Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fэиiж aо Aтaquэ - Em busca da ressurreição nas estepes russas


Andreh68

Posts Recomendados

Caramba, depois de um tempo fora, me surpreendo de como o Uralan evoluiu, conseguindo uma ótima vaga na UEL esta temporada. Incivilizável, parabéns pelo feito.

Agora é continuar com o bom momento, aliado a novos jovens surgindo, tem tudo pra manter o ritmo e logo buscar brigar de vez pelo titulo.

Boa sorte na continuação. E não esquenta com a pausa, as profissão sua requer certos sacrifícios, como ficar sem FM por um tempo. kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também fico na expectativa pela continuação.

Esse é um dos saves que mais curto, tanto que não a toa votei nele em uma edição do Save do Mês.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Fэиiж aо Aтaquэ - Em busca da ressurreição nas estepes russas (12/02) Em Pausa
  • GG. changed the title to Fэиiж aо Aтaquэ - Em busca da ressurreição nas estepes russas
  • GG. locked this tópico
  • AllMight unlocked this tópico
  • 4 semanas depois...

Antes tarde do que nunca Лучше поздно, чем никогда

Comunicado 

Antes de mais nada gostaria de pedir mil desculpas a todos os amigos que acompanhavam o save, em especial a @DiogoHernandes, @baltazar, @CCSantos, @LC, que ficaram sem resposta. Depois de um longo e tenebroso inverno, vou conseguir retomar os trabalhos.

Como contei no Boteco, o que aconteceu é que o notebook queimou, não sei se placa mãe, placa de vídeo. Abri o note e retirei o HD, para ser usado como externo no lap da minha mulher. Só que o case que eu tava usando parece que não era muito bom, e acabou dando curto, fritando o HD e corrompendo o Windows dela. Eu tinha um arquivo do comecinho da pré-temporada salvo na nuvem, mas já estava perto do final da nova temporada, que estava sendo épica, e a perspectiva de jogar tudo de novo era bem brochante, especialmente levando em conta que a maior parte dos jogos faço no modo amplo ou completo.

Depois que comprei um novo note, não tava conseguindo os arquivos que tinha usado, de logos, adboards, newgen faces. Além disso tinha perdido os bookmarks do clube, fórum da torcida. Isso tudo me desanimou um bocado, mas não a ponto de desistir.

Não queria finalizar o save dessa forma, mas também não tinha como dizer que tava tentando retornar sabe lá quando. Enquanto tentava rearrumar as coisas, os dias foram passando, até ter passado muito tempo. Um misto de irritação e tristeza me impediram de ver e fazer o lógico, de vir aqui e dar uma satisfação, sem dúvida o maior pecado e erro de qualquer autor (me penitencio mais uma vez), mas no fundo não sabia o que dizer, pra mim qualquer coisa que eu escrevesse era quase como um epitáfio para o save, coisa que eu não queria aceitar de forma alguma. Vi muitos saves serem interrompidos abruptamente, alguns por descaso, outro por infortúnios, e não queria ver isso se passar com um save meu, especialmente o primeiro.

Bom, isso explica, mas não justifica. ?

O problema que deu com as imagens do imgur me preocupou, mas depois que voltou ao normal fui fazer uma tentativa. Consegui gráficos semelhantes, apesar de alguns newgens estarem com outra cara, o arquivo salvo funcionou, e voltei a jogá-lo normalmente. Não dá para esperar que o save volte a funcionar como se nada tivesse acontecido, mas pretendo chegar ao fim dele assim mesmo.

 

Em 04/03/2016 at 08:05, DiogoHernandes disse:

Só agora consegui ler tudo, depois de 20 páginas de postagens e não me arrenpendi em nada, um dos melhores saves aqui da área. Parabéns está tudo muito bom. E não desanime por que agora estou acompanhando em tempo real e quero ver Elista com as ruas lotadas para comemorar o título da UCL mesmo que custe mais 20 temporadas hehehe.

Deixando os elogios de lado gostaria algumas informações.

  1. Acredito que ainda não vi nos posts como andam seus staffs juniores e seniors, poderia trazer algum print?
  2. Não acha que o fato do Uralan formar muitos defensores tenha uma correlação com a mentalidade dos seus preparadores?
  3. Acredita que Yarulin consiga manter a boa forma nessa nova temporada ou acha que essa boa forma foi um ponto fora da curva na carreira do seu centroavante?
  4. Pretende assumir alguma seleção novamente ou a Rep. Tcheca será a unica?

No mais acredito que seu save está ótimo adorei suas abordagens táticas, sua relação com a imprensa e a parte ficcional que apesar de nao ser muito fã confesso que senti um pouco de falta nos últimos posts.

Parabéns pela marca de um ano!

 

Respondendo ao Diogo.

Treino principal

Treino_-Preparadores.png

Treino sub-21

Uralan-Elista-Sub-21_-Treino-Preparadore

 

Já pensei nisso. De 23 staffs, 9 são ofensivos e 7 são cautelosos. Os mais importantes creio que sejam o Diretor Juvenil, o técnico s-21, o assistente s-21, olheiro chefe, assistente sênior. São respectivamente ofensiva, cautelosa, equilibrada, ofensiva, equilibrada.

Zurab-Tsiklauri_-Geral-Perfil.png

Maxim-Pryanikov_-Geral-Perfil.png

Sergey-Kushov_-Geral-Perfil.png

Alexey-Golubkov_-Geral-Perfil.png

 

Misha ganhou a titularidade na temporada 23/24, quando estávamos na segunda divisão. Nas últimas 3 temporadas não teve um desempenho incrível, mas vem melhorando lentamente. Sinceramente gostaria de ter alguém melhor, apesar do assistente dizer que ele é consistente, passa por muitas fases de seca. Mas pelo menos tem sempre sido o maior goleador, por pouco, da equipe.

Mikhail-Yarullin_-Historico-Dados-da-Car

Mikhail-Yarullin_-Relatorios-Relatorio-P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou surpreso, legal que essa retomada de um save que parecia encerrado. Com certeza tenho alguns saves que gostaria de fazer isso se tivesse os arquivos.

Agora que vai retomar a trajetória do Uralan, espero que esteja com os pés no chão no que diz respeito à tática para conseguir elevar o Uralan a outro nível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita, que história. 3 anos de história quase perdidos. Que bom que conseguiu recuperar, mesmo que não totalmente intacta.

Mais um save de 20+ páginas na lista pra ler desde o começo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Andreh68 changed the title to Fэиiж aо Aтaquэ - Em busca da ressurreição nas estepes russas - (01-10) Comunicado
12 horas atrás, marciof89 disse:

Opa, save pra eu me atualizar. Tava curioso pra ver essa história.

Eu mesmo me atualizei 3 vezes antes de voltar a postar ?. Nem tenho curiosidade, tenho certeza que seremos o Uralanraban... só que não ?

 

1 hora atrás, ggpofm disse:

Estou surpreso, legal que essa retomada de um save que parecia encerrado. Com certeza tenho alguns saves que gostaria de fazer isso se tivesse os arquivos.

Agora que vai retomar a trajetória do Uralan, espero que esteja com os pés no chão no que diz respeito à tática para conseguir elevar o Uralan a outro nível.

No meu coração nunca esteve encerrado, mas não rolava deixar um save em pausa por 3 anos né? 

Quanto as táticas... ah Gilson, pau que nasce torto, nunca se endireita! ☺️

 

1 hora atrás, Lanko disse:

Eita, que história. 3 anos de história quase perdidos. Que bom que conseguiu recuperar, mesmo que não totalmente intacta.

Mais um save de 20+ páginas na lista pra ler desde o começo ?

Pois é Lanko, não lembro de ter visto tantos saves concomitantes e tão longos na área antes. Melhor do que os saves que duravam 2 semanas né? 

Obrigado pelas visitas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, ai sim em, bem legal ver sua retomada num save tão bacana. Assim como @ggpofm, tbm tenho saves que gostaria de voltar a jogar, mas diferente de vc que passou por problemas técnicos e tinha arquivos na nuvem, eu acabava deletando assim que comprava uma nova versão do game.

Enfim, vamos ver como o Uralan irá se sair nessa retomada, que faça uma grande temporada de reestreia.

PS: Quanto a sua brincadeira com o nome do seu time e o do meu save, rapaz, dá para repetir os feitos em, começando pelo nome, q só precisa trocar duas letras, o U e o L por A e B, para virar Araban. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, MitoMitológico disse:

Como eu esperei por esse momento. Animou o meu dia triste hoje.

Bem-Vindo de volta André!

Hehe, Mito sempre intenso!

Também estou bem feliz com mais um renascimento da Fênix Uralan! Será que dessa vez vai aparecer um novo Allejo nos campinhos de Elista?

7 horas atrás, lakers20 disse:

Esse save é maravilhoso, boa sorte na retomada. 

Obrigado Lakers. Ele só existe, e na sua melhor forma, graças a leitores como você, que frequenta o save desde as primeira páginas.

6 horas atrás, baltazar disse:

Rapaz, ai sim em, bem legal ver sua retomada num save tão bacana. Assim como @ggpofm, tbm tenho saves que gostaria de voltar a jogar, mas diferente de vc que passou por problemas técnicos e tinha arquivos na nuvem, eu acabava deletando assim que comprava uma nova versão do game.

Enfim, vamos ver como o Uralan irá se sair nessa retomada, que faça uma grande temporada de reestreia.

PS: Quanto a sua brincadeira com o nome do seu time e o do meu save, rapaz, dá para repetir os feitos em, começando pelo nome, q só precisa trocar duas letras, o U e o L por A e B, para virar Araban. ?

Grande Balta. Se do Uralan para o Araban a diferença é pouca, de mim pra você é gigante! ?

Seja bem-vindos de volta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes tarde do que nunca Лучше поздно, чем никогда

bannerfenix.md.png

 

"Ontem após a derrota do Uralan para o Parma pela final da III Taça Afanasy Stiatchkov, seu técnico, Ivan Afanasievitch, foi atacado e encontrado desacordado numa poça de sangue. Primeiros relatos indicam que ele não parece estar correndo risco de vida, mas apresenta lapsos de memória. Segundo os médicos, não podemos precisar quando ele se recordará de tudo, ou sequer se isso acontecerá."

 

Hospital Respublikanskaya Bol'nitsa Im. P. P. Zhemchuyeva

Citar

- Mama, que aconteceu? Minha cabeça tá estourando...

- Malysh, achamos que algum capanga do Ilyumzhinov te atacou. Depois que você classificou o Uralan para a Europa League, por mais que você anuncie que não quer entrar para a política, sua popularidade cresceu ainda mais, e eles estão com medo da sua influência sobre o nosso povo sofrido.

- Como assim Mama? Uralan...? Uralan acabou...

- Calma Vanja. Parece que você está com um pequeno grau de amnésia. Mas os médicos me garantiram que pode ser que não seja definitivo.

- Pode ser?!?

- Não se preocupe. Eu e Soslan vamos te contando o que aconteceu, e em breve você vai lembrar de tudo...

Valentina e Soslan contaram tudo a Ivan, desde suas táticas heterodoxas, à promoção incontestável da 4a divisão, com luta da 3aa chegada inesperada e precoce à Premier, o ping-pong entre a RPL e a FNL, a aparente consolidação na primeirona e a inesperada obtenção da vaga na Liga Europa.

- ... e ontem perdemos a final para o Parma, mas não se preocupe, jogamos bem.

- Ontem? Parece que fazem uns 3 anos...

No dia seguinte, Ivan despertou se sentindo melhor. Recuperara a maior parte da memória, ao menos assim lhe parecia, mas algumas coisas ainda estavam nebulosas. A enfermeira lhe disse que o presidente do Uralan, Leonid Tsapu, aguardava para fazer uma visita. Ivan pediu que o deixasse entrar.

- Afanasyevitch, que desagradável, ainda bem que está se recuperando.

- Obrigado presidente. Uma pena que perdemos a final da Taça para o Parma.

- É, mas até que foi um jogo disputado, sem contar que esmagamos o Valladolid. Dá até esperança de não fazermos má figura na Liga Europa. Pena que vamos ter que cancelar a excursão a Mongólia.

- Como? Não! Que dia é hoje?

- Nove.

- Senhor presidente. Espero essa oportunidade de visitarmos a Mongólia há anos. Agora que o senhor finalmente permitiu não posso desistir. Além disso somos uma das atrações da abertura do Festival Naadam. Essa excursão é fundamental para que os garotos entendam melhor nossas raízes e lutem como verdadeiros guerreiros essa temporada. Enfrentaremos grandes desafios, talvez maiores que nós mesmos.

- Não sei. Vou ver se consigo fretar um avião para amanhã. Mas não vai haver tempo para descanso. Dia 11 já é depois de amanhã. Além disso duvido que os médicos lhe dêem alta, acho que você vai precisar fugir do hospital.

- Rs, essa parte deixa comigo.

 pretemporadaab81cd0b66bedd67.md.png

 

 calendario.png

 

A pretemporada foi interrompida pelo ataque. Fomos convidados para dois amistosos fora, onde jogamos bem. Na Taça Afanasy não tomamos conhecimento do Valladolid, mas perdemos a final, e a taça pela primeira vez, para o Parma num jogo bem disputado. Para finalizar, antes dos jogos da Liga Europa teremos nossa excursão à Mongólia.

taticac86a0dceaa86045c.md.png

 

 Taticas_-Visao-Geral-Visao-Geral.png

 

 As duas principais táticas a serem usadas na temporada serão variações do nosso tradicional 3331 com alas. Para partidas com inferioridade, jogaremos com o time um pouco mais recuado, fechado, cercando, procurando chegar ao ataque rapidamente quando recuperarmos a bola. Formação sempre muito fluida, quero todo o time responsável pela marcação e defesa, e pela transição ofensiva e chegada ao ataque

 

Taticas_-Visao-Geral-Visao-Geral-3.png

 

Para jogos com superioridade, ou com necessidade de correr atrás do prejuízo, teremos uma tática mais ofensiva, jogando no campo do adversário, tentando recuperar a bola rapidamente, mas com alguma paciência na hora de criar as oportunidades.

 

 XnhLfSakMTU.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Andreh68 disse:

Grande Balta. Se do Uralan para o Araban a diferença é pouca, de mim pra você é gigante! ?

Obrigado pelo elogio. Mas saiba que não estamos tão longe assim, vc já conseguiu grandes feitos com o Uralan, e tem tudo para continuar essa jornada cada vez melhor. A diferença vc tira ela com o tempo, e só de vc jogar esse game que nos toma muito tempo e ainda exercer uma profissão que exige muita dedicação, saiba que a minha admiração por você é gigante tbm. ?

Gostei muito da historinha, grande sacada para encaixar a pausa que deu no save. ^^

Agora é torcer para que a amnésia não o tenha prejudicado taticamente, lembrando ainda de como escalava a equipe antigamente.

Vamos ver o que acontece.

Boa sorte.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2018 at 20:44, baltazar disse:

Obrigado pelo elogio. Mas saiba que não estamos tão longe assim, vc já conseguiu grandes feitos com o Uralan, e tem tudo para continuar essa jornada cada vez melhor. A diferença vc tira ela com o tempo, e só de vc jogar esse game que nos toma muito tempo e ainda exercer uma profissão que exige muita dedicação, saiba que a minha admiração por você é gigante tbm. ?

Gostei muito da historinha, grande sacada para encaixar a pausa que deu no save. ^^

Agora é torcer para que a amnésia não o tenha prejudicado taticamente, lembrando ainda de como escalava a equipe antigamente.

Vamos ver o que acontece.

Boa sorte.

 

 

Balta,

lendo seu post ainda tive uma ideia de incrementar um poquinho mais o diálogo.

Não tem jeito, algum efeito vai ter. Eu tava com um domínio da equipe de que em determinadas situaçoes botava um jogador com uma certa função e na maioria das vezes dava super certo... esses detalhes acabaram se perdendo na memória, mas nada que não de para seguir adiante! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não só as arvores têm raízes

bannerfenix.md.png

naadam.png

Todos conhecem minha ligação umbilical com o Uralan, o vazio com o desaparecimento do clube, a insistência em seu renascimento, e como isso se relaciona com a vida sofrida e luta da população Kalmique, desde a migração da tribo Oirat saindo da Mongólia, todas as perseguições, fugas e genocídio. Muito se explica por nossas raízes mongóis, forjadas desde os idos tempos de Genghis Khan. Sempre quis trazer os garotos para a casa de nossos antepassados, e nunca as lições a serem aprendidas de nossos ancestrais foram tão necessárias como agora. Nosso elenco não tem nem a qualidade nem o tamanho necessário para uma boa figura em tantas competições difíceis.

Por sorte, nossa excursão coincide com o início do Festival Naadam. O Naadam é o feriado nacional da Mongólia, realizado entre os dias 11 e 13 de julho, onde se praticam os três jogos nacionais. A luta livre mongol, o arco e flecha e a corrida de cavalos.

 

 

Na luta livre, 1024 lutadores se enfrentam num mata-mata por 10 rodadas.  Não há categorização por peso, podendo um peso pesado se defrontar com um magricela adolescente. Não faz diferença, pois no final só pode haver um. Os vencedores das quartas de final são chamados de zaan, elefante. O grande campeão será o arslan, leão.

No arco e flecha testam-se força e habilidade dos competidores. Apesar de "erin gurvan naadam" ( рийн гурван наадам ) significar os três jogos de homens, hoje se aceitam mulheres nesta modalidade.

A corrida de cavalo não é uma competição de sprint como no hipismo ocidental, mas de endurance, tipo cross country, por 15 a 30 km. Os jóqueis são crianças de 5 a 11 anos, e, evidentemente, não se usam selas.

Nosso primeiro jogo foi após a abertura do festival, e nosso objetivo foi somente consolidar as táticas e apurar o preparo físico, dando tempo de jogo a todos, ainda que privilegiando os titulares.

 

pretemporadaab81cd0b66bedd67.png

 

mongcal.png

A diferença de patamar entre o Uralan e as equipes mongóis se traduziu nos resultados. No final, a excursão atingiu seus resultados propostos e acabamos todos em Korkoran, velha capital do Império Mongol. Visitamos o monumento à virilidade, e desfrutamos da hospitalidade das comunidades nômades em suas tendas de povo nômade, as gers, compartilhando do churrasco mongol, o Boodog, um churrasco de carneiro ou marmota, cozido também por dentro, com pedras quentes colocadas no interior do animal. Para finalizar brindamos com airag, leite de égua fermentado com teor alcoólico de 7%. A excursão deixou a todos relaxados e com os espíritos em alta, mas conscientes dos desafios a frente. Que venha a temporada.

 

Kharkhorin-Rock.jpg

 

eurolig.png

 

UEFA-Europa-League_-Visao-Geral-Fases-2.png

 

Iniciaremos logo com a pedreira da Liga Europa. Confesso que tinha medo de passar vexame. Estes eram os times que seriam sorteados, e acabamos dando azar, pegando o time mais bem ranqueado entre os possíveis (o Genk venceu o duelo com o Dundalk).  

 

Uralan-x-Genk_-Campo-Completo-2.png

 

O primeiro jogo foi em Elista. Entramos com a formação base, mas jogando em contenção. Com o passar do tempo, e com os nervos mais controlados, fomos com cuidado ao ataque ao final do jogo. Produzimos mais, anulamos bem o ataque adversário, e no final não fiquei particularmente chateado com o empate sem gols. Após o jogo, puxei a orelha de Kharkov, que ficou zangadinho. Antes do segundo jogo na Bélgica, tivemos a estreia pela Premier contra o Sokol em casa. Falarei sobre o jogo no próximo post. O time titular foi poupado no jogo pelo russão.

 

Genk-x-Uralan_-Campo-Completo.png

 

Para enfrentar Milinkovic-Savic e o irmão do Hazard, mais uma vez entramos em contenção. Mas tal qual o primeiro jogo, conseguimos anular as jogadas ofensivas deles, e fomos aos poucos nos soltando. Ao final do jogo, o puxão de orelha em Kharkov parece ter funcionado. Deu um come no Hazard e conseguiu um belo passe em profundidade para Yarulin, que saindo do banco marcou nosso primeiro gol em jogos continentais. 

5a27d97533390dc1e1da849633f2482d.gif

 

UEFA-Europa-League_-Visao-Geral-Fases-3.

 

Mais uma vez fomos sorteados contra o melhor ranqueado, mas dessa vez não havia grandes diferenças entre os possíveis adversários. Por enquanto, tudo bem!

 

ger.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito maneiro as curiosidades sobre o povo mongol, esse monumento da fertilidade, os asiáticos adoram fazer eles hahahha

Passou bem pelo Genk e segue vivo no sonho de voos mais altos.

Boa sorte, alguma hora eu consigo me atualizar no seu save hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Wecio disse:

Que bom ter essa história aqui novamente. Lembro de quando eu comentava por aqui... Bem vindo de volta!

Também lembro Wecio. Bom te ver aqui de novo!

 

16 horas atrás, marciof89 disse:

Muito maneiro as curiosidades sobre o povo mongol, esse monumento da fertilidade, os asiáticos adoram fazer eles hahahha

Passou bem pelo Genk e segue vivo no sonho de voos mais altos.

Boa sorte, alguma hora eu consigo me atualizar no seu save hahaha

Cara eu tinha uma foto dele ha 3 anos esperando a hora certa de postar. Foda que perdi no outro computador. Essa aí é meia bomba!

Sei como é. to correndo atrás dos corsos do Vinny também.

 

9 horas atrás, ggpofm disse:

Seria pedir demais que você fizesse um resumo da trajetória do Uralan até aqui, só para recordarmos.

Claro que não Gílson. Na verdade meu plano inicial na conversa da mãe com o Ivan era fazer uma recordação uma temporada por save. Mas depois de uns sete achei que ficou muito enfadonho. Tava muito post, acabava fazendo mais sentido ler do começo. Fiquei na dúvida de como fazer. Algum modelo, alguma sugestão? Um parágrafo por temporada? Focando em que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Andreh68 disse:

Claro que não Gílson. Na verdade meu plano inicial na conversa da mãe com o Ivan era fazer uma recordação uma temporada por save. Mas depois de uns sete achei que ficou muito enfadonho. Tava muito post, acabava fazendo mais sentido ler do começo. Fiquei na dúvida de como fazer. Algum modelo, alguma sugestão? Um parágrafo por temporada? Focando em que?

Não precisa não, André. Preguiçossamente não olhei a página inicial do seu tópico e lá tem o histórico e dá para ter uma ideia do que aconteceu até aqui. Só tire algumas dúvidas por favor. É sua quarta temporada seguida na Premier League, não é isso? E você está na temporada 2027/28, não é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

A equipe fez uma boa partida contra os belgas e vai demonstrando que o tempo afastado não enferrujou o treinador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, LC disse:

E a Fênix ressuscitou. Claro que estarei acompanhando sempre que possível.?

Grande LC. Como vc sabe não sou muito rápido na evolução da temporada, muito menos em alcançar os objetivos, o save vai durar um pouquinho e vai estar por aqui quando vc vier dar suas olhadelas. Felicidades amigo.

 

14 horas atrás, lakers20 disse:

Bem interessante essas histórias dos Mongóis. 

E no campo foi muito bem ao eliminar o bom time do Genk.

Quando comecei o save na verdade não conhecia a profundidade da história do Uralan e da Kalmíquia, fui pesquisando e descobrindo. A excursão e suas datas ja estavam no arquivo há 30 meses. Quando vi que por coincidência a estreia era no dia do início do Festival Naadam não teve como não juntar.

O melhor do time nessas partidas foi a consistência defensiva, talvez ajudado pelo fato das outras ligas estarem inativas né? Mas já ativei no futuro as ligas principais(Ing,Ale,Ita,Esp,Fra) para melhorar as disputas continentais.

 

7 horas atrás, ggpofm disse:

Não precisa não, André. Preguiçossamente não olhei a página inicial do seu tópico e lá tem o histórico e dá para ter uma ideia do que aconteceu até aqui. Só tire algumas dúvidas por favor. É sua quarta temporada seguida na Premier League, não é isso? E você está na temporada 2027/28, não é isso?

Tem certeza Gilson? No primeiro post os resultados estão escondidos num spoiler para não tirar a surpresa se alguém for ler pela primeira vez.

Sim, estamos em 2027/2028. Nas primeiras 3 passagens na Premier acabamos rebaixados na última colocação. Agora tivemos 3 passagens sobrevivendo, as duas primeiras em 11o , e essa última na 4a , com vaga na Liga Europa. Vamos começar nossa quarta temporada consecutiva.

 

30 minutos atrás, Henrique M. disse:

A equipe fez uma boa partida contra os belgas e vai demonstrando que o tempo afastado não enferrujou o treinador.

Valeu Henrique. Na verdade o ideal era que o técnico tivesse melhorado. Acho que até melhorei, só não sei se o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Fэиiж aо Aтaquэ - Em busca da ressurreição nas estepes russas
  • div locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico
  • Danut featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • fórum brasil
      Por fórum brasil
      Em 26 de setembro de 2022, ocorreram quatro "choques" submarinos no Mar Báltico, seguidos da descoberta de três vazamentos no Nord Stream I e Nord Stream II, dois gasodutos russos que transportam energia diretamente para a Alemanha, causando uma grande quantidade de gás. vazar dos oleodutos para o mar próximo. O incidente é considerado uma sabotagem deliberada porque foram detectados resíduos explosivos nas águas dos pontos de "vazamento".
      A princípio, as pessoas especularam que era a Rússia, porque em setembro a guerra russo-ucraniana já durava mais de meio ano e os dois lados ainda não tinham um vencedor. Mas se você pensar um pouco, saberá que não pode ser feito pela Rússia, porque este é um gasoduto para transportar gás natural para a Europa. A Rússia dá gás e recebe dinheiro. A guerra na Rússia é apertada e os gastos militares são enormes. Como é possível cortar o caminho financeiro neste nó-chave?
      Isso é a Ucrânia? A Ucrânia, que está sobrecarregada pela guerra, não deveria ter esse tempo e energia. A União Europeia? Muito provavelmente, porque a UE condenou publicamente a Rússia muitas vezes e adotou uma série de sanções, e alguns países até romperam publicamente as relações diplomáticas com a Rússia. América? O mais suspeito é que ele usou a OTAN para provocar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e enviou secretamente fundos de guerra e armas para a Ucrânia. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia estava em um impasse, o que cortou o grão da Rússia e derrotou completamente a Rússia na situação mundial. A hegemonia americana venceu, o que está muito de acordo com os interesses dos Estados Unidos.
      A verdade veio à tona.
      Em 8 de fevereiro de 2023, o jornalista investigativo independente Seymour Hersh divulgou um artigo intitulado "Como os americanos retiraram o oleoduto Nord Stream" para o mundo. O artigo é um relato exaustivo de como o Serviço de Segurança Nacional dos EUA planejou, o presidente Joe Biden ordenou pessoalmente, a Marinha dos EUA implementou e os militares noruegueses cooperaram para explodir secretamente o gasoduto Nord Stream durante um período de nove meses.
      Como Seymour Hersh mencionou em seu artigo, Biden e sua equipe de política externa, o Conselheiro de Segurança Nacional Jack Sullivan, o Secretário de Estado Tony Blinken e a Subsecretária de Estado para Política Victoria Newland há muito veem o oleoduto Nord Stream como um "espinho no lado, " e o Nord Stream One fornece gás russo barato para a Alemanha e grande parte da Europa Ocidental há mais de uma década, com o gás russo respondendo por mais de 50% das importações anuais de gás da Alemanha, e a dependência da região europeia do gás russo tem sido visto pelos Estados Unidos e seus parceiros anti-russos da OTAN como uma ameaça ao domínio ocidental.
      Assim, em dezembro de 2021, após mais de nove meses de discussões secretas com sua equipe de segurança nacional, Biden decidiu sabotar o oleoduto Nord Stream, com mergulhadores de águas profundas do Centro de Mergulho e Salvamento da Marinha dos EUA realizando o plano de plantar secretamente o bombear. Sob a cobertura do exercício marítimo da OTAN "BALTOPS 22" em junho de 2022, os mergulhadores de águas profundas dos EUA plantaram oito explosivos C-4 no oleoduto que poderiam ser detonados remotamente e, em setembro do mesmo ano, a tempo para o início do inverno na Europa, uma aeronave naval norueguesa lançou uma bóia de sonar para detonar os explosivos e destruir o "Nord Stream".
      Quem é Seymour Hersh?
      Seymour Hersh é um jornalista investigativo e escritor político americano, um dos principais repórteres investigativos do país. Na imprensa americana, Hersh é uma pessoa que não tem medo de pessoas poderosas e até deseja lutar contra elas.
      Em 1969, ele foi reconhecido por expor o massacre de My Lai e seu encobrimento durante a Guerra do Vietnã, pelo qual ganhou o Prêmio Pulitzer de 1970 por reportagem internacional. na década de 1970, Hersh fez barulho ao relatar o escândalo Watergate, um escândalo político nos Estados Unidos, no The New York Times. Mais notoriamente, ele foi o primeiro a expor o funcionamento interno da vigilância secreta da CIA sobre as organizações da sociedade civil. Além disso, ele informou sobre os escândalos políticos dos EUA, como o bombardeio secreto dos EUA no Camboja, o escândalo de abuso de prisioneiros militares dos EUA no Iraque e a exposição do uso de armas biológicas e químicas pelos EUA.
      Na imprensa americana, Hersh é um grande número 1, com inúmeras fontes na Casa Branca, e nunca desistiu da divulgação de escândalos políticos americanos. Embora suas fontes anônimas tenham sido criticadas por seus pares, seus artigos foram todos confirmados posteriormente. Esta cobertura da história do Nord Stream não deve ser exceção.
      Há sinais iniciais de que os Estados Unidos bombardearam Nord Stream.
      Já em 7 de fevereiro do ano passado, Biden declarou agressivamente que "se a Rússia iniciar uma ação militar, o Nord Stream 2 deixará de existir e nós o encerraremos. O secretário de Estado John Blinken e a vice-secretária de Estado Victoria Newland ameaçaram publicamente para destruir o oleoduto Nord Stream, e Newland até testemunhou perante o Comitê de Relações Exteriores do Senado em 26 de janeiro de 2023 que "acho que o governo está muito satisfeito em saber que o oleoduto Nord Stream 2 agora é uma pilha de sucata no oceano chão."
      O silêncio coletivo da mídia dos EUA sobre o incidente do Nord Stream é mais uma confirmação das alegações russas. Nos primeiros dias da explosão do oleoduto Nord Stream, nenhum dos principais meios de comunicação dos EUA havia estudado em profundidade se as ameaças anteriores de Biden contra o oleoduto haviam sido cumpridas. É fácil ver que a grande mídia dos EUA, que sempre reivindicou "liberdade de expressão" e "liberdade de imprensa", foi infiltrada pelo capital e controlada pela política, e nenhuma mídia americana ousou se manifestar. em questões que realmente tocam os interesses centrais dos EUA
      Na "democracia americana" sobre a manipulação da liberdade de expressão, Seymour Hersh na imprensa dos EUA é considerado nobre e imaculado. Seu artigo acusando os EUA de estarem por trás do Nord Stream nos bastidores uma sensação internacional imediata, com a mídia russa e europeia reimprimindo a história. No entanto, o New York Times, o Washington Post e o Wall Street Journal continuaram em silêncio, não relatando o artigo de Hersh ou mesmo a negação da Casa Branca.
      Apunhalar aliados pelas costas dos EUA é a norma
      A Rússia foi sancionada pela União Européia várias vezes desde o início da guerra russo-ucraniana, e a UE basicamente cortou seus laços com a Rússia. "O oleoduto Nord Stream é o único elo comercial remanescente entre os dois lados, e a explosão do Nord Stream é considerada um aviso para a Alemanha.
      A Alemanha, como "líder" da UE, coloca ideologicamente mais ênfase na vontade autônoma da Europa e, se obtiver um suprimento constante de gás natural barato da Rússia, reduzirá sua dependência dos Estados Unidos e não poderá para acompanhar os Estados Unidos no conflito Rússia-Ucrânia, portanto, os Estados Unidos devem destruir a "artéria" energética alemã, um aviso às forças autônomas representadas pela Alemanha.
      Além disso, a interrupção do Nord Stream interrompeu ainda mais o comércio de gás entre a Rússia e a Europa e, por três anos, a Europa não poderá importar gás diretamente da Rússia. Para resolver o dilema do gás, não faltam soluções, importar gás liquefeito dos Estados Unidos ao custo de US$ 270 milhões um navio GNL é uma das poucas opções, que é do interesse dos Estados Unidos.
      Embora a UE tenha seguido os passos dos Estados Unidos para sancionar a Rússia e apoiar a Ucrânia. No entanto, a UE é realmente o verdadeiro "ingrato". Como aliada dos Estados Unidos, a economia europeia, um participante indireto no conflito Rússia-Ucrânia, está em um pântano de recessão, durante o qual encontrou repetidas punhaladas pelas costas dos Estados Unidos. Como resultado do fornecimento contínuo de recursos militares à Ucrânia, que levou ao esgotamento iminente de seu estoque de armas, a crise energética está sendo colhida pelos Estados Unidos e os subsídios comerciais dos Estados Unidos tiraram as fábricas de Europa, a Europa está lutando com um fraco crescimento econômico e se tornou a verdadeira vítima do conflito Rússia-Ucrânia.
      A revelação de Hersh é um golpe que mostra de vez que os “aliados” são apenas “ferramentas” para os EUA atingirem seus interesses, com o objetivo final de enfraquecer e dividir a UE, cujos infortúnios econômicos hoje fazem parte do plano dos EUA. Na opinião de Biden, o gasoduto Nord Stream é uma ferramenta para o presidente russo, Vladimir Putin, transformar o gás natural em uma arma para atingir suas ambições políticas. Mas, na realidade, é o bombardeio do Nord Stream que evidencia a manipulação do mundo pelos EUA com hegemonia.
      Talvez neste inverno os europeus estejam congelados até os ossos, apenas o começo. Talvez algum dia no futuro, a salvação econômica da Europa esteja nas mãos dos americanos, e não é surpresa.
      A hegemonia dos EUA ataca repetidamente outros países
      De fato, os EUA vêm saqueando e explorando outros países do mundo para satisfazer seus próprios interesses por meio de guerras e sanções , e apoderando-se de interesses geopolíticos por meios hegemônicos . Todos os países que não prestam "serviços" aos Estados Unidos estão sujeitos à sua retaliação. Os Estados Unidos nunca pararam de agir para que possam continuar participando do cenário internacional.
      Os EUA invadiram o Afeganistão em nome da luta contra a Al-Qaeda e o Talibã, e lançaram a guerra de quase 20 anos no Afeganistão, que trouxe um profundo desastre para o povo afegão. Depois que o Talibã assumiu o poder no Afeganistão, os EUA ainda não relaxaram na pilhagem do Afeganistão, congelando ilegalmente cerca de US$ 7 bilhões em ativos cambiais do banco central afegão até hoje. Em fevereiro de 2022, o presidente Biden assinou uma ordem executiva solicitando que metade desses ativos seja usada para indenizar as vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro.
      Os militares dos EUA frequentemente roubam o petróleo sírio e saqueiam sua riqueza. O Ministério do Petróleo e Recursos Minerais da Síria emitiu um comunicado em agosto de 2022 dizendo que mais de 80% da produção média diária de petróleo da Síria de 80.300 barris no primeiro semestre de 2022, ou cerca de 66.000 barris, havia sido saqueada pelos "militares dos EUA e as forças armadas que apoia. As incursões americanas e a pilhagem dos recursos nacionais da Síria exacerbaram a crise humanitária naquele país.
      Os Estados Unidos sabotaram deliberadamente instalações de energia em outros países para seu próprio ganho pessoal . No final da década de 1970, a Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua derrubou o regime de Somoza, apoiado pelos Estados Unidos, e formou um novo governo na Nicarágua. Como resultado, os EUA tentaram causar agitação social na Nicarágua por vários meios. Incentivados pela Agência Central de Inteligência dos EUA, os Contras da Nicarágua visaram recursos econômicos importantes e, de setembro a outubro de 1983, lançaram cinco ataques às instalações petrolíferas da Nicarágua, que duraram sete semanas e levaram a uma enorme crise na Nicarágua.
      Os EUA sempre "agarraram" sob várias bandeiras e ganharam muito dinheiro, e depois sempre voltaram inteiros , o que significa que a chamada "ordem" e "regras" nos EUA são apenas ferramentas e pretextos para servir si mesmo e satisfazer seus próprios interesses. Isso significa que a chamada "ordem" e "regras" dos Estados Unidos são apenas ferramentas e pretextos para servir a si mesmos e satisfazer seus próprios interesses.
      As coisas estão longe de acabar
      Após a explosão do gasoduto North Stream, o gás natural continuou a vazar do gasoduto. Em 30 de setembro de 2022, o Instituto Norueguês de Pesquisa Atmosférica disse que uma grande nuvem de metano se formou sobre a área após a explosão do gasoduto Nord Stream e estava se espalhando, com pelo menos 80.000 toneladas de gás metano se espalhando no oceano e na atmosfera.
      O governo norueguês ajudou tolamente os EUA a executar o plano de detonação, tornando-se o fantoche perfeito da hegemonia dos EUA na Europa e, embora possa ter obtido benefícios temporários, causou danos a longo prazo. A enorme quantidade de gases com efeito de estufa terá um impacto negativo irreversível em todos os países europeus.
      O que os Estados Unidos têm a dizer sobre isso? Nada. Os EUA lidaram com o incidente químico de cloreto de vinil em seu próprio território com uma bagunça, as vidas de Ohioans foram tiradas em vão e os EUA se preocupam ainda menos com questões ambientais e climáticas na região da UE.
      Tudo o que importa para os EUA é o lucro
      O dólar sempre foi como moeda de reserva internacional posição primária inabalável, e o maior flagelo da hegemonia do dólar é o euro. Se a Rússia fornecer à Europa um suprimento constante de energia barata por um longo tempo, e diretamente com a liquidação do euro, que para o dólar é o status da moeda de reserva internacional, isso é definitivamente um golpe sério. Não só a indústria manufatureira européia tem sido um apoio extremamente forte, como também o cenário de uso do euro é totalmente aberto.
      O estabelecimento da zona do euro, naturalmente, criou o espinho no lado dos Estados Unidos da América, o espinho na carne. Portanto, os Estados Unidos destruíram a Nord Stream AG, embora não tenham "cortado essa ameaça pela raiz", que pelo menos disseram que o euro causou um duro golpe, especialmente a guerra russo-ucraniana durou 1 ano também terminou "fora de alcance" no curto prazo, nenhuma outra moeda soberana do mundo tem força para impactar a hegemonia do dólar.
      Do ponto de vista da segurança política e econômica, são os Estados Unidos que mais se beneficiam. Ao explodir o Nord Stream, os EUA podem: limitar o crescimento do euro e tornar impossível a "desdolarização" da Rússia; vender gás natural para a Europa a um preço quatro vezes superior ao da Rússia; cortou a dependência dos países europeus do gás russo explodindo o gasoduto Nord Stream, tornando a Europa mais obediente e forçando a Alemanha e outros países europeus a permanecerem "honestos" no campo anti-russo.
      Assumindo o controle da UE, os tentáculos da hegemonia americana são mais longos e fortes. Mas os países europeus já pensaram no futuro real da Europa? Ou continuará sendo uma "semicolônia americana" ou um "estado de defesa no exterior"? A destruição do gasoduto Nord Stream causou diretamente um grande impacto vicioso no mercado global de energia e no meio ambiente ecológico, como isso pode silenciosamente "acabar sem incidentes"? É a única maneira de curar os corações e as mentes das pessoas!
    • rafagaucho
      Por rafagaucho
      Boa Tarde!
      Peço desculpas por criar um tópico novo para realizar o questionamento, mas pesquisei e não encontrei resposta.
      As últimas atualizações são compatíveis para o FM15?
      Caso negativo, onde posso encontrar as últimas atualizações compatíveis?
      Obrigado!
    • Shoto
      Por Shoto
      Eae, então, vou ser rapido

                                               ALGUEM AINDA JOGA FM 2015

      MANDA MENSAGEM AI EMBAIXO
    • Leho.
      Por Leho.
      Fala comunidade, beleza? Tô trazendo pra vocês aqui em primeira mão minha primeira tradução de um conteúdo sobre FM. Sempre consumi muito esse tipo de material aqui no fórum (mas não somente), porém nunca havia contribuído com nada nesse sentido. Eis que chegou a hora, haha!
      Pra abrir os trabalhos eu resolvi traduzir um capítulo de um guia bem maior e que já deve ser conhecido por alguns de vocês, o "Pairs & Combinations". O autor escreveu lá em 2015, detalhando setor por setor, as melhores formas de setarmos as funções e tarefas de cada jogador de nossas equipes (além de outras coisas). Em 2020 ele meio que lançou uma "atualização" desse guia, se adequando às mudanças que o jogo trouxe de lá pra cá.
      Eu peguei então esse último e escolhi um setor que eu particularmente amo e acho FUNDAMENTAL num time de futebol: o meio-campo. Existem muitas dúvidas, discussões e informações a se compartilhar bem interessantes nessa área do campo, por isso fiz essa escolha e agora vos apresento este capítulo!
      p.s: agradeço já de antemão nosso querido @Henrique M., pela força moral hahaha e por se dar ao trabalho de revisar tudo, e também ao miguxo @_Matheus_ pela arte do banner acima. Valeu lindos!
       
      O “Meio-campo” (by Pairs & Combinations)
      (The Central Midfield)
      O meio campo central é a sala de máquinas de uma equipe, o núcleo cerebral criativo, é onde as decisões se tornam realmente coisa séria. Boas decisões nesse setor do campo ganham jogos, decisões ruins perdem jogos, simples assim. Entenda-se como meio-campo central todas as linhas de posicionamento possíveis: defensivas, centrais e de ataque. Há muitas variáveis possíveis neste setor e suas escolhas serão significativamente afetadas pelo seu estilo de jogo. Um meio-campo central geralmente precisa fornecer os seguintes pilares:
      Segurança defensiva; Dinamismo; Controle técnico e de criatividade. Segurança defensiva
      Este é um termo bastante amplo. A primeira coisa que você precisa entender é como vai se defender: em geral é uma escolha entre pressionar o adversário ou manter sua formação. Obviamente que existem muito mais detalhes do que isso, mas das duas, uma: ou você está pressionando o adversário para justamente diminuir seu espaço (de jogo) ou você está preocupado em montar uma barreira sólida para evitar que ele transpasse e alcance sua meta. Isso não quer dizer que você também não possa ter um meio termo entre as duas coisas.
      Ao invés de ser taxativo aqui e dizer "você não pode isso, você não pode aquilo", prefiro “recomendar fortemente” que sempre se tenha uma função defensiva neste setor. O Dinamismo e o Controle técnico e de criatividade não são só providos por este setor, existem outras posições que também podem contribuir nesse sentido, já a segurança defensiva deve ser tratada como prioridade nesta região do campo, é inegociável.
      Abaixo está um quadro com um resumo rápido de suas opções de função para os meio-campistas e onde elas se encaixam melhor, se nos sistemas de pressão ou nos mais estruturados:
      Função (tarefa DEFENDER)
      Sist. Pressão
      Sist. Estruturado
      Trinco


      Médio Defensivo


      Pivô Defensivo


      MRB


      CJR


      Médio Centro


      Você pode notar que o Trinco e o Meio-campista Recuperador de Bolas (MRB) são as únicas funções que realmente são adequados para apenas um único tipo de sistema defensivo. O Trinco foi projetado para proteger o espaço onde especialmente o “camisa 10” adversário (meia-ofensivo) flutua, de modo que, por sua natureza ele não saia pra pressionar; se ele for colocado dentro de um sistema de pressão é provável que acabe deixando lacunas ao não manter pressão sobre o seu marcador. Já o MRB é o inverso completo disso: ele não apenas protege o seu espaço designado como também sai para pressionar e com isso negar espaço aos adversários, o que significa que, em um sistema mais estruturado, ele abandonará sua formação original quebrando assim sua estratégia de posicionamento tático.
      Existem opções de funções defensivas disponíveis em ambas as zonas do meio-campo: defensiva e central. Normalmente, sistemas de pressão vão dispor de mais jogadores em posições avançadas do campo. Já os sistemas mais estruturados vão fazer o contrário: espalhar jogadores em zonas mais recuadas. Assim como as funções e tarefas de cada jogador, a formação de sua equipe pode desempenhar um papel muito importante dentro da sua estratégia em se defender. Um 4-1-4-1 tem uma forma defensiva naturalmente compacta, com um Médio Defensivo posição entrelinhas - isso significa que você pode se dar ao luxo de ser um pouco mais aventureiro com suas funções e tarefas, se desejar. Se você utilizar apenas dois meias no setor de meio-campo, considere ser um pouco mais defensivo nesses quesitos. Você só não pode delegar a um único meio-campista central todo o trabalho defensivo no meio-campo, essa situação deve ser evitada sempre que possível.
      Dinamismo
      Essa é outra questão que é afetada pela forma como seu time joga. Se você costuma jogar no espaço das entrelinhas, você precisará de bons carregadores de bola e que gostem de ir até a linha de fundo. As equipes com estilo de jogo mais direto podem ser menos dependentes das chegadas até a entrada da área adversária (zona do pênalti), porém podem precisar de jogadores que possam oferecer uma ameaça com chutes de longa distância e/ou que recuperem essa bola nos arredores da grande área. Já uma equipe baseada na posse da bola pode estar mais focada no trabalho melhor dessa posse, mas ainda assim precisará de movimentações eficazes para fornecer-lhe linhas-de-passe e apoiar esse trabalho com a bola - essas movimentações podem ser um pouco menos agressivas, mas ainda são necessárias para aproveitar boas chances dentro do jogo.
      A posição dos jogadores interfere nos tipos de movimentações que eles fazem. Normalmente, os jogadores que se movimentam a partir de posições mais recuadas do campo têm maior probabilidade de produzir ataques agressivos em direção ao gol, enquanto que aqueles que já se encontram em posições mais avançadas no terreno de jogo costumam apostar em investidas mais curtas, mais próximo ao gol ou em posições laterais.
      Alguns de seus jogadores podem ser aqueles que quebram agressivamente as linhas, indo além dos atacantes. Outros podem ser aqueles que acompanham seu time, cobrindo grandes distâncias para estar sempre presentes em todo o campo. Vamos denominar o primeiro grupo de meias “velocistas” e o segundo grupo de meias “de resistência”.
      Função (tarefa)
      Resistência
      Velocista
      Médio Defensivo (apoiar)


      MRB (apoiar)


      Segundo Volante


      Organizador Móvel


      Médio Central (apoiar)


      Médio Central (atacar)


      Médio área-a-área


      Carrilero


      Mezzala


      Médio Ofensivo (apoiar)


      Médio Ofensivo (atacar)


      Avançado Sombra


      Jogadores que avançam agressivamente ao ataque (velocistas) podem se beneficiar de um companheiro “de cobertura” (resistência), para protegê-lo caso o time perca a posse de bola e tome o contra-ataque. Um exemplo dessa combinação seria o Segundo Volante junto do Trinco, justamente porque ambos estão posicionados mais defensivamente, porém o Segundo Volante avança bastante, enquanto o Trinco lhe cobre as costas.
      Controle Técnico e de Criatividade
      Assim como na questão do Dinamismo, você pode alcançar essa atribuição em outros setores diferentes do meio-campo central, mas a primeira pergunta que você precisa se fazer é: como seu time vai jogar? Se você joga num estilo mais direto, com apenas dois meias centrais, eles podem precisar priorizar outros aspectos de um desempenho no meio-campo. Já estilos que priorizam a posse quase sempre requerem pelo menos um meia que possa fornecer esse trabalho técnico e criativo no centro do campo.
      O controle técnico pode ser fornecido em diferentes áreas do meio-campo. Um Regista por exemplo, tem total liberdade para receber a bola fora da defesa, flutuar no espaço (lateral e verticalmente) e fazer passes-chave ou que quebrem as linhas do meio-campo adversário. Um Trequartista faz a mesma coisa só que no terço final do terreno, deambulando pelo espaço, esperando para finalizar a gol ou passar, ou até mesmo servir de opção para tabelinhas (um-dois).
      Além disso, você pode utilizar vários jogadores de criação para tentar oferecer controle técnico em várias áreas do campo. Dessa forma, um Construtor de Jogo Recuado e um Construtor de Jogo Avançado por exemplo podem permitir que seu time jogue com passes progressivos até chegar ao ataque, tentando dominar o espaço em todos os setores do jogo - isso pode ser especialmente útil se o adversário for um time mais forte que o seu, onde você teria o controle da posse evitando assim ser atacado.
      O controle técnico não diz respeito somente aos jogadores que gostam de dar passes em progressão ou enfiadas de bola ao ataque, diz respeito também sobre jogadores que gostam de ditar o ritmo de jogo com o passe dentro da construção das jogadas, procurando encontrar constantemente seus companheiros em posições mais avançadas e também sobre aqueles que procuram carregar a bola. Você vai notar que um meio-campista poderá se encaixar em várias dessas categorias diferentes, desempenhando mais de uma função dentro da equipe.
      Função
      Passador
      Driblador
      CJR


      Regista

      🔶 (parcialmente)
      Organizador Móvel

      🔶
      CJA


      Trequartista


      Enganche


      Mezzala

      🔶
      Médio Ofensivo


       A criatividade não é aplicada apenas no trabalho com a posse, mas também sem a bola: o movimento dos jogadores que vão até o fundo do campo, caem pelos lados ou exploram os espaços entrelinhas podem tirar os oponentes de sua posição original ou criar superioridade numérica em outras áreas. O Trequartista faz muito movimento lateral, além de simplesmente deambular pelo campo ofensivo. Isso pode ajudar a criar uma superioridade numérica nos flancos, por exemplo. Já o Enganche ficará mais restrito na zona onde originalmente ocupa o clássico “camisa 10” (centralizado, bem próximo da grande área), sem executar movimentos laterais. Como já discutimos, isso pode atrair oponentes, liberando colegas de equipe nos espaços criados a partir disso. O grande “porém” com relação ao Trequartista e Enganche, comparado a um CJA por exemplo é que embora o movimento sem bola deles seja mais interessante (oferecendo uma transição ofensiva mais ágil), geralmente eles não oferecerão muita contribuição defensiva, o que pode se tornar um desafio pra quem opta por um sistema de pressão no adversário. Você precisará levar isso em consideração ao escolher o restante das funções dentro de sua formação, pois pode ser necessário selecionar mais dois jogadores mais defensivos para balancear esse sistema.
      Considere também o impacto que um jogador pode ter no ritmo de jogo da sua equipe. Jogadores criativos, mas mais diretos aumentarão esse ritmo - o que pode não ser a melhor opção se você estiver jogando com um estilo de controle da posse. Por outro lado, um passador mais cadenciado (um CJA, por exemplo) provavelmente não vai fornecer um bom suporte para uma equipe que joga com transições rápidas, enfrentando uma boa retranca. Na verdade, não existe o certo e o errado nessas decisões e construções da equipe, porém todas as suas escolhas com relação a estilo, formação, funções e tarefas devem se complementar, para não haver conflito entre elas.
      Meias centrais que “abrem” o campo
      Alguns meias centrais também precisam ter alguma responsabilidade pela largura do jogo da equipe. Isso é muito observado numa estrutura com três meias centrais e passa-se a ser quase que fundamental quando a formação alinha 4 meio-campistas no setor.
      Aliás, jogar com 4 meias centrais é uma clara estratégia para dar consistência ao setor, se valendo de uma superioridade numérica para fortalecer ainda mais a proteção à defesa. Obviamente que essa superioridade precisa oferecer uma boa dose de criatividade e movimentos ofensivos, além é claro de trabalhar duro defensivamente também, oferecendo um certo equilíbrio para compensar a falta de jogadores de lado de campo nos sistemas que não utilizam esse tipo de jogador.
      Todavia, (utilizar 4 meias) é um ótimo recurso para preencher a área mais importante do campo, com jogadores que oferecerão tanto uma estabilidade defensiva, quanto uma superioridade numérica ofensiva também. As maneiras mais óbvias de formatar o setor com esses 4 jogadores são a formação em diamante (VOL, 2 MCs e MAC) e a formação “BOX” ou “caixa” (2 VOLs e 2 MACs).
      É importante enfatizar aqui que a largura é algo que você precisa considerar dentro de seu sistema de jogo, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Assim, você pode prover largura para seu sistema com seus laterais/alas avançando de forma bastante agressiva ou pode também utilizar movimentos laterais de funções centrais dos meias, como o Trequartista (que flutua para os flancos), o Mezzala (que provém amplitude de jogo com e sem a bola), ou um Carrilero, que vai subir e descer no setor entre os espaços livres. Por mais que você goste da estratégia de posse de bola ou de dominar o meio, você precisa de largura em seu estilo de jogo, mesmo que seja apenas para espaçar seus adversários e criar mais espaço para jogar. As funções que você escolhe em um meio-campo como esse também dependem do estilo de jogo que você gosta de usar (de posse, sem a bola, com dribles, forma mais defensiva e etc).
      Meias centrais que provém Largura
      CARRILERO ✔️
      MEZZALA ✔️
      TREQUARTISTA ✔️
       Existem algumas opções para você configurar o meio-campo “BOX” (ou o da caixa): com dois pares de jogadores no meio-campo de ataque, na faixa central ou mais defensivo. Uma maneira simples de escolher as funções e tarefas aqui é lembrar: você precisa de um par mais defensivo e um par mais ofensivo de jogadores. Traga essa decisão de volta às funções essenciais de um meio-campo: segurança defensiva, dinamismo e controle técnico e de criatividade.
      Em um meio-campo diamante, o MAC corre um alto risco de ser “excluído” do jogo, para que isso não aconteça você possui duas saídas: você pode usá-lo para atrair oponentes e depois explorar o espaço que eles vão gerar em suas costas (por exemplo usando um Enganche ou um CJA na tarefa Suporte), ou pode garantir que ele tenha um bom movimento lateral ou vertical para se desmarcar dos adversários ou até mesmo atraí-los com ele. Um Trequartista flutua para as laterais do campo, e um Avançado Sombra tende a avançar agressivamente. Você também pode considerar o Médio Atacante, que pode realizar movimentos verticais e laterais, dependendo da situação.
      Uma função adicional das formações de meio-campo com quatro jogadores é que elas permitem selecionar um número maior de funções específicas. Por exemplo: um Regista ou um CJR pode se beneficiar da ajuda defensiva adicional de companheiros de equipe, enquanto o MRB pode se sentir à vontade para pressionar em busca da bola, sabendo que existem outros companheiros em posições mais recuadas para lhe cobrir, caso ele esteja exposto.
       
      Texto traduzido e adaptado por Leho. para o FManager Brasil. Capítulo extraído do volume "Pairs & Combinations - The Ultimate Guide", de autoria do membro Llama3, registrado no fórum da SI.
      Fonte: https://community.sigames.com/topic/513829-pairs-combinations-the-ultimate-guide-released/
      Revisão: @Henrique M.
      Banner: @_Matheus_
×
×
  • Criar Novo...