Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fones de Ouvido


_Matheus_

Posts Recomendados

Primeiramente, tô refazendo o outro tópico de maneira mais organizada, para que todos vejam o que for de maior importância. As informações do tópico do Valeri, no Adrenaline, que por sua vez montou o tópico com base num tópico de Leonardo Drummond com a ajuda de um usuário chamado Samba Sincopado.
 
----------

1. INTRODUÇÃO
 
http://www.youtube.com/watch?v=rDed4_ZTCxo
Vídeo de conceitos introdutórios - feito pelo usuário Valeri
 
2. TIPOS DE FONE
 
Earbuds: Estes fones são aqueles que costumam vir com o iPod e outros players portáteis. Eles encaixam do lado externo do ouvido e não fornecem muito isolamento. Não são muito populares entre os audiófilos e você não encontrará muitos "high-end".

pc7z.jpg
 
 

IEMs: Abreviação para In-Ear Monitors(fones intra-auriculares). Esses fones são similares aos ear buds, porém vão mais fundo no canal auditivo. Geralmente possuem um nível de isolamento bem superior ao dos earbuds.

44x2.jpg
 
 

Full-Sized, Circunaurais: Podem ser abertos ou fechados, isso não importa. São fones que envolvem completamente as orelhas. Os pads do fone geralmente não enconstam na orelha, fazendo um círculo em volta dela ao invés disso. São fones grandes e na maioria das vezes não recomendáveis para uso portátil.

ckdd.jpg
 
 

Full-Sized, Supra-aural: Mesma coisa que os circunaurais, porém ao invés de cobrir as orelhas, os pads ficam em cima delas, pressionando-as. Estes são normalmente mais adequados para o uso portátil, devido ao tamanho e peso reduzidos em relação aos circunaurais.
 
li80.jpg
 
 

Aberto vs. Fechado
 
Essa é uma pergunta recorrente, mas a explicação é bem simples. Headphones abertos geralmente possuem uma soundstage(palco sonoro) mais ampla, dando mais espaço para a música "respirar" e apresentações mais realistas. Pense como se você estivesse assistindo um show ao vivo, em um ambiente aberto onde a música tem um "ar" nela. Isso nem sempre é verdade, mas é um jeito de se olhar para a coisa.
 
A desvantagem de fones abertos é que eles não possuem bom isolamento - deixam o som vazar e estão sujeitos a ruídos externos. Isso os torna más opções para viagens ou caso você divida o quarto com alguém.
 
Fones fechados costumam ter uma apresentação sonora mais estreita e direta, similar a ir a uma boate ou um local mais íntimo. Isso também nem sempre é verdadeiro, mas é outra maneira de se enxergar. Fones fechados geralmente isolam bem - ou seja, não deixam o som sair e nem entrar. Existem exceções no entanto, portanto isso também não é uma verdade absoluta.
 
Fones abertos tendem a ser melhores escolhas quando você não tem preocupação em incomodar os outros e se o ambiente em que irá escutá-los é mais quieto, sem muito barulho. Headphones fechados são a opção ideal para viagens e situações onde não se quer incomodar alguém.
 
Glossário de termos
 
2.1. LISTA DE BEST BUYS
 


IEMs(in-ear): - http://imageshack.us/photo/my-images/824/094225ven.jpg/
 
R$ 50 - 100:
  • Audio Technica ATH-CK323M
  • Audio Technica ATH-CKM300
  • Philips SHE9550
  • Philips SHE9750
  • Philips SHE9000 - tem graves mais fortes.

R$ 100 - 200:

  • Audio Technica ATH-CKM500 muito equilibrado
  • Audio Technica ATH-CKN50 - muito equilibrado
  • Sony Mdr-EX310 equilibrado.
  • Sony Mdr-XB30EX graves mais fortes.
  • Audio Technica ATH-CKS55X graves mais fortes
  • Head-Direct RE0 claridade e transparência como poucos IEMs, mas mais leve nos graves.
  • Ultimate Ears 600

R$ 200 - 300:

  • Sony Mdr-EX510 bem equilibrado e um pouco melhorado.
  • Audio Technica ATH-CKN77 - muito equilibrado
  • Ultimate Ears Super.fi 5 equilibrado, mas com médios mais pra frente.
  • Audio Technica CKS77X graves mais pronunciados.
  • Audio Technica CKS90 graves mais pronunciados.
  • Sony Mdr-XB60EX - graves mais pronunciados.
  • Sony Mdr-XB90EX - graves mais pronunciados.

R$ 300 - 500:

  • ATH-CKS99 - graves mais pronunciados.
  • Etymotic Research HF5
  • Phonak Audèo PFE
  • Audio Technica ATH-CKM99
  • Audio Technica CK90 Pro
  • Westone 2

R$ 500 - 700:

  • Ultimate Ears Triple.fi costumava ser muito mais caro, mas com as novas ofertas de IEMs o preço caiu. Ainda sim, é fantástico.
  • Ortofon e-Q5
  • JVC HA-FX700
  • Audio Technica CK10
  • Klipsch X10

Acima de R$ 700:

  • Ortofon e-Q7
  • EarSonics SM3 amplamente conceituado como o melhor dos universais.
  • Westone UM3X extremamente flat e neutro.
  • Westone 3 mais divertido; ênfase nos graves e agudos, assinatura sonora em V.
  • Westone 4
  • Sennheiser IE80 o maior palco sonoro dos universais e tem forte ênfase nos graves.
  • Sony Mdr-EX1000
  • Shure SE535
  • JH5 (fone custom)
  • JVC FX700

Acima de R$1000:

  • JH13 (fone custom)
  • UM Merlin (fone custom)
  • UM Miracle (fone custom)

Earbuds: - http://img209.imageshack.us/img209/2486/earbud.jpg
 
R$ 50 - 100:

  • AKG K315
  • Yuin PK3
  • Sennheiser MX500

R$ 100 - 200:

  • Yuin PK2

R$ 200 - 300:

  • Audio Technica CM700

Acima de R$ 300:

  • Bang&Olufsen A8 apresentação extremamente arejada e equilíbrio tonal bem legal para um earbud.
  • Yuin PK1 excelente earbud, equilíbrio tonal muito bom, mas é muito ineficiente e se beneficia muito de um amp.
  • Yuin OK1
  • Sennheiser MX980

Supra aurais abertos: - http://imageshack.us/a/img402/2344/suprauralaberto.jpg
 
R$ 50 - 100:

  • Koss KSC75 considerado por muitos como o maior custo-benefício no mundo dos fones de ouvido.
  • Yuin G2A

R$ 100 - 200:

  • Grado SR60i (também é amplamente considerado como um dos fones com o maior custo-benefício.)
  • Koss PortaPro (muito divertido de se ouvir, tem uma personalidade própria interessante. Muito usado pra monitoração.)
  • Sennheiser PX100 (excelente alternativa ao PortaPro.)

R$ 200 - 300:

  • Grado SR80i (SR60i melhorado! Paga-se um pouco mais, tem-se um pouco mais.)
  • Sennheiser PX200
  • Sennheiser HD238

R$ 300 - 500:

  • Grado SR125i

R$ 500 - 700:

  • Grado SR 225i

Acima de R$ 700:

  • Grado SR325i
  • Grado RS1i um dos melhores fones do mundo pra rock.
  • Grado RS2i

Supra aurais fechados:http://img694.imageshack.us/img694/5209/suprauralfechado.jpg
 
R$ 50 - 100:

  • AKG K77
  • Sennheiser HD203

R$ 100 - 200:

  • AKG K414
  • AKG K99
  • Sony 7502

R$ 200 - 300:

  • Sony V6 favorito pra monitoração em estúdio. Pelo que dizem, é consideravelmente flat.

R$ 300 - 500:
 
R$ 500 - 700:

  • Audio Technica ESW9A
  • Beyerdynamic T50p

Acima de R$ 700:

  • Ultrasone Pro 650

Circunaurais abertos:http://img688.imageshack.us/img688/5307/circunauraisabertos.jpg
 
R$ 50 - 100:
 
R$ 100 - 200:

  • Akg K240
  • Samson SR850
  • Superlux HD681 (Excelente custo benefício)

R$ 200 - 300:

  • Sennheiser HD558
  • ATH-AD700 (um dos fones mais indicados para jogos)
  • ATH-AD700X (um dos fones mais indicados para jogos)
  • AKG K271 MKII

R$ 300 - 500:

  • Sennheiser HD598

R$ 500 - 700:

  • AKG K601
  • HiFiMan HE-300

Acima de R$ 700:

  • Sennheiser HD600 o queridinho, apresentação bem relaxada e melódica, mas muitos o acham muito dark.
  • Sennheiser HD650 quase igual ao 600, mas os graves têm maior extensão.
  • Beyerdynamic DT880 bem neutro.
  • Beyerdynamic DT990 parecido com o 880, mas mais aberto e com mais graves.
  • AKG K701 palco sonoro fantástico mas é um fone perigosíssimo, divisor de opiniões como poucos. Apresentanção mais leve e espacial, mas mais puxada pros agudos. É extremamente exigente com amplificação.
  • HiFiMan HE-400
  • Sennheiser HD700

Circunaurais fechados:http://img46.imageshack.us/img46/7079/circunauraisfechados.jpg
 
R$ 50 - 100:
 
R$ 100 - 200:

  • Shure SRH240

R$ 200 - 300:

  • Shure SRH440

R$ 300 - 500:

  • Shure SRH840 pelo que dizem, é um dos fones mais neutros do mercado.
  • Audio Technica ATH-M50 (best-buy na sua faixa de preço, mas tem ênfase nos graves.)
  • AKG K240 MKII
  • Beyerdynamic DT250
  • ATH-A700X

R$ 500 - 700:

  • Denon D2000
  • Beyerdynamic DT770 assinatura fortemente em V. Ênfase nos graves e agudos. Pros que gostam é ótimo.

Acima de R$ 700:

  • Denon D5000
  • Denon D7000
  • Ultrasone Pro 750
  • Ultrasone Pro 900


 
3. GAMING HEADPHONES
 
Guias 

3.1. BEST BUYS

 

  • ATH-AD700
  • ATH-AD700X
  • Superlux HD681
  • Akg K240
  • AKG K271
  • Sennheiser HD558
  • Sennheiser HD598
  • Sennheiser RS160

 

 
 

 

 
----------
 
4. ÚTEIS

5.1. LOJAS INTERNACIONAIS

5.2. LOJAS NACIONAIS

 

6. Recomendações de baixo custo

 

Headset's

 

R$ 50,00

- Phillips SHM1900/00

 

R$ 100,00

- Superlux HD681

 

----------

O principal tá listado. São fones pra quem é audiófilo, mas tem algumas recomendações mais viáveis pra quem quer qualidade de áudio de modo geral. Fazer um combo de Headphone + Microfone é a melhor alternativa pra quem quer qualidade em ambas as funções, seja pra jogar, ouvir ou gravar. Os fones gamers de outras marcas são um pouco de enganação pelo preço que custam, maior parte do valor do produto está destinada a merchandiesing, enquanto nos demais, a maior parte está investida na qualidade. A vantagem dos fones gamers vai estar nas pequenas frescuras, como reconhecer a voz pra sair do mute entre outras coisas que não justificam o preço de 600~1200 reais.

 

----------

 

Vídeo para você testar vários tipos de entonações e posições de vozes e outros barulhos. Muito massa.

 

 

 

PS: Vou abrir o tópico depois que fizer mais uns posts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 148
  • Criado
  • Última resposta

SHM1900/00
Phillips

SHM1900_zps4e85cd8b.jpg


Opinião pessoal:
Opção barata, com bom CxB. Meu irmão já teve um, usei e era bom. Muitos youtubers ditos grandes já usaram, segundo relatos. Faixa de 50 reais. A gravação é bem limpa, aqui a haste cedeu com o uso do meu irmão, que não é lá o exemplo de cara bem cuidadoso. A haste do microfone é de maior qualidade do que os C3 Tech que eu já vi.

Reviews:
"Comparativo" de áudio com Turtle Beach PX21 (fone de alta qualidade).
Unboxing + Teste
Comparação com C3 Tech

Preço:
Balão da informática - R$ 43,09
Kabum - R$ 47,40
Pesquisa Buscapé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Superlux HD681

superluxhd681_zps4e5ec1c3.jpg

Reviews

InnerFidelity

Review (ESP)

Unboxing (PT-BR)

Unboxing

Preço:

BeaverMusic - R$ 115,00

Mercado Livre - R$ 106,13

Amazon - US$ 31,95

Pesquisa Mercado Livre

Opinião Pessoal:
Todos dizem que esse fone é de um custo-benefício excelente. Superior a essa caralhada de fones gamers, inclusive os de 600 reais pra cima. O meu acabou de chegar, já joguei uma partida de BF3 e gostei muito: me senti lá dentro, com muito mais noção da localização dos tiros e do que acontecia ao meu redor. Confortável demais (e olha que tenho um cabeção :wub: ). É um fone sem frufru, olhando ele de longe, parece produto da china daqueles vagabundos. Mas pra quem já viu produtos chineses de qualidade (alô Vancl), sabe da capacidade dos zói puxado. De perto você vê que não é nada disso. Conectores banhados a ouro, bag pra armazenar, tem uma faixa pra apoiar a cabeça, esponjas dos auriculares muito macias. Já ouvi umas duas do AC/DC aqui e também gostei do resultado. Mesmo pra quem busca um headset, compensa. Só usar um microfone avulso e é sucesso garantido. Como opções baratas de microfone existem: Zalman Zm-Mic1 e esses genéricos do DX, que atendem muito bem a demanda: aqui ou aqui. Aqui a brincadeira sai por volta dos 100-125 reais.

Uma das importadoras que traz ele pro Brasil é a Fulam Informática Comercial Importadora LTDA/CNPJ 00.990.95/0001-56.

Update:

Tenho passado horas com ele quando estou estudando, e o desconforto é quase nulo. É lógico que uma hora cansa, mas todos os outros que já usei dão vontade de tirar muito mais cedo.

Update:

Enquanto na Beaver Music o preço subiu de R$ 103,00 para R$ 115,00, na Amazon diminuiu de US$ 39,95 para US$ 31,95 desde a criação do post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eu ia copiar todos os fones que recomendei no tópico anterior, mas vi que de 2 anos pra cá, muitos deles subiram de preço sendo que já eram caros pelo pouco que ofereciam, outros não têm o estoque reposto há um bom tempo. Como este tem informações mais organizadas e 2 posts para recomendações, já contendo os dois fones que considero os melhores em custo-benefício da atualidade, acho que podemos liberá-lo, mais de um ano depois de sua criação.

O tópico anterior será mantido fechado e poderá ser acessado aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui pode pedir ajuda pra problemas com fones?

Eu to com o seguinte:

Eu tenho um PX 22 faz um tempo, mas sempre usei ele em no meu PC antigo, pegava tranquilamente. Já no meu novo PC, quando eu conecto ele, aparece no ícone de volume que todos os dispositivos de saída de áudio estão desconectados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui pode pedir ajuda pra problemas com fones?

Eu to com o seguinte:

Eu tenho um PX 22 faz um tempo, mas sempre usei ele em no meu PC antigo, pegava tranquilamente. Já no meu novo PC, quando eu conecto ele, aparece no ícone de volume que todos os dispositivos de saída de áudio estão desconectados.

Já tentou outras entradas usb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testou em outro PC? Se ainda não tiver funcionando, pode ser que o cabo estragou.

Testei e pegou... A diferença de sistema operacional entre os dois era que um era Windows 7 starter e o que não pegou Home Basic

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei e pegou... A diferença de sistema operacional entre os dois era que um era Windows 7 starter e o que não pegou Home Basic

E você não vai trocar esse Home Basic? Outra opção é pesquisar mais sobre as restrições desse sistema, vai ver é esse o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Malandro, comprei um fone de rodoviária por 10 contos de réis e agora só estudo com ele FUAHIFUAHASUFIAUSHFSIUAHFAIUFHUSAIFSA Sem sacanagem, é uma DELÍCIA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Desenterrando!

 

Atualmente, existe algum fone mais em conta que tenha uma boa qualidade? Algum que tenha um bom custo benefício só para ser usado em casa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desenterrando!

 

Atualmente, existe algum fone mais em conta que tenha uma boa qualidade? Algum que tenha um bom custo benefício só para ser usado em casa mesmo.

 

Existe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto é barato pra ti?

Sendo um fone bom, acho que até uns 100 rola de pagar. Mais sendo muito bom mesmo huahuahuahu

Se tiver mais barato, melhor! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo um fone bom, acho que até uns 100 rola de pagar. Mas sendo muito bom mesmo huahuahuahu

Se tiver mais barato, melhor! 

 

Philips SHE8000 no Buscapé e na loja oficial.

 

Philips SHE9000 no Buscapé e na loja oficial.

 

JBL Vibe Branco na Americanas ou em qualquer loja.

 

Que recomendo porque já tive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To usando o AKG K240, comprei aqui na Amazon por 70$. O fone e bom demais, muito confortavel, bonito pra cacete, enfim, ultra recomendado. Uso ele o dia inteiro e nem sinto orelha suar, nem apertar, nem nada.

 

Quis investir num desses mais profissionais e nao me arrependi, qualquer musica nele fica muito top. Da pra realmente sentir a diferenca. E olha que ele nem e dos mais caros..

 

 

5171292090_3b1c4e8770.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, estou procurando um fone na faixa dos 100~150 reais.

 

Encontrei o AKG K414 no ML por R$120,00.. Dei uma lida em alguns foruns e vi que esse modelo da akg foi feito pra competir com o Koss Porta Pro, que gira em torno de 180 dilmas. O problema é que o akg sofre com falsificações. É muito arriscado comprar? A loja em que eu achei ele é classificada como platina no ML.

 

Alguma outra recomendação de fone nessa faixa de preço? Me interessei pelo K414 por ele ser semi-aberto e portátil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou procurando um fone na faixa dos 100~150 reais.

 

Encontrei o AKG K414 no ML por R$120,00.. Dei uma lida em alguns foruns e vi que esse modelo da akg foi feito pra competir com o Koss Porta Pro, que gira em torno de 180 dilmas. O problema é que o akg sofre com falsificações. É muito arriscado comprar? A loja em que eu achei ele é classificada como platina no ML.

 

Alguma outra recomendação de fone nessa faixa de preço? Me interessei pelo K414 por ele ser semi-aberto e portátil.

 

Na página anterior postei algumas recomendações. Se nenhuma delas te agradar, mando outras hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na página anterior postei algumas recomendações. Se nenhuma delas te agradar, mando outras hahaha

 

Acabei comprando o AKG hahaha

 

Curti o fone, não isola tanto quanto eu gostaria, mas é ótimo pra ouvir em casa e na biblioteca. Muito bom pra música eletrônica e pop por conta da qualidade dos graves. Razoável pra rock, distorce um pouco quando você quer arrepiar o volume.

 

Ele aperta um pouco as orelhas no começo, mas acostuma com o tempo. O aspecto dele é muito frágil, parece que vai quebrar com qualquer coisa, mas só parece hahaha

 

Paguei 110 reais e, por esse preço, me agradou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei comprando o AKG hahaha

 

Curti o fone, não isola tanto quanto eu gostaria, mas é ótimo pra ouvir em casa e na biblioteca. Muito bom pra música eletrônica e pop por conta da qualidade dos graves. Razoável pra rock, distorce um pouco quando você quer arrepiar o volume.

 

Ele aperta um pouco as orelhas no começo, mas acostuma com o tempo. O aspecto dele é muito frágil, parece que vai quebrar com qualquer coisa, mas só parece hahaha

 

Paguei 110 reais e, por esse preço, me agradou.

 

Manda o link aí, mestre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • BobJJ
      Por BobJJ
      Counter Strike Global Offensive

       
      Acho que recusa apresentações. Alguém joga? Animam jogar um Faceit, competitivo, casualzinho? 
      Sou ruinzão lá, tava quase pegando AK Cruzada aí entrei numa maré de AFK no meu time e caí para AK1 fora meu 48h de ban por kickar muitos jogadores (ausentes) do jogo.
    • _Matheus_
      Por _Matheus_
    • Marco.Oliveira
      Por Marco.Oliveira
      Bom galera, depois de ver um caminhão de notícias recentes sobre os problemas que a UBER  tem enfrentado em terras tupiniquins, gostaria de saber a opinião de vcs sobre o tema, qualidade do serviço, legalidade da atividade, situação nas cidades de vocês e etc...
      Vou tentar listar aqui algumas matérias que achei interessantes sobre o caso e comentar minha opinião tbm.
      Motorista de BH tem vínculo trabalhista reconhecido pela justiça do trabalho
      Justiça entende que lei municipal é inconstitucional
      Roubos e assassinatos fazem Uber rever pagamentos em dinheiro no Brasil
      Fora outras muitas notícias de confronto entre taxistas e uber...
       
      Minha opinião (apesar de eu não manjar nada de leis trabalhistas e talz) é que não pode se considerar o motorista como empregado da UBER uma vez que o cara que foi lá e se cadastrou. Eu entendo o app muito mais como um "aglutinador de demanda" e os motoristas cadastrados apenas absorvem essa demanda e o cara pode sair do app a qualquer momento, pode também trabalhar para mais de um app como o Cabify por exemplo. Então acho que essa história ai de querer enfiar CLT no meio é totalmente nada a ver e o cara que entra no APP e depois mete o processo querendo ser CLT é mal intencionado.
      Aqui na Baixada Santista, tentaram fazer lei anti-uber em Santos mas a justiça derrubou com o mesmo argumento do adotado na matéria que eu destaquei, e acredito que não haja o menor cabimento pra criar leis que impeçam alguém de trabalhar. Numa época de crise principalmente. É muito protecionismo com um serviço (taxi) que não tem o menor compromisso com o bom atendimento aos clientes. Cooperativa de taxi é uma coisa que deveria ser investigada a fundo pq oq deve ter de coisa errada deve ser assustador.
      Quanto a questão da segurança, no dia que eu vi a matéria de que ia passar a aceitar pagamento em dinheiro, eu já sabia que ia dar bosta. 
      Eu já perdi a conta de quantas vezes eu já usei UBER, recomendei pra minha família toda e minha noiva fez o mesmo com a família dela. A qualidade do serviço é sim o grande diferencial e desde que comecei a usar o UBER eu não peguei mais taxi. Cansei de pegar taxi com mau cheiro, ou motorista sem a menor educação, dirigindo de forma imprudente e isso meio que pesou contra.
    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      Pessoal, tenho um fone a um tempo já. Só que nas ultimas semanas o fio dele começou a embolar/enrolar e mesmo que eu estique, é só eu me distrair que ele começa a enrolar de novo. Alguém tem alguma dica para que isso não aconteça? To num puta cagaço do fio começar a quebrar.
      Aproveitando o tópico, alguém sabe dar dicas para preservar um fone? Não tenho sorte com os do celular. Eles estragam muito rápido.
    • Visitante
      Por Visitante
      No ano seguinte da publicação de "A Ética da Liberdade", em 1983, um físico que era técnico de informática no M.I.T. (Massachusets Institute of Technology) largou o emprego dele porque estavam comprando equipamentos que, segundo ele, restringia a liberdade dos usuários e principalmente, dos técnicos em informática.
      A informática constitui na técnica de "informação automática", um conjunto de instruções que os computadores recebem em linguagem de baixo-nível após compiladas de linguagens de alto-nível. Restringir a liberdade de acessar e modificar e até melhorar o código-fonte do software era uma violência contra os usuários, então Richard Stallman iniciou o Movimento pelo Software Livre alegando que dessa forma "respeita a liberdade dos usuários".
      Por isso que o magnum opus de Rothbard tem muito a ver com o Projeto GNU lançado por ele. Este tópico consiste no debate sobre Ética, Liberdade e Tecnologia, que é derivado das alegações dos libertarianos de que "todas as aplicações tecnológicas devem ser de livre utilização", mas a questão a se aprofundar é: "e a liberdade da/na tecnologia?".


      Assista toda a entrevista:
       
      Acesse o link do livro "A Ética da Liberdade" no site do Instituto Mises.
      Acesse o link do livro "Software libre para una Sociedad Libre" em espanhol ou em inglês "Free Software, Free Society".
      Acesso o artigo da Fundação Getúlio Vargas sobre um "Estudo sobre o software livre".
      Acesse o artigo "Movimento do Software Livre: por uma relação livre com a tecnologia" no site poliTICs.
      Verifique os próprios argumentos de Stallman de que "Software não deve ter donos" no site do Projeto GNU.
       
      Vou começar por estas questões:
      1. "Iria você rechaçar a aplicação de mensagens Whatsapp por outro que fosse 100% software livre?". Considera-se que o conceito de liberdade seja mais amplo que permita de tal forma "sim, posso usar Whatsapp e não me importo com liberdade do software porque esta não me é útil". A seguir o retrucamento: e aonde fica a liberdade da tecnologia? Nas mãos dos proprietários do software, é lógico.
      2. "Se software livre tem direitos autorais, então aonde fica a propriedade intelectual? E o lucro?". Que é a maior dificuldade de um software realmente livre. Mas software livre tem proprietário, e este dá permissão prévia para outros modificarem, melhorarem e adaptarem o software podendo lançar até novas versões com novas funcionalidades. A pessoa é livre para fazê-lo sob a condição de não restringir a liberdade do software, podendo ser mencionado como coautor e obter reconhecimento, além de possivelmente ser contratado por empresas de software. A propriedade de um software não deve fazê-lo menos livre. E tem certos preceitos éticos em software livre que não permite a utilização dos anúncios. Ganhar dinheiro com isso depende mais da colaboração espontânea, que é uma prática cada vez mais comum em países desenvolvidos.
       
      Para Richard Stallman, considerando-se que todo conhecimento tecnológico é reutilizado por meio de outras fontes, é mais ético deixá-lo livre para que o acesso ao conhecimento continue e propicie a verdadeira liberdade de usuários do computador.
×
×
  • Criar Novo...