Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alterações em clubes do interior mineiro


Marcus Castro

Posts Recomendados

Tomo a liberdade de postar algumas alterações necessárias em clubes do interior.

O Mamoré, que subiu para a primeira divisão estadual e é bem tradicional na região, não joga no estádio Waldomiro Pereira há anos. O estádio foi demolido há cerca de 05 anos.

Após perder seu estádio, o Mamoré construiu outro, que é um belo campo, todo cadeirado na cor verde, e que se chama Bernardo Rubinger de Queiroz, com capacidade para 10.000 torcedores sentados, iluminação noturna e padrão 105 x 68.

O antigo, portanto, pode ser deletado, e o novo criado.

A cor de fundo no uniforme do Mamoré é a branca (e não verde escura, como na DB).

Já na URT, a cor do número é branca (e não preta). O estádio Zama Maciel tem capacidade de 5000 torcedores, e não 10000. Seu ídolo é o atacante Ditinho, mas que não está na DB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem. Temos um clube na DB, que disputa inclusive o Brasileiro, que é o Betim FC. Há um processo no STJD para que o clube volte a usar o nome de Ipatinga Futebol Clube, com o qual foi inclusive campeão mineiro e semifinalista de Copa do Brasil.

Inclusive a equipe já manda seus jogos no estádio Ipatingão, o que está corrento na DB. O nome provavelmente será alterado até o lançamento do jogo, e está sendo inclusive utilizado pela imprensa.

E, no tocante aos uniformes, a cor do número no principal é verde, e na do secundário é branca.

O Uberlândia Esporte Clube, apesar de aparecer com 1 real na DB, é um clube com estrutura enorme para a segunda divisão mineira. Tem CT próprio, grande patrimônio e não tem dívidas. Usualmente gasta 2 ou 3 vezes mais que os rivais de divisão, e tem caído dramaticamente nos momentos decisivos. Acho que a parte econômica pode-deve ser alterada para, pelo menos, ser similar ao Betim-Ipatinga. Por exemplo, o clube é dono de um terreno onde se fez um grande supermercado (Bretas), no centro da cidade, e recebe 100 mil reais mensais pelo contrato, que tem duração de 20 anos.

O público máximo de 3000 também não me parece correto, claro que não podemos colocar os públicos grandes e excepcionais, mas em jogos decisivos não é nada incomum ver 10, 15, 20000 pessoas no Parque do Sabiá. No último acesso, por exemplo, foram 34000 pagantes. 3000 pessoas é um públicos dos mais corriqueiros do clube. E a nota para revelar jogadores pode ser aumentada para 9 ou até 10, considerando que o clube mantém todas as divisões de base, coisa rara no interior.

Uniforme 1: a cor da barra e dos números deve ser mudada para branca, e o modelo usado é o listras laterais

Uniforme 2: fundo branco, borda e número verdes (escuro).

Araxá Esporte Clube tem apelido de Ganso, e uma das torcidas mais presentes do interior. Possui rivalidade com o Uberlândia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Democrata GV subiu para a primeira divisão (junto com o Mamoré, caíram o Minas e o Nacional de Muriaé), e seu uniforme é o modelo listras largas, e não o listas finas (que chegou a ser usado há alguns anos mesmo). Cores OK.

O kit 2 deve ter bordas pretas, e modelo liso.

Rivalidades regionais com o Social e Ipatinga.

O Guarani de Divinópolis precisa de alguns ajustes. Ele realmente jogou o campeonato mineiro de 2013 na Arena do Calçado (como na DB), estádio situado em Nova Serrana. No entanto, em 2014 retornou para seu tradicional estádio, o Waldemar Teixeira de Faria, o Farião, em Divinópolis.

Esse estádio é particular, pertence ao clube, e sua capacidade é de 5000 espectadores sentados. É pintado de vermelho claro e branco.

Uniforme 1 tá bem diferente do usado. O estilo é listras finas, a cor do fundo e a borda são vermelhas, e o primeiro plano branco. O número é branco também.

Já o 2 tem primeiro plano e fundo brancos, só a borda e números vermelhos.

O Nacional EC Ltda foi rebaixado, e aparece com o nome de Nacional de Nova Serrana. Bom, de Nova Serrana ele não é mais. É um clube de empresários, que parece ter se fixado em Muriaé, que fica a uns 400km de NS. Sugiro que se mude para Nacional de Muriaé. O estádio está OK.

Só o uniforme 2 deve ser alterado, pois o primeiro plano deve ser branco e as bordas pretas.

Vou estudar um pouco o efeito dos atributos relacionados ao torcedor, pois times como esse Nacional, Tombense ou Minas (clubes-empresa, alguns itinerantes) tem torcidas completamente diferentes de clubes tradicionais do interior como Democrata, Caldense ou Uberlândia. Mas, se não existir efeito prático, vamos deixar assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Caldense está basicamente OK, o uniforme 1 que é de um tom de verde mais claro que o escolhido na DB, além dos números serem brancos.

O Villa Nova tem como modelo de uniforme o listras largas, e números brancos. O modelo do kit 2 é listras laterais (e não lisa). O Villa tem razoável rivalidade histórica com América, Cruzeiro e Atlético, nessa sequência; e torcedor bastante fiel.

O Tombense é um clube empresa sediado em uma pequena cidade, mas que é ponte para diversas negociações. Bom, em seu uniforme 1 o modelo é o cruz esquerda, com bordas e números brancos.

O número 2 é a mesma coisa, cruz esquerda, alterar borda e números para vermelho.

Nos editores antigos existia a figura do sugar daddy, que registrava a existência desses clubes-empresa. Minas está com vários exemplos. O caso do Tombense é mais relevante porque o clube está agora disputando competições nacionais.

Para encerrar a sessão de hoje, o Tupi. É um clube bastante tradicional, de uma cidade grande. Costuma colocar mais gente que esses 1500 máximos previstos na DB, até porque tem população e estádio para isso (em Juiz de Fora costumam jogar clubes do RJ). Eu colocaria pelo menos o dobro desse número como máximo.

Os uniformes estão OK, exceto o fato de que as bordas devem ser pretas tanto no 1 quanto no 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma última observação sobre reputações: o Betim (atual Ipatinga) tem reputação de 3750, que deve estar na DB há algum tempo, ainda da época em que o clube transitava pelas series A e B.

Bom, hoje o clube disputa a Dzona do Brasileiro, e a segundona do Mineiro (onde sequer chegou entre os 6 finalistas).

Vejo o Villa Nova, que talvez seja o mais tradicional clube do interior, com reputação 2050. O Tupi, que está na C, tem 2750 (o que me parece razoável pela divisão nacional em que está).

O Betim-Ipatinga teve ter sua reputação reduzida para, no máximo, essa do Villa.

Tirando algumas subjetividades naturais, creio que as demais estão em equilíbrio com o estágio atual dos clubes. Reputação não mede somente tradição, mas sim a capacidade de atrair atletas e staff. Talvez por isso, a do Uberlândia me parece um pouco baixa, 1300. Está na segunda estadual, é verdade, mas é de uma cidade extremamente interessante para os padrões do interior (700 mil habitantes), paga em dia bons salários, e tem estrutura maior que qualquer clube do interior na primeira divisão. Colocá-lo na faixa dos 1700-1800 me parece mais correto.

Por motivos um pouco semelhantes, o Uberaba poderia subir de 950 para 1100, Mamoré para 1300 (subiu de divisão, estádio novo em folha) e o Valério para 700.

Já na ladeira abaixo, o clube Poços de Caldas encerrou suas atividades em 2013. O Esportivo (MG) está sem cidade, é Passos, localidade que existe na DB.

Creio que o clube Guaxupé está duplicado, pois na DB já existe a Esportiva, de Guaxupé. Que tem apelido de Tigrão, uniforme modelo listras e bordas brancas.

O clube Portal tem afiliação com o Uberlândia, pois usualmente disputa a terceira divisão com jogadores emprestados ou da base do irmão maior.

O apelido da Santarritense é Robô do Vale.

Há uma série de clubes menores que não mantém mais futebol profissional, mas disputam categorias de base. Não sei se tal informação é útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

O futebol mineiro hoje conta com três Nacionais. Notícias recentes dão conta de que o de Nacional EC (ID:19140788), que surgiu em Nova Serrana e jogou em Muriaé no ano de 2014, vai fechar. Ainda não é confirmado e o time já tinha até anunciado uma mudança para Esmeraldas (Região Metropolitana de BH), a FMF já tinha até publicado a tabela do Módulo II dando conta de que a equipe iria jogar na Arena do Jacaré.

O Nacional de Uberaba (ID:310899) jogou o Módulo II nesse ano, caiu, e agora está tentando obter uma vaga, caso a desistência do NEC se confirme.

E quem jogou a terceirona esse ano e subiu foi o Nacional AC de Muriaé, o time original da cidade, que estava sumido há uns dez anos. Já subiram de imediato. O curioso é que o time já consta na DB, com a ID 19223319, só que está marcado como extinto.

No jogo tem um jogador do NAC marcado como sendo do NEC e alguns jogadores do NAC estão como desempregados.

E fuçando a DB, vi que criaram o Jacutinga (ID:19045039), só que consta como inativo, o que não corresponde com a realidade, o time participa frequentemente da terceirona mineira e dos campeonatos de base. Informações básicas como estádio, capacidade e cores podem ser encontradas aqui: http://www.timesdelbrasil.com.br/mg/jacutinguaac-mg.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tinha notado um tal de Danilo. Agora não adianta correr muito atrás porque os elencos estão sendo reformulados.

FMF confirmou que o Nacional EC desistiu do Módulo II, então não precisa mudar a cidade e estádio do time no editor, não vão para lugar algum. Para completar a bagunça, o presidente do NEC (Amarildo Ribeiro) ainda foi ser diretor de futebol no NAC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 meses depois...

Sou novo no site e no jogo, conheci hoje esse jogo e me interessei muito, pois bem, não sei se estou certo, mais pelo que entendi ( peço desculpas se entendi errado), esse espaço serve pra gente dar informações sobre um time pra ser corrigido.

O Uberlândia no ano de 2015 foi campeão do módulo 2 do campeonato mineiro e em 2016 disputará a elite do estadual. A média de público foi de 4.500 pessoas, o público recorde foi de 17.000 pagantes e mais de 20.000 presentes ( houve um setor que não foi cobrado ingresso nessa partida em questão). A média de público foi a 4° maior do estado de MG, contando todas as divisões, ficando atrás apenas de Cruzeiro, Atlético, e Caldense.

ìdolos do Uberlândia : Fazendeiro ( jogou na década de 60 ), maior ídolo de todos foi o Zecão, que morreu ano passado inclusive( ele tirou uma bola em cima da linha no jogo do título da serie B do brasileiro, trabalhou no Uberlândia de 1982 até 2014, como jogador, supervisor e no último ano foi o treinador da fase final do campeonato). 

A Torcida Organizada é a  Inferno Verde, que tem 33 anos de existência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Vice-Presidente

Iniciei um save com a Caldense e o estádio tem 20000 lugares no FM, sendo que na lista da CBF, a capacidade é para 7600 lugares.

https://conteudo.cbf.com.br/cdn/201309/316211870.pdf

E o estádio é da Prefeitura, não do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://pocosdecaldas.portaldacidade.com/noticias/turismo/conheca-o-ronaldao-a-casa-do-futebol-em-pocos-de-caldas

 

7.600. 105m x 68m

Fica a dúvida se cabe colocar a capacidade de expansão até esses 14.200, que foi o recorde de 2002. Teria que comentar alguém que conhece o entorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Henrique M. disse:

Iniciei um save com a Caldense e o estádio tem 20000 lugares no FM, sendo que na lista da CBF, a capacidade é para 7600 lugares.

https://conteudo.cbf.com.br/cdn/201309/316211870.pdf

E o estádio é da Prefeitura, não do clube.

 

17 horas atrás, Douglas. disse:

https://pocosdecaldas.portaldacidade.com/noticias/turismo/conheca-o-ronaldao-a-casa-do-futebol-em-pocos-de-caldas

 

7.600. 105m x 68m

Fica a dúvida se cabe colocar a capacidade de expansão até esses 14.200, que foi o recorde de 2002. Teria que comentar alguém que conhece o entorno.

Obrigado, ajustei tudo isso.

Deixei 14.200 por enquanto como o máximo que dá para expandir o estádio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

boa tarde
peguei o topico pra ler, e resolvir ajudar com o interior de minas com o que tem na regiao
uma delas é a criaçao do Valadares Esporte Clube - http://vecgv.com.br/clube/

o time ira disputar a segunda divisao( equivalente a terceira ) do mineiro esse ano


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Vice-Presidente

Aproveitando o tópico, é meio irrelevante, já que o time é sem divisão, mas o Uberaba Sport joga no Uberabão, que está sendo dado como propriedade do Nacional (MG), o outro time da cidade. O estádio é da prefeitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Henrique M. disse:

Aproveitando o tópico, é meio irrelevante, já que o time é sem divisão, mas o Uberaba Sport joga no Uberabão, que está sendo dado como propriedade do Nacional (MG), o outro time da cidade. O estádio é da prefeitura.

Obrigado, ajustei isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...