Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Glossário de termos usados pela Pesquisa Oficial


PMLF

Posts Recomendados

Eu estou postando aqui uma lista de siglas e seus significados, pois nós da pesquisa oficial tendemos a usar os termos oficiais (que são em inglês) e não os termos usados pela tradução portuguesa.

Termos Gerais

CA = Current Ability = Nivel atual do jogador

PA = Potential Ability = Potencial máximo que o jogador pode alcançar

HR = Home Reputation = Reputação do jogador no país de origem dele

CR = Current Reputation = Reputação do jogador no país onde ele joga

WR = World Reputation = Reputação do jogador a nivel mundial

PAs

-10 = 170-200

-9 = 150-180

-8 = 130-160

-7 = 110-140

-6 = 90-120

-5 = 70-100

-4 = 50-80

-3 = 30-60

-2 = 10-40

-1 = 0-20

Posições dos jogadores

Obs: Tradução feita pelo membro do forum Neto Marques

GK = Guarda Redes

SW/ D C = Líbero/Defesa centro

SW/D LC = Líbero/Defesa esquerdo/centro

SW/D RC = Líbero/Defesa direita/centro

SW/D RLC = Líbero/Defesa direita/esquerda/centro

SW/D/DM C = Líbero/Defesa/Médio defensivo centro

SW/D/DM RC = Líbero/Defesa/Médio defensivo direita/centro

SW/D/DM RLC = Líbero/Defesa/Médio defensivo direita/esquerda/centro

SW/D/M C = Líbero/Defesa/Médio centro

SW/D/M RLC = Líbero/Defesa/Médio direita/esquerda/centro

D R = Defesa direito

D RC = Defesa direito/centro

D L = Defesa esquerdo

D LC = Defesa esquerdo/centro

D RL = Defesa direita/esquerda

D RLC = Defesa direita/esquerda/centro

D C = Defesa Centro

D/DM C = Defesa/Médio defensivo centro

D/DM L = Defesa/Médio defensivo esquerda

D/DM LC = Defesa/Médio defensivo esquerda/centro

D/DM R = Defesa/Médio defensivo direita

D/DM RC = Defesa/Médio defensivo/centro

D/DM RL = Defesa/Médio defensivo direita/centro

D/DM RLC = Defesa/Médio defensivo direita/esquerda/centro

D/DM/F R = Defesa/Médio defensivo/Avançado direita

D/F LC = Defesa/Avançado esquerda/centro

D/F RC = Defesa/Avançado direita/centro

D/M C = Defesa/Médio centro

D/M L = Defesa/Médio esquerda

D/M LC = Defesa/Médio esquerda/centro

D/M R = Defesa/Médio direita

D/M RC = Defesa/Médio direita/centro

D/M RL = Defesa/Médio direita/esquerda

D/M RLC = Defesa/Médio direita/esquerda/centro

DM C = Médio defensivo Centro

DM RLC = Médio defensivo direita/esquerda/centro

DM RL = Médio defensivo direita/esquerda

DM RC = Médio defensivo direita/centro

DM R = Médio defensivo direita

DM LC = Médio defensivo esquerda/centro

DM L = Médio defensivo esquerda

D/AM L = Defesa/Médio ofensivo esquerda

D/AM LC = Defesa/Médio ofensivo esquerda/centro

D/AM R = Defesa/Médio ofensivo direita

D/AM RC = Defesa/Médio ofensivo direito/centro

D/AM RL = Defesa/Médio ofensivo direita/esquerda

D/AM RLC = Defesa/Médio ofensivo direita/esquerda/centro

D/AM/F LC = Defesa/Médio ofensivo/Avançado esquerda/centro

D/AM/F R = Defesa/Médio ofensivo/Avançado direita

D/AM/F RC = Defesa/ Médio ofensivo/Avançado direita/centro

D/AM/F L = Defesa/ Médio ofensivo/Avançado esquerda

D/AM/F RLC = Defesa/ Médio ofensivo/Avançado direita/esquerda/centro

M RLC = Médio direita/esquerdo/centro

M RL = Médio direita/esquerdo

M RC = Médio direita/centro

M R = Médio direita

M L = Médio esquerda

M LC = Médio esquerda/centro

M C = Médio centro

M/F RC = Médio/Avançado direita/centro

AM/F RLC = Medio ofensivo/Avançado direita/esquerda/centro

AM/F RL = Medio ofensivo/Avançado direita/esquerda

AM/F RC = Medio ofensivo/Avançado direita/centro

AM/F R = Medio Ofensivo/Avançado direito

AM/F LC = Medio ofensivo/Avançado esquerda/centro

AM/F L = Medio ofensivo/Avançado esquerda

AM/F C = Médio ofensivo/Avançado centro

AM RLC = Medio ofensivo direita/esquerda/centro

AM RL = Medio ofensivo direita/esquerda

AM RC = Medio ofensivo direita/centro

AM R = Medio ofensivo direita

AM LC = Medio ofensivo esquerda/centro

AM L = Medio ofensivo esquerda

AM C = Medio ofensivo centro

S C = Ponta de lança centro

F RLC = Avançado direita/esquerda/centro

F RC = Avançado direita/centro

F LC = Avançado esquerda/centro

F C = Avançado centro

PPMs

PPM = Player preferred Moves = São as tendências que os jogadores tem de fazer certos tipos de jogadas. PPMs NÃO são movimentos especiais, apesar do nome sugerir isso.

01) Runs with ball down left = Corre com a bola pela esquerda

02) Runs with ball down right = Corre com a bola pela direita

03) Runs with ball through centre = Corre com a bola pelo meio

04) Gets into opposition area = Entra na grande área advesária

05) Moves into channels = Atacante que gosta de ir ás laterais do campo para receber a bola

06) Gets forward whenever possible = Vai a frente quando possível

07) Plays short simple passes = Toca passes simples e curtos

08) Tries killer balls often = Tenta bolas enfiadas

09) Shoots long = Chuta de longe

10) Shoots with power = Chuta com força

11) Places shots = Chuta colocado

12) Curls ball = Chuta com efeito

13) Likes to round keeper = Passa a volta do goleiro

14) Likes to try to beat offside trap = Tenta burlar a linha de impedimento

15) Uses outside of foot = Usa o lado externo do pé

16) Marks opponent tightly = Marcação dura

17) Winds up opponents = Provoca os adversários

18) Argues with officials = Discute com os árbitros

19) Plays with back to goal = Joga de costas para o gol

20) Comes deep to get ball = Volta para buscar jogo

21) Plays one-twos = Faz tabelas

22) Likes to lob keeper = Gosta de encobrir o goleiro

23) Dictates tempo = Comanda o ritmo do jogo

24) Attempts overhead kicks = Tenta bicicletas

25) Looks for pass rather than attempting to score = Procura passar ao invés de tentar chutar

26) Plays no through balls = Não joga bolas enfiadas

27) Stops play = Jogador que para e olha ao redor antes de fazer algo com a bola (é positivo, ele pensa na jogada a ser feita)

28) Knocks ball past opponent = gosta de tocar a bola atrás do oponente e tenta dar a volta nele e retomar a bola (acho que pode ser drible-da-vaca, também conhecido como meia-lua ou caneta)

29) Moves ball to right foot before dribble attempt = Põe a bola no pé direito antes de tentar o drible

30) Moves ball to left foot before dribble attempt = Põe a bola no pé esquerdo antes de tentar o drible

31) Dwells on ball = demora demais com a bola antes de decidir o que fazer (aspecto negativo, oposto a Stops Play que é mais positivo)

32) Arrives late in opposition area = Chega tarde à área adversária

33) Tries to play out of trouble = Prefere a usar a habilidade quando em situações de perigo em vez de dar um chutão na bola

34) Stays back at all times = Fica sempre atrás

35) Avoids using weaker foot = Evita usar o pé mais fraco

36) Tries step over/dragback/trick/showboat = Tenta chapéus/pedaladas/truques/etc.

37) Tries long range freekicks = Tenta cobrar faltas de longa distância

38) Dives into tackles = vai para o chão quando faz o desarme

39) Stands up/does not dive into tackles = não vai para o chão quando faz o desarme

40) Cuts inside = Corta o jogo para dentro

41) Hugs line = M L ou M R que prefere ficar na lateral do campo quase nunca entrando na área.

42) Gets crowd going = Incentiva a torcida

43) Tries first time shots = Tenta chutar de primeira

44) Tries long range passes = Tenta passes longos

45) Likes ball played into feet = Gosta de receber a bola no pé (não na cabeça, peito, etc...)

46) Hits free kicks with power = Bate faltas com força

47) Likes to beat man repeatedly = Dribla repetidamente o mesmo homem

48) Likes to switch ball (to other flank) = Gosta de inverter as jogadas

Editado por PMLF
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

paulo me tira um duvida eu to procurando um meia direita so q eu so encontro meias q tem aquela bolinha verde claro !!! no caso acho q e efetivo s naum me recordo s eu botar ele nessa posição tem chance d ele render 100% ? tipo q a posição natural dele e meia atacante ? no caso ele renderia = como s fosse um meia atacante ?

entendeu a pergunta ou quer q eu faça outra !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

paulo me tira um duvida eu to procurando um meia direita so q eu so encontro meias q tem aquela bolinha verde claro !!! no caso acho q e efetivo s naum me recordo s eu botar ele nessa posição tem chance d ele render 100% ? tipo q a posição natural dele e meia atacante ? no caso ele renderia = como s fosse um meia atacante ?

entendeu a pergunta ou quer q eu faça outra !!!

Ele não vai jogar tão bem como um com posição "natural" mas acho que você não vai ter tanto problema com ele.

O problema é quando ele é só competente ou menos que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso pode ser pelo estilo de tática do seu time, ele pode ter se adaptado melhor.

Mas normalmente ele deverá render mais de AMC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Alguém poderia me dizer o que significa o tal de "Free Hole" , que consta nos atributos "escondidos". Eu não tenho certeza mas acho que ele influencia muito o desempenho do jogador dentro de campo. Muitos jogadores que tiram notas altas e tem atributos relativamente baixos tem esse "free hole" maior de 10...na média os outros jogadores nem possuem esse atributo, ou seja estão em 0.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw cara, tava com essa dúvida...ainda escrevi errado hehehee free role; entao free role seria uma facilidade de deslocamento, ocupando vários espaços, se for isso, esse atributo não entra em choque com o posicionamento?

Outra coisa que eu notei, quem tem esse atributo tem um alto valor comercial, é um grande diferencial na hora de vender jogadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como se fosse uma variável a mais no posicionamento.

Um meia ofensivo central que não seja bom em free role vai ser menos eficiente na hora de deslocar para os lados e para fora da posição para procurar pela bola do que um com free role bom.

Free role dá mais independencia ao jogador dentro do campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Eu queria aproveitar a seção, já que fala das pesquisas e tals, e o tópico pra perguntar que critério vcs usam na hora de escolher os atributos pros jogadores?

porque eu as vezes quero mudar alguns atributos ou criar personagens novos, por exemplo fazer um time do pessoal que eu conheço, mas eu fico em duvida na hora de colocar os atributos lá, será que vcs num tem uma dica pra me ajudar nisso ai? =P

obrigado pela ajuda :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Só achei confuso os seguintes PPM:

27) Stops Play - Player who pauses and looks around before doing anything with ball

Acho que o correto é: Jogador que pára e olha ao redor antes de fazer algo com a bola (é pósitivo, ele pensa na jogada a ser feita)

Descrição de Dwells On Ball: "Pauses too long with ball before deciding what to do (negative trait as oppose to "Stops Play" which is more positive)" - demora demais com a bola antes de decidir o que fazer (aspecto negativo, oposto a Stops Play que é mais positivo)

28) Knocks Ball Past Opponent - Likes to knock the ball past an opponent and attempt to run around him and pick up the ball again

Acho que o correto é: gosta de tocar a bola atrás do oponente e tenta dar a volta nele e retomar a bola (acho que pode ser drible-da-vaca, também conhecido como meia-lua ou caneta).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

PMFL,

Eu pilhei uma galera na faculdade com o FM2008 e para motivar ainda mais eu estou criando um time da galera.

Eu peguei uma dica em outro tópico para definir os atributos como péssimo(1-4), ruim(5-8), razoável(9-12), bom(13-16) e ótimo(17-20). Os atributos ficarão entre os valores em parênteses, de acordo com o que cada um definir de si (a coisa toda tá correndo meio na mesa do buteco depois da aula). Eu ainda vou deduzir uma %, para ficar mais próximo da nossa realidade (alguém entre a gente que tem ótimo drible não quer dizer que seja um Ronaldo Gaucho).

Bem, as coisas estão indo bem. Minha duvida, é como definir CA?

Eu já reparei que isso influência nos atributos, não adianta moderar os atributos e errar no CA. E também não quero colocar um CA muito alto. Existe algum critério? Alguma dica com relação a isso que eu possa colocar tranqüilo no editor e quando abrir no jogo não altere os atributos?

A equipe foi criada na Série C do Brasileirão, não sei se isso influência em alguma coisa.

Desde já obrigado

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a série C, CAs na casa dos 100 ficariam bem, os melhores um pouco acima disso, os piores de vocês um pouco abaixo. Eu nunca usei o editor não oficial, então não sei como ele é...

Mas atributos físicos tem alto valor no CA, psicológicos tem valor um pouco menor e tal.

Não sei se esse aqui é o melhor tópico pra por isso também, mas derrepente o Paulo move esses posts pra outro lugar conforme ele achar mais adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

Mas atributos físicos tem alto valor no CA, psicológicos tem valor um pouco menor e tal.

(...)

Eu ja tinha reparado nisso, mas não sei como funciona. O que eu queria saber era exatamente essa relação.

A principio eu achei que uma CA "X", dava um numero "Y" que poderia ser distribuído entre os atributos, mas logo percebi que não tinha nada a ver e que cada grupo de atributos era independente. Foi nessa hora que eu me perdi.

Também percebi que existem alguns atributos que não estão vinculados a nada, como cobrança de faltas, por exemplo.

Tem como você ensinarem essa relação CA - atributos? Não sei se isso é um segredo ou qualquer coisa do tipo, pelo menos falar um pouco mais de como esse editor de vocês se baseia na hora de dar a CA do jogador.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem sei de memória qual é a relação exata entre os atributos e os CAs, até porque eles mudam de uma versão para outra, mas em geral os atributos físicos, conforme o Vinícius falou, são os que tem peso mais alto. Além disso, não sei se eu posso divulga-los aqui.

Tem alguns atributos sem peso algum ou com peso muito baixo (como consistency, flair e free kicks).

Além disso, os pesos dos atributos são baseados nas posição do jogador, finalização por exemplo tem peso alto para atacantes e baixo para zagueiros.

O pé fraco dos jogadores tem peso também.

Quanto aos CAs, na faixa de uns 100 já é bom para Série C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem sei de memória qual é a relação exata entre os atributos e os CAs, até porque eles mudam de uma versão para outra, mas em geral os atributos físicos, conforme o Vinícius falou, são os que tem peso mais alto. Além disso, não sei se eu posso divulga-los aqui.

Tem alguns atributos sem peso algum ou com peso muito baixo (como consistency, flair e free kicks).

Além disso, os pesos dos atributos são baseados nas posição do jogador, finalização por exemplo tem peso alto para atacantes e baixo para zagueiros.

O pé fraco dos jogadores tem peso também.

Quanto aos CAs, na faixa de uns 100 já é bom para Série C.

Eu fiz uns teste malucos aqui e acho que descobri um padrão, de qualquer forma as informações que tenho já estão de bom tamanho para tocar o projeto.

Uma pena não poderem falar abertamente no assunto, mas mesmo assim obrigado, me ajudaram bastante.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

O Genie usa pesos nos atributos, talvez eles tenham acesso a essa informação ou mesmo a SI tenha disponibilizado junto com aqueles arquivos pra quem quiser desenvolver um editor e nós não percebemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...