Sign in to follow this  
Followers 0
Rodrigo.

[GUIA] Instruções Laterais: o que faz, o que muda na tática e quando usar cada uma delas!

32 posts in this topic

Guia traduzido do site Guitetofootballmanager, com algumas adaptações.

I. Controlar Passe

Manter a Posse de Bola

O que muda na tática: Muda o estilo para passe curto e a temporização mais lenta.

Quando usar: Use quando quer limitar a posse do adversário, quando seu percentual de posse de bola e passes concluídos são baixos, quando seus atacantes e pontas tem menos velocidade e aceleração que seus marcadores.

Levar a Bola ao Ataque

O que faz: Instrui os jogadores a procurarem manter a bola na intermediária (3/4 campo) adversária.

O que muda na tática: Muda o estilo para passe direto e temporização mais rápida.

Quando usar: Quando está criando boas chances, especialmente em um campo grande. Quando precisa de um gol no fim do jogo.

Passar Para o Espaço Vazio

O que faz: Aumenta os "Passes a Rasgar".

Quando usar: Quando estiver criando boas chances, especialmente em campos grandes. Quando os defensores adversários tem menor aceleração e velocidade que seus atacantes.

Passar Para o Pé

O que faz: Diminui os "Passes a Rasgar".

Quando usar: Use quando sua porcentagem de posse de bola e acertos de passes são baixos ou quer segurar a bola, limitando a posse do adversário.

II. Controlar Construção

Jogar a Partir da Defesa

O que faz: Incentiva os zagueiros a tocarem a bola na defesa, ao invés de dar passes longos.

O que muda na tática: Encurta o passe dos defensores e volantes.

Quando usar: Usar quando a porcentagem de passes na defesa é baixa e/ou quando seus defensores tentarem ligações diretas constantemente.

Fazer Cruzamentos de Longe

O que faz: Instrui os jogadores a cruzarem com mais frequência.

O que muda na tática: Instrui laterais ou alas a correrem menos com bola, cruzar com frequência e mais profundamente, e meias e extremos para cruzar em misto.

Quando usar: Use quando tem atacantes altos contra uma linha defensiva profunda e/ou quando tem atacantes rápidos contra uma linha defensiva alta. Pode ser combinado com "Explorar os Flancos" quando não consegue criar pelo meio de campo.

Bombear a Bola pra Área

O que faz: Instrui seus jogadores a mandarem a bola para a área.

O que muda na tática: Centra os passes pelo meio, instrui defensores e meias a alongar os passes e fazer menos enfiadas de bola. Instrui laterais e alas a cruzarem com frequência. Instrui pontas a jogar com menos largura e segurar a bola. Instrui atacantes a correr do fundo mais vezes.

Quando usar: Quando precisa de um gol ao fim do jogo e/ou quando seus atacantes tem mais aceleração e velocidade que seus marcadores ou são mais altos e mais fortes.

Aliviar a Bola Para os Flancos

O que faz: Instrui os jogadores a procurarem mandar a bola para áreas mais amplas de forma a serem captadas pelo atacante.

O que muda na tática: Foca o passe pelas laterais, instrui meias e defensores a jogarem mais diretamente e a darem menos enfiadas de bola. Instrui os jogadores de lado a jogarem com mais largura.

Quando usar: Usar quando seus alas tem mais aceleração e velocidade que os marcadores, buscando contra-atacar o oponente ou se o adversário está atacando e focando passes pelo meio.

III. Controlar Último Terço

Correr Para Cima da Defesa

O que faz: Instrui os jogadores a partirem pra cima da defesa adversária, deixando as instruções padrões.

O que muda na tática: Instrui os meias e atacantes a correrem com a bola frequentemente.

Quando usar: Use quando tem jogadores habilidosos, precisa quebrar a defesa adversária com passes curtos e baixa temporização. Pode ser eficiente quando a porcentagem de desarmes adversários é baixa.

Jogar Por Entre a Defesa

O que faz: Instrui os jogadores a tocarem mais a bola, sem liberdade para sair correndo com a mesma.

O que muda na tática: Instrui jogadores a correrem menos com a bola, exceto extremos.

Quando usar: Use quando seus jogadores estão perdendo a bola facilmente ao tentar driblar o adversário, quando quer manter a posse de bola sem que os jogadores quebrem o esquema tático e quando o adversário tem muitos defensores.

Levar bola até a área

O que faz: Instrui os jogadores a jogar com paciência para abrir a defesa adversária.

O que muda na tática: Reduz chutes de longe.

Quando usar: Use quando seus jogadores chutam muito de longe e criam poucas chances dentro da área, a não ser contra um adversário muito defensivo.

IV. Controlar Movimentos

Explorar os Flancos

O que muda na tática: Foca o passe pelos lados do campo, instrui laterais ou alas a jogarem mais ofensivamente, correr do fundo e cruzar frequentemente e os meias para segurarem a bola.

Quando usar: Use quando tem extremos rápidos, quando o adversário joga fechado ou os laterais são lentos.

Explorar o Meio-Campo

O que muda na tática: Instrui defensores e volantes a jogarem com uma mentalidade mais ofensiva e fazer mais passes a rasgar, e instrui meias e atacantes a correr do fundo frequentemente.

Quando usar: Use quando tem muitos jogadores pelo meio na sua tática, ou quando o adversário jogar com mais largura.

Procurar Sobreposições

O que faz: Instrui os jogadores a segurarem a bola para esperar jogadores de apoio, especialmente laterais.

O que muda na tática: Instrui laterais e alas a jogarem com mentalidade ofensiva, correr do fundo mais vezes, cruzar frequentemente. Instrui pontas e meias a jogarem com mentalidade menor, correr do fundo raramente, jogar com menos largura e segurar a bola.

Quando usar: Use quando precisa de penetração pelos lados do campo para quebrar uma defesa bem postada, quando o adversário tem poucos jogadores que jogam pelo lado na tática. Você precisará de bons laterais ou alas ofensivos.

Respirar

O que faz: Instrui os jogadores a manterem a posse de bola, especialmente quando estão cansados.

O que muda na tática: Diminui temporização e correr do fundo raramente.

Quando usar: Ao fim do jogo, quando está em vantagem, buscando manter o físico dos jogadores preservado.

V. Controlar Espaço

Jogar Mais Aberto

Quando usar: Usar quando precisa de espaço no ataque, especialmente em um campo estreito, quando o adversário foca os passes pelos lados do campo, quando o adversário tem muitos jogadores fechando a defesa.

Jogar Mais Fechado

Quando usar: Use quando tem muitos jogadores no meio em sua tática, quando o adversário concentra o jogo pelo meio, especialmente em um campo grande, quando o adversário tem ótimos laterais defensivos.

Pressionar Mais à Frente

O que faz: Instrui a defesa a se adiantar e empurra os jogadores para pressionar o adversário no campo de defesa (é recomendável que se use jogadores com mentalidade próxima ou que estejam em posições perto um do outro).

O que muda na tática: Avança a linha defensiva (defesa alta).

Quando usar: Use quando o adversário está recuado ou quando eles tem muito espaço com a bola. Não use se os atacantes ou pontas adversários tem mais velocidade e aceleração que seus defensores.

Recuar linha defensiva

O que faz: Instrui os jogadores a recuar as linhas de marcação.

O que muda na tática: Baixa a linha defensiva (defesa profunda).

Quando usar: Use para dar mais espaço ao adversário quando estiver jogando mais defensivamente e quando os atacantes adversários tem mais velocidade e aceleração que seus defensores ou quando o adversário ataca constantemente.

VI. Controlar Agressividade

Importunar Adversários

O que faz: Instrui os jogadores a apertarem a marcação a fim de forçar o erro adversário

Quando usar: Use quando precisa de um gol ou da vitória, quando quer ganhar a posse de bola rapidamente. Não use se os jogadores de ataque do adversário tem bom drible e velocidade.

Não pressionar adversários

O que faz: Instrui os jogadores a darem espaço e tempo para o adversário tocar a bola, forçando-os a jogarem no seu campo de defesa.

Quando usar: Use quando o adversário é muito defensivo ou está numa retranca, e precisa de mais tempo e espaço para quebrar a defesa deles. Quando precisa conter um adversário com jogadores rápidos, sem deixar espaços na marcação.

Desarme Agressivo

Quando usar: Quando precisa da posse de bola rapidamente, quando os jogadores adversários tem baixa bravura, determinação e força. Não use se a porcentagem de desarmes ganhos é baixa.

Desarme Cauteloso

Quando usar: Quando seu time faz muitas faltas, se o adversário tem bons cabeceadores e batedores de falta. Quando estiver em estratégia defensiva, o desarme cauteloso evita que os jogadores saiam da sua posição para desarmar, o que pode deixar espaços.


Combinações

Recuperar posse de bola = Desarme agressivo + pressionar adversário + Pressionar a frente

Segurar resultado = Manter posse de bola + Passar para o pé

Romper defesas = Jogar a partir da defesa + Pressionar mais a frente + Passar para o espaço vazio + Jogar por entre a defesa + Levar a bola até a área + Manter posse de bola

Chamar adversário pro seu campo a fim de quebrar sua defesa = Recuar linha defensiva + Jogar mais aberto + Não pressionar adversários

Bom, é isso aí galera. Os gritos que estão sem algum "o que faz" ou "o que muda" ou "quando usar" pra mim são meio óbvios e não precisam de explicação. Mas se alguém tiver alguma dúvida e/ou sugestões, é só postar aqui que vou considerar.

43

Share this post


Link to post
Share on other sites

SHOW!!! tinha muita coisa que não usava por não saber o que era na tradução PT.

Curti essas combinações... se achar mais, por favor, poste!!!

hehehe

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito boa explicação!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bastante útil! Ajuda muito até pq no jogo é português de Portugal e algumas coisas eu não entendo.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Excelente explicação, show de bola! Alguns eu usava pensando que era outra coisa..rs

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem interessante.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa dica é muito boa.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Dicas muito boas !

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Demaix, valeu.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lendo esse post e os projetos do seo beraldo ajuda muito a ter ideia de como usa-los em conjunto

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Correção

No grito "Bombear bola para a area" --> "quando usar", ao inves de "instrui defensores e meias a alongar os passes e fazer menos enfiadas de bola", o correto é "instrui defensores e meias a alongar os passes e fazer mais enfiadas de bola".

Não estou conseguindo editar o post inicial, se alguem puder corrija.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Belo tópico, sem dúvida tirou muitas dúvidas.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom meu velho!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom, parabéns pelo post.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Excelente, podiam pendurar o tópico.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ótimo tópico!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Excelente Tópico!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse topico é tão bom que eu vou elogiar novamente!! Parabéns!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Perfeito.. favoritado!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Favoritei, perfeito !

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Guia excelente mesmo, parabéns pelo trabalho de tradução, @Rodrigo. E seguinte, tomei a liberdade e dei uma editada no seu artigo, agrupando as instruções no seus devidos grupos de ação (assim como estão dispostas dentro do jogo).

Pra facilitar pro pessoal! ;)

:yesg:

edit || pendurei o tópico também, hehe!

Edited by Léo.
2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu léo, ficou bem melhor depois que você editou. Só pra constar, pra quem clicou no link tem um texto de introdução e o que eu não traduzi no site. Como o renato anunciou o projeto de tradução de todo o material do site, mais adiante vocês verão o que faltou eu traduzir sobre os gritos.

Abraços, façam bom proveito do guia.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse tópico é excelente! Parabéns Rodrigo por nos trazer esse auxílio! Me ajudou bastante!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caramba muito bacana, sempre pensei que PASSAR PARA O ESPAÇO VAZIO era lançar pros atacantes correrem atrás da defesa. Usava sempre o PASSE PARA O PÉ tentando evitar esses lançamentos, mas agora vou reformular os gritos. Muito preciosa as dicas, parabéns.

Agora me veio uma dúvida. Não sei se alguem já respondeu mas como o tópico é pro FM 13 lá vai...

É recomendável marcar as instruções todas de uma vez antes de começar o jogo na hora das palestras individuais ou deixar pra alterar depois do começo???

Edited by Wedscley
0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mtoo bom ajudou muito usava umas instruções achando que era outra 2 kkkkkkk

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0

  • Similar Content

    • Chico Baptista
      By Chico Baptista
      Fala pessoal! Eu estava jogando um save modo carreira com o Juventude com reputação amadora, e estava tendo muita dificuldade em fazer o time jogar. A tática até estava legal (um 4-3-1-2) mas eu não conseguia fazer as instruções dos jogadores e do time darem certo. Estava ficando indignado e desanimado, então eu lembrei de uma coisa! Lembram do projeto do 'Seo Beraldo' com os gritos (berros) no FM 2013? O 'Projeto Corvo' e o 'Projeto +" ? Pois é! Me inspirando nesses projetos, resolvi criar uma série de gritos (instruções de equipe) pré-determinados pra diversas ocasiões do jogo e acabou dando muito certo! Ganhei o Campeonato Gaúcho com uma facilidade assustadora atropelando o Inter e o Grêmio, consegui uma série de 20 jogos invictos com 20 vitórias, com gols em todos os jogos e muito pouco gols tomados, além de ter posse de bola acima de 53% em todos os jogos, inclusive contra times muito mais fortes que o meu e com formações chatas de jogar contra. Então saiu o patch novo. Comecei um novo save com o Grêmio e resolvi implementar o mesmo esquema, com as mesmas instruções. Não deu outra! O time tá voando! Deu mais certo ainda que no patch anterior! Apesar de ainda não ter testado exaustivamente esse sistema, me sinto confiante em compartilhar ele aqui com vocês! Quem sabe vocês não me ajudam a desenvolver ele, testando em seus saves? Eu acredito mesmo que essas instruções podem fazer a diferença! obs: pra quem não lembra, aqui vai o link com o tópico do projeto do Seo Beraldo (a inspiração para esse projeto): http://forum.fmanager.com.br/topic/111410-sua-projeto/ Sintam-se livre para testar, criticar, modificar e melhorar as instruções! Vou chamar essa de Versão 0.1! Depois de eu testar exaustivamente esse esquema e de ouvir a opinião de vocês, eu lanço uma versão final, com correções caso necessário. Nota sobre time, tática e instruções de jogadores Acredito que esse projeto independe de tática e de instruções de jogadores. Acho que deve funcionar com todas formações, apesar de só ter testado nos esquemas 4-3-1-2 e no 4-1-2-1-2. Como eu disse, agora eu estou treinando o Grêmio jogando nesse esquema, e o time base é: Grohe (GL), Juninho (LE), Rhodolfo (DC), Geromel (DC cobrir), Pará (LD), Zé Roberto (MAA), Edinho (MRB), Emerson Santos (MC), Maximiliano Rodríguez (AA atacar), Barcos (Alvo), Alan (matador). As instruções que eu dei pros jogadores foram: - Goleiro = (sai jogando com os defensores e passes mais curtos) - Laterais = (dribla mais, cruza mais, cruzamentos da linha de fundo, para jogador alvo, pressiona mais, marcação apertada) - Zagueiros = (segurar posição, passes curtos) - Médio Recuperador de bolas = (passes curtos, chutar menos, marcação apertada) - Médio Área-a-Área = (dribla mais, mover-se da posição, mais pressão, marcação apertada) - Médio Centro = (chutar menos, driblar menos, passes curtos, menos passes de risco, segurar posição, mais pressão, marcação apertada) - Armador avançado = (passes diretos, mover da posição, mais pressão, marcação apertada, segurar bola, chutar mais frequente, conduzir para zonas abertas) - Jogador Alvo = (segurar posição, chutar menos frequente, passes curtos, mais passes de risco) - Matador = (jogar pelos flancos, mover-se das posições, chutar mais frequente) Note que eu adaptei as instruções conforme meus jogadores. Isso não é nenhuma regra. Só mostrei a título de curiosidade. Sobre familiaridade tática e pré-temporada Quanto mais instruções, modificações, e mudanças táticas fazemos na equipe, mais tempo demora para a equipe se familiarizar com essas instruções. Caso resolva usar essas instruções no meio da temporada, note que a familiaridade tática da equipe irá despencar e vai demorar bastante tempo para equipe se adaptar a elas. Portanto para uma boa assimilação dessas instruções, recomendo uma pré-temporada bem feita. Mentalidade e Fluidez Eu sempre uso fluidez rígida nas minhas equipes. Como eu gosto de dar bastante instruções individuais para meus jogadores, e também de usar funções bastante específicas (como Jogador Alvo, por exemplo), eu gosto que minha equipe siga rigidamente essas instruções. Mas essa é somente a minha abordagem. Não existem regras no Football Manager. A mentalidade depende muito da situação de jogo, e o uso dela junto com os gritos (instruções) podem fazer toda diferença. Colocar uma mentalidade 'Sobrecarregar', junto com a instrução 'recuar muito a linha defensiva', não faz sentido algum. Portanto é preciso ter bom senso aqui. Mas chega de conversa, vamos aos gritos! Os gritos Eu sempre começo os jogos com mentalidade atacante e fluidez rígida. Mesmo se a equipe adversária for muito mais forte que a minha. Afinal, quem não arrisca não petisca. Portanto eu começo o jogo com o seguinte grito: 1º Gol! Mentalidade: Atacante Fluidez: Rígida Obs: A ideia aqui é tentar surpreender o adversário e tentar marcar o primeiro gol o mais cedo possível. Se o time estiver chutando muito e errando demais e já estiver nos 30 minutos, eu retiro a instrução 'Chutar na Primeira Oportunidade', caso contrário eu deixo como está até o time marcar o primeiro gol, mesmo que o time saia perdendo a partida. Quando o time finalmente marcar o primeiro gol, eu mudo para o próximo grito: 2º Gol!!! Mentalidade: Controlar Fluidez: Rígida Obs: A ideia aqui é continuar ofensivo, mas controlando um pouco mais o jogo e tocando um pouco mais a bola. Assim que o time marcar o segundo gol, ou então estiver perdendo muito a posse de bola, eu mudo para o próximo grito: Manter a posse de bola Mentalidade: Normal ou Contra-Atacar Fluidez: Rígida Obs: A ideia é manter a posse de bola aqui, mas especulando no ataque. Se a porcentagem de posse de bola estiver ok, o jogo ganho, e a equipe jogando bem, esse é o grito que eu deixo até o fim da partida. Caso contrário eu uso os próximos gritos: Segura eles Mentalidade: Contra-atacar ou Defensiva Fluidez: Rígida Obs: Eu uso esse grito se o time estiver ganhando o jogo, mas o adversário estiver com mais posse de bola, dando muita pressão, subindo as linhas e tentando virar o jogo. Se mesmo assim, o time estiver sofrendo muito para segurar eles, então eu uso o próximo grito: Não podemos perder Mentalidade: Contenção ou Defensivo Fluidez: Muito Rígido Obs: A ideia aqui é fechar o time, gastar tempo e tentar não levar gol. Se tudo der errado, o outro time virar o jogo, então é hora de ir pro tudo ou nada, que é o nosso próximo (e último) grito: Vamos virar o jogo!!! Mentalidade: Sobrecarregar Fluidez: Fluido ou Muito Fluido Obs: a ideia aqui é partir pro tudo ou nada. Ou a gente marca e vira o jogo, ou então perdemos de goleada. Dicas - No canto inferior direito na tela de instruções (no botão "Predefinições") é possível salvar as predefinições. Assim você pode mudar de um grito para outro em apenas um clique. No FM 2013, tinha a opção de pré-selecionar qual seria a mentalidade e fluidez junto com as instruções. Infelizmente no FM 2014 não tem essa opção, sendo que temos de mudar isso manualmente sempre que mudamos os gritos. - Para essas instruções funcionarem 100%, é preciso uma pré-temporada bem feita, um time entrosado, um staff de grande qualidade (principalmente o preparador de táticas), boa análise dos adversários e bom senso no uso delas. Considerações Finais Como eu disse antes, ainda não testei exaustivamente esse sistema e nem testei todas as variáveis possíveis. Só sei que eu consegui EXCELENTES resultados com essas instruções, tanto no save com o Juventude no patch antigo, quanto no save atual com o Grêmio no patch novo. Gostaria muito que vocês testassem e dessem um feedback, ou então mostrassem suas próprias instruções. Vou jogar mais algumas partidas, de repente começar um save em outros países pra poder testar melhor, e assim que eu estiver satisfeito com os resultados eu lanço uma versão final definitiva. Por enquanto ainda esta em fase beta. ;) Grande abraço a todos!
    • Gabriel;
      By Gabriel;
      FMB UPDATE - Versão 3.0

      Transferências atualizadas até 06/09/2013

      • Atualizado até 06/09 (Brasil + Europa + Resto da América do Sul)
      • Criada Série D SEM BUGS
      • Atualizadas subidas e descidas do mundo todo
      • Grande mudança em nomes de clubes para adaptar à realidade brasileira
      • Atualizações conferidas em: sites oficiais dos clubes, sites de federações e sites de transferências (ogol, futebol365, zerozero, etc)


      • Não mexemos em finanças
      • Não criamos jogadores
      • Não alteramos reputações

      Instalação: Meus Documentos/Sports Interactive/Football Manager 2013/editor data . Caso não haja a pasta "editor data", crie-a.

      Download: Aqui.

      Tamanho: 170kb

      Créditos: FM-Brasil.

      -

      UPDATE - Fome de Bola 10 (FM 2013 13.3.3)

      Download: Aqui.

      Tamanho: 7 MB

      Instalação: Meus Documentos/Sports Interactive/Football Manager 2013/editor data . Caso não haja a pasta "editor data", crie-a.

      Créditos: -

      Transferências atualizadas até 03/09/2013


      • Transferências atualizadas até o dia 3 de Setembro de 2013;
      • Criado a Série D e as Séries Fictícias E, F, G, H;
      • Criado 4 Divisões Estaduais para os 27 estados brasileiros;
      • Criado a Copa SP de Futebol Jr, Taça BH, Copas estaduais, Copa do Brasil Sub-20 e Brasileirão Sub-20;
      • Competições e premiações renomeadas;
      • Promoções e rebaixamentos de campeonatos da Europa;
      • Criado jogadores que atuam no futebol japonês.
      • CRIADO VÁRIOS ELEMENTOS PARA EVITAR CÓPIAS DO UPDATE
      REALIZADAS PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS DO FUTEBOL BRASILEIRO E INTERNACIONAIS;

      PARA JOGAR NO BRASIL, DEVE INICIAR O SAVE OBRIGATORIAMENTE EM DEZEMBRO DE 2012

      -

      Se alguém souber quem faz esse FdB me avise que coloco os créditos.
    • rsm_rlb
      By rsm_rlb
      Pessoal, preciso duma ajuda aqui. Estou tentando adicionar novas ligas no meu save. Retirei uma liga que não queria mais usar e tentei colocar uma nova. Só que na hora de carregá-la, fica dando crash. Alguém pode me ajudar a resolver? Eu to afim de adicionar a liga nova :sad:


    • rsm_rlb
      By rsm_rlb
      Cambada, é o seguinte, primeiro, desculpem se estiver na área errada ou se as TAG's não forem as corretas. Mas como é sobre FM talvez achei que fosse o lugar certo.

      Baixei e instalei a Steam direto do site deles e talz e tanto no note quando no desk, as proezas do FM estão em inglês.

      Eu lembro que antes todas elas estavam em português, inclusive as proesas de alguns amigos estão em português. E não é só isso. Todo o resto fica em PT. Proezas de outros jogos, textos, menus e etc. Apenas as proezas de FM e de mais uns 25 ou 30% dos jogos que possuo lá. Alguém sabe o que pode ser?
    • rsm_rlb
      By rsm_rlb
      Pessoal, estou precisando de uma ajuda com meu botafogo. Tenho um elenco bom e talz, e brigo por tudo que disputo (CdB, Estadual, Sul-Americana)...

      Mas não consigo brigar no brasileiro. É o unico titulo que até agora não consegui conquistar nesse FM13. Parece que o pessoal esquece como se joga bola. Poderiam me indicar alguma tática ou estratégia? Além disso, podem me indicar quem vender/dispensar e quem mais posso trazer para melhorar o elenco?

      Obs.: Nos meus saves amplio as finanças e reputações dos clubes brasileiros.