Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A máquina do Tempo


Jirimias

Posts Recomendados

Vi Belford Roxo na história, vi credibilidade.

:yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: Ganhou crédito comigo. Em que parte da cidade a filha do Barbosa mora?

hahaha sinta-se homenageado. Acho que ela mora em Heliópolis e trabalha no supermercado Maça Verde haha . Na verdade, ele não tem filhos, somente uma mulher que cuidou deles nos últimos anos de vida, tida por ele como filha do coração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 116
  • Criado
  • Última resposta

MAQUINABANNER.jpg


banmenortorino.png

balaco.png

Ruiz coçava a cabeça e andava de um lado para o outro, porém sem nunca desviar os olhos do portão de madeira do outro lado da rua. Talvez por estar tão concentrado não percebeu que uma viatura de polícia acabava de encostar do seu lado. Somente segundos depois notou a presença da viatura e seu primeiro instinto foi querer correr, mas logo se conteve e manteve-se parado, porém as mãos molhadas e frias denunciavam o quanto à presença da lei mexia com ele.

Ruiz trabalhava apenas há dois anos com Dan. Foi tempo suficiente para ganhar a confiança do patrão, principalmente por ser do tipo "pau para toda obra". Sua principal função era motorista, mas já tinha feito serviços como fotógrafo, detetive, olheiro e segurança. Ganhava menos que merecia, mas isso não era um problema. A vida até conhecer Dan foi tão difícil que Ruiz aprendeu a dar valor ao pouco que tinha conseguido.

Boliviano, Ruiz está há seis anos no Brasil, sendo três deles passados no Rio de Janeiro. Já tinha trabalhado com confecção de roupa em um quartinho com vista para o Tietê e ali viveu os piores anos de sua jovem vida. Foi lá que, indignado pelas condições precárias, acabou roubando algumas dezenas de peças de roupa como forma de pagamento pelo seu trabalho. Ele pensava estar apenas fazendo a justiça, mas a Justiça entendeu que ele estava fazendo carreira no crime. Foi preso, pegou um ano de cadeia e foi solto graças a uma "forcinha" de Dan que o viu jogar bola com outros detentos em uma visita feita ao avô, o grande Dan Feline, preso na época por estelionato e envolvimento com bingos.

A carreira futebolística de Ruiz acabou três meses depois de estar em liberdade após uma dividida que causou uma grave lesão no menisco. Sem poder jogar, Ruiz encontrou no apoio de Dan uma forma de recomeçar a vida. Dizem que esta foi a única vez que Dan ajudou alguém sem ter algum interesse.

A movimentação intensificou na frente do portão que Ruiz vigiava há pelo menos três horas. Dan acabava de chegar com Edu quando Barbosa era retirado algemado de dentro da casa. O agente correu em direção ao goleiro e perguntou levantando sua cabeça com uma das mãos:

DAN: - Ficou louco, rapaz? O que você aprontou? Não vai me dizer que você matou uma mulher e arrumou um amigo chamado Macarrão não.
BARBOSA: - Não sei do que você está falando. Só fui conhecer a minha filha. Que mal há nisso?
DAN: - E foi preso por isso? O policial porque você está prendendo este sujeito? Talvez você não esteja conhecendo-o, mas ele é o goleiro da Seleção.

Os dois policiais olharam um para o outro e um deles, o mais velho, disse:

POLICIAL: - Bem que eu vi que conhecia ele de algum lugar. Rapaz, você frangueiro,hein! Tinha que ser preso por ser tão ruim.
DAN: - Ei, amigo, pega leve aí! Me diz: por quê prenderam ele?
POLICIAL: - Ele invadiu a casa da mulher ali dizendo que era pai dela, sendo que o pai dela já morreu há um tempo.
VELHOTA: - Deve ser droga que fez isso com ele. Coitado! - disse uma vizinha curiosa intrometendo na conversa para saber o que havia ocorrido.

Dan aproveitou a deixa da velha e passou a convencer os policiais que Barbosa não oferecia perigo, apenas esta em crise por uso de entorpecentes. Depois de gastar alguns minutos e alguns trocados, finalmente conseguiu a liberação do goleiro sem a necessidade de ir até à delegacia. Já dentro do carro, Barbosa tentava esconder algumas lágrimas de frustração e ficava perguntando-se baixinho: "Por quê ela não me conhece? Eu quero ir embora deste lugar." Edu tentava acalmá-lo com aquelas teses sobre realidade paralela, coisas que acabou decorando de tanto ouvir do professor, mas que Barbosa não entendia nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Episódio triste, hein?

Espero que Belford Roxo apareça de novo o Barbosa consiga resolver isso. Será que vai afetar ele dentro de campo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Episódio triste, hein?

Espero que Belford Roxo apareça de novo o Barbosa consiga resolver isso. Será que vai afetar ele dentro de campo?

Eh, um pouco de drama na vida de Barbosa, mas acho que ele supera, pelo menos é o que deve acontecer para que dê tudo certo na Copa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

'Tadin' do Barbossa. Sempre acontece algum drama na vida do 'rapais' :yao:

BS na continuação Jiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

'Tadin' do Barbossa. Sempre acontece algum drama na vida do 'rapais' :yao:

BS na continuação Jiri

Disso ele não tem como escapar rsrs Sofre no passado ou no presente.

kkkk...olha o Dan chamando o cara de drogado!

Barbosa vai dar a volta por cima!

Boa sorte! =)

hehe foi a velhota que chamou. Pior foi o Dan achando que ele era o novo Bruno.

Vamos ver o que o destino reserva para o Barbosa.

Galera, estou sem computador. Estou com um há quatro anos e ontem parece que algo grave aconteceu. Deixei ele hoje em uma loja para ver o que pode ser. Volto a atualizar assim que eu conseguir resolver esta questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, resolvi de forma paliativa o problema do pc. O técnico já condenou minha placa mãe, mas eu fiz alguns "clear cmo"s eu consegui fazê-lo funcionar, mas para isso o PC vai ficar ligado direto, pq se desliga, muito provavelmente ele não ligará. Ele tem que aguentar até o dia 1/11 qdo poderei comprar um novo. Assim sendo, eu vou dar uma acelerada na próxima atualização jogando o save para depois da Copa das Confederações, para não correr o risco do save terminar por estes problemas.

Com isso, eu vou pular a interatividade da Copa das Confederações e a derradeira etapa será no Mundial. Amanhã pretendo revelar o ranking da interatividade.

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerbranco.jpg

Após a primeira etapa, Diego e André lideram a interatividade. A segunda etapa antecederá o início da Copa do Mundo e o formato será diferente e com pontuações maiores o que permite quem não participou da primeira etapa de conquistar um papel na história.

Convocações:

Goleiros: Barbosa (Vasco) e Jefferson (Botafogo)

Laterais: Carlinhos (Fluminense), Douglas ( São Paulo), Marcos Rocha ( Atlético/MG) e Peter ( Figueirense)

Zagueiros: Dedé (Vasco), Lúcio e Rafael Tolói (São Paulo) e Réver (Atlético/MG)

Meio-campo: Alex (Coritiba), Ganso (São Paulo), Paulinho e Ralf (Corinthians), Ronaldinho Gaúcho ( Atlético/MG) e Zé Roberto (Grêmio)

Atacantes: Alecsandro (Atlético/MG), Leandro Damião (Inter), Marco Aurélio (Sport), Neymar (Santos) e Osvaldo ( São Paulo)

Goleiros: Barbosa (Vasco) e Jefferson (Botafogo)

Laterais: Carlinhos (Fluminense), Douglas ( São Paulo), Marcos Rocha ( Atlético/MG) e Peter ( Figueirense)

Zagueiros: Dedé (Vasco), Lúcio e Rafael Tolói (São Paulo) e Réver (Atlético/MG)

Meio-campo: Ganso (São Paulo), Thiago Neves ( Fluminense), Arouca (Santos), Elias e Gabriel ( Flamengo) Paulinho(Corinthians), Ronaldinho Gaúcho ( Atlético/MG) e Zé Roberto (Grêmio)

Atacantes: Leandro Damião (Inter), Nem (Fluminense), Neymar (Santos), Luis Fabiano e Osvaldo ( São Paulo)

Participantes da Primeira Fase

Murilo Burns: 24 ptos

Primeira conv: 13 ptos.

Segunda conv: 11 ptos.

Jefferson (Botafogo) 1 1

Victor (Atlético - MG)

Fábio (Cruzeiro)

Réver (atlético - MG) 1 1

Dedé (Vasco) 1 1

Douglas (Figueirense)

Lúcio (São Paulo) 1 1

Lucas (Botafogo)

Peter (Figueirense) 11

Fábio Santos (Corinthians)

Kléber (Internacional)

Ronaldinho Gaúcho (Atlético - MG) 11

Alex (Coritiba) 1

Zé Roberto (Grêmio) 1 1

Arouca (Santos) 1

Douglas (Corinthians)

Paulinho (Corinthians) 1

Jádson (São Paulo)

Ganso (São Paulo) 11

Éder Luis (Vasco)

Neymar (Santos) 1 1

Osvaldo (São Paulo) 1 1

Leandro Damião (Internacional) 1 1

Mario Lucca: 24 ptos

Primeira conv: 12 ptos.

Segunda conv: 12 ptos


Jeferson 1 1
Victor
Vanderlei

Magal
Peter 11
Lucas
Kleber
Douglas 11
Dede 1 1
Rever 1 1
Juan

Arouca 1
Paulinho 1 1
Ralf 1
Ygor

Ronaldinho 11
Wagner
Ganso 11

Osvaldo1 1
Marcos Aurelio 1
Nem 1
Neymar 1 1
Deivid

Kaique Lopes: 21 ptos

Primeira conv: 11 ptos.

Segunda conv: 10 ptos


Jefferson 1 1

Cavalieri

Fábio

Luis Ricardo (Lusa)

Marcos Rocha (Atlético) 1 1

Márcio Azevedo

Fábio Santos

Réver 1 1

Dedé 1 1

Durval

Henrique

Jean

Fernando

Paulinho 1 1

Ralf 1

R10 11

Alex 1

Zé Roberto 11

Neymar 11

Osvaldo 11

Fred

Wellingtom Nem 1

Fábio 24 ptos

Primeira conv: 11 ptos.

Segunda conv: 13 ptos.

Jefferson (Botafogo) 11

Diego Cavalieri (Fluminense)

Cássio (Corinthians)

Réver (Atlético - MG) 11

Dedé (Vasco) 11

Matheus (Botafogo)

Lúcio (São Paulo) 11

Everton (Cruzeiro)

Peter (Figueirense) 11

Fábio Santos (Corinthians)

João Paulo (Flamengo)

Ronaldinho Gaúcho (Atlético - MG) 11

Ralf (Corinthians) 1

Patrik (Palmeiras)

Arouca (Santos) 1

Thiago Neves (Fluminense) 1

Paulinho (Corinthians) 11

Jádson (São Paulo)

Ganso (São Paulo) 11

Alexandre Pato (Corinthians)

Neymar (Santos) 11

Osvaldo (São Paulo) 11

Wellington Nem (Fluminense)1

Renato Gomes: 24 ptos

Primeira conv: 12 ptos.

Segunda conv: 12 ptos

Goleiros
Jefferson (Botafogo) 11
Victor (Atlético Mineiro)

Rafael (Santos)

Zagueiros

Dedé (Cruzeiro) 11

Réver (Atlético Mineiro) 11

Henrique (Palmeiras)
Lúcio (São Paulo) 11

Laterais

Lucas (Botafogo)
Marcos Rocha (Atlético MG) 11
Cortez (São Paulo)
Douglas Santos (Náutico)

Meias

Ralf (Corinthians) 1

Paulinho (Corinthians) 11

Arouca (Santos)1
Zé Roberto (Grêmio) 11
Alex (Coritiba) 1
Wellington Nem (Fluminense)1

Ganso (São Paulo) 11
Bernard (São Paulo)

Atacantes
Neymar (Santos) 11
Damião (Internacional) 11
Fred (Fluminense)

Diego: 25 ptos

Primeira conv: 11 ptos.

Segunda conv: 14 ptos.

Jeferson(botafogo) 11
Victor(gremio)
Rafael(santos)

Dedé (Cruzeiro) 11

Réver (Atlético Mineiro) 11

Henrique (Palmeiras)
Lúcio (São Paulo) 11

Lucas (Botafogo)
Marcos Rocha (Atlético MG) 11
Cortez (São Paulo)
Douglas Santos (Náutico)

Ronaldinho Gaúcho (Atlético - MG) 11

Ralf (Corinthians) 1

Arouca (Santos)1

Thiago Neves (Fluminense)1

Paulinho (Corinthians) 11

Jádson (São Paulo)

Ganso (São Paulo) 11

Alexandre Pato (Corinthians)

Neymar (Santos) 11

Osvaldo (São Paulo) 11

Wellington Nem (Internacional)1

Luis Fabiano(São Paulo)1

André: 25 ptos

Primeira conv: 13 ptos.

Segunda conv: 12 ptos

G -

Fabio

Cavalieri

Jeferson 11

Lat-

Gabriel

Peter(fig) 11

lEverton

Kleber

Def-

Dede 11

Douglas(fig)

Rever 11

Paulo Henrique

MC-

Neymar 11

Nem1

Ze Roberto 11

Alex 1

Paulinho 11

Arouca1

Ganso 11

Ralf 1

At-

Fred

Damiao 11

Oswaldo 11

Marcos Aurelio 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puts, qse qse... fui bem na primeira convocação, mas na segunda caiu bastante :(

Verdade. Mas ainda tem a última etapa, dá pra recuperar, só que vai ser um pouco diferente a interatividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MAQUINABANNER.jpg

banmenortorino.png

balaco.png

A decepção de Barbosa seria uma grande aliada de Edu e Andreas para devolver a dupla de viajantes para 1950, porém a viagem de Dan havia causado danos na Máquina do Tempo o que adiaria em alguns meses uma nova investida. Além disso seria muito complicado convencer Flávio Costa a desistir de disputar o Mundial de 2014 neste bom momento que vivia no comando da Seleção Brasileira. O Brasil já estava pronto para disputar a Copa das Confederações, este que seria um teste tanto para o país que sediaria a Copa em alguns meses, quanto para a Seleção que entraria em campo.

Para muitos críticos, nem todos entendidos em futebol, aquela convocação representaria uma prévia da convocação para o Mundial. Pouco se acreditava em uma mudança radical, só mesmo uma lesão ou uma grande revelação de última hora.

O Brasil foi para a Copa das Confederações com esta configuração:

convocacopaconf.png


Curioso pensar que o 4-4-2 implantado por Flávio após a derrota para a Suíça marcou a melhora sensível da equipe. A grande verdade era que o General havia cedido ao conselho de um amigo pessoal que viu no jeito antigo que Costa colocou a equipe para jogar contra os suíços como uma ameaça para os planos da Seleção. Este amigo pessoal era Murtosa, conhecido como companheiro inseparável de Felipão, hoje treinador do Cruzeiro, mas que aceitou aliar-se à Flávio a pedido de Marín. Esta foi a única condição do dirigente da CBF para a contratação do indicado de Dan, nada mais que uma forma de controlar as decisões técnicas de Costa.

Mas o mesmo 4-4-2 conheceu alguns fracassos antes do início do torneio internacional. Nos três amistosos disputados antes da competição, o Brasil sofreu três derrotas, sendo duas para equipes piores colocadas no ranking da Fifa. Os resultados foram determinantes para deixar a Seleção na 14º posição, a pior dos últimos anos.

amistosos.png


A Copa das Confederações começou para o Brasil no dia 16.06.2013 com vitória por 2-1 sobre os italianos: os mais fortes, além do Brasil, em um grupo que contava ainda com México e Gana. Zé Roberto foi o nome daquele jogo, algo que vinha sendo costumeiro.

UNTITLED-1e.jpg

Exceto pela forma covarde como jogaram os mexicanos, pouco ele fizeram para evitar a sonora goleada sofrida no Estádio Nacional de Brasília. Com Neymar em baixa, coube a Wellington Nem assumir a responsabilidade de carregar o Brasil. Outro que se destacava era o meia Gabriel, do Flamengo, foi dele o passe para o gol de Leandro Damião que selou o fim da reação do México.

Mas esta vitória do Brasil poderia ter sido melhor se a Seleção não perdesse cinco titulares por lesão, graças ao excesso dos adversários. Quatro deles não jogariam mais a competição.

UNTITLED-1c.jpg

Já classificado e desfalcado, o Brasil encontrou dificuldades de encarar a velocidade dos ganeses. O Brasil chegou a abrir o placar no Maracanã, mas cedeu a virada. Chegou a empatar com Neymar, mas viu Jordan Ayew marcar seu terceiro gol dando a vitória a sua seleção. A vitória da Gana não mudou em nada a tabela, pior para eles que ficaram no meio do caminho.

UNTITLED-1b.jpg

Antes do jogo contra o Uruguai, válido pela semi-final, mais uma notícia vinda do Departamento Médico assombrou a Seleção. Wellington Nem torceu o tornozelo em um treino e também ficaria fora do torneio. O número de desfalques continuava cinco, isso porque Gabriel conseguiu se recuperar antes do previsto.

A revanche de Barbosa.

Flávio Costa e Barbosa certamente tiveram um momento reprise naquele confronto contra os uruguaios quando viram a campanha da Copa das Confederações ruírem após chute perfeito de Cavani, já na prorrogação. Mas a mística de um Brasil e Uruguai não permite que nenhum dos dois lados comemore vitória antes da hora: Leandro Damião, no último minuto da prorrogação empataria a partida e levaria a decisão para as penalidades.

Nos pênaltis, os brasileiros conheceram um herói: o goleiro Barbosa que defendeu duas das três cobranças desperdiçadas pela Celeste, garantindo o Brasil na final contra os espanhóis, que bateram o México por 3-2

UNTITLED-1d.jpg

O amargo sabor da derrota.

Com a suspensão de Marcos Rocha após segundo amarelo, o Brasil contabilizava seis desfalques para a finalíssima contra os espanhóis. A Seleção voltava ao Maracanã após ser derrotado por Gana e por isso os jogadores queriam muito compensar os cariocas por não ter visto a Seleção ganhar em sua cidade.

O jogo em si foi muito truncado, principalmente no primeiro tempo quando as equipes ficaram se estudando. Na segunda etapa, as equipes arriscaram mais, até mesmo os espanhóis que estavam em desvantagem numérica. As duas representações presentearam os presentes com um bom futebol, o esperado das duas maiores forças do esporte no mundo.

Porém, os cariocas sentiram mais uma vez a decepção da derrota quando Natxo Monreal marcou aos 19 minutos o gol que garantiria o título da Espanha. Era perceptível que para Barbosa e Flávio Costa a derrota tinha um sabor ainda mais amargo que para os outros brasileiros.

UNTITLED-1a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, infelizmente meu pc morreu de vez, estou por enquanto sem computador, só usando o do trampo qdo dá tempo. Eu não guardei o save, por isso a parte de jogo do save será encerrada no próximo post ( joguei até a pré-convocatória para a Copa do Mundo). Pretendo dar os capítulos finais ao save para não deixar a história por fazer, já que seria a segunda vez com este mesmo save.

Assim que normalizar tudo eu posto os capítulos finais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MAQUINABANNER.jpg

Capítulo 14: A viagem de Edu

Edu estava suando frio. As mãos geladas denunciavam. Partiu dele mesmo de servir de cobaia para viagem teste que levaria de volta Barbosa e Flávio Costa ao ano de 1950.
- Qual é a sensação, professor?
- Você já sentiu o frio na barriga em uma decida de montanha russa?
- Sim, mas faz tempo a última fez que fiz isso.
-Então multiplica por dez aquela sensação, é mais ou menos isso que você sentirá. Depois vem o apagão e aí...
- E aí?
- Aí você estará em 1950, quer dizer, isso se nada der errado ( risos ).
- Espero que não dê. Estive pensando... algum problema se eu levar algo para registrar o momento?
- Acho melhor não. Poderia chamar a atenção o uso de tecnologias, além do mais, já está comprovado que nada que se registra no passado mantém-se registrado aqui.
Passava pela cabeça de Edu que poderia ser interessante gravar em seu celular imagens daquela época, mas acabou cedendo ao conselho do professor. Para a viagem de Edu ter o valor de teste ele sabia que teria que ficar em 1950 por pelo menos seis horas, tempo este que deveria ser preenchido de alguma forma. Andreas entregou a ele algumas notas da moeda da época para que comprasse o ingresso para o jogo do Brasil, apesar de deixar claro para seu aprendiz de que não tentasse nenhuma modificação no passado.
Estava tudo pronto. O professor Andreas acionou a alavanca, as luzes da casa piscaram, procedeu um breve tremor e por fim o clarão que após dissipado revelou que Edu não estava mais ali...
Untitled-2-1.png
Edu ficou surpreso com a velocidade em que havia mudado de época, foi tão rápido que as sensações descritas pelo professor quase não foram notadas. Estava aliviado e apreensivo ao mesmo tempo. Aliviado pela primeira etapa da viagem ter sido bem sucedida e apreensivo por já aguarda pelo retorno.
Estava em um terreno baldio. Demorou um pouco para reconhecer o lugar, pois o tempo cuidou de mudar muita coisa em relação á época de onde ele veio. Pôde confirmar que estava no ano certo quando ouviu ao longe uma voz que anunciava a venda de ingressos com comodidade - "Fuja da fila dos guichês! Compre o ingresso da finalíssima Brasil e Uruguai com João Texugo!"
Edu sorriu e soltou uma frase em voz alta: cambistas sempre existiram!
Com alguma dificuldade, Edu desviou do matagal e chegou até à rua. Bateu o mato que estava na calça e seguiu em direção ao Maracanã. No caminho até o estádio não perdeu uma oportunidade de observar tudo ao redor para comparar como o tempo fez bem à cidade. Olhava para as pessoas com o sentimento de dó e pensando como se surpreenderiam ao ver o Rio em 2013. Pensava ele: "como ficariam surpresos ao ver os grandes arranha-céus, monumentos e toda a modernidade."
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MAQUINABANNER.jpg

Capítulo 15: Antônia

A viagem demorou mais do que o esperado, o professor olhava impaciente o viajante que acabava de chegar. Estava deitado, olhos arregalados e sem esboçar qualquer reação. Ao primeiro toque do professor apenas apertou os lábios e sentiu a boca seca. Somente reagiu com mais vigor quando sentiu o tapa queimar o lado direito do rosto. Olhou com raiva para o professor que sorria, dizendo:
Bem-vindo, viajante!
Edu seguiu calado até o segundo gole de água quando enfim soltou as primeiras palavras após a viagem:
Antônia!
Como? Tá me estranhando? Que sorriso bobo é esse? Não vai me dizer que...
Ela é linda. Olhos verdes claros, cabelos loiros e encaracolados, sorriso tímido mas arrebatador. Ah!
Quem é esta, Edu?
A mulher da minha vida.
Edu, você não...
Calma, professor. Qual o problema de se apaixonar por alguém do passado?
Nenhum problema se você não foi longe demais com essa paixonite.
Longe demais como?
Relação carnal. Corpos e lábios se misturando, troca de substâncias, enfim, todas estas coisas.
Edu gargalhava:
Professor, ouvindo o senhor falando assim até parece meu avô. Estou falando de amor.
Edu, isso que você fez pode ter consequências gravíssimas.
Mas professor, o senhor mesmo diz que nada que fizemos no passado tem consequências no futuro.
Sim, mas e no passado isso não é garantido. Imagine que esta mulher possa ter contraído alguma doença com o contato contigo.
Que isso, professor? Eu sou um cara que me cuido.
Não estou falando disso. O que me preocupa são vírus ou bactérias que estão no seu corpo, seres que evoluíram e que hoje não causam problemas para nós, mas que podem até matar uma pessoa que não possui um organismo não preparado para lidar com as ameaças atuais.
Edu recusava-se a pensar assim e ignorando as preocupações do professor começou a contar sua ventura em 1950, sempre acompanhado pelos olhares de reprovação do professor.
"Minha ideia era apenas ver a partida de 1950 respeitando tudo aquilo que o senhor pediu que eu fizesse, por isso procurei logo um lugar para sentar-me. Era uma multidão enorme quando eu cheguei ao lugar escolhido, mas em questão de minutos o estádio estava completamente ocupado.
Era difícil não torcer mesmo sabendo que o resultado não seria modificado, que o destino já estava traçado. Confesso que tive vontade de entrar lá dentro do campo e causar algum transtorno que adiasse o jogo ou até mesmo trancar o Giggia no banheiro. Devaneios que tratei de ignorar com medo do que poderia ocorrer.
A partida começava, eu só tinha olhos para o campo, até que ela cruzou a minha frente. Ela não me notou, mas eu não consegui fazer outra coisa senão acompanhá-la com os olhos. Ela era linda. Temia nunca mais vê-la depois daquele momento, até que fui ajudado por um torcedor que se levantou e ela ficou alguns segundos ali na minha frente aguardando passagem. Não pensei duas vezes, estiquei minha mão e toquei na dela. Foi um breve toque, mas pude sentir quão macia era sua mão. Macia e pesada, pois logo senti um tapa em meu rosto. Ela me chamou de ousado, foi o melhor tapa que eu podia levar.
Depois caiu a ficha de que o meu ato podia ser algo realmente ousado para aqueles tempos e resolvi seguí-la para tentar me desculpar. Fui surpreendido por ela estar seguindo em direção a saída das arquibancadas, onde encontrávamos apenas eu e ela. Pensei até que não tivesse notado minha presença, mas em determinado momento ela virou para trás e perguntou porque eu fiz aquilo? Expliquei minhas razões até quando ela permitiu..."
Ela te deu outro tapa?
Não, professor. Ela me beijou. O beijo mais maravilhoso que já recebi.
Tá bom. Pode parar por aí. Deixa o passado para lá, hoje nós temos outro problema com o que temos que nos preocupar.
O que aconteceu, professor?
Teremos que cancelar os planos de nossos amigos viajantes do tempo.
Mas porquê? Não prometemos que iríamos deixá-los ter a segunda chance com a Seleção?
Sim, prometemos, mas isso não quer dizer que temos que cumprir. Olha o que está neste jornal:
A manchete do jornal trazia: Treinador do Brasil bebe em festa particular de Ronaldinho, bate o carro e afirma ter vindo de 1950.
Edu ficou estarrecido. Ainda não sabia o que fazer., mas uma coisa era certa: não podia contar com Dan para fazer parte do plano, pois não sabia qual seria sua reação. Ele e o professor deveriam agir rápido, pois o Brasil iniciaria sua preparação para a Copa do Mundo em alguns dias, o que tornaria difícil o acesso aos dois viajantes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MAQUINABANNER.jpg

Capítulo 16: O Dia D

Faltavam três dias para o Seleção Brasileira concentrar-se em Teresópolis para a preparação para a Copa do Mundo. Um contato com os jogadores e comissão técnica ficaria mais restrito, o que prejudicaria os planos de Edu e Andreas de fazer com que os viajantes do tempo retornassem de onde vieram.
Nos dias que antecederam aquela manhã, Edu havia pedido licença de seu trabalho na faculdade para se dedicar exclusivamente a acompanhar os passos da dupla. O momento ideal seria quando Barbosa e Flávio Costa estivessem juntos e sem o Dan por perto. Isso aconteceu naquele dia em uma cafeteria no Centro da cidade.
Edu se aproximou dos dois homens, puxou uma cadeira e sentou-se diante deles. Pegou o jornal da mão de Barbosa querendo a atenção exclusiva dos dois.
EDU: - Então, gente, chegou a hora de viajar!
BARBOSA: - Como assim? Nem pensar. - retrucou Barbosa
FLÁVIO: - Isso não foi o que combinamos, rapaz. - disse Flávio Costa franzindo a sombracelha.
EDU: - Certo, mas os planos mudaram.
Edu estava aparentemente nervoso, gesticulava bastante enquanto falava sobre o perigo que os dois corriam se permanecessem em 2014. A história mirabolante criada pelo professor Andreas parecia convencer os dois homens que não tiravam os olhos de Edu.
FLÁVIO: - Deixa eu ver se eu entendi: por causa daquele monte de besteira que o Barbosa falou bêbado tem gente interessada em nos "estudar". Se descobrirem que somos quem nós somos a Máquina do Tempo corre o risco de ser apreendida, o professor e você podem ser processados e nós dois presos por falsidade ideológica, é isso?
EDU: -Sim, por isso preciso que vocês me acompanhem.
FLÁVIO: - Tudo bem, eu concordo. E você, Barbosa?
Barbosa demora um pouco a responder até que percebeu que Flávio piscou um dos olhos.
BARBOSA: - Por mim está tudo bem também.
EDU: - Certo. Vamos?
FLÁVIO: - Calma, Edu. Não podemos sumir assim repentinamente. Imagine a confusão que pode causar a você se sumirmos. Olha o quanto de gente que já notou nossa presença. Como você foi o último a estar conosco...
Edu não tinha pensado nisso. A última coisa que queria era ser investigado pelo sumiço de duas pessoas e aceitou a proposta de Flávio Costa de encontrarem-se em alguns dias naquela mesma cafeteria.
*********************************************************
Este foi o penúltimo capítulo. Até o Capítulo Final!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
MAQUINABANNER.jpg
Capítulo Final.
O relógio marcava dez horas. Edu já estava há mais de uma hora sentado na mesma mesa em que havia conversado com Barbosa e Flávio dias atrás. O café já estava frio quando ele ouviu o repórter na TV anunciando: "Com dois dias de antecedência a Seleção Brasileira chega à Granja Comary para a preparação para o Mundial. Os primeiros jogadores já estão concentrados desde ontem, apenas os jogadores de Flamengo, São Paulo e Atlético Mineiro que irão se apresentar no próximo final de semana em virtude dos jogos da Libertadores."
- Maldição! - esbravejou Edu batendo com o punho na mesa antes de sair da cafeteria apressado. Ele já havia terminado de cruzar a rua quando recebeu um telefonema. Era Dan.
-Desculpe por não ter ligado mais cedo, maninho. Eu ia te avisar que os meninos não iriam comparecer na cafeteria para você não perder seu tempo, mas achei mais seguro falar isso depois que tudo já estivesse definido. Você entende, não é? Business é business. Mas pode ficar tranquilo que acabando a Copa eu entrego os dois para você.
Xingar até então só aliviava a tensão, já não havia muito o que ser feito para reverter a situação.
Semanas depois...
O Maracanã estava lotado, nem mesmo o Sol deixou de comparecer com toda força fazendo daquela tarde a mais quente do inverno de 2014. Brasil e Espanha enfrentavam-se para decidir o campeonato Mundial depois dos dois conjuntos construírem campanhas incontestáveis nas fases anteriores da competição.
A final entre os dois países era bastante aguardada pela maioria, mas decepcionava Barbosa e Flávio Costa que tinham a esperança de que o Uruguai vencesse os espanhóis na semi-final e assim pudessem reviver uma revanche. Se o adversário não era o mesmo daquela época, a euforia entre os torcedores era bem parecida, apesar do adversário impor respeito e admiração até mesmo dos brasileiros.
Próximo dali, o professor Andreas fazia alguns ajustes na Máquina do Tempo e parecia ansioso com aquela que seria a última viagem da engenhoca. Enquanto isso, Edu se apertava em uma das cadeiras do estádio para acompanhar a partida e aguardar pelo momento de levar Flávio e Barbosa para o laboratório. Apesar de preocupado com sua missão especial, Edu dividia seus pensamentos entre o presente e o passado. Era impossível não lembrar de Antônia estando ali no Maracanã e como era difícil conviver com a saudade de alguém com quem ele não encontraria mais.
Vamos deixar Edu de lado para falar um pouco da final. O confronto entre Espanha e Brasil ganhou um ingrediente a mais que foi o fato de Diego Costa, até então artilheiro daquela Copa com nove gols, ter dito em uma entrevista que comemoraria sim um gol sobre seu país natal. Isso justificava as vaias que tomavam conta do Maracanã toda vez que o camisa 9 pegava na bola. Gritos de mercenário e traidor tomavam conta do estádio e de alguma forma mexeram com o jogador que fazia até então uma partida bastante discreta.
O Brasil era melhor, mas esbarrava no inspirado Casillas. Neymar comandava o time em campo e era o responsável pelos inúmeros gritos de "Uh" que ressoavam no estádio. A primeira etapa chegava assim ao final sem que nenhuma as duas equipes marcassem.
Veio o segundo tempo e a torcida estava determinada a mostrar que poderia fazer a diferença e fez. Empurrado pelo grito de "Sou brasileiro com muito orgulho", Zé Roberto carregou a bola até a intermediária, em seguida abriu para a direita para Gabriel ( Flamengo ), este viu Neymar passar correndo entre o zagueiro e lateral e rolou a bola com força suficiente para chegar no pé do craque brasileiro que de primeira girou para o meio da área e achou Leandro Damião livre para abrir o placar. O Maraca parecia vir abaixo e a torcida, que já gritava, agora parecia alucinada.
A Espanha não sentiu o gol e veio buscar o empate. De tanto insistir, aos 31 minutos, Iniesta acertou um lindo lançamento para Pedro que ganhou na corrida de Dedé e bateu no canto esquerdo de Barbosa. Um chute indefensável, o empate dos visitantes.
Flávio Costa por pouco não entrou em campo para tentar arrumar o posicionamento de seus jogadores. Por alguns segundos o filme de 1950 vinha em sua mente e repetia para si mesmo :" outra dessa eu não aguento" - resmungou ele. Animados pelos gritos de seu treinador, o Brasil foi para cima dos espanhóis e chegou a acertar a trave do goleiro adversário com Zé Roberto. O relógio do árbitro marcava 44 minutos e aa prorrogação, tida por muitos como uma injustiça do futebol, já era uma realidade.
Foi quando o Maracanã calou-se para ver a chegada de Soldado sozinho na direita depois de uma chance desperdiçada pelo Brasil. Soldado avançou praticamente sem marcação, Rever foi o primeiro a dar combate, mas o espanhol se antecipou ao carrinho do brasileiro e tocou na frente para Diego Costa que seguiu até a entrada da área. Ele observou Barbosa dando pistas de que se preparava para um cruzamento e por isso deixava o canto um pouco aberto. Como bom oportunista, o brasileiro que vestia a camisa do adversário, bateu forte na bola, Barbosa se lançou para ela um pouco atrasado, a bola bateu na ponta dos dedos e entrou no cantinho.
O barulho da bola batendo na rede era velho conhecido do goleiro brasileiro, o silêncio após o gol também. Desconsolado, Barbosa queria que um buraco se abrisse na pequena área onde se jogaria. Os minutos finais de partida eram dignos de um filme de drama: o Brasil criava uma ou outra oportunidade que quase sempre era desperdiçada pelo nervosismo. Aos 47 minutos, o árbitro inglês pediu a bola e terminou o jogo.
Nem mal terminou a partida, Barbosa deixou o gramado em sentido ao vestiário. A torcida nem de longe era pacífica como aquela do passado. Os gritos de "Vai morrer!" fizeram com que ele apressasse o passo e seguisse em direção ao lugar marcado por Edu. Flávio veio logo atrás. Edu reparou os olhos marejados de Barbosa, pensou em dizer alguma coisa, mas temeu piorar ainda mais a situação. Já Flávio mantinha-se inabalável, porém calado.
Vamos? - perguntou Edu.
Sim. Nada mais nos prende aqui. - disse Barbosa ainda com tom meio choroso.
Minutos depois...
- Chegamos! - disse Edu
- Já era tempo! Como estão nossos amigos? - perguntou Andreas.
- Arrasados.
- Imagino. Infelizmente, quis o acaso que tudo se repetisse. Estão prontos?
- Sim. - responderam os dois sem muita convicção.
- Então coloquem a roupa que vocês vieram. Está sobre a cama.
Os dois seguiram em direção ao quarto, enquanto Edu olhava para o professor querendo dizer algo, mas parecia faltar-lhe coragem.
- O que foi, Edu? Está pensativo...
- Professor, espero que o senhor não se ofenda, mas não acho seguro que faça novamente estava viagem.
- Está achando que estou velho demais para isso?
- Professor, eu acho que eu poderia fazer esta viagem e poupá-lo desse esforço. O que acha?
- Quer ir mesmo? Sei... Quer encontrar a tal Antônia, não é?
- Sim, quero olhá-la nem que seja de longe. Já me conformei em perdê-la para o tempo.
- Se quer assim, não vejo problema. Você já fez essa viagem antes, então sabe o que deve fazer.
- Só preciso de um favor professor.
- Qual?
- Neste envelope tem a conta de luz lá de casa, vence hoje. Pode pagar para mim?
- Me dá isso, seu folgado.
Edu sorriu, subiu na plataforma e aguardou por Flávio e Barbosa. Os três estavam de pé e foram alinhados pelo professor.
- Boa viagem a todos!
- Obrigado, professor! - agradeceu Flávio Costa.
- Desculpa pela surra que eu te dei na viagem de ida, Andreas. - desculpou-se Barbosa.
- Já passou. Sejam felizes!
A luz piscou algumas vezes e ocorreu um apagão em seguida. Segundos depois a escuridão revelaria que a Máquina do Tempo acabara de cumprir sua principal missão.
Horas depois
Andreas acordou assustado. Havia sentado no sofá para aguardar pelo retorno de Edu, que demorava mais que o esperado. Maior foi o susto quando andou até o laboratório e deparou com a Máquina do Tempo, porém sem ver nenhum sinal de Edu. Depois de procurá-lo por todo o canto da casa resolveu abrir o envelope que Edu havia dado antes da viagem. Não havia nenhuma conta de luz e sim um bilhete escrito às pressas.
"Peço desculpas pelo que eu resolvi fazer e principalmente por não comunicá-lo. Sabia que jamais entenderia. Desde que conheci a mulher da minha vida, tenho sido um ser pela metade. Até pensei em trazê-la comigo nesta viagem, mas temi que poderia prejudicá-lo, por isso decidi ficar definitivamente preso ao passado, preso ao meu grande amor. Não se preocupe, vou ficar bem. Abraço!
Assinado: Seu eterno aprendiz
O tempo passou e Andreas nunca mais foi o mesmo. Passou a conviver com a solidão e depressão, terminando seus últimos dias em uma casa de repouso onde foi internado voluntariamente. Até o último dia de vida conviveu com a culpa de ter "brincado" com a vida das pessoas. Lembrava do sofrimento de Barbosa ao ser renegado pela própria filha, além do sofrimento da dupla de viajantes com uma nova derrota em Copas do Mundo e por fim de ter mudado definitivamente o rumo da vida de Edu, mesmo sabendo que a decisão partiu de seu pupilo. O sentimento que carregava era de remorso, arrependimento de ter criado a Máquina do Tempo.
Aliás, a invenção de Andreas chegou a ser mencionada em um livro escrito por Dan Filho, mas assim como o livro, a existência da Máquina foi encarada como uma obra de ficção. A última notícia sobre o paradeiro da Máquina do Tempo surgiu anos depois, quando um casal de moradores de rua invadiram a casa abandonada de Andreas e encontraram algo que chamaram de "coisa estranha". Ela foi vendida por uma mixaria e seu comprador segue até hoje em anonimato.
FIM.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      No ano de 2082, quando os ecos do passado ressoam apenas nas páginas empoeiradas dos livros de história do futebol, emerge um novo protagonista, um nome que transcende os limites do tempo e da imortalidade esportiva: Bityéssi Pereira da Silva. Durante décadas, Bityéssi foi a personificação do talento puro e da magia nos campos de futebol, deixando uma trilha de recordes imbatíveis e memórias inesquecíveis. 
      Contudo, ao atingir o crepúsculo de sua carreira extraordinária como jogador, Bityéssi percebe que está na hora de pendurar suas chuteiras, mas enxerga um novo capítulo em sua jornada. Um capítulo que o conduzirá para além das fronteiras familiares dos clubes e das rivalidades em campo. É chegada a hora de explorar o desconhecido, no mundo complexo e desafiador dos treinadores de futebol e suas políticas punitivas aonde a politicagem corre e rola solta e milagres precisam ser feitos mesmo que ninguém fora do balneário tenha conhecimento. 
      Na era de 2082, onde a tecnologia se entrelaça com a tradição, Bityéssi mergulha em um universo onde a astúcia tática, a liderança inspiradora e a capacidade de moldar talentos crus são as ferramentas fundamentais. A transição de jogador a treinador revela um terreno fértil para o amadurecimento de sua sabedoria futebolística, desafiando-o a traduzir a magia que outrora aplicou nos gramados para o tabuleiro de estratégias que agora comanda.  
      Assim, a história de Bityéssi Pereira da Silva, que começou como um conto de glórias individuais, transforma-se em uma epopeia coletiva, onde cada vitória e derrota tecem o tecido de uma nova narrativa. Nesta saga, testemunharemos não apenas o florescer de um treinador, mas a evolução de um ícone, cujo legado transcende as linhas do campo e inspira uma nova geração de sonhadores. 
       

       
      Salve galera, tudo bem?  Eu me chamo Renan, possuo 30 anos e atualmente luto contra a depressão. Por que este detalhe é algo importante? Porque este projeto é algo meu que talvez me ajude a me levantar. Com o passar dos anos eu fui perdendo o foco em muitas coisas por causa deste pequeno “problema” e estou aos poucos tentando me reerguer e retomar as coisas que eu gosto. FM foi uma coisa que eu abandonei por completo. O último que eu havia jogado havia sido o FM 2015 e depois simplesmente larguei meu hobbie. Muitas coisas aconteceram na minha vida de lá pra cá e minha vida foi só ladeira abaixo. 
      Então para começar, eu estou aqui me propondo a tentar juntar duas coisas que eu amo. FM e escrever. Eu sou mestre/narrador de RPG, mais precisamente Dungeons and Dragons então escrever é algo que eu meio que preciso fazer e arrisco dizer que se não fosse o RPG eu não estaria mais aqui. Dito isso, eu lembro que amava o fórum e gostava muito de vários membros aqui. Alguns pude ver que continuam ativos até hoje, outros não faço ideia se estão por aqui, se posso citar nomes ou se foram pra novos horizontes seguindo o vento. E basicamente é o que eu quero. Trilhar o tempo que perdi e seguir em frente. Dito isso, a única coisa que eu peço é apoio e feedback. Se estão curtindo, se tiver algo que eu possa melhorar ou qualquer coisa que tenham a acrescentar me contém. Vai ajudar muito na minha motivação ter pelo menos uma pessoa dando apoio. 
      Dito isso a minha proposta de save é a seguinte: Juntamente com meu mano Chat GPT eu estarei criando uma história e um enredo para este save. Será jogado no FM 2013 e se dará início no final do ano 2082. O save terá uma licença poética, então peço que fiquem cientes que eu usarei de recursos narrativos para alterar eventos do save, por exemplo nosso herói é um personagem fictício. Inicialmente eu queria um Newgen real, mas estava bem difícil encontrar um que se encaixasse nos meus critérios de procura.  
      Por fim, mas não menos importante eu vou tentar tornar isso uma história interativa. Então qualquer pergunta que me fizerem que poderia ser respondida pelo personagem, virá respondida por ele durante uma entrevista. Seja imprensa, podcast, ou qualquer outra coisa do tipo. Outro fator é que qualquer um que deseje participar ativamente do save pode dizer o que deseja fazer. Exemplo “Joãozinho e quero ser lateral direito”. Então eu vou ver os laterais da minha base no time atual e escolher um deles para criar o seu personagem por meio do editor e sempre que eu me lembrar, trago informações sobre jogadores/comissão técnica que vocês criarem (Se criarem).
       Então é isso galera. Abaixo deixarei algumas perguntas frequentes que possam vir a ter. Espero que se divirtam e caso estejam preparados, rolem iniciativa!
       
       
       
       
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • leandropatrola
      Por leandropatrola
      Já vasculhei todos os downloads aqui e li sobre os tópicos a respeito de tradução do FM 13
      até baixei de outras versões mas infelizmente não funcionou, se alguém tiver o arquivo LTC do fm13 em português (pode ser o de portugal mesmo)
      por favor compartilhem aqui pq vascuhei os torrents tbm baixei uns 2 ou 3 arquivos mas nenhum deu certo, e a versão q eu tenho tem só em inglês e russo
      obrigado 
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Introdução
      A Sports Interactive é responsável pelo sucesso da série Championship Manager e Football Manager. Apesar de ter perdido o nome na disputa com a Eidos Interactive, antiga distribuidora da série CM, o legado ficou todo com a desenvolvedora. A parceria com a Sega, nova empresa distribuidora inseriu no mercado uma das franquias de maior sucesso do futebol.
      Desde novembro de 2004 foram 14 edições da série Football Manager e em maior ou menor grau, todas fizeram um relativo sucesso. O jogo coloca você no comando de uma equipe de futebol, tomando todas as decisões relativas de um manager de futebol e esse é o grande mote da série. Com tudo, o jogo evoluiu bastante nos últimos 13 anos e meio e uma das mudanças relevantes, mas sempre relegada ao plano de fundo, foi o aumento da importância da comissão técnica no jogo.
      Tendo isso em vista, seguiremos uma análise de quatro edições do jogo, em períodos de cerca de 4 a 5 anos entre cada lançamento para entender como esse processo ocorreu e como você deve encerar a montagem e utilização do seu staff no FM. Passaremos pelo Football Manager 2005, depois pela Football Manager 2009, chegaremos até o Football Manager 2013 e encerraremos com a edição atual, o Football Manager 2018.
      Football Manager 2005
      Tela do staff
      Na primeira edição da série, a tela de staff era bem simplória e apenas informativa. Ela contava apenas com o cargo de cada um, a equipe pela qual a pessoa era responsável, a nacionalidade, a reputação e as informações salarias e de término contratual.

      Perfil do staff
      A tela do membro da comissão técnica era menos informativa, mas ainda hoje, encontramos boa parte dessas informações no perfil de cada um no jogo. Os atributos em sua maioria ainda são quase os mesmos, mas a forma como interagimos com cada um deles mudou. Antigamente não havia uma preocupação com os atributos mentais de cada membro do staff, a única coisa que importava era ter o atributo de treino necessário com o maior valor possível.

      Mensagem do olheiro e relatório
      Os relatórios dos olheiros também eram bem mais simples, uma simples recomendação por escrito se o jogador era ou não era uma boa contratação para o seu clube.

      Tela de treinos
      A parte de treinos era totalmente diferente e contava com algo bastante próximo do que um grupo de jogadores deseja ver no jogo, a opção do treinador decidir os regimes de treinamento durante a semana, decidindo o que vai ser trabalhado em casa sessão.

      Relatório de treinos
      Além disso, não existia uma tela que você pudesse saber qual a qualidade do seu treino, apenas uma informação de como cada jogador estava evoluindo seus atributos, em que tipo de programa de treinos o jogador se encontrava, a opinião do staff sobre o desempenho do atleta nos treinos e a tradicional opção de retreinar a posição de um jogador

      Leia Mais: A arte do retreinamento
      Relatório da equipe
      Por fim, as informações disponíveis e demonstradas pela comissão técnica sobre seu elenco e jogadores eram bem limitadas, com o jogador tendo que se guiar pelos atributos que achava importante por posição, ao invés de confiar no que seu staff dizia.

      Como puderam perceber, o staff praticamente só existia na primeira versão do jogo, com tudo sendo bastante misterioso e na base de tentativa e erro para achar a melhor forma de entender seu time, treiná-lo e descobrir novos reforços.
      Football Manager 2009
      Antes de mais nada, já peço desculpas pelas imagens em inglês, mas o meu jogo não tem o idioma português disponível.
      Tela do staff
      Era de se esperar que cinco edições depois algumas mudanças ocorressem nessa área. Contudo, a primeira comparação é de que nada mudou, com a tela de staff permanecendo rigorosamente a mesma.

      Perfil do staff
      Já o perfil do staff ganhou novas informações e novos atributos. Surgiram os atributos de treino de ataque, defesa, físico, mental, tático e técnico na parte de treinamento. Na parte mental, tivemos a transferência de alguns atributos de treino como Fisioterapia e Conhecimento Tático. Além disso, surgiram quais tipos de funções o membro pode e tem desejo em exercer em um clube, além do seu conhecimento de certos países no jogo.

      Mensagem do olheiro
      Uma das modificações nos últimos anos foi a inclusão do relatório do olheiro, apesar disso, as informações que apareciam na caixa de mensagens ainda eram bastante poucas. Ao menos havia um breve informativo sobre o jogador que foi observado.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro foi introduzido entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2009 e ajudou bastante os jogadores a entenderem melhor uma contratação. Obviamente que essa mudança foi gradual, com o sistema de estrelas sendo timidamente inserido no Football Manager 2006 e evoluindo até o relatório.
      LEIA MAIS: Planos de A a Z: Mudando o panorama de um jogo
      No relatório temos uma comparação entre o jogador observado e o melhor do elenco na posição e também com relação aos jogadores da divisão em que o time se encontra. Também fala um pouco sobre a personalidade e os pontos forte e fracos do jogador. Além de encerrar com informações sobre a transferências, como interesse do jogador, preço e salários. Tudo isso sendo fechado com a recomendação final do olheiro, que foi resumido na mensagem recebida na caixa de mensagens.

      Tela de treinos
      Os treinos que começaram mais especializados e roteirizados se tornaram uma questão de ajustes de barrinha e nessa época, muitos treinos como o famoso Masca Training movimentaram a comunidade. Como não havia uma ciência por trás disso, os treinos eram questões de tentativa e erro e por isso, aqueles prontos e testados eram coqueluche na época. O problema disso é que meio que automatiza e facilitava o desenvolvimento dos atributos dos jogadores, facilitando a criação de jogadores com atributos bombados. Esse tipo de situação também só nos obrigava a procurar os preparados com os melhores atributos para cada treino e coloca-los no time. Por fim, o relatório de desempenho nos treinos que antes vinha separado, agora se integrou a com a organização dos treinos.

      Tela de preparadores
      Também tivemos a introdução da divisão de treinos por cada membro do staff, com cada um sendo especialista em uma área de acordo com seus atributos. A medição por estrelas da qualidade do treino também foi imposta durante o período e ficou possível mensurar facilmente a qualidade da comissão técnica na hora do treinamento. Outro ponto importante foi a introdução de treinos e preparados diferentes para a equipe principal e para as categorias de base.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe continuou bastante similar durante esse tempo, mas houve a exclusão da informação sobre quem seriam os piores jogadores da equipe, ficando apenas os melhores por setor da equipe principal e as principais promessas.

      Relatório das palestras
      Porém, com o aumento da importância das palestras de jogo, seja na preleção, no intervalo ou após o jogo, surgiu uma nova ferramenta. De forma rudimentar, seu assistente técnico lhe informava como cada jogador reagiu a suas palestras na partida anterior, permitindo que você pudesse entender melhor como motivar cada jogador.

      Recomendação de jogadores por empréstimo
      Por fim, para quem quisesse pedir recomendações de jogadores disponíveis e acessíveis para o time via empréstimo, poderia solicitar rapidamente ao seu assistente para produzir sugestões para as posições indicadas pelo treinador. Infelizmente, dependendo do nível em que sua equipe se encontrava, não era fácil encontrar, mas era uma ferramenta bastante útil para quem jogava em divisões menos badaladas.

      Com o salto de cinco versões, já começamos a perceber uma maior relevância da comissão técnica dentro do processo, como uma maior especialização nos treinos, a adição de funções novas ao assistente técnico, além de maiores informações fornecidas pela equipe de olheiros.
      LEIA MAIS: Sobrevivendo a sua primeira temporada em 12 passos
      Football Manager 2013
      Andamos agora quatro versões para frente, até o lançamento do FM 2013 no final de 2012. Nessa linha temporal que seguimos, estamos cada vez mais próximos do estado atual da franquia.
      Relatório de boas-vindas
      Logo de cara já temos uma novidade, que é um relatório de observação de boas-vindas dos olheiros, indicando jogadores que podem ser boas contratações para o time. Fornecendo imediatamente um ponto de partida para o seu novo trabalho.

      Tela do staff
      A tela de staff também ganhou uma maior divisão, apesar de inicialmente mostrarem as mesmas informações, observamos uma clara divisão por time principal, reservas e categoria de bases, além de vermos que o aumento na proeminência nas responsabilidades do staff.

      Perfil do staff
      O perfil do staff ainda apresenta a mesma estrutura vista lá no FM 2005, mas com mais informações e tirando o histórico de conselhos, pouca coisa mudou desde o FM 2009.

      Mensagem do relatório do olheiro
      A mensagem do relatório de olheiro ganhou mais corpo e passou a contar com a recomendação de capacidade atual e potencial do jogador, além das informações sobre os valores envolvidos em uma eventual transferência.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro ficou mais gráfico e recheado de informações que já saltam imediatamente aos olhos. A estrutura vista anteriormente ainda é similar, mas as informações de posição, melhor função (adveio da mudança nas táticas no FM 2012) e também uma comparação com os melhores atletas da posição no elenco passaram a figurar por aqui.

      Tela de treinos
      Os treinos abandonaram as barrinhas e assumiram a forma como conhecemos hoje, tirando mudanças de estilos e uma ou outra pequena modificação, já são mais de cinco anos que a estrutura é a mesma. Ao invés de decidir as intensidades de cada tipo de treino, agora você pode escolher apenas um foco e a sua intensidade. É possível mudar o treino padrão em determinada semana e a intensidade também. Além disso, temos o treino para jogo, que normalmente antecede cada uma das partidas. E você pode optar por dar descanso aos atletas e depois de cada jogo e também aumentar ou diminuir a carga de treino para jogo.

      Tela de treino individual
      As informações de treino passaram a ser divididas entre individual e geral, além da já tradicional tela de preparadores. Na tela individual, você pode definir um foco para o jogador (atributo, nova posição, MPJ e a intensidade), além de acompanhar o desempenho geral do atleta nas sessões de treinamento e a opinião do staff sobre o rendimento do atleta.

      Tela de preparadores
      A tela de preparadores mantém a mesma estrutura do FM 2009, mas ficou mais fácil de ver o nível de cada treinador e modificar as sessões de treino que cada um é responsável. A opção de pedir um relatório sobre atletas disponíveis para empréstimo ainda permaneceu durante essas quatro diferentes versões.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora se tornou muito mais informativo e mais abrangente, avaliando toda a equipe, ao invés de só os destaques. Além disso, o fornecimento de relatórios sobre suas táticas, origem dos gols feitos e sofrido, última partida e outros tipos de estatísticas começaram a surgir com o aumento da importância da análise estatística no futebol mundial.

      Conselhos do staff
      Contudo, as principais mudanças para o aumento da importância do staff começaram a ser implementadas, com a ferramenta de aconselhamento do staff, onde eles começaram a dar pitacos em diversas áreas e passaram a ter um desempenho ativo dentro do jogo. Com isso, os atributos técnicos passaram a ser a única fonte de medição de qualidade de um membro da comissão, com os atributos mentais passando a ter peso importante nessa relação.

      Responsabilidades do staff
      Outra parte importante foi a capacidade de poder dividir as responsabilidades indesejadas com o seu corpo técnico, podendo direcionar atividades que você ainda se acha inexperiente para mexer ou que não se importa tanto ao ponto de microgerenciar tudo.

      Passaram-se nove versões e as versões de 2012 e 2013 começaram a ser um ponto de virada na importância do staff dentro de jogo. Eles passaram a deixar de estar ali por estar e se tornaram parte do seu dia-a-dia como treinador do clube. O que é um ponto positivo, pois essa integração existe e é vital num clube de futebol e com isso, a relevância de passar a investir mais em seu staff aumentou, com mais pessoas dando atenção a outros critérios além das estrelinhas de cada preparador em seus treinos.
      LEIA MAIS: Descobrindo suas fraquezas e construindo um time
      Football Manager 2018
      Chegamos a versão atual e já nota-se o tanto que as funcionalidades e atividades relativas ao staff no jogo se tornaram mais presentes e detalhadas ao longo dos anos e com o Football Manager 2018 não foi diferente, já que na versão anterior inseriram-se novas funções no staff e que foram melhores trabalhadas para a edição atual. Ademais, a presença do Centro Médico e a modificação no funcionamento do sistema de olheiros trouxeram ainda mais impacto à forma com que o treinador se relaciona com seu staff.
      LEIA MAIS: Guia: Movimentos Preferidos do Jogador
      Tela do staff
      A tela de staff mudou de roupagem, sendo dividida nas três categorias vitais para o funcionamento do clube: equipe técnica, de observação de jogadores e departamento médico. Com bastante informações a respeito do preenchimento das vagas, a quantidade de cada tipo de profissionais e uma comparação média da qualidade da comissão técnica com o restante da divisão em que seu clube se encontra.

      Perfil do staff
      A tela do perfil do staff ainda continua estrutura da mesma maneira, apesar de conter mais informações a respeito de cada treinador, contudo, as grandes mudanças ficaram para os atributos. Agora eles são divididos em gestão, treino, olheiros e médico. Assim, cada profissional de determinada área tem seus atributos destacados adequadamente. Também tivemos a inclusão de novos treinos de goleiros, antes eram dois, agora são três. Além disso, cada uma das suas equipes (reservas, juniores, etc) ganhou uma tela própria para que você possa ver quem é o staff em cada uma delas.

      Mensagem do olheiro
      As modificações na forma como os jogadores são observados e a inclusão do analista de dados geraram impactos na forma como você obtém as informações do seu time de olheiros. Anteriormente, os relatórios chegavam nas suas caixas de mensagem, agora, se você delegar a responsabilidade de observação ao olheiro-chefe, apenas quando ele julgar necessário você receberá um relatório. A maioria fica no centro de observação, ou então, na tela de pesquisas ou lista preferencial.

      Relatórios do olheiro e analista de dados
      Os relatórios de olheiros também ficaram mais abrangentes e específicos, com o relatório do olheiro separado do relatório do analista de dados e com a opção de juntar essas duas informações em uma tela só. Obviamente que a gama de informações disponíveis também aumentou, deixando de ser limitado só a um ponto fraco ou forte, listando um perfil mais completo do jogador, para te informar se ele é ou não é uma boa recomendação. Inclusive, para essa versão, foi incluído um sistema de pontuação que vai de 0 a 100 para que você possa ver quão boa aquela contratação pode ser, independentemente da avaliação de CA e PA do atleta.

      Tela de treinos
      A tela de treinos também ganhou mais informações, com a adição de uma tela que reúne as informações generalizadas. A forma como o jogo gere os treinamentos ainda não mudou, apesar de ser uma das sugestões mais frequentes nos fóruns da Sports Interactive. O mesmo segue para as telas de treino individual e de preparadores, com a maioria das modificações sendo apenas para clarificar as informações na tela. Também tivemos a distinção mais adequada dos treinos de cada uma das suas equipes, para que você possa personalizar melhor o treinamento de cada um dos membros do seu staff para tirar o máximo possível em cada nível de futebol.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora também contém mais informações, seguindo os rumos tomados nas edições anteriores e incrementando ainda mais a quantidade de informações presentes para o jogador. Até a avaliação do nível do plantel se tornou mais informativa, com diversos comparativos podendo ser feitos, fazendo que você entenda quais são seus melhores e piores jogadores mais rapidamente.

      Conselhos do staff
      Os conselhos do staff também ganharam mais diversidade e o seu controle sobre quando receber essas informações também aumentaram. Temos conselhos táticos, de treino de desenvolvimento de jogadores, de transferências e contratos e da própria comissão técnica. Você pode até decidir quem é o membro mais capacitado para lhe informar nesses diversos tópicos. Além disso, ao acessar a tela do seu elenco, sempre que um conselho estiver disponível, aparece um alerta no canto da tela e ao clicar nele, você pode decidir quais ações tomar, resolvendo rapidamente as pendências do elenco. Vale lembrar que essa funcionalidade está presente em todas as telas que o conselho é válido, não apenas nas telas do elenco.

      Responsabilidades do staff
      Com uma grande quantidade de funcionários, ocorre um aumento de responsabilidades. E a tela de delegação de tarefas aumentou bastante entre a sua implementação e a atual versão. Isso permite uma maior adaptação do treinador ao seu estilo de jogo e pode ajudar até a reduzir o tempo gasto com o gerenciamento desses detalhes no jogo.

      Centro de observação
      A forma como interage-se com os olheiros também mudou, com a equipe de observação tendo orçamento próprio e a possibilidade de comprar pacotes de informações sobre jogadores que envolvem diversos escalões do futebol (normalmente ligados ao alcance atual do clube) e que são divididos entre pacote sênior (para os jogadores já consolidados) e pacote de jovens.

      Centro Médico
      E com as necessidades físicas do futebol moderno aumentando a cada vez mais, foi adicionado o centro médico, uma tela que lhe fornece informações sobre a condição física dos jogadores e como está o desgaste dele. Isso ajuda a prevenir lesões e manter seu elenco bem-conservado para as partidas mais importantes da temporada.

      É notável o aumento exponencial de funcionalidades ligadas ao staff entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2018 e como não podia deixar de ser, a própria importância de ter uma comissão técnica de qualidade e que você possa confiar.
      Conclusão
      Tendo tudo isso em vista, essa é uma parte do jogo em que não se pode negligenciar mais, com eles sendo fundamentais para o desenvolvimento dos seus atletas, para o entendimento do funcionamento da sua equipe e até mesmo para diminuir as chances de erros bobos no planejamento da temporada.
      LEIA MAIS: O Guia do FM 2018: 16 dicas essenciais
      Por isso, não negligencie essa parte do jogo e aproveite que agora o orçamento salarial para o staff é separado do seu orçamento salarial para jogadores, sendo assim, você não precisa deixar de reforçar seu elenco para encorpar seu staff. Com tamanha importância, ter um staff em que você possa confiar pode ser vital nos resultados finais do seu time e influenciar a forma como seu save está indo.
      Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Banner: @_Matheus_
×
×
  • Criar Novo...