Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bullet Journal - Organização Pessoal Analógica


_Matheus_

Posts Recomendados

Fala cambada!
 
Há pouco mais de 2 meses conheci essa maneira de se organizar e se programar pras atividades. Hoje tudo é aplicativo, e a bem da verdade é que a praticidade, incompleta, de vários aplicativos que se complementam proporcionam o efeito contrário: improdutividade, falta de atualização dos compromissos e tarefas, falta de sincronia, etc. É aplicativo de to-do lists, um calendário, um aplicativo de notas, um de wishlist de livros, uma listinha de papel pra fazer compras, um de compromissos estudantis, sincroniza pra cá, sincroniza pra lá e, no final das contas, (quase) nenhum é levado a sério/atualizado por muito tempo.
 
Dito isso, o designer Ryder Carroll criou um método analógico que pudesse reunir tudo: o Bullet Journal. A ideia é simples e talvez seja por isso que funciona, somado ao fato de você "perder" (propositalmente) um pequeno tempo revisando tarefas não cumpridas, para reprogramá-las ou mandá-las pra puta que pariu. No link acima vocês podem ver o esquema completo (em inglês). 
 
Resumidamente o método consiste em:
 
Um caderno, preferencialmente quadriculado e pequeno, fácil de transportar - mas na real nem precisa ser. A primeira página você reserva para criar um índice. A partir daí, você usa as duas páginas seguintes para o mês atual. Na primeira você coloca todos os dias do mês, criando um calendário que deve ter descrições breves, só pra dar uma visão geral e na seguinte você coloca todas as tarefas que pretende fazer no mês.
 
Nas páginas seguintes, você vai criando os dias conforme eles vão surgindo, pode ser mais de um por página (a depender do tanto de tarefas que você tem para aquele dia).
 
Se você tem uma lista de livros a comprar, deixe-a numa página separada. Logicamente você deve numerar as páginas todas, e ir colocando no índice quando começa um mês (depois você adiciona quando ele termina), as listas, as ideias, etc. Pelo vídeo vocês vão entender melhor. 
 
Por fim, há os bullets, que são símbolos colocados à esquerda das anotações de modo a dar uma pista/ênfase. Cada um pode criar seus próprios bullets, mas a ideia é ter poucos bullets e com poucos significados de modo que você não tenha que olhar toda vez numa legenda que te atrase sempre ou te dê preguiça de anotar/rever anotações.
 
Inicialmente o site dele instruía como nesse vídeo.
 


 
Contudo, ele já sabia da deficiência do Bullet Journal para agendar eventos futuros, testou algumas coisas e adotou um Future Log. Nisso ele acabou usando um caderno pontilhado, mudou alguns bullets e tal. Eu acho os bullets iniciais mais legais, apesar das mudanças serem muito pequenas.
 

 
Bônus
 
O caderno pode ser qualquer um. Eu acho mais legal que seja quadriculado (perfeccionismo) e pequeno (pra transportar mais fácil). Mas isso é neura. O caderninho bacanudo que ele usa no primeiro vídeo é um Moleskine, feito na Itália, com papel acid-free, capa de couro e um monte de frufru. No exterior, é papo de 15 doletas. Aqui, no antigo país do futebol é 90-120 dilmães. Um preço convidativo para uma agendinha.  :rolleyes:

 

Como o importante é realizar as anotações e se organizar, é possível fazer isso tudo com qualquer caderno, por menos de 10% do preço - Princípio de Pareto entrando novamente em ação. Então fiz uma pequena-grande pesquisa de versões brasileiras/estrangeiras com glamour e sem glamour.
 
Jandaia (Stiff - Aritmética) - R$ 3,89*

  • Quadriculado, 7 mm x 7 mm;
  • Brochura;
  • Capa dura;
  • Tamanho convencional e 1/4  (140 mm x 200 mm);

* O frete da loja está caro pra mim, mas fica de exemplificação da existência e do preço aproximado.

 

Moleco Max (Vários Modelos) - R$ 31,00 (liso) ou R$ 32,00 (pautado/quadriculado)

  • Quadriculado, pautado e liso;
  • Tamanho: 130 mm x 200 mm;
  • Capa dura;
  • 128 páginas;
  • Papel Acid-Free ???;
  • Ecológico;

OBS: Há outros tamanhos.

 

Cícero (Vários Modelos) - R$ 39,90*

  • Quadriculado, pontilhado, pautado ou liso;
  • Tamanho 140 mm x 210 mm;
  • Capa dura;
  • 160 páginas;
  • Papel Acid-Free;

* Preço de capa dura. Não vi nenhuma versão de capa flexível pessoalmente e não sei se é mais barato.
OBS.: Há outros tamanhos.

 

Moleskine Soft Large Squared - $ 12.68

  • Quadriculado;
  • Tamanho: 132mm x 210mm;
  • Capa flexível;
  • 192 páginas;
  • Papel Acid-Free;

 

Moleskine Large Squared - $ 13.53

  • Quadriculado;
  • Tamanho: 135mm x 211mm;
  • Capa dura;
  • 240 páginas;
  • Papel Acid-Free;

 

Currupios (Vários Modelos) - R$ 16,00

  • Liso;
  • Tamanho: 90 mm x 14 mm; (Pocket)
  • Capa: ???
  • 64 páginas.
  • Papel Acid-Free;
  • Design Eco;

 

Tilibra Fitto Large Pautado - R$ 34,90 ou Liso R$ 36,90

  • Pautado ou liso;
  • Tamanho: 125 x 207 mm;
  • Capa dura;
  • 96 folhas;
  • Papel Acid-Free ???;

 

Tilibra Fitto Pautado ou Liso - R$ 10,90

  • Pautado ou liso;
  • Tamanho: 66 mm x 105 mm;
  • Capa dura;
  • 96 folhas;
  • Papel Acid-Free ???;

 

Tilibra Fitto Pocket Pautado - R$ 22,90 ou Liso - R$ 18,55

  • Pautado ou liso;
  • Tamanho: 84 mm x 136 mm;
  • Capa dura;
  • 96 folhas;
  • Papel Acid-Free ???;

 

Outras opções de importados: Leuchtturm1917, Piccadilly, Baron Fig, Field Notes, Whitelines, Fiorentina, myPAPERCLIP, Cast Iron Design, Code&Quill, Studio Special.
Mais informações sobre eles: 10 great notepads for designers (that aren't Moleskines)

 

 

 

 

Beijos estalados a todos e me desculpem pelo wall of text.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Você tem umas ondas, cara.

 

No mais, faz o favor de colocar o seu aí para a galera ver como é.

 

Quanto a essa parada aí, só comprar uma agenda mesmo, porra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu atualmente uso folha a4, mas não consigo dar a organização correta. Esse modelo de caderno Max parece ser muito massa, mas p/ a Facul o c x b não compensa né? Valeu pelo tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem umas ondas, cara.

 

No mais, faz o favor de colocar o seu aí para a galera ver como é.

 

Quanto a essa parada aí, só comprar uma agenda mesmo, porra.

 

O melhor método é o que a gente faz, né jovem? A agenda também serve e pode ser usada como o caderno em si, mas isso é uma alternativa porque se a agenda fosse tão boa, as to-do lists em n aplicativos diferentes não fariam tanto sucesso.

 

Eu estou usando um simples caderninho pautado como teste, então tá bem desorganizado, mas posso compartilhar, apesar de que o vídeo mostra direitinho como é. Hoje uso apenas a agenda do celular pra ter uma visão geral dos meses, das provas, viagens, consultas, etc.

 

Eu atualmente uso folha a4, mas não consigo dar a organização correta. Esse modelo de caderno Max parece ser muito massa, mas p/ a Facul o c x b não compensa né? Valeu pelo tópico.

 

Já é um luxo como agenda, que dirá como caderno de faculdade. Isso se você estiver falando de anotar coisas das aulas. De todo modo, tenho usado esse bullet do olho pra apontar coisas que preciso rever e entender direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

 

O melhor método é o que a gente faz, né jovem? A agenda também serve e pode ser usada como o caderno em si, mas isso é uma alternativa porque se a agenda fosse tão boa, as to-do lists em n aplicativos diferentes não fariam tanto sucesso.

 

Eu estou usando um simples caderninho pautado como teste, então tá bem desorganizado, mas posso compartilhar, apesar de que o vídeo mostra direitinho como é. Hoje uso apenas a agenda do celular pra ter uma visão geral dos meses, das provas, viagens, consultas, etc.

 

Exato, cara. Esse é o ponto, não adianta ter receita se você não quer fazer a parada, simplesmente escrever e anotar as coisas não vai te fazer mexer.

 

E to-do list existe porque as pessoas tem preguiça de carregar agenda, substituíram ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, cara. Esse é o ponto, não adianta ter receita se você não quer fazer a parada, simplesmente escrever e anotar as coisas não vai te fazer mexer.

 

E to-do list existe porque as pessoas tem preguiça de carregar agenda, substituíram ela.

 

Sim. Mas esse método é mais dinâmico, tem toda uma carga visual que te faz bater o olho e saber onde focar/começar a leitura/começar a atividade. Tão visual quanto um fluxograma/mapa mental. Porém com começo, meio e fim.

 

Acho que as to-do lists surgiram justamente pelo fato da agenda te induzir a um preenchimento engessado, de secretária de consultório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia é bacana e tal, mas a praticidade e eficiencia que tenho hoje com os apps deixa tudo mais fácil.

Uso mto o Keep pras anotações e listas e a possibilidade de "anotar" com fotos e audio deixa tudo mais prático. Alem de conseguir ter acesso seja no celular, tablet ou computador. 

Pra compromissos vou de Calendar mesmo e até agora nunca deixou na mão. Dá avisos do evento quanto tu quiser e tal. Fora que tu consegue separar bem nele mesmo layers pra faculdade, trabalho e social.

Enfim, essa parada é mto pessoal e como cada um trabalha e se organiza melhor mesmo. Não tem como criar uma regra de que um método é melhor que o outro ou coisa assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia é bacana e tal, mas a praticidade e eficiencia que tenho hoje com os apps deixa tudo mais fácil.

Uso mto o Keep pras anotações e listas e a possibilidade de "anotar" com fotos e audio deixa tudo mais prático. Alem de conseguir ter acesso seja no celular, tablet ou computador. 

Pra compromissos vou de Calendar mesmo e até agora nunca deixou na mão. Dá avisos do evento quanto tu quiser e tal. Fora que tu consegue separar bem nele mesmo layers pra faculdade, trabalho e social.

Enfim, essa parada é mto pessoal e como cada um trabalha e se organiza melhor mesmo. Não tem como criar uma regra de que um método é melhor que o outro ou coisa assim.

 

Que porra é essa de layers?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde o final de 2013 com o caderninho e as atividades. Já tinha tentado outros métodos, mas nada como escrever. A verdade que uso 100% pro trabalho, não tinha pensado em usar pra vida pessoal, mas vou avaliar aumentar o escopo da listinha hahahahaha. Aprendi isso com um diretor meu e achei muito foda, aí copiei. Uns dois da minha equipe também seguem esse modelo.

Meu caderninho:

20150714_185121.jpg

Obs: ignorar caligrafia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico.

Parece neura de gente doida, mas essas paradas funcionam muito pra quem se enquadra no perfil. Eu particularmente não consigo produzir, organizar ou planejar meu cotidiano sem o auxílio de listas e agendas, pra tudo. Odeio aplicativos, gosto do ato de escrever, realizar a tarefa, riscar da lista.

Meu método é muito simples, sempre coloco as coisas a serem feitas na agenda, bem como anotações. Contudo, notei que venho sendo indisciplinado desde que danifiquei a minha agenda. Logo, precisava de uma motivação pra retomar o hábito, vou testar esse esquema aí.

É só uma pena a porra dum Moleskine custar tão caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, Matheus.

 

Eu já tentei com aplicativos na época de IF, funcionava pra lembrar de estudar e dos trabalhos, mas dava muito trabalho ficar atualizando o app. Esse ano eu consegui fazer uma "rotina" na mente até maio, quando larguei tudo e quis reformular ela completamente. Lá pro fim do mês eu devo começar a estabelecer uma de novo e vou tentar com algum tipo de caderno também, que é uma experiência nova pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema dos apps é que eles não são práticos de usar. UX mal feita. Ninguém conseguiu fazer algo decente ainda. 1) É preciso algo simples e que as interações sejam simples, a entrada de dados, por exemplo, é algo ruim no Google Calendar, no Keep e em outros apps. 2) A gerência deles pelo PC deveria ser mais fácil, simples e direta. 3) O Calendar é estruturado demais, o Keep não tem estrutura nenhuma. Falta um meio termo. 4) As notificações e widgets precisam melhorar, precisam ser mais claros, assim como os modos de visualização precisam ser menos engessados (no Calendar, no Keep é uma zona).

 

A idéia do caderno é legal de ver o resultado, mas fazer e manter atualizado é um porre. A tendência é que coisas sejam esquecidas, que falte espaço na página tal ou tal, que fiquem espaços em branco, coisas que mudam de dia vão precisar ser "riscadas". Uma reunião que muda 3x de horário, por exemplo, fodeu.

 

Alguns dos conceitos e a organização com uma estrutura mais flexível (que misture calendários, to-do list, coisas a lembrar, etc.) poderiam ser colocados em um app inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico.

Parece neura de gente doida, mas essas paradas funcionam muito pra quem se enquadra no perfil. Eu particularmente não consigo produzir, organizar ou planejar meu cotidiano sem o auxílio de listas e agendas, pra tudo. Odeio aplicativos, gosto do ato de escrever, realizar a tarefa, riscar da lista.

Meu método é muito simples, sempre coloco as coisas a serem feitas na agenda, bem como anotações. Contudo, notei que venho sendo indisciplinado desde que danifiquei a minha agenda. Logo, precisava de uma motivação pra retomar o hábito, vou testar esse esquema aí.

É só uma pena a porra dum Moleskine custar tão caro.

 

Tem uns que tem aqueles formatos clássicos de detetive de filme antigo, pro jornalista deve ser da hora demais pra anotar as ideias e tal. Mas tem os Cícero também. Eu acho caro 40 pilas numa "agenda", mas dei uma olhada na leitura esse fds e achei muito bem construído.

 

Boa, Matheus.

 

Eu já tentei com aplicativos na época de IF, funcionava pra lembrar de estudar e dos trabalhos, mas dava muito trabalho ficar atualizando o app. Esse ano eu consegui fazer uma "rotina" na mente até maio, quando larguei tudo e quis reformular ela completamente. Lá pro fim do mês eu devo começar a estabelecer uma de novo e vou tentar com algum tipo de caderno também, que é uma experiência nova pra mim.

 

Pra organizar a rotina de estudos e trabalhos acadêmicos é ótimo! Registrar quanto tempo meditou, quantas flexões fez, quotes bacanas, tudo! Te dá uma noção boa do que tem pendente antes de ficar passeando no youtube ou qualquer coisa que seja.

 

O problema dos apps é que eles não são práticos de usar. UX mal feita. Ninguém conseguiu fazer algo decente ainda. 1) É preciso algo simples e que as interações sejam simples, a entrada de dados, por exemplo, é algo ruim no Google Calendar, no Keep e em outros apps. 2) A gerência deles pelo PC deveria ser mais fácil, simples e direta. 3) O Calendar é estruturado demais, o Keep não tem estrutura nenhuma. Falta um meio termo. 4) As notificações e widgets precisam melhorar, precisam ser mais claros, assim como os modos de visualização precisam ser menos engessados (no Calendar, no Keep é uma zona).

 

A idéia do caderno é legal de ver o resultado, mas fazer e manter atualizado é um porre. A tendência é que coisas sejam esquecidas, que falte espaço na página tal ou tal, que fiquem espaços em branco, coisas que mudam de dia vão precisar ser "riscadas". Uma reunião que muda 3x de horário, por exemplo, fodeu.

 

Alguns dos conceitos e a organização com uma estrutura mais flexível (que misture calendários, to-do list, coisas a lembrar, etc.) poderiam ser colocados em um app inclusive.

 

Não acho um porre, não. É uma questão de hábito. Se todos os dias você para por 5 min, ou menos, pra pensar em tudo que tem pra fazer e constantemente faz uma releitura de tudo, sobretudo ao final do dia, você vê exatamente o que tá deixando pra trás e o contato constante coloca essas coisas todas na sua memória, a tendência é que você não se esqueça de nada. Faltar espaço numa página não é o problema, é possível continuar na seguinte. Eventualmente terá um pequeno espaço em branco em uma página quando a seguinte quebrar a sequência de dias do mês com uma lista. Faltariam e sobrariam espaços se você separasse um espaço lá na frente só pra listas, mas não é assim e o índice tá aí pra simplificar e dinamizar as coisas, dispondo tudo à medida em que aparecem.

 

Ao final do mês, revê-lo é uma tarefa de releitura que vai te dar uma visão geral bacana do que tem pra ser feito, reescrever em outra página e do que tem que ser riscado de vez. As coisas que mudam de dia não são riscadas, elas são transferidas, usa-se um bullet de seta para indicar. E bola pra frente! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Post-it, mural e uma cadernetinha. Tudo que eu preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já uso tenho algum tempo, só que eu tentava e misturava tudo. Agora só uso mesmo quando vejo que eu estou desorganizado. Método ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Pô, gostei do método, não conhecia. Na real pelo que eu entendi é uma "agenda" COMPLETAMENTE customizada pela própria pessoa, e fazendo isso de forma literal (escrevendo praticamente tudo). Além, claro, de te dar espaço pra colocar o que quiser ali (lista de compras, livros, etc), podendo organizar no índice depois.

 

-=-

 

Eu nunca fui de usar agenda e mt menos de fazer anotações desse tipo, mas tenho uma mania forte TOC com relação à organização das minhas coisas (físicas). Contudo, nunca usei agenda justamente por não ter essa mesma mania de organização dos meus pertences com minhas ideias e tarefas, sempre confiei na minha capacidade de memória, de lembrar depois algo que eu havia pensado antes, mas é óbvio que 80% das coisas se perdiam na minha mente mt fácil hahahaha. Mas aí vieram os smartphones e a facilidade de anotar as coisas, e eu acabei me inserindo um pouco nisso.

 

Atualmente eu uso o app Evernote pra fazer anotações básicas no celular, mas são beeeeem esporádicas. Não costumo fazer esse dia-a-dia que o autor da ideia sugere (até porque além de não ter o costume de passar para o papel, nem tenho taaaantas tarefas assim por dia, rs). Mas gostei da ideia justamente por exigir que a pessoa ESCREVA tudo nessa caderneta, e isso é algo que acaba te forçando tanto a memorizar o que tá sendo escrito quanto a separar um tempinho do seu dia pra se organizar, fixar boas ideias no papel e depois até se cobrar pra concluir o que foi planejado ali, por que não? É um estímulo a mais, com certeza.

 

Vendo as opções que o Matheus listou eu gostei desse aqui:

 

c3nya0C.jpgzCz6bN8.jpg

 

Não achei o valor caro, 40 dilmas acho até aceitável. Tô pensando em comprar até pra me forçar a começar a me organizar nesse sentido, nem que seja só pra algumas tarefas e fixar algumas ideias que passam pela minha cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, gostei do método, não conhecia. Na real pelo que eu entendi é uma "agenda" COMPLETAMENTE customizada pela própria pessoa, e fazendo isso de forma literal (escrevendo praticamente tudo). Além, claro, de te dar espaço pra colocar o que quiser ali (lista de compras, livros, etc), podendo organizar no índice depois.

 

-=-

 

Eu nunca fui de usar agenda e mt menos de fazer anotações desse tipo, mas tenho uma mania forte TOC com relação à organização das minhas coisas (físicas). Contudo, nunca usei agenda justamente por não ter essa mesma mania de organização dos meus pertences com minhas ideias e tarefas, sempre confiei na minha capacidade de memória, de lembrar depois algo que eu havia pensado antes, mas é óbvio que 80% das coisas se perdiam na minha mente mt fácil hahahaha. Mas aí vieram os smartphones e a facilidade de anotar as coisas, e eu acabei me inserindo um pouco nisso.

 

Atualmente eu uso o app Evernote pra fazer anotações básicas no celular, mas são beeeeem esporádicas. Não costumo fazer esse dia-a-dia que o autor da ideia sugere (até porque além de não ter o costume de passar para o papel, nem tenho taaaantas tarefas assim por dia, rs). Mas gostei da ideia justamente por exigir que a pessoa ESCREVA tudo nessa caderneta, e isso é algo que acaba te forçando tanto a memorizar o que tá sendo escrito quanto a separar um tempinho do seu dia pra se organizar, fixar boas ideias no papel e depois até se cobrar pra concluir o que foi planejado ali, por que não? É um estímulo a mais, com certeza.

 

Vendo as opções que o Matheus listou eu gostei desse aqui:

 

c3nya0C.jpgzCz6bN8.jpg

 

Não achei o valor caro, 40 dilmas acho até aceitável. Tô pensando em comprar até pra me forçar a começar a me organizar nesse sentido, nem que seja só pra algumas tarefas e fixar algumas ideias que passam pela minha cabeça.

 

É caro, mas se você for pensar que você vai guardar esses caderninhos todos ao longo dos anos, pre rever alguns pensamentos, ideias - empreendedoras ou não -, sonhos antigos, etc. acaba valendo a pena.

 

Esse pontilhado é o que ele sugere no segundo vídeo (não o da Cícero, embora seja a mesma coisa). Tanto o pontilhado quanto o quadriculado me atenderiam, hahaha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

É caro, mas se você for pensar que você vai guardar esses caderninhos todos ao longo dos anos, pre rever alguns pensamentos, ideias - empreendedoras ou não -, sonhos antigos, etc. acaba valendo a pena. Esse pontilhado é o que ele sugere no segundo vídeo (não o da Cícero, embora seja a mesma coisa). Tanto o pontilhado quanto o quadriculado me atenderiam, hahaha. 

 

Sim, e além de poder guardar (como você citou), é algo que se você não quiser tocar a ideia adiante, pode ainda ficar como um caderninho de anotações normal e tals, ou seja, não é dinheiro perdido. Quanto ao pontilhado, eu achei ele mais suave do que o quadriculado, que dá um ar mais de "cálculo" pra coisa, se é que você me entende hahahaha.

 

 

 

p.s: mandei um e-mail pra loja do Cícero pra saber se eles possuem loja física aqui em Campinas. Ainda não me responderam. Fiz isso porque achei salgado o valor do frete pra comprar via online (algo em torno de 17 reais, salgado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, e além de poder guardar (como você citou), é algo que se você não quiser tocar a ideia adiante, pode ainda ficar como um caderninho de anotações normal e tals, ou seja, não é dinheiro perdido. Quanto ao pontilhado, eu achei ele mais suave do que o quadriculado, que dá um ar mais de "cálculo" pra coisa, se é que você me entende hahahaha.

 

 

 

p.s: mandei um e-mail pra loja do Cícero pra saber se eles possuem loja física aqui em Campinas. Ainda não me responderam. Fiz isso porque achei salgado o valor do frete pra comprar via online (algo em torno de 17 reais, salgado).

 

A questão é: um caderninho normal de anotações requer menos de 10% do esforço (financeiro), porque fazer mais esforço? A beleza de um caderno pode não valer 10x mais. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Decidi dar uma chance ao Google Keep. Ainda acho que tem muitas limitações (como na relação dele com o calendário e na capacidade de ordenar tarefas), mas talvez seja melhor que nada. Ando esquecendo de muita coisa, a idade é foda hahaha.

 

Nesse meio tempo vou mandando feedback ao Google e vamos ver o que rola :P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Eu já acho o Keep simplista demais, por isso quando preciso anotar algo no celular uso o Evernote, mais "parrudo" digamos assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já acho o Keep simplista demais, por isso quando preciso anotar algo no celular uso o Evernote, mais "parrudo" digamos assim.

 

Vou dar uma olhada no Evernote Web! Tinha esquecido dele!

Eu testei o Any.DO, mas não gostei, muito limitado e versão Web irritantemente lenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até hoje não tive paciência pra aprender a mexer no Evernote. Acho que quanto mais parrudo, mais dá preguiça de fazer e organizar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...