Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente
Citar

Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros

Vivo, NET e Oi, três das principais operadoras de telecomunicação do Brasil, anunciaram recentemente que todos os seus planos de internet fixa serão oferecidos com um limite de dados. Desse modo, mesmo conexões por ADSL - aquelas em que a rede aproveita a linha de telefone do usuário - funcionarão por franquia, como nos planos de internet móvel.

Em outras palavras, as operadoras poderão cortar ou reduzir a velocidade da internet quando o usuário atingir o limite. Atualmente, os planos de internet fixa são regulados por velocidade, e não há volume máximo de dados. Um consumidor pode baixar filmes, músicas e assistir vídeos o quanto quiser, pagando apenas pela velocidade com que esses dados trafegam. Com um limite de consumo, a experiência do usuário é seriamente prejudicada.

Veja o caso da Netflix, por exemplo. O serviço de streaming oferece diversos filmes e séries de TV em alta resolução, sendo que um vídeo em HD (a partir de 720p) consome algo em torno de 3GB por hora, segundo a empresa. Se você assistir a dois episódios da sua série favorita por dia, com cerca de 50 minutos cada um, e em alta resolução, ao fim do mês você terá gasto 180GB da sua franquia de dados fixa. Só com Netflix.

Acrescente ao cálculo todos os outros aplicativos da vida moderna que consomem cada vez mais dados. Pense em quantas horas de vídeos no YouTube você assiste por mês, em quantos vídeos e fotos são exibidos na sua linha do tempo no Facebook ou no Twitter, no número de imagens que você baixa no Snapchat e nas atualizações de apps que o seu smartphone exige diariamente.

Agora multiplique esse número pela quantidade de dispositivos ligados à sua rede fixa, incluindo celulares da família, computador, laptop, tablet e videogame, por cabo ou pelo Wi-Fi. Ao fim das contas, você perceberá que um plano de 130GB - o mais alto e caro oferecido pela Vivo, por exemplo - não é muita coisa.

E é justamente nesse ponto que se encontra o "trunfo" das operadoras de telecomunicações, que agora possuem argumentos não só para convencê-lo a aumentar a velocidade da sua internet, mas também a contratar uma franquia com limite maior, e, consequentemente, mais cara, ou ainda mudar-se para a fibra ótica.

Isso é permitido?

Atualmente, mais de 25 milhões de brasileiros acessam a internet por redes fixas. Com essas novas regras, muitos usuários poderiam ser prejudicados pela interrupção inesperada de serviços ou mesmo por uma queda na velocidade quando atingissem o limite de suas franquias. Mas o que a lei tem a dizer?

O modelo de cobrança é regulamentado normalmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim como é permitido em contratos de redes móveis. As operadoras só precisam respeitar algumas exigências, como a de oferecer ao consumidor uma ferramenta para que ele monitore o volume de dados consumido em tempo real. Além disso, as empresas devem alertar o usuário quando ele estiver perto de atingir o limite contratado.

O Marco Civil da Internet também dá liberdade para que as operadoras cobrem o cliente da maneira que acharem melhor. A única restrição, nesse sentido, se refere ao conteúdo: uma empresa não pode impedir o usuário de acessar alguns sites, mas podem, sim, interromper a conexão do consumidor em caso de "débito diretamente decorrente de sua utilização".

Como saber se serei afetado?

Por enquanto, as novas regras afetam apenas usuários de conexões ADSL, deixando "ilesos" os consumidores de internet por meio de fibra ótica. Clientes da NET também já acessam a rede pelo regime de franquia de dados há tempos, o que a empresa justifica em seu site oficial dizendo que "se preocupa muito com a qualidade dos serviços que presta".

"Um fator chave para garantir a velocidade de conexão da banda larga é ter a rede corretamente dimensionada para atender bem todos os nossos clientes. O perfil de utilização de cada cliente impacta diretamente no tráfego e com isso a NET tem consistentemente conseguido oferecer maior velocidade e menor preço", argumenta a companhia.

Já a Vivo, recém-chegada ao ramo de cobrança por franquia, estabelece as seguintes métricas:

Banda Larga Popular de 200 kbps: 10 GB por mês
Banda Larga Popular de 1 e 2 Mbps: 10 GB por mês
Vivo Internet de 4 Mbps: 50 GB por mês
Vivo Internet de 8 e 10 Mbps: 100 GB por mês
Vivo Internet de 15 Mbps: 120 GB por mês
Vivo Internet de 25 Mbps: 130 GB por mês

A cobrança franqueada começou a valer na Vivo desde o último dia 5 de fevereiro. Contratos estabelecidos antes dessa data, porém, serão mantidos ilimitados até o dia 31 de dezembro de 2016. Já os planos da Oi são um pouco mais generosos com quem possui planos de internet mais lenta, mas também são mais restritivos chegando aos valores mais altos:

Até 600 kbps: 20GB por mês
Até 1 Mbps: 40 GB por mês
Até 2 Mbps: 50 GB por mês
Até 5 Mbps: 60 GB por mês
Até 10 Mbps: 80 GB por mês
Até 15 Mbps: 100 GB por mês

A Tim, que também oferece serviço de internet por conexão ADSL, não possui planos sob franquia. Em nota, a empresa afirmou que também não pretende mudar seu modo de cobrança por enquanto.

Próximos passos

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) do Ministério Público do Distrito Federal deu início a um processo que investigará essas ofertas da Vivo, Oi e NET. De acordo com o promotor Paulo Roberto Binicheski, a cobrança com limite de dados é desvantajosa para o consumidor.

"A proposta de alteração do sistema de cobrança reflete planos comerciais abusivos, com o propósito disfarçado de encarecer os custos de utilização da internet pelo usuário médio", disse Binicheski em nota divulgada à imprensa. Ao consumidor, resta aguardar o desenrolar dos fatos e, assim como já faz no celular, tentar restringir os gastos com internet mesmo quando estiver em casa.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/limite-de-dados-em-internet-fixa-pode-prejudicar-milhoes-de-brasileiros/56099

 

Que se foda o consumidor, né Anatel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 108
  • Criado
  • Última resposta

Isso não poderia ser sério, mas estamos no Brasil... complicado.

E é capaz que muita gente que usa a internet nem ligue pra essa mudança pois não sabe do que ela realmente pode causar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas...Mas...Mas as Agências Reguladoras Estatais não são pra salvar os indivíduos que não sabem se defender das grandes empresas capitalistas malvadonas?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês não acham que isso pode ser uma forma de boicotar o Netflix? Por que a maioria que oferecer internet também oferecer Tv a Cabo, e como o Netflix e mais barato que Tv a Cabo... O resto vocês podem imaginar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já oferecem uma internet bizarramente ruim, lenta e num preço lá na casa do caralho. Agora vão cortar a forma como eu escolho usar o produto? VÃO TOMAR NO CU, RAPAZ.

Ou também vão baixar o preço, visto que antes era "ilimitado" (traffic shapping cof cof) e agora reduziriam o serviço? Comofas?

Mexe com a negada da internet não, fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hora atrás, Silveira. disse:

Já oferecem uma internet bizarramente ruim, lenta e num preço lá na casa do caralho. Agora vão cortar a forma como eu escolho usar o produto? VÃO TOMAR NO CU, RAPAZ.

Ou também vão baixar o preço, visto que antes era "ilimitado" (traffic shapping cof cof) e agora reduziriam o serviço? Comofas?

Mexe com a negada da internet não, fio.

Na realidade eles vão aumentar né? Porque vão estar "oferecendo" um serviço de melhor qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho, hoje cedo eu passei pela notícia e não dei muita atenção, mas se fuder. Já usei internet nesses moldes no PC e foi uma experiência horrível com a claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100Gb (150Gb no 60Mb da NET) é muito pouco. O único motivo de eu continuar com a porcaria da GVT é essa única coisa boa: não tem limite de franquia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha visto uma reportagem do tipo um tempo atrás e lá deixava bem insinuado de que era realmente uma tentativa de brecar o Netflix.

 

Mas só uma coisa:

Citar

Veja o caso da Netflix, por exemplo. O serviço de streaming oferece diversos filmes e séries de TV em alta resolução, sendo que um vídeo em HD (a partir de 720p) consome algo em torno de 3GB por hora, segundo a empresa. Se você assistir a dois episódios da sua série favorita por dia, com cerca de 50 minutos cada um, e em alta resolução, ao fim do mês você terá gasto 180GB da sua franquia de dados fixa. Só com Netflix.

Acho que vi essa informação em Janeiro. Então, em janeiro e fevereiro, acompanhei o consumo da dados de casa no portal da NET. Nessa tempo rolou quase uma overdose de Netflix, comigo e com minhas irmãs, e o consumo total não chegou nem perto do limite de 80Gb que temos aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava vendo isso hoje. É bizarro esse negócio.

Na real nunca parei para pensar em quanto de internet eu uso aqui, mas na época que eu assistia Netflix feito um doido imagino que devia puxar um consumo grande. O pior é que cada vez mais a população depende da internet para realizar as coisas. Por exemplo esses últimos lançamentos de jogos que exigem conexão o tempo inteiro (NFS, The Division), devem puxar uma banda considerável.

Pior que, em lugares onde somente uma empresa atende a cidade (em geral a Oi), a situação deve ser mais complicada porque o consumidor fica naquela "ou eu assino a empresa ou eu fico sem internet".

O curioso de tudo é que essa medida teria a finalidade de combater o Netflix, mas o próprio Netflix tem meios para você diminuir a quantidade de dados que o serviço consome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Giovannivm disse:

Já tinha visto uma reportagem do tipo um tempo atrás e lá deixava bem insinuado de que era realmente uma tentativa de brecar o Netflix.

 

Mas só uma coisa:

Acho que vi essa informação em Janeiro. Então, em janeiro e fevereiro, acompanhei o consumo da dados de casa no portal da NET. Nessa tempo rolou quase uma overdose de Netflix, comigo e com minhas irmãs, e o consumo total não chegou nem perto do limite de 80Gb que temos aqui.

E você viu se ele estava realmente fazendo streaming com essa resolução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hora atrás, Generator disse:

O curioso de tudo é que essa medida teria a finalidade de combater o Netflix, mas o próprio Netflix tem meios para você diminuir a quantidade de dados que o serviço consome.

O que deixa a qualidade dos vídeos horríveis. Pior que antena barata que tu paga vintão e tem que botar bombril para funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Henrique M. disse:

O que deixa a qualidade dos vídeos horríveis. Pior que antena barata que tu paga vintão e tem que botar bombril para funcionar.

Pela GVT eu sentia que ela dava uma capada grande na qualidade do stream em alguns momentos, mesmo sem mexer em nada. Lembrava aqueles delays de renderização comuns em jogos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Salvador. disse:

E você viu se ele estava realmente fazendo streaming com essa resolução?

 

Sim, é HD. Eu assisto pela TV, então dá claramente para fazer a distinção.

 

"Curioso" é que agora fui entrar novamente no site da NET para ver o consumo diário e até trazer alguma amostra pra vcs, e, apesar do link para consultar o consumo ainda estar lá, já não consigo ver essa informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for realmente nos mesmos moldes da limitação de franquia da NET, isso é uma piada pra bobo cair. Tenho NET há anos lá em casa, e se tivemos a velocidade diminuída em três meses foi muito. E usamos bastante, eu principalmente, por causa de séries, filmes, Netflix, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, John the Baptist. disse:

Se for realmente nos mesmos moldes da limitação de franquia da NET, isso é uma piada pra bobo cair. Tenho NET há anos lá em casa, e se tivemos a velocidade diminuída em três meses foi muito. E usamos bastante, eu principalmente, por causa de séries, filmes, Netflix, etc.

Cada região é diferente. A NET foi minha primeira operadora a cabo. Troquei pra GVT justamente porque logo que entrou a franquia eu estourava os 80GB antes do fim do mês e ficava com 100K até virar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Giovannivm disse:

 

Sim, é HD. Eu assisto pela TV, então dá claramente para fazer a distinção.

 

"Curioso" é que agora fui entrar novamente no site da NET para ver o consumo diário e até trazer alguma amostra pra vcs, e, apesar do link para consultar o consumo ainda estar lá, já não consigo ver essa informação.

Habilita as estatísticas do Netflix para ter certeza (eles tem um vídeo para testar isso também). A não ser que sua TV seja grande ou que você vá perto dela é não é tão grande a diferença 540p de 720p, por exemplo.

No mais é o que falaram, em algumas regiões a NET aplica, em outras não (a Oi nunca aplica pelo que ouvi). Serve para balancear a infraestrutura. O problema é que os limites são muito pequenos. Alguém tem idéia de quanto custa um pacote de dados adicional quando acaba a franquia?

Outra coisa, a NET pelo contrato pode reduzir para a menor velocidade que ela oferece, o que em teoria hoje seria 1 ou 2Mbps acho (a não que tenham escondido os planos menores em algum canto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se isso for aprovado, pode lacrar o caixão. Já tá superando os limites a queda da qualidade em serviços, e aumento exorbitante dos preços. Essas franquias ainda por cima são surreais diante das velocidades. Eu seria capaz de cancelar o plano daqui.

Em 3/16/2016 at 16:33, bruno introvertido disse:

Vocês não acham que isso pode ser uma forma de boicotar o Netflix? Por que a maioria que oferecer internet também oferecer Tv a Cabo, e como o Netflix e mais barato que Tv a Cabo... O resto vocês podem imaginar.

Não só Netflix como Youtube também. Eu, por exemplo, não vejo TV, fico praticamente Youtube, Netflix e o resto é filme de torresmo.

1 hora atrás, Douglas. disse:

Cada região é diferente. A NET foi minha primeira operadora a cabo. Troquei pra GVT justamente porque logo que entrou a franquia eu estourava os 80GB antes do fim do mês e ficava com 100K até virar.

Sou de BH também e nunca tive isso de franquia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Salvador. disse:

Habilita as estatísticas do Netflix para ter certeza (eles tem um vídeo para testar isso também). A não ser que sua TV seja grande ou que você vá perto dela é não é tão grande a diferença 540p de 720p, por exemplo.

No mais é o que falaram, em algumas regiões a NET aplica, em outras não (a Oi nunca aplica pelo que ouvi). Serve para balancear a infraestrutura. O problema é que os limites são muito pequenos. Alguém tem idéia de quanto custa um pacote de dados adicional quando acaba a franquia?

Outra coisa, a NET pelo contrato pode reduzir para a menor velocidade que ela oferece, o que em teoria hoje seria 1 ou 2Mbps acho (a não que tenham escondido os planos menores em algum canto).

 

Acredito que seja em HD, sim. A TV tem mais de 40'', e volta e meia vejo variações na imagem (quando começa o seriado, por exemplo). Ainda assim, o 540p deve consumir o que, metade do 720p?

 

Enfim, pode até ser que a NET não consiga apurar bem aqui em casa. De qualquer forma, nunca chegamos no limite de 80Gb, e na maioria dos meses passamos longe. Ainda assim, estamos aqui para discutir esse limite de franquia imposta pela operadoras, o que acho absurdo, ainda mais porque a maioria dos assinantes nem saberá que tem esse limite - e pode descobrir da pior forma, com redução no serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, _Matheus_ disse:

Sou de BH também e nunca tive isso de franquia.

Mas desde quando? Eu fui acho que até 2011.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se começarem com essa putaria vou tomar uma atitude, aqui na minha cidade tem várias empresas menores de fibra óptica. Vou cancelar meu pacote da OI e foda-se eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Douglas. disse:

Mas desde quando? Eu fui acho que até 2011.

Nossa, sou NET há um bom tempo. Uns 8-10 anos, fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/03/2016 at 11:21, Léo R. disse:

Se começarem com essa putaria vou tomar uma atitude, aqui na minha cidade tem várias empresas menores de fibra óptica. Vou cancelar meu pacote da OI e foda-se eles.

Eu sempre preferi empresas menores. O serviço de manutenção é mais rápido e a concorrência ajuda a manter os preços justos.

Lembro na época que eu morava em uma cidadezinha pequena no interior do Paraná e tinha a Oi. Vivia dando pau na internet e tinha que esperar um dia inteiro para arrumarem. Mudei para uma local e nas raras vezes que caía, eu nem precisa ligar para a empresa arrumar: o dono também ficava sem internet e daí ele fazia questão de arrumar sozinho. Em menos de 2 horas eu sabia que o sinal voltava. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que aqui em Foz do Iguaçu está chegando internet da COPEL de fibra óptica, aí se essa palhaçada se concretizar eu já terei mudado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

MP do DF diz que medida é gigantesca violação de direito dos consumidores: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/03/empresas-querem-vender-internet-fixa-como-pacote-de-dados-diz-mp-do-df.html

Cobrança por franquia de dados em internet fixa é ilegal, afirma PROTESTE: http://www.tecmundo.com.br/consumidor/102510-cobranca-franquia-dados-internet-fixa-ilegal-afirma-proteste.htm

HÁ ESPERANÇAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Perissé
      Por Perissé
      APRESENTAÇÃO
      De maneira simples e efetiva, sem muita palhaçada na forma de contar e depois de mais de 2 anos longe daqui, queria mostrar meu save com o Cruzeiro - no FM 2022 ainda - que eu ressuscitei nesse verão. Foi por um acaso que ele foi ressuscitado. Isso porque eu tinha largado ele na metade de 2023 com frustrações e iria comprar o FM 2024 em dezembro. Só que eu quis só confirmar se eu seria demitido e decidi ir lá no save terminar essa tortura.
      Mas não fui demitido e cá estou.
      Assim, contextualizando, a escolha pelo Cruzeiro foi por ser um clube grande na Série B na época, buscando a tradicional missão de trazer de volta à Série A e tentar ganhar tudo. Optei por não ter janela de transferência no início do ano e trabalhar com o que tinha. Além disso, não usei nenhum update, coloquei um perfil de treinador com a melhor licença possível, mas com um passado de jogador semiprofissional. Teremos nesse 1º ano a disputa do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B, foco do clube e na qual se espera a subida.
       
      ELENCO
      A situação do elenco era de 16 dos 28 nomes em último ano de contrato e muitos empréstimos. Um deles, o do goleiro Gabriel Brazão (Internazionale), foi terminado devido ao alto salário para um reserva, dando espaço para o recém-contratado Gabriel Mesquita (24 anos). Além desse caso, alguns veteranos foram para o Cruzeiro reservas por não estarem nos meus planos e que serão negociados se possível, como Luvannor, Felipe Machado, Pedro Castro, Mateus Silva e Eduardo Brock.
      Dá para fazer esse time jogar bola. Fora que não tem nenhuma posição com escassez de jogador. Então, vamos à luta. A expectativa da direção e de Ronaldo é de chegar à semifinal do Mineiro nesse início.


      Obs.: Peço que ignorem as datas dos prints, o elenco no início do ano era esse com as mudanças relatadas acima.
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
×
×
  • Criar Novo...