um jogador está satisfeito e todos os outros estão contentes com os treinos.

Treinos (Visão Geral)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Método Bilbau - Atualizado 14/07

Está fazendo excelente campanha em todas as frentes. Me surpreendi em ver que derrotou o Dortmund por um placar tão elástico, mas isso mostra que não é por acaso que está também na final da Copa e no segundo lugar da liga. Aliás, na liga, acha que ainda tem alguma chance de surpreender o Real Madrid?

 

Na competição europeia, teve sorte no confronto. O Kiev não deve ser um adversário mais forte do que os que já enfrentou, nem os franceses depois. Acho que consegue chegar na final, e aí tudo pode acontecer.

 

Boa sorte para os jogos decisivos, que venham as taças :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente temporada de estreia com chances de título nas três competições, mas não me assustaria se não ganhasse nenhum. Acho que a inconstância dos atacantes pode pesar nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Método Bilbau
  • guigasparotto featured this tópico
  • guigasparotto unfeatured this tópico
  • #Vini locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
×
×
  • Criar Novo...