Entre para seguir isso  
Seguidores 0
_Matheus_

Review
Análise FManager: Football Manager 2015

27 posts neste tópico

logov-medium_zpsd89355e5.png

Não é muito bom no inglês? Clique aqui para ver o Review em português.

Hi, guys!

Football Manager is back and here I am to describe what I have observed in this new release. There are many changes and improvements that you need to know. So keep your eyes on the screen, buy it, and prepare to build another legacy!

At the first look, you can already see some changes. The colours seem to be more green and the screens are more smooth. It is a small change, but your eyes should feel better after a long playing time. The new skin is darker and it has a pitch as background witch makes it cooler.

First off all, you need to accept the EULA terms. Then you need to configure the tips system that will help you during the game. This isn't new at all, but is more intuitive in this version. Although I don't need tips, I selected the novice option to know what this game can provide me. Moving on, I created my game as usually we do.

28lxgup.jpg
Setting up the tips system.

Creating you manager profile

At this point, the first screen is the same. However, there are another screen where you can see the first changes in the game: now you can choose more 3 favourite clubs, 3 another languages and your favourite formation can be personalized as you want.

bWcOZdU.jpg
Creating a new carrer: first choices.

vgr8MRR.jpg
Creating a new carrer: selecting the leagues.

z0hczfG.jpg
Creating a new profile as usual.

MbGK4Xq.jpg
Creating a new profile: new options.

Changes don't stop here. Now we can connect our game easily with Facebook, Twitter and the most useful social media along Youtube: Twitch TV. Moving on again, and finally, the biggest addition to this section: drum roll please! Now it is possible to create a managerial profile as all AI managers have. Previously, we had these attributes, but they were all established by the game according your way of playing. Your attribute points will be available according your reputation.

w3RGJfB.jpg
Twitch TV: an important new feature.

Coaching Badges affect your skill at the training and, at least for me, focusing at Past Player Experience attributes is the best way to start your save.

ldwilz9.jpg
Tracksuit Manager vs Tatical Manager

• Adaptability affects your chances of get an employment in a foreign league;
  • Determination affects your persuasive speech with the board;
  • Player Knowledge and Youngster Knowledge affects your hidden attributes knowledge;
  • Level of Discipline affects how likely a player is to bring their concerns to you;
  • Man Management affects your ability to manage the training overall and how you interact with the players on an individual basis; probably it affects your ability to negotiate a new transfer; and
  • Motivation affects your ability to motivate your players as a group in team talks;

I think all these attributes are more important to motivate your team and to get the best deals in the transfers window. However, the coaching badges can be very important as you will see. Probably it can be a big difference between the success and the failure when you are working in a small team.

Interface

The new interface is certainly the biggest change of this version. The major concept that has been changed was the options menu that was moved from the top of the screen to the left of the screen.

vvwGjC2.jpg
The new home page...

2GBuN3F.jpg
...and the inbox screen.

For me, at least until now, that wasn not a good change. There is nothing against it, but I'm not sure if SI knows what it's doing. Personally, it is a throwback. We are regressing to Championship Manager 03/04 and I was not notified. Ok, let's be fair, this bar was moved in FM 10, maybe. But here is an important point to mention: I play FM on a 17" monitor and I like to add columns to my squad's view as many as possible to be always observing the best group of information and stats that the game can provide me. Certainly this bar will take out at least two columns from my screen and some important information will be hidden.

UXx5bfU.jpg
This is the current squad's view.

Anyway, the search bar at the top of the screen is completely fantastic. It is simple, like an internet browser and I think this is the right way. Personally, I would like to see many small (or medium) suggestive icons (without text, just description) on the top, under the search bar as I do with my favorites on Google Chrome.

c7c5lbt.jpg
Search bar: like an internet browser.

Player's Profile

On the player's screen, we can see a small change: Creativity was renamed to Vision. For players who play in Portuguese, this attribute is placed at the end of the mental attributes list.

4w3wyG7.jpg
Playing in english, Vision is now placed between Teamwork and Work Rate.

Physical condition is now showed by circular bars. On this screen it doesn't make difference. However, on the squads page and especially on the tactics page I personally didn't like that because it pollutes a lot the screen.

The player report is very different now. Although the game is focusing at psychological attributes analysis and in a point of view more realistic like a real report, the position section where was possible to compare many players of different original positions in many other positions is now out, sadly. That feature was really, really useful. The new comparison section is much more restricted at the FM 15. We can't see the season statistics at players main screen yet. That was a function added by the creator of Panels Better than Default that could be added in this version.

u3nKhqj.jpg
The Player Report: Pros vs Cons.

Training

Here we have an amazing feature that we were missing: we are able to set our players to focus their training in a position and a role. Didn't you understand? Before, we was able to put Neymar in an individual training to Complete Forward. Now we are able to put him to train as Complete Forward (Attack), Complete Forward (Support), and Complete Forward (all roles).

There is more: now you can assign yourself to work on the training. Whaaaaat? Yes! Now you can use your training attributes to teach your team. Therefore, you also need to focus your initial attributes on Coaching Badges, so you should have some difficulty to make your decision.

8BFf2IF.jpg
Get out of your office and go to the pitch to help with training.

Tactics

The tactic's screen is prettier. However, in terms of functionality, it worsened. The old system is much better. Previously, we could see important attributes highlighted, through a pop-up, with less clicks and it is a very important point to observe. Before, we had current role, duty, morale, fitness and average rating at the formation section. All these functions in only one place. Now we need to look to the right to see the formation, to the left to see duties and roles and to the middle to see morale and fitness. Information is scattered through the screen which hinders our observations.

9yqOc6T.jpg
That's the new tatics' page.

94MCfI3.jpg
There are also new team instructions: Whipped Crosses, pressure commands and Play Even Safer.

When I'm creating a new tactic, and I've just arrived at the club, or if I just want to compare all my options, it is expressly required that I can see many type of information as fast as possible. So one or two more clicks make a huge difference in a process that is made every time. The same happens about the role's recommendation. This information is shown now through circular bars and a star which is much less representative/useful and that means less functionality. I definitely can't be happy with it.

t960cYF.jpg
One click and you will see the description of the current role.

JxCEoWQ.jpg
One more click to see the highlighted attributes.

There are also new roles: the Raumdeuter (a type of winger striker), the Roaming Playmaker (a type of tireless DM/MC), the Wide Playmaker (a wide playmaker) and the Inverted Wing Back (a wing back acting like a MC). Check it if you have competent players to execute these functions. Unfortunately, I hadn't it at my first experience (US Colomiers). The goalkeeper won new individual instructions that can be very useful. In addition, the team instructions are also more complete. All these changes are great.

Searching a player

Another big improvement involves the searching panels, and that is just amazing! It is very intuitive and similar to the real world. Now we are able to scout basing the searches in our necessities: now I can search for a reserve player for Messi; or just another player who is competent to play on his role, just to compose my squad, for instance.

RXrah3k.jpg
Scouting a player basing the efforts in our necessities.

Scouting players from other teams, is also more realistic and it means that our job, as manager, is harder. Hidden attributes are showed as a range, after an observation. Just after your scout reach 100% of knowledge of a player, this range will be converted to a single number. I don't need to tell you, but I will: it takes some time, like real life.

YXE9Qh7.jpg
Scouting main page

yZbPdrh.jpg
Here is the range of hidden attributes that I have just said.

More features

In terms of the match engine, I just need to thank SI for not removing the 2D and 2D Classic. These views will be always the best way to focus our game observations in a tactical approach. For me, 3D view is beneficial to watch the replays as a spectator does, only. I'm not sure if it is a bug or a conflict involving my VGA (R9 270X) or rendering mode, but the 2D view seems to have smaller icons and some issues: the icons appear to be less smooth.

33e3dlf.jpg

On the contract's screen, you are able to add some new bonuses, encouraging your players to help you with your season's expectation. A new screen shows you a report of your competitions against board's expectation.

In addition, I have been seeing some new sentences when interacting with the media, players and board. It is good because as the game has more interactions, the dialogues are less monotonous and the press conferences became more enjoyable.

Moving on, we can talk with our team during the match. I'm not sure if it can make a big difference in the result. In real life, players can't hear or understand the manager while playing in some cases. But it is, certainly, just great.

Concluding

As a player, I am glad to say that this FM is better. There are improvements that made our lives much harder and this gives us a more realistic experience. This version is focusing on being a better simulator, and it matches with the purpose of the game. Some players have become managers in real life in recent years, and all these refinements contribute to intensify this exchange. 8.8/10

As a lover of graphic design and as a player, I have to say that interface's changes have made the Football Manager 2015 more beautiful. However, these changes made the game less practical in some aspects, including the tactics creation. In my opinion, the formation's interface, on the tactics screen, is the biggest throwback of this version. That could be replaced or mixed with the previous version features, then FM 15 would be completely fantastic. 5.6/10

Final result: 7.2/10, but it can reach a total of 9/10 with my suggestion above.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

logov-medium_zpsd89355e5.png

Fala, galera!

O Football Manager voltou e eu estou aqui para descrever o que eu observei neste novo release. Há muitas mudanças e melhorias que vocês precisam saber. Então, mantenham os olhos na tela, comprem o jogo e preparem-se para construir outro legado!

À primeira vista, você já pode ver algumas mudanças. As cores parecem ser mais verdes e as telas mais suaves. É uma pequena mudança, mas seus olhos devem se sentir melhor depois de um longo período jogando. A nova skin é mais escura e tem um campo como fundo, o que a torna mais bacana. Lembra muito a FM 14 Dark Skin (versão não oficial).

Primeiro de tudo, você precisa aceitar os termos de usuário final. Em seguida, você precisa configurar o sistema de dicas que irão aparecer ao longo do jogo. Esta não é uma novidade, mas é algo que está mais intuitivo nesta versão. Embora eu não precise de dicas, eu selecionei o nível "Iniciado" (que deveria ser novato) para saber o que o jogo pode me oferecer. Seguindo adiante, eu criei meu jogo da maneira usual.

28lxgup.jpg
Configurando o sistema de dicas.

Criando o perfil de treinador

Neste ponto, a primeira tela é a mesma. Contudo, há uma outra tela onde você pode ver as primeiras mudanças no jogo: agora você pode escolher mais 3 clubes favoritos, 3 outros idiomas e sua formação favorita pode ser personalizada como você quiser.

bWcOZdU.jpg
Criando uma nova carreira: primeiras escolhas.

vgr8MRR.jpg
Criando uma nova carreira: selecionando as ligas.

z0hczfG.jpg
Criando um novo perfil como de costume.

MbGK4Xq.jpg
Criando um novo perfil: algumas mudanças.

As mudanças não param por aqui. Agora nós podemos conectar nosso jogo facilmente com Facebook e Twitter e a rede social mais útil junto ao Youtube: a Twitch TV. Continuando adiante, e finalmente, a maior mudança desta seção: rufem os tambores! Agora é possível criar um perfil técnico, como os perfis dos técnicos controlados pela IA. Anteriormente, nós tínhamos esses atributos, porém eles eram estabelecidos pelo jogo de acordo com nosso modo de jogar. Seus pontos vão estar disponíveis de acordo com sua reputação.

w3RGJfB.jpg
Twitch TV: um importante novo recurso.

As Qualificações do Treinador afetam sua habilidade no treinamento e, ao menos pra mim, focar em Experiência Passada como Jogador é a melhor maneira de começar seu save.

ldwilz9.jpg
Veste Agasalho de Treino vs Treinador Tático

• Adaptabilidade afeta suas chances de conseguir um emprego em uma liga estrangeira;
  • Determinação afeta seu discurso persuasivo com a diretoria;
  • Conhecimento de Jogadores e Conhecimento Camadas Jovens afetam seu conhecimento de atributos ocultos;
  • Nível de Disciplina afeta a probabilidade de um jogador comentar sobre situações pequenas/pessoais;
  • Gestão Recursos Humanos afeta sua habilidade de gerencial o treinamento geral e como você vai interagir com os jogadores individualmente; provavelmente isso afeta sua habilidade de negociar uma nova contratação; e
  • Motivação afeta sua habilidade de motivar seus jogadores como um grupo durante as conversas coletivas;

Eu penso que todos esses atributos são mais importante para motivar seu time e conseguir as melhores negociações durante a janela de transferências. Contudo, as qualificações de treinador podem ser muito importantes, como vocês vão ver adiante. Provavelmente isso pode fazer uma grande diferença entre o sucesso e o fracasso quando você estiver treinando um time pequeno.

Interface

A nova interface é certamente a maior mudança desta versão. O maior conceito que foi mudado foi o menu de opções que foi movido do topo da tela para a lateral esquerda.

vvwGjC2.jpg
A nova página inicial...

2GBuN3F.jpg
...e a tela de mensagens.

Para mim, ao menos até agora, essa não foi uma boa mudança. Não há nada contra, mas eu não tenho certeza se a SI sabe o que está fazendo. Pessoalmente, é um retrocesso. Nós estamos voltando ao Championship Manager 03/04 e eu não fui avisado. Ok, vamos ser justos, esta barra foi movida no FM 10, talvez. Mas aqui temos um importante ponto a mencionar: Eu jogo FM em um monitor de 17" e eu gosto de adicionar colunas a minha visão do plantel, tantas quanto possível para sempre estar observando o melhor grupo de informações e estatísticas que o jogo pode me fornecer. Com certeza essa barra vai tirar ao menos duas colunas da minha tela e algumas informações importantes vão ficar ocultas.

UXx5bfU.jpg
Esta é a atual visão do plantel.

De todo modo, a barra de pesquisa, no topo da tela é completamente extraordinária. É simples, como um browser de internet eu acho que este é o caminho certo. Pessoalmente, eu gostaria de ver vários ícones pequenos ou médios (sem texto, apenas descrição) no topo, abaixo da barra de pesquisa, do mesmo modo que faço com meus favoritos no Google Chrome.

c7c5lbt.jpg
Barra de pesquisa: como um browser de internet.

Perfil do jogador

Na tela de perfil dos jogadores nós podemos ver uma pequena mudança: Criatividade foi renomeada para Visão de Jogo. Para os jogadores que jogam em português, este atributo está localizado no fim da lista de atributos mentais.

4w3wyG7.jpg
Jogando em inglês, Visão de Jogo está localizada entre Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho.

A condição física é mostrada agora por meio de barras circulares. Nesta tela, isso não faz diferença. Contudo, na tela do plantel e especialmente na tela de táticas eu pessoalmente não gostei disso, porque polui muito a tela.

O relatório de um jogador está muito diferente agora. Embora o jogo esteja focando em uma análise de atributos psicológicos e em um ponto de vista mais realista - como um relatório real -, a seção de posições do relatório onde era possível comparar vários jogadores de diferentes posições em diferentes outras posições, está fora, infelizmente. Esse recurso era realmente muito útil. A nova seção de comparação está muito mais restrita no FM 15. E mais: nós ainda não conseguimos ver as estatísticas da temporada na tela principal de um jogador. Essa foi uma função adicionada pelo criador do Panels Better than Default que deveria ter sido adicionada nesta versão.

u3nKhqj.jpg
Relatório do jogador: Prós vs Contras.

Treinamento

Aqui nós temos um bom recurso que estávamos sentindo falta: nós podemos mandar nossos jogadores focarem em um treinamento de uma posição com um papel. Você não entendeu? Antes, nós éramos capazes de colocar o Neymar em um treinamento individual para Atacante Completo. Agora podemos colocá-lo para treinar como Atacante Completo (Atacar), Atacante Completo (Apoiar) e Atacante Completo (geral).

E tem mais: agora você pode atribuir a si mesmo para trabalhar no treino. O quêêêêêêê? Sim! Agora você pode usar seus atributos de treino para ensinar seu time. Contudo, você também vai precisar forcar seus atributos iniciais em Treinador Veste Agasalho, então você deve ter alguma dificuldade para fazer sua decisão.

8BFf2IF.jpg
Get out of your office and go to the pitch to help with training.

Táticas

A tela de táticas está mais bonita. Entretanto, em termos de funcionalidade, piorou. O antigo sistema é muito melhor. Antes nós podíamos ver atributos importantes destacados, atravez de um pop-up, com menos cliques e isso é um ponto muito importante a observar. Anteriormente nós tínhamos a tarefa atual, função, moral, condição física e pontuação média na seção de formação tática. Todas estas informações em um único lugar. Agora temos que olhar pra direita para ver a formação tática, para a esquerda para ver funções e tarefas, e para o meio para ver moral e condição física. A informação está espalhada pela tela o que dificulta nossas observações.

9yqOc6T.jpg
Essa é a nova página de táticas.

94MCfI3.jpg
Há também novas instruções de equipe: Whipped Crosses, pressure commands and Play even safer.

Quando estou criando uma tática e acabei de chegar ao clube, ou se eu apenas quero comparar todas minhas opções, é expressamente necessário que eu posa ver o maior tipo de informação tão rápido quanto possível. Portanto um ou dois cliques a mais fazem uma enorme diferença em um processo que é feito todo o tempo. O mesmo acontece a respeito da recomendação de tarefas. Esta informação está representada por barras circulares e uma estrela o que é muito menos representativo/útil e isso significa menos funcionalidade novamente. Eu, definitivamente, não posso ficar feliz com isso.

t960cYF.jpg
One click and you will see the description of the current role.

JxCEoWQ.jpg
One more click to see the highlighted attributes.

Há também novas tarefas: o Raumdeuter (um tipo de atacante-ponta), o Armador Móvel (um tipo de VOL/MC incansável), o Armador Aberto (um MD/ML que arma o jogo) e o Ala Invertido (um ala que atua como um MC). Chequem isso se vocês tiverem jogadores competentes para executar essas tarefas. Infelizmente, eu não tive isso na minha primeira experiência de jogo (US Colomiers). O goleiro ganhou novas instruções individuais que podem ser bastante úteis. Em complemento, as instruções de equipe também estão mais completas. Todas essas mudanças são ótimas.

Searching & Scouting

Uma outra grande melhoria envolve os painéis de pesquisa e isso está simplesmente extraordinário! Está muito intuitivo e similar ao mundo real. Agora somos capazes de observar jogadores baseando as pesquisas em nossas necessidades: agora eu posso pesquisar por um reserva para o Messi; ou apenas um outro jogador que é competente para fazer a tarefa dele, apenas para compor meu elenco, por exemplo.

RXrah3k.jpg
Observando jogadores baseando em nossas necessidades.

Observar jogadores de outros times, também está mais realista e isso significa que nosso trabalho, como treinador, está mais difícil. Os atributos ocultos são agora mostrados como um intervalo, depois de uma observação. Apenas depois do seu olheiro alcançar 100% de conhecimento de um jogador, este intervalo será convertido para um número único. Eu não preciso contar isso para vocês, mas eu vou: isso leva algum tempo, como na vida real.

YXE9Qh7.jpg
Página principal de pesquisa.

yZbPdrh.jpg
Aqui está o intervalo de atributos escondidos que acabei de dizer.

Mais recursos

Em termos de match engine, eu apenas preciso agradecer a SI por não remover o 2D e o 2D Clássico. Essas visões sempre vão ser as melhores maneiras de focar nossas observações de jogo em uma abordagem tática. Para mim, a visão 3D é benéfica para assistir replays como um espectador faz, apenas. Eu não tenho certeza se é um bug ou um conflito envolvendo minha VGA (R9 270X) ou modo de renderização, mas a visão 2D parece ter ícones menores e alguns problemas: os ícones parecem menos suaves.

33e3dlf.jpg

Na tela de contratos, você pode adicionar novos bônus, encorajando seus jogadores para ajudar você a cumprir suas metas da temporada. Uma nova tela te mostra um relatório das suas competições em curso diante da expectativa da direção.

Em adição, eu tenho visto algumas novas frases quando interagindo com a mídia, jogadores e direção. Isso é bom porque na medida em que o jogo tem mais interações, os diálogos ficam menos monótonos e as conferências de impressa ficam mais agradáveis.

Seguindo adiante, nós podemos conversar com nosso time durante a partida. Eu não tenho certeza se isso é capaz de fazer uma grande diferença no resultado. Na vida real, em alguns casos, os jogadores não conseguem ouvir ou entender o treinador enquanto jogam. Mas isso é, certamente, ótimo.

Conclusão

Como jogador, eu estou feliz em dizer que este FM está melhor. Há muitas melhorias que fazem nossas vidas muito mais difíceis e isso nos dá uma experiência mais realista. Esta versão está focando em ser um melhor simulador e isso vai de encontro ao propósito do jogo. Algum jogadores tornaram-se treinadores na vida real nos últimos tempos e todos esses refinamentos contribuem para intensificar esta troca. Nota 8.8/10

Como um apreciador de design gráfico e como jogador, eu tenho que dizer que as mudanças de interface tornaram o Football Manager 2015 mais bonito. Entretanto, estas mudanças tornaram o jogo menos prático em alguns aspectos, incluindo a criação de táticas. Na minha opinião, a interface de formação tática, na tela de táticas, é o maior retrocesso desta versão. Essa tela poderia ser substituída ou misturada com os recursos da versão anterior, então o FM 15 seria completamente fantástico. Nota para a interface 5.6/10

Resultado final: 7.2/10, mas pode alcançar um total de 9/10 com minhas sugestões acima.

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico liberado, espero que gostem!

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente análise Matheus.

Parabéns pelo trabalho.

Como joguei pouquíssimo, vi mtas coisas que ainda não tinha visto.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom, excelente análise.

Apenas acredito que houve um pequeno equívoco em relação ao novo modo de avaliar o jogador na posição. Antigamente tínhamos apenas as estrelas que indicavam a adaptabilidade do jogador em relação à posição.

Agora temos isso representado pela cor da estrela central e como informação adicional temos uma barra que vai sendo preenchida ao redor da estrela que representa o quanto o jogador está adaptado para aquela posição/função em relação ao time.

Ou seja, o jogador pode ser muito eficiente como ponta, mas em relação ao entrosamento com os colegas ele ainda está com a barra amarela, o que pode significar que ele irá ter problemas de posicionamento com outros colegas tanto em momentos ofensivos como defensivos.

Eu particularmente adorei a novidade porque agora tenho mais noção de o quanto aquela peça nova pode comprometer determinado setor do meu time.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom, excelente análise.

Apenas acredito que houve um pequeno equívoco em relação ao novo modo de avaliar o jogador na posição. Antigamente tínhamos apenas as estrelas que indicavam a adaptabilidade do jogador em relação à posição.

Agora temos isso representado pela cor da estrela central e como informação adicional temos uma barra que vai sendo preenchida ao redor da estrela que representa o quanto o jogador está adaptado para aquela posição/função em relação ao time.

Ou seja, o jogador pode ser muito eficiente como ponta, mas em relação ao entrosamento com os colegas ele ainda está com a barra amarela, o que pode significar que ele irá ter problemas de posicionamento com outros colegas tanto em momentos ofensivos como defensivos.

Eu particularmente adorei a novidade porque agora tenho mais noção de o quanto aquela peça nova pode comprometer determinado setor do meu time.

Então, na verdade é assim:

• A estrela e sua gradação de cor denotam a capacidade para jogar naquela posição.
  • A barra circular denota a capacidade para exercer uma função (Falso 9, Atacante Avançado, Atacante Recuado, Jogador Alvo, etc.)

O que acontece é que antes nós tínhamos isso da seguinte forma:

• Uma barra reta (bem fina) com gradação de cor que mostrava a capacidade de para jogar em determinada posição.
  • E um pop-up que mostrava 5 estrelas, preenchidas de metade em metade, que mostravam a capacidade de exercer uma função.

Além de mostrar melhor as informações, todas elas estavam concentradas no campo de futebol da tela de tática, o que eu acho bem mais prático. As informações todas que estavam ali, no campo dessa página foram espalhadas pela página e aí você tem que ficar olhando pra todos os lados pra conferir se é aquilo mesmo. Se você já está no clube há algum tempo, você vai saber todos nomes e posições, os melhores para cada posição e talvez até as melhores tarefas de cada um, do contrário, vai ficar um pouco perdido.

Na página de relatório de um jogador, o comparativo de posições foi removido. Não é que foi removido, mas foi bastante reduzido, as informações ficaram mais restritas e simplificadas ali.

Compartilhar este post

Link para o post

[...]

Em relação á barra ao redor da estrela eu entendi que ela demonstra o quanto o jogador está apto a jogar na função selecionada em relação aos seus companheiros de equipe.

No restante concordo com vc. Espalharam as informações que antes estavam concentradas em um só lugar.

Mas essa da barra circular e o que ela significa pelo meu entendimento, achei uma ótima novidade em relação ao FM anterior.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação á barra ao redor da estrela eu entendi que ela demonstra o quanto o jogador está apto a jogar na função selecionada em relação aos seus companheiros de equipe.

No restante concordo com vc. Espalharam as informações que antes estavam concentradas em um só lugar.

Mas essa da barra circular e o que ela significa pelo meu entendimento, achei uma ótima novidade em relação ao FM anterior.

É, isso é questão de gosto, mesmo. Eu não gostei muito. Pode ser questão de costume também... :heh:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu odiei e um punhado de gente também, você é o primeiro que elogia.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu não gostei na tela de tática é que no campinho das táticas, não aparece mais a função e tarefa dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu odiei e um punhado de gente também, você é o primeiro que elogia.

No FM anterior eu não tinha como saber o quanto que aquele jogador, individualmente, estava em desarmonia com o resto do time escalado.

Agora eu tenho.

Porque eu não iria gostar disso?

O que eu tenho percebido é que aparentemente o pessoal não entendeu a funcionalidade da coisa.

O que eu não gostei na tela de tática é que no campinho das táticas, não aparece mais a função e tarefa dos jogadores.

Isso sim ficou bem pior.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é o que mais tá fazendo falta.

No FM anterior eu não tinha como saber o quanto que aquele jogador, individualmente, estava em desarmonia com o resto do time escalado.

Agora eu tenho.

Porque eu não iria gostar disso?

O que eu tenho percebido é que aparentemente o pessoal não entendeu a funcionalidade da coisa.

Isso sim ficou bem pior.

Aquilo não é uma harmonia com o resto do grupo e sim com a tarefa que ele vai realizar. Continuamos sem saber se aquela combinação ainda é boa só pela tática, e nem deveríamos saber. :heh:

fRM9dPH.png

É a descrição que o próprio jogo dá. Se isso melhora, creio que esteja mais a ver com ele estar treinando individualmente pra exercer aquela função. Que é exatamente o que eu fiz para aproveitar um Volante que contratei no FM14 e meu time estava jogando mais com meias centrais. Ele tinha atributos técnicos e pedi pra ele treitar pra MC e ele se tornou competente. Ele ficou mais competente nas funções de MC também.

Compartilhar este post

Link para o post

Aquilo não é uma harmonia com o resto do grupo e sim com a tarefa que ele vai realizar. Continuamos sem saber se aquela combinação ainda é boa só pela tática, e nem deveríamos saber. :heh:

Vou até rever esse conceito, mas o que eu notei no save com o SPFC quando adaptei o Paulo Miranda na lateral é que a a harmonia com a tarefa é a cor da estrela (ela vai ficando mais verde conforme a quantidade de treinamentos e jogos naquela posição) e a barra ao redor é o entrosamento com a equipe (quando o titular retornou estava abaixo do que o Paulo Miranda, mesmo sendo o melhor da posição no início do jogo, ou seja, estrela verde, mas entrosamento na barra amarelo).

Quando digo entrosamento me refiro ao jogador naquela posição em relação ao onze inicial. Na verdade em relação a familiaridade tática. Não ao grupo.

Meu próximo passo é jogar o save longo agora que saiu a versão full e observar se esse preenchimento dessas barras tem a ver com o preenchimento da barra da familiaridade tática. Por exemplo, se a barra de todos os jogadores estiver preenchida e o da familiaridade tática tb, podemos ter uma correlação entre elas.

Isso me possibilitaria abordar a escalação inicial de temporada ou de chegada em um clube mais baseado nesse entrosamento natural do que propriamente na tática que julgo a mais adequada e depois abordar a que acho melhor num processo transitório gradativo.

Tb li algum pop up que apareceu isso escrito, acho que até quando deixamos o mouse parado sobre a estrela com barra (algo como útil para a formação da equipe, etc).

Enfim... vou revisar isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa questão de estrelas e barras é bem o que o Matheus falou:

• A estrela e sua gradação de cor denotam a capacidade para jogar naquela posição.
  • A barra circular denota a capacidade para exercer uma função (Falso 9, Atacante Avançado, Atacante Recuado, Jogador Alvo, etc.)

Isso está no pop up que abre nesses quesitos.

Compartilhar este post

Link para o post

A estrela é o antigo "Natural, Efetivo, etc." e a barra em volta são as antigas estrelas. Simples hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Jurava que eles tinham colocado algo em relacionado ao funcionamento do jogador em relação à função E ao entrosamento com o time titular.

Tava até feliz.

Mas se mudou das estrelinhas pra essa barra realmente vcs tem razão, não faz a menor diferença. Perfumaria e só.

De qualquer forma to cabreiro com essa parte da "razoável para a equipe principal".

Quando peguei o Real Madrid pra testar, alguns dos melhores jogadores do jogo voltavam de lesão com essa barra em amarelo, mesmo sendo colocados na melhor função que eles desempenham.

Destoavam um pouco do resto da equipe. Logo, imaginei que finalmente eles tinham criado um mecanismo para sabermos o quanto uma única peça influenciaria no time como um todo.

Queria muito que tivesse relação com a familiaridade tática, assim poderia burlar o desentrosamento adicionando peças gradativamente, mas com controle visual de como isso está procedendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse "razoável pra equipe principal" significa que ele está na média da equipe principal. Convertendo pras antigas estrelinhas, é como se a média de estrelinhas do seu time (nas tarefas escolhidas) fosse 3 e o cara tem 3 ou 2,5. Eu entendo desta forma.

Outra coisa que tá irritante: selecionar os reservas do time. Aquele banquinho de reserva era o mai doido e era só arrastar os nomes pra lá. Agora fica a lista dos reservas acima da lista dos não selecionados. Horrível!

A estrela é o antigo "Natural, Efetivo, etc." e a barra em volta são as antigas estrelas. Simples hahaha

Isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse "razoável pra equipe principal" significa que ele está na média da equipe principal. Convertendo pras antigas estrelinhas, é como se a média de estrelinhas do seu time (nas tarefas escolhidas) fosse 3 e o cara tem 3 ou 2,5. Eu entendo desta forma.

Essa explicação me descabreirou um pouco... :lol2:

Vendo dessa forma faz sentido mesmo.... e o que eu tava achando que era não! :lol2:

Sinceramente a frase me levou a entender algo completamente diferente.

Foi mal aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que eu não comentei no review, mas essa skin foi fortemente inspirada na FM 14 Dark que surgiu antes da oficial. Foi um bom investimento.

Essa explicação me descabreirou um pouco... :lol2:

Vendo dessa forma faz sentido mesmo.... e o que eu tava achando que era não! :lol2:

Sinceramente a frase me levou a entender algo completamente diferente.

Foi mal aí.

Essas traduções do FM sempre complicam. Eu costumo ficar meio perdido nas entrevistas.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente analise!

Agora entendi melhor pra que servem determinados atributos nas funções do treinador

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente analise!

Agora entendi melhor pra que servem determinados atributos nas funções do treinador

Eu não expliquei os demais porque são atributos de treino, os mesmos dos seus preparadores e bem intuitivos de entender.

Compartilhar este post

Link para o post

excelente analise, parabens!

Compartilhar este post

Link para o post

Editado por Caio José

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou sofrendo com o FM 205. Achei "realismo' demais. Quem gosta de começar de baixo, com times no regional, sofrem muito: lesões, direção não colabora e o pior, tens que chutar 20 vezes ao gol para fazer um, quanto ao computador, basta um chute. Outra, na visão 3d de campo, é só chutão, sinistro.Ganhei aterceirona com meu time e fui mal no brasileiro regional, resultado: estou a perigo. Palhaçada, fora os muitos motins no vestiário.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou sofrendo com o FM 205. Achei "realismo' demais. Quem gosta de começar de baixo, com times no regional, sofrem muito: lesões, direção não colabora e o pior, tens que chutar 20 vezes ao gol para fazer um, quanto ao computador, basta um chute. Outra, na visão 3d de campo, é só chutão, sinistro.Ganhei aterceirona com meu time e fui mal no brasileiro regional, resultado: estou a perigo. Palhaçada, fora os muitos motins no vestiário.

O Seu Fm é puro ou tem patch, DB e mundi UP?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0

• Conteúdo Similar

• king_of_gods
      Por king_of_gods
      Opa,
      Há muito tempo acho que é pedido isso, mas gostaria de saber uma posição oficial. Pois compro originalmente o FM desde sua primeira versão e desde a mudança para a Série D ficou impossível fazer uma carreira realista no Brasil.
      Acho que a SI agora com essa questão dos direitos, poderia de fato se dedicar e criar uma Série D e campeonato estaduais com outra divisões.
      Eu sei que tem os patchs, mas toda vez tem problemas de incompatibilidade e dependemos da boa vontade de outras pessoas em fazerem isso.
    • HenriqueI
      Por HenriqueI
      Mais alguém caiu na pegadinha da SI Games da diretoria dar 700 Mi para transferências/novo estádio?
      Já estava me preparando pra reclamar do bug, quando cliquei em aceitar e apareceu a mensagem.
      Confesso, garotiei e caí hahaha.
    • Fnseixas
      Por Fnseixas
      Alguém aqui tem? Seria legal sugerir a possibilidade de convencer um jogador aposentado a voltar a jogar, casos assim são cada vez mais frequentes (principalmente no Brasil) e daria um toque de realidade maior ao jogo, o que acham?
    • renato.
      Por renato.
      DATA DE LANÇAMENTO: 13 de novembro
      DATA DE LANÇAMENTO DO BETA: Previsto para duas semanas antes do lançamento oficial (disponível somente para quem adquirir na pré-venda)
      DATA DE LANÇAMENTO VERSÃO DEMO: Previsto para uma semana antes do lançamento oficial
      * PRÉ-VENDA: (compre na pré-venda e ganhe acesso ao beta e uma cópia grátis do documentário do FM)

: $49,90

: R$99,99

: R$79,99

PROMOÇÃO FMANAGER E NUUVEM

* SCREENSHOTS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1015664251817784.1073741839.147711805279704&type=3

* VIDEOS MATCH ENGINE: https://instagram.com/footballmanager/